Portal do Professor

Início do Conteúdo

A m?sica do pomar: conhecendo a ?rvore e seus frutos

Autor e Co-autor(es)

Liliany Nascimento Cust?dio imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende e Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Valorizar a import?ncia da ?rvore e da sua preserva??o.
  • Conhecer os tipos de ?rvores existentes dando enfoque nas ?rvores frut?feras.
  • Identificar as v?rias frutas e ?rvores frut?feras atrav?s da m?sica.
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas.
  • Aprimorar a leitura e escrita.
  • Vivenciar situa??es que favore?am a intera??o e a socializa??o.
  • Reconhecer a estrutura do g?nero textual: m?sica.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio nenhum conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: A ?rvore

1. Em uma roda de conversa, mostre para os alunos a figura de uma ?rvore e informe que eles estudar?o um pouquinho sobre esse ser vivo t?o importante para a humanidade.

2. Professor fa?a a figura da ?rvore em uma cartolina de aproximadamente 60 cm de altura e pinte-a.

Sugest?o de figura:

Fonte: http://pt.dreamstime.com/imagem-de-stock-royalty-free-%C3%A1rvore-dos-desenhos-animados-image8189256. Acesso em 08 de julho de 2013.

2. Professor, para iniciar a conversa em roda sobre a ?rvore conte para os alunos a hist?ria ?O menino e a ?rvore? de S. Silverstein ? tradu??o Fernando Sabino. Dispon?vel em: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-arvore-texto-de-s-silvestrin.html. Acesso em 08 de julho de 2013.

Fonte: http://galeriadotextoinfantil.blogspot.com.br/2012/05/o-menino-e-arvore-texto-de-s-silvestrin.html. Acesso em 18 de julho de 2013.

3. Depois de contar a hist?ria proponha com os alunos uma discuss?o sobre o que a hist?ria traz ressaltando tamb?m a import?ncia de escutar e a respeitar a vez do colega de se expor e apresentar suas ideias.

  • O menino da hist?ria cuidava bem da ?rvore? De que forma?
  • N?s tamb?m devemos cuidar das ?rvores? Por qu??
  • Na hist?ria o menino adorava brincar com a ?rvore, subia em seu tronco, balan?ava nos galhos e comia seus frutos, e voc?s? J? tiveram a oportunidade de brincar com uma ?rvore? Gostaram?
  • Em quantas partes a ?rvore ? divida? (Professor, durante a discuss?o, retome a figura da ?rvore, principalmente mostrando suas partes: raiz, caule, folha, semente, flor e fruto destacando-as com uma canetinha).
  • No final da hist?ria, o autor disse que amava muito a ?rvore e, por isso, ele era feliz. O autor estava falando do que? Seria sobre o afeto para com os seres vivos? Isso ? importante? Que a??es mostram o afeto que temos pelo outro? Como os seres vivos lidam com o nosso desprezo?

Sugest?o de texto interativo para nortear a discuss?o. Com mouse, clique nas palavras que est?o pr?ximas ao desenho para acessar aos textos explicativos.

?rvore educativa. Dispon?vel em: http://www.madsaopaulo.com.br/arvoreeducacional.php. Acesso em 08 de julho de 2013.

4. Finalizando essa roda de discuss?o sobre a ?rvore convide os alunos para passear e observar as ?rvores da escola. Sugest?es de questionamento a fazer para o aluno durante o passeio: preste aten??o se existe muitas ?rvores na escola. Elas s?o de que tamanho? Elas est?o bem cuidadas? Como elas s?o cuidadas? Oferecem sombra para as crian?as brincarem? O que produzem: frutos, flores?  Por que ? preciso cuidar da ?rvore?  Por que ser? que existe o dia da ?rvore?

Fonte: http://semanaculturalarvores.wordpress.com/tag/dia-da-arvore/. Acesso em 08 de julho de 2013.

5. Ao voltar para a sala de aula solicite aos alunos que fa?am um desenho sobre o passeio e as ?rvores que encontraram na escola.

Aula 2: M?sica: ?O Pomar?

1. Retome com os alunos a tem?tica da aula sobre a ?rvore, sua import?ncia para a humanidade e informe que nas pr?ximas aulas estaremos estudando sobre as ?rvores frut?feras. Apresente a m?sica ?O Pomar?- autores: Paulo Tatit, Edith Derdyk.

Professor, primeiramente, explique aos alunos que um pomar ? um terreno de ?rvores frut?feras e geralmente s?o plantadas em fazendas e s?tios.

Na apresenta??o da m?sica mostre o v?deo: Pomar. Dura??o: 2min39seg. Dispon?vel em: https://www.youtube.com/watch?v=eBDSLpJRVRs. Acesso em 08 de julho de 2013, utilizando o Data Show ou outro recurso dispon?vel na escola.

O Pomar

Banana, bananeira

Goiaba, goiabeira

Laranja, laranjeira

Ma??, macieira

Mam?o, mamoeiro

Abacate, abacateiro

Lim?o, limoeiro

Tomate, tomateiro

Caju, cajueiro

Umbu, umbuzeiro

Manga, mangueira

Pera, pereira

Amora, amoreira

Pitanga, pitangueira

Figo, figueira

Mexerica, mexeriqueira

A?a?, a?aizeiro

Sapoti, sapotizeiro

Mangaba, mangabeira

Uva, parreira

Coco, coqueiro

Ing?, ingazeiro

Jambo, jambuzeiro

Jabuticaba, jabuticabeira

Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/. Acesso em 18 de julho de 2013.

2. Ressalte com os alunos a import?ncia de escutar os colegas durante suas sugest?es e suas opini?es e depois pergunte aos alunos o que a letra da m?sica ?O pomar? tem a dizer. Ap?s escutar a fala dos alunos sobre o que entenderam da m?sica, explique que esta m?sica diz o nome de v?rios frutos e o nome das ?rvores que lhes d?o origem.

Fonte: http://br.freepik.com/vetores-gratis/o-vetor-pomar-desenho-animado_582438.htm. Acesso em 08 de julho de 2013.

3. Divida a turma em seis grupos e entregue uma folha sulfite para cada aluno. Solicite que individualmente, os alunos ou?am a m?sica e anotem o nome dos frutos que eles identificaram. Professor repita tr?s vezes a m?sica para os alunos anotarem.

4. Apresente em Data Show a letra da m?sica com todos os frutos que s?o citados.

5. Entregue para os alunos a letra da m?sica e solicite que eles sublinhem os frutos que eles desconhe?am. Ap?s essa atividade, pe?a ajuda aos alunos para explicar para a turma as caracter?sticas do fruto que eles desconhe?am.

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Sugest?o de texto: Lista de frutas. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_frutas. Acesso em 08 de julho de 2013.

Aula 3: Decifrando a letra da m?sica ?O pomar?

1. Retome a letra da m?sica no Data Show, solicite que os alunos escolham, anotando no seu caderno tr?s versos da m?sica e fa?am as seguintes atividades:

a) Circular as vogais com o l?pis de cor azul e anotar a quantidade de vogais que est?o presentes nos versos.

b) Sublinhar as consoantes com o l?pis de cor vermelho e anotar a quantidade de consoantes que est?o presentes nos versos.

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

2. Elabore um envelope com figuras das frutas mencionadas na m?sica e seu respectivo nome. Distribua as figuras entre os alunos, de modo que cada um receba uma figura. Fa?a uma roda com os alunos e coloque um papel kraft de aproximadamente 1,5m no ch?o com o t?tulo ?O pomar em ordem alfab?tica?.

Modelo de figuras:

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

3. Solicite ao aluno que se agrupem de acordo com a primeira letra da fruta que possui. Depois disso, junto com os alunos, cole as figuras no papel seguindo uma ordem alfab?tica.

Ordem alfab?tica das frutas: Abacate, A?a?, Banana, Caju, Coco, Figo, Goiaba, Ing?, Jabuticaba, Jambo, Laranja, Lim?o, Ma??, Mam?o, Manga, Mangaba, Mexerica, Pera, Pitanga, Sapoti, Tomate, Umbu, Uva.

4. Distribua entre os alunos uma folha pequena de aproximadamente 10 cm e proponha a eles que eles fa?am um desenho escolhendo, dentre as frutas citadas na m?sica, a fruta que eles mais gostam. Informe aos alunos que depois dos desenhos a turma confeccionar? um gr?fico sobre as frutas que a turma gosta.

Professor converse com os alunos a import?ncia de se construir um gr?fico, como ele se d? e suas caracter?sticas. Monte o gr?fico em um papel kraft e pe?a para os alunos que colem seus desenhos.

Fonte: Imagem da pr?pria autora

5. Convide a turma para, antes de finalizar o conte?do na pr?xima aula, fazer um piquenique no jardim da escola ou em outra ?rea pr?xima que tenha ?rvores e sombra. Solicite a cada um dos alunos que, na pr?xima aula, tragam algumas das frutas citadas na m?sica, para degusta??o de todos.

Aula 4:  O Piquenique

1. Re?na o grupo de alunos no jardim ou em ?rea com ?rvores da escola, forre o ch?o e recolha as frutas que os alunos trouxeram. Relembrar com eles o nome das frutas e das respectivas ?rvores frut?feras. Coloque um som com a m?sica ?O pomar? para alegrar o ambiente.

Fonte: http://www.sebcoc.com.br/ribeirao/imprensa/todas-unidades/piquenique-de-frutas-homenageia-o-outono. Acesso em 18 de julho de 2013.

?

?

?

Recursos Complementares

?rvores. Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/capas/biologia/arvores.php. Acesso em 08 de julho de 2013.

Frutas. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/frutas/. Acesso em 08 de julho de 2013.

Avaliação

Avalia??o

Observar a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho: analisar se eles conseguiram compreender as caracter?sticas da ?rvore e a sua import?ncia; se contribu?ram com o grupo nas atividades coletivas propostas; se conseguiram desenvolver a habilidade de leitura e da escrita; se desenvolveram habilidades de escuta e respeito pela fala dos colegas; se empenharam na organiza??o do piquenique. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.