Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.
Aula 1: A ?rvore
1. Em uma roda de conversa, mostre para os alunos a figura de uma ?rvore e informe que eles estudar?o um pouquinho sobre esse ser vivo t?o importante para a humanidade.
2. Professor fa?a a figura da ?rvore em uma cartolina de aproximadamente 60 cm de altura e pinte-a.
Sugest?o de figura:
Fonte: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-%C3%A1rvore-dos-desenhos-animados-image8189256. Acesso em 08 de julho de 2013.
2. Professor, para iniciar a conversa em roda sobre a ?rvore conte para os alunos a hist?ria ?O menino e a ?rvore? de S. Silverstein ? tradu??o Fernando Sabino. Dispon?vel em: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-arvore-texto-de-s-silvestrin.html. Acesso em 08 de julho de 2013.
Fonte: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-arvore-texto-de-s-silvestrin.html. Acesso em 18 de julho de 2013.
3. Depois de contar a hist?ria proponha com os alunos uma discuss?o sobre o que a hist?ria traz ressaltando tamb?m a import?ncia de escutar e a respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.
Sugest?o de texto interativo para nortear a discuss?o. Com mouse, clique nas palavras que est?o pr?ximas ao desenho para acessar aos textos explicativos.
?rvore educativa. Dispon?vel em: http://www.madsaopaulo.com.br/arvoreeducacional.php. Acesso em 08 de julho de 2013.
4. Finalizando essa roda de discuss?o sobre a ?rvore convide os alunos para passear e observar as ?rvores da escola. Sugest?es de questionamento a fazer para o aluno durante o passeio: preste aten??o se existe muitas ?rvores na escola. Elas s?o de que tamanho? Elas est?o bem cuidadas? Como elas s?o cuidadas? Oferecem sombra para as crian?as brincarem? O que produzem: frutos, flores? Por que ? preciso cuidar da ?rvore? Por que ser? que existe o dia da ?rvore?
Fonte: http://semanaculturalarvores.wordpress.com/tag/dia-da-arvore/. Acesso em 08 de julho de 2013.
5. Ao voltar para a sala de aula solicite aos alunos que fa?am um desenho sobre o passeio e as ?rvores que encontraram na escola.
Aula 2: M?sica: ?O Pomar?
1. Retome com os alunos a tem?tica da aula sobre a ?rvore, sua import?ncia para a humanidade e informe que nas pr?ximas aulas estaremos estudando sobre as ?rvores frut?feras. Apresente a m?sica ?O Pomar?- autores: Paulo Tatit, Edith Derdyk.
Professor, primeiramente, explique aos alunos que um pomar ? um terreno de ?rvores frut?feras e geralmente s?o plantadas em fazendas e s?tios.
Na apresenta??o da m?sica mostre o v?deo: Pomar. Dura??o: 2min39seg. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs. Acesso em 08 de julho de 2013, utilizando o Data Show ou outro recurso dispon?vel na escola.
O Pomar
Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Ma??, macieira
Mam?o, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Lim?o, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pera, pereira
Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
A?a?, a?aizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ing?, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/. Acesso em 18 de julho de 2013.
2. Ressalte com os alunos a import?ncia de escutar os colegas durante suas sugest?es e suas opini?es e depois pergunte aos alunos o que a letra da m?sica ?O pomar? tem a dizer. Ap?s escutar a fala dos alunos sobre o que entenderam da m?sica, explique que esta m?sica diz o nome de v?rios frutos e o nome das ?rvores que lhes d?o origem.
Fonte: http://br.freepik.com/vetores-gratis/o-vetor-pomar-desenho-animado_582438.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.
3. Divida a turma em seis grupos e entregue uma folha sulfite para cada aluno. Solicite que individualmente, os alunos ou?am a m?sica e anotem o nome dos frutos que eles identificaram. Professor repita tr?s vezes a m?sica para os alunos anotarem.
4. Apresente em Data Show a letra da m?sica com todos os frutos que s?o citados.
5. Entregue para os alunos a letra da m?sica e solicite que eles sublinhem os frutos que eles desconhe?am. Ap?s essa atividade, pe?a ajuda aos alunos para explicar para a turma as caracter?sticas do fruto que eles desconhe?am.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Sugest?o de texto: Lista de frutas. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_frutas. Acesso em 08 de julho de 2013.
Aula 3: Decifrando a letra da m?sica ?O pomar?
1. Retome a letra da m?sica no Data Show, solicite que os alunos escolham, anotando no seu caderno tr?s versos da m?sica e fa?am as seguintes atividades:
a) Circular as vogais com o l?pis de cor azul e anotar a quantidade de vogais que est?o presentes nos versos.
b) Sublinhar as consoantes com o l?pis de cor vermelho e anotar a quantidade de consoantes que est?o presentes nos versos.
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
2. Elabore um envelope com figuras das frutas mencionadas na m?sica e seu respectivo nome. Distribua as figuras entre os alunos, de modo que cada um receba uma figura. Fa?a uma roda com os alunos e coloque um papel kraft de aproximadamente 1,5m no ch?o com o t?tulo ?O pomar em ordem alfab?tica?.
Modelo de figuras:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
3. Solicite ao aluno que se agrupem de acordo com a primeira letra da fruta que possui. Depois disso, junto com os alunos, cole as figuras no papel seguindo uma ordem alfab?tica.
Ordem alfab?tica das frutas: Abacate, A?a?, Banana, Caju, Coco, Figo, Goiaba, Ing?, Jabuticaba, Jambo, Laranja, Lim?o, Ma??, Mam?o, Manga, Mangaba, Mexerica, Pera, Pitanga, Sapoti, Tomate, Umbu, Uva.
4. Distribua entre os alunos uma folha pequena de aproximadamente 10 cm e proponha a eles que eles fa?am um desenho escolhendo, dentre as frutas citadas na m?sica, a fruta que eles mais gostam. Informe aos alunos que depois dos desenhos a turma confeccionar? um gr?fico sobre as frutas que a turma gosta.
Professor converse com os alunos a import?ncia de se construir um gr?fico, como ele se d? e suas caracter?sticas. Monte o gr?fico em um papel kraft e pe?a para os alunos que colem seus desenhos.
Fonte: Imagem da pr?pria autora
5. Convide a turma para, antes de finalizar o conte?do na pr?xima aula, fazer um piquenique no jardim da escola ou em outra ?rea pr?xima que tenha ?rvores e sombra. Solicite a cada um dos alunos que, na pr?xima aula, tragam algumas das frutas citadas na m?sica, para degusta??o de todos.
Aula 4: O Piquenique
1. Re?na o grupo de alunos no jardim ou em ?rea com ?rvores da escola, forre o ch?o e recolha as frutas que os alunos trouxeram. Relembrar com eles o nome das frutas e das respectivas ?rvores frut?feras. Coloque um som com a m?sica ?O pomar? para alegrar o ambiente.
Fonte: http://www.sebcoc.com.br/ribeirao/imprensa/todas-unidades/piquenique-de-frutas-homenageia-o-outono. Acesso em 18 de julho de 2013.
?
?
?
?rvores. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/arvores.php. Acesso em 08 de julho de 2013.
Frutas. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/frutas/. Acesso em 08 de julho de 2013.
Avalia??o
Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram compreender as caracter?sticas da ?rvore e a sua import?ncia; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de leitura e da escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam na organiza??o do piquenique. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.