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Alfabetiza??o e Jogos na Internet: brincando para aprender.

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar habilidades de leitura e escrita.

Desenvolver aten??o e concentra??o.

Expressar suas ideias.

Interagir com o grupo e respeitar os colegas.

Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.

Identificar diferen?as na viv?ncia de jogos virtuais e reais.

Duração das atividades

7 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

Aulas 1 e 2: Introdu??o e reflex?o.

Dica: Esta estrat?gia de ensino pode ser realizada de forma interdisciplinar entre os professores de Educa??o F?sica, Regente de turma (polivalente) e professor do Laborat?rio de Inform?tica.

1. O professor de Educa??o F?sica dever? iniciar os trabalhos com a seguinte din?mica:

Na sala de aula, o professor apresentar? imagens de crian?as e jovens utilizando jogos eletr?nicos em diversas situa??es para que os alunos identifiquem comportamentos que possam ser familiares a eles.

As imagens devem ser projetadas por meio do Data Show, de modo que todo o grupo visualize. Para tanto, ? necess?rio promover um ambiente para an?lise e reflex?o, sendo necess?rio que todos os alunos permane?am em sil?ncio. Ap?s a apresenta??o, haver? um momento para que os alunos expressem sua opini?o sobre o que sentiram ao ver as imagens.

Sugest?es de imagens para os alunos:

menino j

Dispon?vel em Google Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_3qlbeQTvMFI/S8JQGMtMIJI/AAAAAAAAAFo/rIyNCgCofcw/s320/555.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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meni

Dispon?vel em Google Imagem: http://3.bp.blogspot.com/_META2m9Ipzs/TFYxDqoYuuI/AAAAAAAAABE/ZUt9rKeMhH4/s1600/Kids-Playing-Video-Games.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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jogando

Dispon?vel em Google Imagem:  http://2.bp.blogspot.com/-pjb-d2pnAYQ/UEKwGdY1SKI/AAAAAAAAAA4/FFUG6uCzXqw/s1600/gaga_jogando.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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meninas

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Dispon?vel em Google Imagem: http://jornalgospelnews.com.br/wp-content/uploads/2012/10/contato_eletronico1_991129530156.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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2. Ap?s a apresenta??o das imagens, o professor far? alguns questionamentos aos alunos, tais como:

a)      Quem s?o essas crian?as?

b)      Que idade tem?

c)       Ser? que est?o se divertindo?

d)      Onde est?o seus amigos?

e)      Ser? que sempre preferem mais os jogos virtuais do que os jogos reais?

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O professor deve conduzir a atividade de modo que todos os alunos possam manifestar suas impress?es sobre as imagens que viram, bem como concordar ou discordar dos posicionamentos dos colegas. Contudo, o professor deve sempre frisar que a diverg?ncia de ideias ? algo que est? presente no nosso cotidiano, pois nem todos compartilham com as mesmas ideias, o que por sua vez deve ser feito de forma respeitosa.

Esta aula pode contar com a participa??o do professor Regente de Turma (Polivalente) este, al?m de ajudar a conduzir o debate, poder? assumir tamb?m ? fun??o de registrar (digitar no notebook utilizando o programa Word) todos os posicionamentos dos alunos. Os registros  elaborados pelo Professor Regente tamb?m deve ser projetado no Data Show, de modo que todos possam visualizar o que est? sendo constru?do coletivamente.

Ao final da atividade, na sala de aula, o professor realizar? a din?mica Linha da Aproxima??o e motivar? os alunos a identificarem os pontos em comum entre todas as opini?es.

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linha

Dispon?vel em Google Imagem: http://2.bp.blogspot.com/_ve7rtoB4yEw/S_CSWw2kZHI/AAAAAAAAANc/qCXnlImijRk/s400/ESCRITORES+DA+LIBERDADE+FOTO+1.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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Para a realiza??o da Linha da Aproxima??o o professor pode permanecer no espa?o da sala de aula, e deve proceder da seguinte forma:

a)      O professor deve fazer uma linha no ch?o da sala de aula (pode ser com fita crepe ou giz);

b)      ? medida que o professor ler as coloca??es ("comandos") apresentadas na sala de aula, as quais foram registradas por ele, os alunos que se identificam com a opini?o pisar?o na Linha da Aproxima??o.

Exemplo: O professor l? uma coloca??o que um aluno elaborou e a utiliza como um comando: ?Quem joga muito tempo acaba se afastando dos amigos? ou ?jogar futebol no computador ? mais emocionante que jogar no campo?. Ao ouvir os "comandos", o aluno que se identificar com o mesmo, pode se aproximar da linha, inclusive, aqueles que n?o emitiram determinada opini?o, basta concordar com o que foi dito.

Nessa l?gica, o professor ler? todas as coloca??es dos alunos (as semelhantes poder?o ser aglutinadas para n?o tornar a atividade repetitiva) e, ao final de cada frase, os alunos se aproximar?o ou se afastar?o da Linha da Aproxima??o.

Dica: Esta din?mica foi inspirada em uma atividade realizada no filme "Escritores da Liberdade" (Freedom Writers, EUA, 2007).

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3. Para finalizar esta aula, o professor informar? os alunos que ser? constru?do, coletivamente, um Blog da sala, com intuito de interagir com outras escolas para trocar conhecimentos e viv?ncias a respeito dos jogos virtuais e reais na vida dos alunos.

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Aulas 3 e 4: Constru??o do Blog da turma e convite de participa??o a outras escolas.

1. Nesta aula o professor deve contar com o apoio do professor do Laborat?rio de Inform?tica para a constru??o do Blog da turma (ser? necess?rio contato pr?vio para constru??o dessa parceria de trabalho). Contudo, este processo deve ser realizado com a participa??o ativa dos alunos.

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Dispon?vel em Google Imagem: http://kathybackus.files.wordpress.com/2011/08/blog-2.jpg. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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O professor do Laborat?rio de Inform?tica far? todo processo de elabora??o do Blog utilizando a tela do projetor (data show), de modo que os alunos acompanhem o passo-a-passo, bem com possam fazer interven??es na estrutura, diagrama??o, layout, nome do Blog etc.

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Sugest?o de link para o professor:  Como criar um Blog. Dura??o: 5:13 minutos: http://www.youtube.com/watch?v=Kw9t-8iqiB0. Acesso em: 07 de julho de 2013.

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blog

Dispon?vel em Google Imagem. http://3.bp.blogspot.com/-IWNF5MiF6hA/TZYC4-JddlI/AAAAAAAAABo/e3aoplWb7go/s1600/SDC13275.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

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2. Ap?s a cria??o do Blog, o professor enviar? convites on line, via e-mail, a professores de outras escolas, convidando-os para participar das discuss?es inserindo coment?rios no Blog da turma. Para tanto, ? importante que o professor fa?a um levantamento pr?vio dos endere?os eletr?nicos dos convidados.

Dica: O foco central deste Blog ? compartilhar,  tanto jogos virtuais, quanto jogos reais que possibilitem o aprendizado (alfabetiza??o e compreens?o das regras dos jogos at? ent?o trabalhados), al?m das opini?es e depoimentos dos alunos e convidados sobre a rela??o das crian?as e jovens com esses jogos.

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3. Ap?s a constru??o do Blog, ser? criada e iniciada uma Enquete Virtual sobre os jogos virtuais e os jogos reais:

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O que voc? prefere?

Jogos Virtuais [     ]

                   

Jogos Reais  [     ]

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Quadro elaborado pelo autor.

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Sugest?o de link para o professor. Tutorial de como fazer uma enquete no blog. Dura??o: 4:50 minutos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=vENh6-Y3X5E. Acesso em 10 de julho de 2013.

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4. Sugerimos que a Enquete Virtual fique dispon?vel no Blog por 2 dias. Como tarefa de casa, todos os alunos da sala dever?o acessar o Blog e com a ajuda dos pais ou respons?veis responder?o a enquete. O professor deve informar ao grupo que, ao final da enquete, os resultados ser?o analisados coletivamente.

Em seguida, o professor propor? aos alunos que se organizem em duplas para realiza??o do jogo virtual de Boliche no Laborat?rio de Inform?tica. Enquanto  os alunos est?o jogando, o professor deve registrar imagens da turma para postar no Blog, o professor tamb?m pode registrar alguns relatos dos alunos em rela??o ao jogo.

Aten??o professor: Para a atividade anterior e as demais, ser? necess?rio a utiliza??o de computadores com acesso ? internet, os quais, geralmente, ficam no Laborat?rio de Inform?tica. Caso a escola n?o disponibilize este recurso, estas atividades podem ser enviadas como tarefa de casa, ou, caso a realidade da turma n?o permita, ser?o substitu?das por jogos reais.

Dica: ? importante que previamente o professor solicite a autoriza??o por escrito dos pais para publiciza??o da imagem dos alunos no Blog.

Sugest?es de links para os alunos:

Boliche.  Dispon?vel em: http://clickjogos.uol.com.br/jogos/boliche-do-bakugan/. Acesso em 10 de julho de 2013.

Boliche The Flinstones. Dispon?vel em: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/The-Flinstones-Bedrock-Bowling/. Acesso em 10 de julho de 2013.

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Dispon?vel em Google Imagem. http://mutantexis.files.wordpress.com/2010/09/blog-boliche.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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5. Ao t?rmino do jogo virtual, o professor deve conduzir a turma para quadra de esportes e solicitar que os alunos tentem reproduzir o jogo virtual (Boliche) com movimentos reais. Esta atividade tamb?m deve ser registrada por meio de filmagem.

O jogo de boliche "real" deve ser previamente organizado pelo professor. Como os alunos est?o na fase de alfabetiza??o, este jogo pode conter alguns elementos que enrique?am este processo. Desse modo, os pinos do jogo devem ser identificados com os nomes dos colegas da sala acompanhados de n?meros. Cada aluno deve identificar os nomes dos colegas que conseguiu derrubar em cada jogada, bem como a quantidade de pontos que marcou a partir da soma dos n?meros indicados nos pinos.

Obs.: Os pinos podem ser confeccionados com garrafas pet.

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jogar bolic

Dispon?vel em Google Imagens: http://msalx.revistaescola.abril.com.br/2013/01/15/1041/LrmVp/4-aprendendo-a-jogar-boliche-1.jpeg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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6. Ap?s a atividade, sentados em roda, o professor colher? o depoimento dos alunos sobre a atividade realizada, de modo que os alunos expressem o que sentiram ao fazer a ?transposi??o? do jogo virtual para o real.

Dica: Como registro para o Blog, o professor deve posicionar a c?mera filmadora num local fixo (ou utilizar um trip?), de modo que toda a din?mica seja registrada.

Obs.: ? importante frisar que as postagens ser?o feitas pelo professor de Educa??o F?sica em parceria com o professor do Laborat?rio de Inform?tica ao final de cada aula. No que se refere aos coment?rios a serem postados no Blog, ? fundamental que os mesmos sejam publicados somente ap?s a aprova??o da pessoa que administra o Blog, no caso, o pr?prio professor. Tamb?m ? necess?rio todos os alunos se identificarem ao enviarem seus coment?rios, assim o professor e os colegas ter?o condi??es de observar o envolvimento do grupo na atividade.

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AULA 5: Jogos de concentra??o: do computador para quadra.

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1. Nesta aula, ser?o selecionados dois jogos virtuais (Labirinto e Mem?ria) para os alunos jogarem no Laborat?rio de Inform?tica, conforme seguem as dicas de links para os alunos:

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labirinto

Dispon?vel em Google Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-kYq-RZcorRo/TajVR7-4VUI/AAAAAAAAAGc/46g3PGStJ38/s1600/JOGO_LABIRINTO.gif. Acesso em 10 de julho de 2013.

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jogo me

Dispon?vel em Google Imagem. http://www.ojogos.tv/img/fotos/jogo%20da%20memoria%20infantil%203.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

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2. Em seguida, na sala quadra os alunos realizar?o jogos de concentra??o semelhantes aos desenvolvidos no computador, contudo, o professor propor? aos alunos que os jogos sejam realizados utilizando o movimento de seus corpos e outros recursos como papel, barbante etc.

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Para a confec??o do jogo Labirinto o professor deve seguir os seguintes procedimentos:

Labirinto: O professor organizar? um caminho com barbante amarrados em cadeiras. Cada aluno ter? 1 minuto para fazer o trajeto. Para tanto, todos devem permanecer em sil?ncio, n?o podem dar dicas ou tentar ajudar ou atrapalhar o colega. O intuito aqui ? que o aluno se concentre para concluir a tarefa.

Para que o jogo fique mais estimulante, o professor pode fazer pequenas modifica??es no trajeto para que os colegas que ir?o em seguida, n?o fiquem privilegiados. Exemplo: mudar cadeiras de lugar; aumentar ou diminuir o n?mero de cadeiras.

Dica: o professor pode solicitar que cada aluno refa?a o mesmo trajeto, mas na segunda tentativa, os alunos podem ter seus olhos vendados.

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labirinto barbante

Labirinto de barbante. Dispon?vel em Google Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-aiEXML-Ti-8/UE95JUMvqqI/AAAAAAAACj8/YW8jl8id2dI/s1600/CIMG0103.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.

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Para o jogo da mem?ria, o professor pode utilizar uma vers?o impressa, tal como o modelo abaixo:

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Dispon?vel em Google Imagem: http://1.bp.blogspot.com/--7NUF3lZ9s8/TeqYy4CRxmI/AAAAAAAABbk/GDRj_bR7-bo/s400/ALFABETO+COLORIDO+IDEIA+CRIATIVA+1.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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Jogo da Mem?ria: O professor deve imprimir em folha A4 palavras com imagens correspondentes (conforme modelo acima) e entregar uma palavra com imagem (carta) para cada aluno de forma aleat?ria. As impress?es devem ser feitas aos pares, portanto, deve haver duas ?cartas? iguais de cada modelo, de modo que dois alunos recebam a mesma carta. ? importante que ao receber a carta o aluno n?o mostre aos colegas.

Cada aluno ter? a oportunidade de escolher duas cartas por vez, se encontrar os pares das cartas, ter? direito a mais 01 (uma) tentativa.

Nesta atividade o professor ter? a oportunidade de solicitar que os alunos fa?am a leitura das palavras das ?cartas?, caso haja algum aluno que tenha dificuldades na leitura, ? importante que o professor estimule a tentativa deste aluno, mesmo que seja uma leitura parcial (seja de identifica??o de letras, s?labas ou leitura silabada).

Dica 1: As cartas podem conter  palavras com imagens semelhantes ? palavra ou que tenha alguma rela??o entre a palavra e a imagem. Por exemplo: A palavra pena pode estar junto da imagem de uma asa; ou a palavra mel pode estar junto ? imagem da abelha. Portanto, o aluno ser? desafiado ampliar a sua leitura, n?o se atendo somente na leitura r?pida da imagem, assim, ser? estimulado a ler a palavra e estabelecer uma rela??o l?gica ? imagem correspondente.

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Dica 2: O professor tamb?m pode imprimir fotos dos alunos com seus nomes para construir o jogo da mem?ria, isso tornar? o jogo mais l?dico e envolvente.

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O professor deve registrar toda atividade com fotos toda atividade para que sejam postadas no Blog.

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3. Ao t?rmino desta aula, o professor solicitar? aos alunos, como tarefa de casa, que acessem o Blog e, com a ajuda dos pais ou respons?veis, insiram coment?rios sobre as atividades realizadas, bem como seus depoimentos de como se sentiram na realiza??o das duas vers?es dos jogos: Virtuais e Reais.

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AULA 6: Jogos: leitura, escrita e movimento.

1. Para iniciar a aula, o professor deve levar para turma, os coment?rios postados pelos alunos de outras escolas sobre as atividades realizadas pelo grupo.

Numa roda de conversa, os alunos poder?o se manifestar sobre os coment?rios e como se sentiram em rela??o aos mesmos, se concordam ou discordam com as coloca??es das pessoas que est?o acessando o Blog.

Na sequ?ncia, na sala de aula, utilizando um computador conectado ? internet, o professor projetar? no Data Show alguns jogos de modo que todo grupo possa jogar o mesmo jogo de forma interativa.

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Sugest?o de link para os alunos:

Site Jogos da Escola. Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/brincadeiras-com-bola-forca.html. Acesso em 10 de julho de 2013.

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O jogo que ser? realizado coletivamente ? a ?Forca?. Nesta atividade, os alunos dir?o as letras que formar?o nomes de brincadeiras que podem ser realizadas com a bola.

Para realiza??o deste jogo, o professor pode separar a sala em 2 grupos. Cada grupo ter? uma chance de dizer qual a letra formar? a resposta para a brincadeira da ?Forca?.

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imagem forca

Dispon?vel em Google Imagem: http://portais.bauru.sp.gov.br/Portais/12/Imagens/3183.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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Obs.: Como jogar: Uma palavra deve ser desvendada pelos grupos. Cada grupo tem a chance de dizer uma letra da palavra. Ao acertar a letra, formar? aos poucos a palavra. Caso erre, ser? desenhada uma parte do corpinho que est? na forca a cada erro. Perde quem completar a forca. Vence quem completar a palavra. Contudo, n?o vale dizer a palavra (mesmo que saibam), pois a brincadeira ocorre de forma gradativa, com uma chance para cada grupo a cada rodada.

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2. Em seguida, o professor deve agrupar os alunos em duplas e solicitar que registrem em seus cadernos as palavras corretas da ?Forca?. Cada dupla deve elaborar frases rimadas com as palavras.

Cada dupla ter? 10 minutos para elaborar suas frases e na sequ?ncia, eles apresentar?o suas frases ao grupo .

? importante lembrar que os alunos dever?o ser orientados pelo professor a ouvir com aten??o o que o colega tem a dizer, da mesma forma, os alunos t?midos, dever?o ser encorajados a se expressaram perante o grupo.

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alunas

Dispon?vel em Google Imagem: http://cdn.mundodastribos.com/386320-fde-programa-ler-e-escrever-1.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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3. Como produ??o de material para postar no Blog da turma, o professor deve registrar com fotos o processo de realiza??o da atividade e escanear as frases produzidas pelas duplas.

4. Ao final da atividade, o grupo deve ser levado ? quadra para executarem as brincadeiras que podem ser realizadas com a bola, as quais foram trabalhadas na brincadeira da ?Forca?. Exemplo: futebol, handebol etc.

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Dispon?vel em Google Imagem: http://portal.oregional.net/wp-content/uploads/2013/03/paulinia-handebol-11.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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5. Os alunos ter?o como tarefa de casa a fun??o de acessar o Blog da turma com a ajuda dos respons?veis e inserir coment?rios do que foi postado at? o momento, bem como interagir com os colegas e pessoas de outras escolas.

O professor deve informar que na aula seguinte acontecer? uma V?deo Confer?ncia com uma escola parceira. Assim, ? fundamental que o professor esclare?a que a atividade se trata de uma conversa entre alunos de escolas diferentes por meio do computador.

Desse modo, o professor deve solicitar que os alunos elaborem com a ajuda dos pais ou respons?vel, em casa, as perguntas que deseja fazer para os colegas da outra escola.

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AULA 7: V?deo Confer?ncia com escola parceira

1. O professor deve entrar em contato previamente com uma escola parceira que esteja se envolvendo nas discuss?es do Blog e agendar uma V?deo Confer?ncia entre as turmas.

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Dispon?vel em Google Imagem: http://www.objetivoindaiatuba.com.br/shared/upload/noticia/1_197_1149.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

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Esta confer?ncia deve acontecer no Laborat?rio de Inform?tica (ou sala de aula), para tanto ? necess?rio que o professor tenha a sua disposi??o um notebook com respectivo programa para v?deo confer?ncia conectado ? internet, uma filmadora digital para captar imagem e som. As imagens devem ser projetadas no Data Show de modo que todos possam ver o grupo parceiro da outra escola.

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Tutorial: Como fazer uma V?deo Confer?ncia?  V?deo Aula Completa V?deo Confer?ncia (videochat) com flash media server e flashbuilder. Dura??o. 3:12 horas. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Fh_CUGTlZMs Acesso em 10 de julho de 2013.

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2. Os professores que participar?o da V?deo Confer?ncia devem estabelecer um hor?rio previamente marcado entre as duas turmas que far?o a confer?ncia.

3. Para realiza??o da V?deo Confer?ncia, o professor deve proporcionar um ambiente em que todos os alunos possam fazer suas perguntas aos colegas da outra escola, de modo que haja respeito durante a fala do colega. O professor tamb?m deve estar atento ao foco da discuss?o, assim, no momento da confer?ncia, ele deve mediar ? atividade com intuito de que os alunos se detenham nas quest?es sobre os jogos virtuais e os reais e suas implica??es nas suas vidas.

Nesta oportunidade os alunos tamb?m debater?o sobre o resultado da enquete da aula 2: ?O que voc? prefere? Jogos virtuais ou reais?".

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Dispon?vel em Google Imagem: http://1.bp.blogspot.com/_jY2fc6HJxeY/TCH0uA9F7XI/AAAAAAAAAK8/cwcaH_baeVs/s400/Imagem+003.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

? importante frisar que os professores devem estimular que os alunos n?o se atenham apenas ?s perguntas elaboradas em casa, uma vez que dever?o se sentir ? vontade para elaborar quest?es espont?neas, mas sem perder o foco.

Recursos Complementares

EDUCA??O F?SICA ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE OS JOGOS ELETR?NICOS. Dispon?vel em: http://www.cbce.org.br/cd/resumos/157.pdf. Acesso em 10 de julho de 2013.

Jogos da Escola. Dispon?vel em: http://www.jogosdaescola.com.br/play/index.php/escrita. Acesso em 10 de julho de 2013.

Jogos da Escola. Dispon?vel em: http://www.jogosdaescola.com.br/play/. Acesso em 10 de julho de 2013.

Smart Kids. Dispon?vel em: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos. Acesso em 10 de julho de 2013.

Avaliação

1. Os alunos ser?o avaliados ao longo de todo processo. O professor deve acompanhar o envolvimento dos alunos a partir da an?lise da participa??o na postagem de coment?rios, assim como, refletir sobre a contribui??o da enquete.

2. Tamb?m, deve ser observado o envolvimento nas discuss?es em sala de aula, nas participa??es durante a viv?ncia dos Jogos "Virtuais" e "Reais" e na V?deo Confer?ncia realizada com a turma parceira.