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Medidas do ?ndice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subs?dio para a constru??o de gr?ficos de setor ? parte 1

Autor e Co-autor(es)

?derson de Oliveira Passos imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Danilo Augusto Ganancin Faria, Antomar Ara?jo Ferreira, Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Matem?tica Tratamento da informa??o
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais, conforme compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Avaliar a razoabilidade de um resultado num?rico na constru??o de argumentos sobre afirma??es quantitativas, conforme habilidade H4 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM;
  • Resolver situa??o-problema que envolva medidas de grandezas, conforme habilidade H12 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas Tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

1 a 2 horas/aulas (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Acessar, navegar e explorar recursos online na Internet;
  • Usar a calculadora para realizar opera??es b?sicas;
  • Realizar medidas de comprimento com fita m?trica e de massa com balan?a.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar a aula, o professor deve iniciar a aula propondo os seguintes questionamentos:

  • O que ? o ?ndice de Massa Corporal (IMC)?
  • Como ? calculado o IMC?
  • Qual o significado da sigla IMC e o que isso representa?

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Em seguida, apresentar a reportagem exibida no dia 17 de mar?o de 2013, no Fant?stico - programa da Rede Globo - sobre o IMC e a obesidade infantil. O v?deo est? dispon?vel no endere?o: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/uma-em-cada-tres-criancas-esta-acima-do-peso-no-brasil.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Ap?s a exibi??o do v?deo, instigar os alunos a discutirem o assunto abordado. Para isso, suscite quest?es sobre as causas da obesidade infantil, tais como: falta de atividades f?sicas; comodidades da vida moderna, como o simples ato de levantar para mudar o canal de um televisor, atualmente, facilitado pelo controle remoto, maus h?bitos alimentares, entre outros fatores.

Julga-se importante, tamb?m, que o professor explore a leitura e reflex?o do texto ?Uma em cada tr?s crian?as est? acima do peso no Brasil? dispon?vel no mesmo site do v?deo:<http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/uma-em-cada-tres-criancas-esta-acima-do-peso-no-brasil.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Coment?rio: Ap?s a leitura do texto, recomenda-se voltar ?s quest?es iniciais, criando um espa?o de di?logo para permitir que os alunos exponham suas considera??es. As respostas ?s perguntas s?o pessoais, por?m, espera-se respostas, tais como: IMC, significa ?ndice de Massa Corporal; O IMC ? calculado considerando a massa corporal das pessoas e a sua altura; ? um ?ndice mundialmente aceito, reconhecido pela Organiza??o Mundial da Sa?de (OMS), como forma de relacionar a massa corporal e a gordura acumulada relacionada ? altura do indiv?duo. O IMC pode ser um indicador do estado nutricional da pessoa conforme classifica??o predefinida.  O IMC ? o quociente entre a massa do indiv?duo pelo quadrado de sua altura, onde a massa est? em quilogramas e a altura, em metros.

Em seguida, sugira que os alunos acessem o link dispon?vel no site: ?Clique aqui para calcular o IMC do seu filho e ter dicas de lanches saud?veis?, ou indique o endere?o diretamente: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/calcule-o-imc-do-seu-filho-e-confira-dicas-de-merendas-mais-saudaveis.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Figura 1: C?lculo do IMC e dicas de merendas saud?veis 

Lanches saud??veis

Fonte: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/calcule-o-imc-do-seu-filho-e-confira-dicas-de-merendas-mais-saudaveis.html>. Acesso em 30 jun. 2013.

Novamente, sugira a leitura e discuss?o dos assuntos abordados no texto deste site. Indica-se inclusive, o questionamento aos alunos:

  • Qual dentre as op??es de lanche sugeridas mais os agrada?
  • Qual a import?ncia de se fazer um lanche saud?vel?
  • Qual ? o IMC de cada aluno da turma?

?

Para essas discuss?es, o professor deve, ainda, sugerir que os alunos acessem o site <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013. Nesse endere?o, ? importante que o professor discuta a classifica??o de cada grupo de acordo com o IMC, al?m da possibilidade de explorar, matematicamente, o significado da express?o definida para o c?lculo do ?ndice, conforme destacado na ilustra??o a seguir.

 Figura 2: Classifica??o e express?o matem?tica do c?lculo do IMC

Express??o matem??tica IMC

Dispon?vel em: <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013.

Depois desses momentos de discuss?o, sugere-se que o professor disponibilize fitas m?tricas e balan?as digitais para que todos os alunos determinem, individualmente, sua altura e sua massa. Essas medidas dever?o ser anotadas no caderno dos discentes.

Em seguida, o professor deve solicitar que os alunos utilizem as suas medidas, marcando-as no site anterior de modo que possam visualizar suas medidas por meio do infogr?fico. Para isso, o aluno deve, primeiramente, escolher uma das faixas em que se encontra a sua altura e em seguida, defina a medida mais exata. Este momento pode ser usado pelo professor de Matem?tica para relacionar as medidas da altura realizada e a sua transforma??o de cent?metro (cm) para metro (m).

Posteriormente, deve-se escolher a medida da sua massa na r?gua do site, conforme destacado na ilustra??o a seguir. Recomenda-se ao professor abordar a an?lise dos infogr?ficos do endere?o anterior, concomitantemente, sugira que os alunos realizem a verifica??o do c?lculo do seu IMC por meio do registro escrito e/ou com o aux?lio da calculadora. Para isso, os alunos devem usar a f?rmula: F??rmula IMC .

 Figura 3: Defini??o de medidas no infogr?fico para c?lculo online do IMC 

 Infografico IMC

Dispon?vel em: <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013.

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Ap?s a escolha das medidas de cada aluno, o infogr?fico apresenta uma percep??o das propor??es corporais al?m de apresentar um texto sobre a faixa do IMC calculado para cada um. A seguir a ilustra??o exemplifica a visualiza??o do infogr?fico ap?s a defini??o das medidas de uma pessoa com 1,75 m de altura e cuja massa corporal ? de 90 kg.

Figura 4: Visualiza??o do infogr?fico ap?s c?lculo do IMC

 Visualiza????o IMC

Dispon?vel em: <http://www.terra.com.br/saude/infograficos/imc/>. Acesso em 30 jun. 2013.

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Outra sugest?o para o c?lculo online do IMC ? o acesso do atalho: ?Calcule o IMC dele e compare com a recomenda??o da OMS clicando aqui", dispon?vel no site: <http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/03/calcule-o-imc-do-seu-filho-e-confira-dicas-de-merendas-mais-saudaveis.html>, ou o professor pode sugerir, diretamente, o endere?o: <http://especial.g1.globo.com/fantastico/calcule-o-imc-do-seu-filho/>. Acesso em 30 jun 2013.

Coment?rio: Pondera-se que o acesso a este ?ltimo endere?o permite que o professor esclare?a que o c?lculo do IMC para crian?as e jovens de 0 a 19 anos devem levar em conta informa??es dos gr?ficos com o percentil e a curva de crescimento em que se distinguem o sexo e ainda, leva em considera??o a faixa et?ria de cada indiv?duo. Os gr?ficos s?o distintos para sujeitos de 0 a 5 anos e de 5 a 19 anos, conforme destacado na ilustra??o a seguir.

Figura 5: C?lculo do IMC e a curva de crescimento

Curva do crescimento

Dispon?vel em: <http://especial.g1.globo.com/fantastico/calcule-o-imc-do-seu-filho/>. Acesso em 30 jun. 2013.

               

 ENRIQUE?A SUA AULA

O professor pode aproveitar a oportunidade para explorar esse momento de forma interdisciplinar com o professor da ?rea de Ci?ncias, abordando aspectos da pir?mide alimentar, a classifica??o e caracter?sticas dos grupos alimentares. Inclusive, o professor pode levar legumes e verduras para a sala de aula e propor o reconhecimento e classifica??o desses alimentos pelos alunos.

Outra possibilidade que se apresenta como situa??o enriquecedora ? a abordagem da defini??o entre os conceitos de massa e peso, comumente confundidos pelos alunos e usados como sin?nimos. Para esclarecer melhor os conceitos apresentados anteriormente, indica-se a leitura do texto dispon?vel no site: <http://www.cepa.if.usp.br/e-fisica/mecanica/universitario/cap09/cap09_31.htm>. Acesso em 11 jun. 2013. Nesse endere?o, sugere-se a explora??o da charge do texto como atividade l?dica. Assim, torna-se interessante que o professor instigue os aprendizes a explicitarem suas opini?es sobre o sentido da afirma??o do personagem Garfield.

Recursos Complementares

Outros sites tamb?m disponibilizam reportagens sobre o IMC e o seu c?lculo online, tais como:

Avaliação

Recomenda-se no processo de avalia??o que o professor observe o interesse, a motiva??o e o envolvimento dos alunos na realiza??o das atividades. Al?m disso, o docente pode atentar-se, no trabalho com sistema de medidas, conforme apontam os Par?metros Curriculares Nacionais (PCN), para as evid?ncias e rela??es estabelecidas entre os sistemas decimais de medida e os de numera??o decimal. Pode-se ainda, avaliar se os alunos escolheram corretamente a unidade de medida para o c?lculo do IMC e se fizeram corretamente a verifica??o do c?lculo do seu IMC por meio do registro escrito.

? importante que todo o processo avaliativo possibilite ao professor perceber se os objetivos pretendidos inicialmente foram alcan?ados e quais as mudan?as necess?rias a serem adotadas em situa??es semelhantes posteriores para que os objetivos sejam conseguidos.

  

Refer?ncias

BRASIL. Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros curriculares nacionais: matem?tica. Bras?lia: MEC/SEF, 1997.