Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Dever? tamb?m ser capaz de reconhecer os n?meros e de expor seu pensamento.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o. Se em sua sala de aula tiver alunos que ainda n?o conseguem ler e escrever de forma aut?noma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avan?ar em suas hip?teses.
Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.
Informa??es ao professor
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para outras informa??es acesse: BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11 > Acesso em: 01 de jul. 2013.
Ressaltamos que trabalhar com ortografia (parte da gram?tica que trata do emprego correto das letras e dos sinais gr?ficos na l?ngua escrita) ? a maneira correta de escrever as palavras. Conforme os Par?metros Curriculares Nacionais (PCNs): ?ainda que tenha um forte apelo ? mem?ria, a aprendizagem da ortografia n?o ? um processo passivo: trata-se de uma constru??o individual, para a qual a interven??o pedag?gica tem muito a contribuir? (BRASIL, Secretaria de Educa??o Fundamental. Par?metros Curriculares Nacionais: L?ngua Portuguesa. Secretaria de Educa??o Fundamental: Bras?lia MEC/SEF, v. 2, p. 84, 1997.). Escrever palavras com a letra h leva o aluno a refletir sobre os padr?es da escrita: a descoberta das regularidades ortogr?ficas. Esse momento permite perceber quando uma letra pode ou n?o representar um som, dependendo do seu valor posicional ou da combina??o com outras letras, no caso do h com as consoantes c, l, n. Nosso planejamento se prop?e a trabalhar algumas atividades que possibilitam observa??o e reflex?o, incentivando os alunos a descobrirem regularidades e a generalizarem suas descobertas.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Trabalhando com m?sica
Fonte da imagem: S?tio: ?Desenhos de carinhas de menino e menina? Dispon?vel em: < http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/ >. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Professor, a m?sica com maior ou menor intensidade est? presente na vida do ser humano. Ela n?o ? apenas uma associa??o de sons e palavras, mas um rico instrumento que pode fazer a diferen?a na sala de aula. Por meio deste g?nero textual podemos trabalhar: rimas, produ??o de texto, leitura, sensibiliza??o para a escuta e a capacidade de an?lise da representa??o art?stica de uma realidade ambiental e social.
Com a finalidade de ampliar os debates sobre a tem?tica da aula, sugerimos que utilize o conto acumulativo ?A velha a fiar?. Aproveite para apresent?-lo por meio do v?deo dispon?vel no S?tio: ?A velha a fiar?. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8 >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.). Conforme dados apresentados neste s?tio, este v?deo ? considerado o primeiro v?deo clipe brasileiro, tem como cineasta Humberto Mauro, de 1960. O v?deo traz algumas reflex?es acerca do cotidiano vivido pelas pessoas da ?poca. Com ele ? poss?vel dialogar sobre algumas diferen?as entre o ambiente rural e urbano, observando representa??es de h?bitos e conhecer as express?es da cultura popular e express?es liter?rias da cultura oral. A estrutura da narrativa, sendo compreendida como uma can??o popular com jogos verbais, ritmados e r?pidos, com a repeti??o de alguns versos fica expl?cita para o leitor visual a ativa??o e reativa??o na mem?ria do interlocutor.
Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, voc? poder? solicitar que os alunos utilizem seus laptops por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou o tablet. Ou, se preferir use um projetor multim?dia para projetar o v?deo.
Antes de apresentar o v?deo pergunte aos alunos se conhecem a hist?ria da ?Velha a Fiar?. Se algu?m conhecer, pergunte se lembra como cantar a m?sica. Depois explique que assistiremos a um v?deo da m?sica. D? informa??es sobre o mesmo: ano de edi??o e nome do cineasta. Pe?a que observem atentamente as caracter?sticas do mesmo: local onde foi filmado, paisagens, roupas dos personagens, ?poca em que aconteceu, instrumentos utilizados, animais que fazem parte das cenas. Esclare?a, ainda, que o filme foi gravado em preto e branco.
S?tio: ?A velha a fiar? Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=JzCMGI7VCv8 >. Acesso em: 06 de jul. 2013.
Explorando o v?deo
Professor, o trabalho a ser realizado ap?s o v?deo ? fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos a partir do seu conte?do. Por isso, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma ap?s assistir ao mesmo. Norteie as discuss?es em torno das seguintes problem?ticas:
Depois do di?logo, da troca de ideias e de impress?es, fa?a a audi??o da m?sica com a turma. Utilize o S?tio: ?A velha a fiar?. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=nCPAlQiNQVg > ou < http://www.youtube.com/watch?v=Uz9izuXHLKg >. Acessados em: 06 de jul. 2013.
Ap?s a primeira audi??o, distribua uma c?pia impressa da m?sica para que os alunos acompanhem a letra. Para ter acesso ? letra da m?sica acesse o S?tio: ?Letras.mus.br?. Dispon?vel em: < http://letras.mus.br/los-primos/250090/ >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.). Oriente os alunos a fazerem uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adapta??o dos mesmos, ?s suas caracter?sticas individuais de ritmo, pontua??o, compreens?o e interpreta??o. Em seguida leia, voc?, em voz alta ou pe?a que alguns alunos leiam. Verifique se tem alguma palavra desconhecida, se poss?vel, solicite que descubram o seu significado por meio do dicion?rio.
Ou?a a m?sica quantas vezes achar necess?rio, crie gestos para animar ainda mais este momento.
Para finalizar, pe?a que os alunos colem a folha com a letra da m?sica no caderno de L?ngua Portuguesa. Tamb?m, pergunte o que eles acharam da atividade. ? importante que justifiquem suas respostas.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a letra da m?sica ?A velha a fiar?.
Pe?a que os alunos fa?am uma leitura coletiva do texto.
A Velha a Fiar
Estava a velha em seu lugar
Veio a mosca lhe fazer mal
A mosca na velha e a velha a fiar.
Estava a mosca em seu lugar
Veio a aranha lhe fazer mal
A aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava a aranha em seu lugar
Veio o rato lhe fazer mal
O rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o rato em seu lugar
Veio o gato lhe fazer mal
O gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o gato em seu lugar
Veio o cachorro lhe fazer mal
O cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o cachorro em seu lugar
Veio o pau lhe fazer mal
O pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o pau em seu lugar
Veio o fogo lhe fazer mal
O fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o fogo em seu lugar
Veio a ?gua lhe fazer mal
A ?gua no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava a ?gua em seu lugar
Veio o boi lhe fazer mal
O boi na ?gua, a ?gua no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o boi em seu lugar
Veio o homem lhe fazer mal
O homem no boi, o boi na ?gua, a ?gua no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava o homem em seu lugar
Veio a mulher lhe fazer mal
A mulher no homem, o homem no boi, o boi na ?gua, a ?gua no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Estava a mulher em seu lugar
Veio a morte lhe fazer mal
A morte na mulher, a mulher no homem, o homem no boi, o boi na ?gua, a ?gua no fogo, o fogo no pau, o pau no cachorro, o cachorro no gato, o gato no rato, o rato na aranha, a aranha na mosca, a mosca na velha e a velha a fiar.
Fonte: S?tio: ?Letras.mus.br?. Dispon?vel em: < http://letras.mus.br/los-primos/250090/ >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.).
Em seguida, registre as atividades abaixo na lousa e pe?a aos alunos que copiem.
1- Sublinhe no texto da letra da m?sica: ?A velha a fiar? as palavras escritas com a letra h.
2- Copie na tabela as palavras que voc? sublinhou, de acordo com a posi??o da letra h.
H no in?cio da palavra | H no meio da palavra |
lhe | velha |
homem | aranha |
? | cachorro |
? | mulher |
3- Escreva outras palavras que come?am com a letra h. Voc? pode pesquisar no dicion?rio.
4- Agora, re?na com um de seus colegas. Cada um ir? ler para o outro, as palavras que escreveram. Depois, converse entre si e respondam:
a) O que voc?s descobriram sobre o som que a letra h representa no come?o das palavras? (Professor, espera-se que os alunos tenham chegado ? conclus?o de que a letra h n?o representa nenhum som quando est? no in?cio das palavras. Retome esta conclus?o de maneira coletiva. Explique para turma utilizando palavras que foram escritas por eles na atividade anterior. Aproveite e pe?a que verifiquem que letras foram utilizam depois do h no in?cio das palavras. ? importante que entendam que ap?s o h inicial s?o utilizadas as vogais, qualquer uma delas.).
5- Observe atentamente as palavras da segunda coluna da atividade 2.
Quais letras apareceram antes da letra h? (Espera-se que os alunos respondam: as letras l, n, c. Elas est?o presentes nas palavras: velha, aranha, cachorro.)
Importante: Durante a realiza??o das atividades caminhe sempre entre os alunos, observando aqueles que t?m mais ou menos facilidade em resolverem as instru??es apresentadas, fa?a questionamentos exclusivos a cada etapa de aprendizagem dos diferentes alunos. Garanta que todos os alunos consigam identificar as palavras da atividade 2, auxilie os alunos que apresentarem mais dificuldades.
Observa??o: Se o hor?rio destinado a esta atividade n?o for suficiente, inclua mais um hor?rio. A conclus?o vai depender do n?vel de seus alunos. Voc? tamb?m poder? pedir que os alunos fa?am a ilustra??o do texto. Caso queira fazer a releitura de imagens, voc? poder? utilizar o data show e apresentar algumas, veja:
Fonte: S?tio ?FICI- Festival Internacional de Cinema Infantil?. Dispon?vel em: < http://festivaldecinemainfantil.com.br/2011/index.php/filmes/festival >. (Acesso em: 05 de jul. 2013.).
Fonte: S?tio ?Cariri mostrando a 9a Arte de quadrinhos de anima??o?. Dispon?vel em: < http://mostradequadrinhosfcg.wordpress.com/programacao/programacao-brand-estudio/ >. (Acesso em: 05 de jul. 2013).
Recorte de jornais, revistas ou panfletos de propagandas, palavras com a letra h. Encontre doze palavras, recorte e guarde-as em um saquinho pl?stico ou em um envelope.
Voc? mesmo pode fazer o envelope com uma folha de papel, basta dobr?-la ao meio e colar as laterais.
Professor, se voc? preferir poder? fazer essa atividade na sala de aula. Para isso dever? providenciar o material descrito anteriormente.
Realizando a atividade
Re?na os alunos em duplas em seguida proponha:
Estudando palavras com a letra h
H no in?cio da palavra | H no meio da palavra |
? | ? |
? | ? |
? | ? |
Observa??o: Se voc? preferir poder? organizar um mural coletivo. Para isto, fa?a a tabela como sugerida anteriormente e pe?a que os alunos recortem uma quantidade menor de palavras. Solicite que cada aluno leia as palavras que recortou. Em seguida, na sua vez, cada um cola a palavra na coluna adequada. Ao finalizar, afixe a tabela no mural da sala de aula.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, continue a atividade iniciada anteriormente. Para isto, escreva as quest?es abaixo na lousa e pe?a para que os alunos copiem.
1- Observando as palavras que registramos na tabela da aula anterior: pensem, respondam e resolvam as quest?es abaixo:
a- Quantas palavras voc? colou?
b- H? mais palavras com h no in?cio da palavra ou com h no meio da palavra?
c- Leiam as palavras que est?o no grupo das palavras com h no meio da palavra.
d- Agora, copiem as palavras que tenham h no in?cio. Depois as separe em s?labas.
e- Escolham tr?s palavras da atividade anterior e elaborem uma frase interrogativa para cada uma delas.
2) Ditado rel?mpago
Com o intuito de auxiliar a percep??o, a leitura r?pida e a ativa??o da mem?ria, proponha para a turma um ditado rel?mpago.
Escreva algumas palavras com a letra h na lousa, pe?a que os alunos leiam e apague-as rapidamente. Em seguida, os alunos dever?o escrever as palavras no caderno de L?ngua Portuguesa. Para conferir o resultado, reescreva a palavra na lousa. Pe?a que a turma dite as palavras que conseguiram lembrar, as que deixaram de falar voc? poder? relembr?-las. Instrua que confiram se escreveram da maneira correta. Caso n?o tenham escrito corretamente, dever?o reescrever a palavra na frente da escrita anteriormente. (Professor, escreva a quantidade de palavras que achar adequada para o n?vel de seus alunos. Se julgar necess?rio, escreva uma de cada vez.).
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para sistematizar o uso da letra h no in?cio da palavra ou com h no meio da palavra escolha um bingo. Veja:
Bingo com a letra H no in?cio da palavra ou com H no meio da palavra
Solicite que os alunos fa?am uma tabela com quatro linhas e quatro colunas. Em seguida dite dezesseis palavras que tenham a letra h no in?cio da palavra ou com h no meio da palavra. Pe?a que eles escrevam as palavras na linha e coluna que desejarem. Ao terminarem de preencher a tabela ? s? voc? come?ar a sortear as palavras. A cada palavra sorteada o aluno deve marc?-la em sua tabela. Ganha quem marcar todas as palavras de uma linha ou coluna.
Abaixo sugerimos algumas palavras, por?m, voc? poder? selecionar outras.
Exemplos: homenagem, honesto, horta, humano, unha, carinho, ninho, passarinho, palha?o, molho, colheita, telha, armadilha, chuteira, enchente, fantoche.
Observa??o: Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que fa?am a tabela por meio do programa KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Processador de Texto). Salve como documento do KWord na aba Arquivo clique em Salvar Como. Depois fa?a a impress?o e entregue para que os alunos escrevam as palavras que voc? ir? ditar.
Registrando o bingo
Professor, fa?a o registro do bingo no caderno de L?ngua Portuguesa. Voc? poder? registrar o nome da atividade e os objetivos propostos.
Em seguida elabore atividades que contemplem os conte?dos que voc? j? trabalhou em sala de aula, por exemplo:
Em Matem?tica voc? poder? pedir aos alunos que:
?
Para finalizar n?o se esque?a de pedir que os alunos registrem sua opini?o sobre a atividade, inclusive poss?veis dificuldades encontradas. Fa?a indaga??es que possibilitem compreender como foi realizar o bingo. Retome o questionando ? turma sobre as conclus?es do uso da letra h no in?cio da palavra.(Professor, esperamos que os alunos relembrem que, as palavras que iniciam com h n?o produzem o som desta letra, e que, portanto ao ler pronunciamos inicialmente somente o som da letra que vem em seguida.). Por exemplo, higiene. Caso voc? queira refor?ar ainda mais, solicite que cada aluno, na sua vez, fale uma palavra que comece com a letra h. Ao dizer a palavra, tamb?m dever? ressaltar o som da primeira letra, por exemplo: humilde (som da primeira letra ? o u, pois o h no in?cio, n?o produz som.).
Sugest?o de link para o aluno:
S?tio ?Index: completar palavras com h?. Dispon?vel em: < http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/ha_he_hi_ho/ha_he_hi_ho_hu1.htm >. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).
Sugest?o de bibliografia para o aluno:
ELIAS, Jos?. Bicho que te quero livre. S?o Paulo: Moderna, 2012.
Sugest?es de links para professores:
MORAIS, Artur Gomes. Concep??es e metodologias de alfabetiza??o: por que ? preciso ir al?m da discuss?o sobre velhos ?m?todos?? Dispon?vel em:
< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_moarisconcpmetodalf.pdf >. Acesso em: 06 de jul. 2013.
S?tio: ?A hora de ensinar ortografia?. Dispon?vel em:
< http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/hora-escrever-certo-423515.shtml >. Acesso em: 06 de jul. 2013.
A avalia??o deve ocorrer continuamente, como parte integrante e intr?nseca do processo de ensino e de aprendizagem, e n?o ap?s o fechamento das etapas do trabalho. A metodologia de avalia??o deve ser motivadora e integradora, e permitir, al?m de diagnosticar o erro, ajudar o aluno a reformular suas hip?teses e seus saberes lingu?sticos. Por isso, durante as atividades propostas voc? dever? observar e registrar as poss?veis d?vidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. Os crit?rios de avalia??o devem ser coerentes com os objetivos propostos, assim, observe se os alunos s?o capazes de encontrar estrat?gias para escrever palavras com a letra h; utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras; diferenciar palavras com a letra h inicial, bem como unidas a outras consoantes: ch, lh e nh. Observe ainda, se conseguiram interagir com os pares durante a realiza??o das atividades.