Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Ensino M?dio | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Professor, inicie a aula incentivando os alunos a realizarem uma busca na Internet sobre a F?rmula 1 (F1): hist?ria, fatos, curiosidades e como foi definida a pontua??o do torneio para 2013. Ou sugira o acesso ao link, <http://veja.abril.com.br/cronologia/f1/>. Acesso em 29 jun. 2013. Nesse site ? apresentada uma cronologia da F1 de forma mais interativa com atalhos para fatos, fotos, reportagens e curiosidades hist?ricas. Julga-se importante que o professor estimule os alunos a explorarem os atalhos dispon?veis no site, conforme destacado na ilustra??o a seguir.
O acesso a esse site permite que o professor explore tamb?m o conceito de Linha do Tempo, conforme destacado na ilustra??o abaixo.
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Se preferir, o professor pode, ainda, utilizar o texto a seguir que foi adaptado do site Wikip?dia:
A F?rmula 1
?A F?rmula 1 (F1) ? a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. ? a categoria mais avan?ada do esporte a motor e ? regulamentada pela F?d?ration Internationale de I'Automobile (FIA), com sede em Paris.
A hist?ria da F1 tem in?cio com as competi??es de Grandes Pr?mios (GP) disputadas na Europa, no in?cio do s?culo XX, apenas com uma pausa de 1939 at? 9 de setembro de 1945, prosseguindo at? a atualidade, sem interrup??es.
O sistema de pontua??o da categoria j? passou por diversas modifica??es durante os anos. A Temporada 2010 marcou o in?cio de um novo esquema de pontua??o que passou a premiar at? o 10? colocado em cada Grande Pr?mio.
Para 2013, o sistema de pontua??o da F1 foi definido da seguinte maneira: o ganhador de cada corrida marca 25 pontos; o segundo colocado, 18 pontos; o terceiro, 15 pontos; o quarto, 12 pontos; o quinto, 10 pontos; o sexto, 8 pontos; o s?timo, 6 pontos; o oitavo, 4 pontos; o nono, 2 pontos e o d?cimo, 1 ponto, pois ? a ?ltima posi??o pontuada a completar a corrida.?
Fonte: Wikip?dia - <http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_1>. Acesso em 10 jun. 2013.
Acredita-se que a leitura sugerida acima pode ser um rico instrumento na explora??o dos significados e sentidos dos numerais presentes no texto, tais como s?mbolos romanos, ordinais, datas e, ainda, os n?meros naturais, principalmente se esta aula for aplicada nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Para outros n?veis de ensino da Educa??o B?sica, o professor pode questionar os alunos sobre a Matem?tica presente na F1. Dessa forma, espera-se que os alunos apontem para a pontua??o na defini??o dos campe?es seja do piloto ou da equipe, a matem?tica aplicada ? tecnologia na cronometragem do tempo chegando aos registros dos mil?simos de segundo, entre outros aspectos matem?ticos.
Pode-se, ainda, propor uma discuss?o sobre os investimentos e os valores movimentados quando da realiza??o de um Grande Pr?mio da F1. Sugere-se a indica??o da leitura de algumas reportagens, tais como as dispon?veis nos endere?os: <http://viagem.uol.com.br/ultnot/infomoney/2011/11/21/formula-1-movimenta-economia-e-turismo-em-sao-paulo.jhtm> ou <http://www.autoracing.com.br/prefeitura-de-sp-investe-r-160-milhoes-por-gp-do-brasil-de-f1-em-interlagos/>. Acesso em 11 jul. 2013.
SEGUNDO MOMENTO
Professor, em seguida, apresente os quadros a seguir com a seguinte sugest?o: ?De acordo com as informa??es sobre as pontua??es da F1 para 2013, preencha os quadros a seguir:?
Coment?rio: As tabelas a seguir foram adaptadas e podem ser modificadas de acordo com o n?vel de ensino em que a aula esteja sendo aplicada. Por exemplo: aconselha-se suprimir a coluna tempo, caso esteja sendo trabalhado com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
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Professor, para o preenchimento dos quadros, chame a aten??o dos alunos para a coluna identificada com a palavra ?Tempo?. Nela encontra-se o registro do tempo total da corrida, em horas, minutos, segundos e mil?simos de segundos que o vencedor levou para dar o n?mero de voltas de cada GP. Os demais registros dessa coluna consideram apenas a diferen?a de tempo dos demais competidores em rela??o ao primeiro lugar. Por isso, para definir a posi??o de cada piloto ? necess?rio comparar os tempos registrados de forma crescente, assim como na compara??o dos n?meros decimais.
Coment?rio: Observe que a menor ordem considerada no cotidiano ? ?segundo?, no entanto em v?rias competi??es, dentre elas a corrida de F?rmula 1, ? considerada at? a mil?sima parte dessa ordem, no caso, o mil?simo de segundo. Assim quando se v? ?+9,1?(no quadro 4? GP 2013 - Classifica??o final ? GP do Bahrein), leia ?+9, 100? que significa acrescentar 9 segundos e 100 mil?simos de segundo ? pontua??o do vencedor.
? poss?vel observar que no quadro "1? GP 2013 - Classifica??o final ? GP da Austr?lia", os alunos dever?o preencher apenas a pontua??o referente a cada piloto. No segundo quadro: "2? GP 2013 - Classifica??o final ? GP da Mal?sia", eles preencher?o apenas as posi??es dos pilotos. Ambos os quadros est?o em ordem crescente, isso para que o aluno se familiarize mais facilmente com a linguagem e as informa??es expressas. Dessa forma, pretende-se facilitar o estabelecimento da rela??o e correspond?ncia entre a posi??o, o tempo e a pontua??o dos pilotos de acordo com a posi??o ao final da corrida.
No terceiro quadro: "3? GP 2013 - Classifica??o final ? GP da China", os alunos dever?o preencher apenas a pontua??o dos competidores, por?m, deve-se observar que as posi??es n?o est?o ordenadas. No quadro seguinte: "4? GP 2013 - Classifica??o final ? GP do Bahrein", al?m da pontua??o, dever? ser preenchida, tamb?m, a posi??o dos pilotos ao final da corrida. Para isso, os alunos dever?o comparar o registro dos tempos de chegada de cada piloto. O objetivo desse quadro ? que os alunos comparem o tempo e, assim, estabele?am o posicionamento de cada piloto no GP.
? importante lembrar que os quadros podem ser modificados de forma a apresentar um n?vel maior de dificuldade considerando o ano de ensino em que a aula esteja sendo aplicada, como por exemplo, retirar, j? do primeiro quadro, a ordena??o dos dados apresentados, bem como da posi??o, deixando registrado apenas o tempo de cada piloto. Inclusive, o professor pode tamb?m elaborar outros questionamentos para explora??o, an?lise e opera??o com dados dos quadros, tais como: adi??o e subtra??o entre unidades de tempo.
Professor, como atividade final, sugira a seguinte atividade a ser entregue em folha A4: ?Agora, de acordo com a pontua??o dos quatro primeiros grandes pr?mios de 2013, elabore uma tabela com o total de pontos de cada piloto. Depois, indique na mesma tabela a classifica??o de cada um desses pilotos no campeonato?.
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Enrique?a sua aula
Como recurso enriquecedor da presente proposta de aula, sugere-se utilizar programas de planilhas, como o Excel, para que os alunos registrem os dados das tabelas e elaborem f?rmulas de soma das pontua??es como forma de facilitar a defini??o da ordem dos competidores.
Sugere-se que o professor valorize o contexto proporcionado pela F1, dependendo do n?vel de ensino em que seja aplicada a proposta desta aula e, assim, desenvolva as atividades como tema de outras disciplinas, como a influ?ncia da For?a G por professores de F?sica. Para isso, sugere-se a exibi??o do v?deo, dispon?vel em: <http://mais.uol.com.br/view/mtmv32w420ep/fora-g-veja-o-que-os-pilotos-de-f1-tm-que-suportar-0402396EC4C98346>. Acesso em: 29 jun. 2013. O v?deo trata da influ?ncia da For?a G que os pilotos da F1 enfrentam durante as corridas e treinos das provas, inclusive com simula??o e depoimento de pilotos. O v?deo explora, ainda, a prepara??o e o condicionamento f?sico que os pilotos precisam ter para suportar a influ?ncia da For?a G. Dessa forma, esse momento pode ser explorado por professores de Educa??o F?sica tamb?m.
Posteriormente, indica-se o acesso ao site: <http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/arch2008-06-22_2008-06-28.html>. Acesso em: 29 jun. 2013. Nesse site, recomende a leitura do texto ?A 'FOR?A' G E A 'FOR?A' M? de 22/06/2008, em que o autor explica a influ?ncia da For?a G durante momentos de frenagem, acelera??o e curvas, inclusive de forma gr?fica.
Outra possibilidade que se apresenta pelo contexto da F1 ? a explora??o geogr?fica da localiza??o dos circuitos em que ocorrem os GP. Al?m disso, pode-se abordar a influ?ncia clim?tica que geralmente ? percebida durante as corridas, inclusive na determina??o dos resultados das corridas quando da ocorr?ncia de chuvas e a escolha certa do tipo de pneu. Para a explora??o geogr?fica, indica-se acesso aos sites: <http://www.mapmash.in/f1circuits.htm> ou <http://www.corridadeformula1.com/circuitos-da-f1/>. Acesso em 29 jun. 2013. No primeiro link, para visualizar os circuitos ? preciso clicar nos atalhos disponibilizados no canto superior ? direita da tela, em que se encontram organizados por regi?es geogr?ficas do globo: Austr?lia; Am?rica do Norte; Am?rica do Sul, Europa, ?sia ou ?frica. Nesse endere?o, os circuitos s?o visualizados utilizando o recurso do Google mapas. No segundo site, para visualizar os circuitos basta clicar no nome de cada um deles. Acredita-se que a explora??o desses recursos pode ser melhor aproveitado se for trabalhado em parceria com o conte?do de Geografia.
Recomenda-se como processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades sugeridas. O professor pode, ainda, adotar como crit?rio avaliativo formal a constru??o do quadro de classifica??o dos pilotos que pode ser solicitado aos alunos pelo docente. Aconselha-se que o professor utilize uma autoavalia??o tamb?m, pois ela permite aos alunos relatarem as facilidades e as dificuldades encontradas na realiza??o das atividades propostas.
? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.