Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educa??o F?sica | Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades r?tmicas e expressivas |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Valores culturais |
Ensino M?dio | Educa??o F?sica | Dan?a: Valores hist?ricos |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios.
Professor, esta estrat?gia de ensino deve ser realizada de forma interdisciplinar entre as ?reas de Educa??o F?sica, Hist?ria e Teatro.
?
Aulas 1 e 2: Sondar: explorar conhecimentos pr?vios e introdu??o ao tema.
1. Para iniciar a estrat?gia de ensino o professor deve realizar uma din?mica para sondar os conhecimentos pr?vios dos alunos acerca do que ? a dan?a.
Esse diagn?stico poder? ser feito numa roda de conversa. O professor instigar? os alunos a refletirem sobre a seguinte quest?o:
Procedimento seguinte:
- Os alunos devem estar posicionados em p? num c?rculo na sala de aula. Cada aluno ter? em m?os uma folha de papel (A4) em branco e uma caneta ou pincel at?mico.
- Os alunos ser?o orientados a permanecerem em sil?ncio e ser?o informados que poder?o manifestar-se somente atrav?s da escrita.
- O professor deve solicitar aos alunos que resumam suas impress?es sobre o que ? dan?a em apenas uma palavra. Abaixo segue alguns exemplos de poss?veis respostas dos alunos:
?
?
? Movimento ? |
? Alegria ? |
?
? Emo??o ? ? |
Express?o ? |
Fonte: Elabora??o do pr?prio autor. 10 de julho de 2013.
?
- Em seguida, o professor deve orientar os alunos a observar o que cada colega escreveu sobre a dan?a.
?
2. Posteriormente, os alunos ser?o incentivados a expressar, por meio de gestos, suas impress?es sobre o que ? dan?a. Assim, dever?o associar a palavra que escreveu a um gesto correspondente. Por exemplo, se um aluno escreveu a palavra Emo??o, este dever? expressar uma ?emo??o? com gestos e express?es faciais, mas sem emitir nenhuma fala.
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/4992/imagens/mimica.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
O professor deve mediar essa atividade de modo que todos os alunos se expressem, ressaltando sempre a import?ncia de se estabelecer uma atitude respeitosa em rela??o ao colega.
Obs.: O professor deve informar aos alunos que toda din?mica ser? filmada, pois as imagens ser?o utilizadas para a cria??o de um Di?rio de Bordo. Este por sua vez ser? postado num Blog que ser? criado com o t?tulo: Di?rio de Bordo: dan?a, conhecimento e movimento.
Sugest?o de V?deo que orienta a cria??o do Blog:
Passo a passo como criar um Blog. Dura??o 15 min 23 seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=i6ZIbonkNk4. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
3. Ao final desta din?mica o professor apresentar? aos alunos, v?deos que mostram pessoas dan?ando nas mais diversas situa??es. O objetivo desta atividade ? que os alunos analisem e discutam sobre as diversas possibilidades de expressar suas emo??es pela Dan?a. Ainda, eles dever?o identificar se as palavras que eles associaram ? dan?a na din?mica anterior tamb?m estiveram presentes nas dan?as que eles observaram nos v?deos.
Sugest?o de v?deos para apresentar aos alunos:
V?deo 1. http://www.youtube.com/watch?v=v7giaIXPWBY. Acesso em 10 de julho de 2013.
V?deo 2. http://www.youtube.com/watch?v=_skpsg4qCRg. Acesso em 10 de julho de 2013.
V?deo 3. Dhttp://www.youtube.com/watch?v=JPfiVU342b8. Acesso em 10 de julho de 2013.
http://www.youtube.com/watch?v=3-fnA8l6GlY. Acesso em 10 de julho de 2013.
Dura??o. 3 min 02 seg. Dispon?vel em:?
4. Ao final desta aula, como tarefa de casa, o professor solicitar? aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre os diversos tipos de dan?a existentes tanto no Brasil, como em outros pa?ses. O objetivo ? que os alunos fa?am anota??es no caderno de modo que tragam, para a pr?xima aula, novas descobertas acerca do universo da dan?a. As anota??es devem conter, al?m das informa??es sobre a dan?a, os registros das fontes consultadas (sites, livros, revistas etc.).
Sugest?o de links para pesquisa dos alunos:
V?deo A import?ncia da dan?a. Dura??o. 14 min 40 seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=PLW4nUUwhII. Acesso em 11 de julho de 2013.
Texto. A import?ncia da dan?a. Academia de dan?a Salete Maurer. http://www.academiasaletemaurer.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=74. Acesso em 11 de julho de 2013.
?
Aulas 3 e 4: Novas descobertas no universo da dan?a
1. Na aula de hoje, na forma de di?logo aberto, o professor solicitar? que os alunos falem sobre os resultados da tarefa de casa, de modo que eles socializem o que descobriram de novidades sobre o universo da dan?a.
Ap?s a discuss?o, o professor vai aprofundar o debate acerca da dan?a. Dessa forma, ele questionar? os alunos sobre quais os ritmos que despertam a vontade de dan?ar, mesmo sem dominar uma determinada t?cnica de dan?a. O professor pode fazer o seguinte questionamento aos alunos:
?
Obs.: ? importante que o professor frise que se trata do despertar da vontade de dan?ar, o que n?o tem haver com saber as t?cnicas espec?ficas de dan?a.
O professor deve mediar essa atividade de modo que todos os alunos apresentem suas respostas.
?
2. Na sequ?ncia, o professor apresentar? aos alunos alguns v?deos que mostram o que ? a dan?a. Durante a visualiza??o do v?deo, os alunos dever?o observar dois aspectos:
1?) Quais informa??es que eles trouxeram da tarefa de casa, que est?o presentes nos v?deos.
2?) Quais informa??es complementam sua tarefa de casa e, consequentemente, seus conhecimentos sobre a dan?a.
Sugest?es de v?deos para os alunos:
V?deo 1. Document?rio: O que ? dan?a? Parte 1. Dura??o: 9 min15 seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=8vgzmxfzjuE. Acesso em 10 de julho de 2013.
V?deo 2. Document?rio: O que ? dan?a? Parte 2. Dura??o: 7 min 52 seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=1A6XAQgNSOA. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
3. Ao final da apresenta??o dos v?deos, o professor deve conduzir a turma at? a quadra. O professor deve selecionar previamente algumas m?sicas com ritmos e estilos diferentes para trabalhar com os alunos.
Dispon?vel em Google Imagens: http://4.bp.blogspot.com/-BJFORCMF_GM/T8RZkN2KdWI/AAAAAAAAADs/9wRqBWOrRO8/s1600/2008_criancas_dancando_children_dancing_kinder_tanzen1.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
Dica: Os alunos devem ser orientados da seguinte forma: s? deve se movimentar (dan?ar), os alunos que se identificam com o ritmo que est? sendo executado, e os demais alunos dever?o ficar parados, portanto, o aluno que n?o gostar de determinado ritmo deve respeitar o gosto musical do colega, sem atitude hostil de intoler?ncia.
Seguem algumas op??es de m?sicas:
?
4. O professor deve colocar cada m?sica e observar a atitude dos alunos. Os alunos que manifestarem interesse pelo mesmo ritmo musical formar?o grupos.
Diante da identifica??o dos alunos com determinado ritmo, ser?o formados 4 grupos, um para cada estilo dan?a. Todos os grupos ter?o suas viv?ncias filmadas para produ??o de material para postar no Blog Di?rio de Bordo. A filmagem deve ser realizada pelo professor, que por sua vez deve estimular os alunos a dizerem o que acharam do seu desempenho do grupo.
Ao final da aula e diante da forma??o dos 4 grupos, os alunos ter?o como tarefa de casa realizar pesquisas em sites pr?-selecionados pelo professor sobre a dan?a em diversas partes do mundo. Assim, cada grupo pesquisar?:
?
Grupo 1: Dan?as Orientais.
Sugest?es de links para alunos:
Dan?a do Ventre. Hist?ria da Dan?a Oriental. Dispon?vel em: http://dancaoriental_ventre.no.comunidades.net/index.php?pagina=1298336497. Acesso em 10 de julho de 2013.
Dancealmnha. Dan?a do Ventre, hist?ria, origem, estilos. Dispon?vel em: http://www.dancealmha.com/danca-do-ventre.htm. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
Grupo 2: Dan?as Latinas.
Scribd. Dan?as latinas. Dispon?vel em: http://pt.scribd.com/doc/16055568/Dancas-Latinas. Acesso em 10 de julho de 2013.
Ehow Brasil. A hist?ria da dan?a latino-americana. Dispon?vel em: http://www.ehow.com.br/historia-danca-latinoamericana-sobre_5175/. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
Grupo 3: Dan?as Africanas.
?
Secretaria da Educa??o PR. Dan?as Africanas. Dispon?vel em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=62. Acesso em 10 de julho de 2013.
Slideshare. Dan?as Africanas. Dispon?vel em: http://www.slideshare.net/turma8a/danas-africanas. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
Grupo 4: Dan?as brasileiras.
Dan?as Brasileiras. Tipos de Dan?as. Dispon?vel em: http://tipos-de-danca.info/mos/view/Dan%C3%A7as_Brasileiras/. Acesso em 10 de julho de 2013.
Revista da Casa. Dan?as do Brasil. Dispon?vel em: http://www.klickescolas.com.br/KEP/Ciber/Revista/KEP_Revista_Final/1,4761,542-10092,00.html. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
?
Aulas 5, 6 e 7: As dan?as pelo mundo: conhecimento da diversidade
Professor, nessa proposta, a sequ?ncia did?tica das aulas 5 e 6 contar? com a parceria do professor de Hist?ria. Entendemos a dan?a como um tema interdisciplinar, cujo trabalho feito por diferentes ?reas possibilita um maior enriquecimento no repert?rio cultural do aluno durante a abordagem do tema em estudo.
1. Nessa aula, cada grupo, primeiramente, apresentar? os resultados de suas pesquisas sobre a dan?a em diversas partes do mundo. Al?m de conhecerem um pouco mais das dan?as orientais, latinas, africanas e brasileiras, eles poder?o elaborar perguntas que eventualmente n?o foram respondidas apenas com as pesquisas dos grupos. As perguntas ser?o registradas no caderno de Educa??o F?sica.
O objetivo ? que, durante as pr?ximas atividades, o professor amplie o repert?rio de informa??es dessas dan?as (em parceria com professores de outras ?reas) e os alunos preencham essas lacunas e respondam integral ou parcialmente suas perguntas.
?
2. Em parceria estabelecida previamente com o professor de Hist?ria, os alunos assistir?o ao v?deo sobre a hist?ria da dan?a. O professor orientar? os alunos sobre o que fazer antes de iniciar o v?deo, da seguinte forma: pensem nas perguntas que voc?s anotaram no caderno e verifiquem se elas ser?o respondidas ap?s voc?s assistirem o v?deo.
Sugest?o de v?deo para os alunos:
V?deo: Hist?ria da Dan?a. Dura??o 9 min 19 seg. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=_UHhhNL7YEY. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
3. Na aula seguinte, o professor de Hist?ria e Educa??o F?sica, conjuntamente, mediar?o um debate acerca da tem?tica abordada no v?deo da aula anterior. Ser? necess?rio reservar 15 minutos para esta atividade. Ao final da apresenta??o do v?deo, os alunos poder?o debater sobre os novos conhecimentos adquiridos sobre a dan?a e seus estilos at? o momento.
Dispon?vel em Google Imagem: http://4.bp.blogspot.com/_NbEXTxBhLLw/TQhRg3isNJI/AAAAAAAAAKc/n5MovUw6uVU/s320/SDC10021.JPG. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
4. Ap?s o debate, o professor conduzir? os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica e solicitar? que se organizem nos grupos (os mesmos formados na aula anterior). O professor de Educa??o F?sica, deve solicitar que cada grupo adapte um estilo de dan?a apresentado no v?deo "Hist?ria da Dan?a" a uma m?sica atual. Nessa adapta??o proposta o grupo dever? reproduzir a dan?a do v?deo (seus passos e sequ?ncia de movimentos), alterando apenas a velocidade dos movimentos, o tempo, dentre outros, conforme demanda o novo ritmo.
Desse modo, os grupos realizar?o o seguinte procedimento:
Obs.: Para realiza??o desta atividade, o professor deve selecionar previamente os estilos musicais para fazer a adapta??o em cds ou pen drives separados (M?sica Pop, Sertaneja, Eletr?nica e Rock in Rol). Cada cd ou pen drive deve ter diferentes m?sicas do mesmo estilo para os alunos escolherem.
Grupo 1: Dan?a na Gr?cia Antiga (dan?a utilizada para celebrar e estabelecer intera??o com as divindades). Os alunos podem adaptar a dan?a grega a uma m?sica Pop (Exemplo: Lady Gaga, Adele etc.).
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://3.bp.blogspot.com/-tTR5yQS2Gh0/Tso-lUPg7lI/AAAAAAAAEK8/iVkB2fAH1cw/s1600/18.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://www.main.lt/wiki/images/d/d3/Pav2.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
?
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://www.nopatio.com.br/uploads/2011/06/img_11%C2%AA-edi%C3%A7%C3%A3o-do-Festival-Internacional-de-Dan%C3%A7a-de-Fortaleza.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
?
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://4.bp.blogspot.com/-TcHww77bScA/TzYD56xuYMI/AAAAAAAAAb4/JfoOfzM5rcM/s1600/tudosobreballet4.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
?
Dica: O professor de hist?ria pode trabalhar na sua aula o contexto hist?rico da Dan?a Moderna e do Bal?, bem como realizar um estudo sobre a Idade M?dia e a Gr?cia Antiga fazendo uma "ponte" com a estrat?gia de ensino da disciplina de Educa??o F?sica. Se esse trabalho ocorrer, sugerimos com fa?a paralelamente ao trabalho dor professor de Educa??o F?sica, e que se dedique, pelo menos, (03) tr?s aulas para a abordagem tem?tica referida.
5. Ainda no Laborat?rio de Inform?tica, os grupos ter?o 5 minutos para escolher a m?sica que ser? utilizada para fazer a adapta??o. Cada grupo receber? o cd ou pen drive com as sugest?es de m?sicas, em seguida far?o a escolha ouvindo trechos das can??es nos computadores com uso de fones de ouvido.
6. Na aula seguinte, ap?s a escolha das m?sicas, o professor deve levar os grupos para a quadra. Cada grupo ter? um tempo (m?ximo de 15 minutos) para improvisar uma adapta??o da dan?a a partir da m?sica escolhida.
Obs.: O professor deve filmar as improvisa??es dos alunos, esta filmagem dever? ser utilizada na pr?xima aula para orientar os alunos no aprimoramento dos movimentos criados. As filmagens tamb?m ser?o postadas pelo pr?prio professore no Di?rio de Bordo (Blog).
Como tarefa de casa os alunos dever?o acessar o Di?rio de Bordo (Blog) e postarem seus coment?rios sobre as atividades e estudos realizados.
?
Aula 8 e 9: Pesquisa sobre os ritmos e as dan?as no Brasil
1. O professor deve iniciar a aula apresentando no data show o resultado dos alunos na atividade da aula anterior. ? fundamental que o respeito ao colega seja enfatizado a todo momento, de modo que atitudes depreciativas n?o prejudique a espontaneidade da turma no desenvolvimento das atividades.
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://www.naira-nawroski.com.br/imagens/banner-1.png. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
O professor deve orientar os grupos a avaliar seu desempenho, o envolvimento dos colegas bem como os resultados obtidos na execu??o da atividade. O olhar dos alunos deve ser direcionado da seguinte forma:
a) Qual foi seu grau de envolvimento e colabora??o com seu grupo nas tarefas de pesquisa?
b) Voc? contribuiu satisfatoriamente com seu grupo nas viv?ncias das dan?as e adapta??o da coreografia?
c) O que o grupo precisaria melhorar para aprimorar seu trabalho coletivo com a dan?a?
d) Que movimentos poderiam ser acrescidos ? coreografia para que ela fique melhor?
?
2. Em seguida, o professor solicitar? aos grupos que aperfei?oem as coreografias com base na avalia??o anterior e no di?logo com seus colegas. O professor levar? a turma para a quadra, cada grupo ter? 15 minutos para (re) construir suas adapta??es e criarem suas coreografias.
Ao final das montagens coreogr?ficas os grupos poder?o socializar sues resultados com os demais. Enquanto um grupo se apresenta, os outros assistir?o a cada performance.
Dica: O professor deve solicitar aos grupos que estar?o assistindo que observem os seguinte pontos: a forma de organiza??o, o entrosamento, as atitudes que favorecem ou dificultam o trabalho em grupo. Ao final da atividade o professor conduzir? uma roda de conversa em que os alunos poder?o verbalizar tudo que observaram, assim ir?o refletir sobre o desempenho do grupo e de cada aluno.
?
Aulas 10 e 11: Novos conhecimentos e Mostra de Dan?a.
1. Nesta aula o professor promover? uma discuss?o em que os alunos destacar?o quais foram os conhecimentos obtidos at? o momento a partir dos estudos e pesquisas realizadas. ? importante que cada aluno tenha a oportunidade de verbalizar suas impress?es. Para tanto, ? necess?rio que o professor promova um ambiente de respeito e aten??o ?s coloca??es dos colegas.
?
Dispon?vel em Google Imagem: http://www.fea.usp.br/media/fck/Image/fotos/fea%20debate.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.
2. Ap?s o momento de discuss?o, os alunos dever?o, em duplas, registrar no caderno de Educa??o F?sica quais foram os novos conhecimentos constru?dos em rela??o ? dan?a.
3. Na sequ?ncia, o professor deve apresentar ? turma a proposta da organiza??o de uma Mostra de Dan?a.
Para tanto, os grupos se reunir?o novamente e ter?o a responsabilidade de criar uma apresenta??o a partir de um dos estilos de dan?a trabalhados nas aulas anteriores.
Nesta aula, os grupos poder?o criar novas coreografias ou aprimorar as performances anteriores.
Dica: Esta aula pode ser conduzida em parceria com o professor de Teatro com intuito de efetuar um trabalho de estimula??o e amplia??o da criatividade dos alunos do ponto de vista da express?o corporal. Nesta aula, poder? ser destinada apenas uma aula para esse trabalho, os professores poder?o se reunir para o planejamento da atividade e, caso haja necessidade, at? mesmo ampliar os objetivos e, com efeito, o n?mero de aulas necess?rias para essa atividade.
4. Para a apresenta??o da Mostra de Dan?a, ? necess?rio que seja reservado um local apropriado na escola. Caso n?o haja um audit?rio, a quadra de esportes pode ser utilizada como um espa?o para as apresenta??es.
Como todos os alunos estar?o envolvidos nas apresenta??es, cabe ao professor fazer a divulga??o na escola e convidar uma ou algumas turmas para assistir as apresenta??es.
?
5. Na aula seguinte, os grupos far?o as apresenta??es na Mostra, as quais devem ser filmadas para que os alunos tenham oportunidade de avaliarem seus desempenhos.
Ap?s as apresenta??es, no Laborat?rio de Inform?tica, o professor mostrar? o resultado da Mostra de Dan?a. Diante disso, cada grupo dar? seu relato sobre o que sentiu ao se apresentar. Os relatos ser?o filmados, e postados no Di?rio de Bordo (Blog).
?
6. Ainda no Laborat?rio de Inform?tica, todos os alunos dever?o acessar o Di?rio de Bordo (Blog) e inserir coment?rios sobre todo processo realizado, em especial, o resultado da Mostra de Dan?a.
Revista Mackenzie. A import?ncia da dan?a nas aulas de Educa??o F?sica e Esporte. Dispon?vel em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3310. Acesso em 10 de julho de 2013.
?
Revista Nova Escola. Dan?a na escola: uma educa??o pra l? de f?sica. Dispon?vel em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/danca-escola-educacao-pra-la-fisica-424014.shtml. Acesso em 10 de julho de 2013.
1. A avalia??o acontecer? ao longo de todo processo. O professor dever? analisar o envolvimento dos alunos, seja em grupo ou suas contribui??es individuais, os registros no caderno de Educa??o F?sica. Os registros por meio das postagens no Di?rio de Bordo (Blog) tamb?m s?o instrumentos de avalia??o do professor.
2. Tamb?m deve ser avaliado a intera??o do aluno com seu grupo, o respeito ao colega e se o aluno ampliou o seu conhecimento acerca da dan?a no Brasil e em outros pa?ses.