Portal do Professor

Início do Conteúdo

Consumo e consumismo: para al?m de uma quest?o pessoal

Autor e Co-autor(es)

Selma Gonzaga Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Terra como espa?o para a vida
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Ci?ncias Naturais Vis?es de mundo
Educa??o Escolar Ind?gena Ci?ncias Seres humanos e o meio ambiente
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Meio Ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Vida e ambiente
Ensino M?dio Biologia Ecologia e ci?ncias ambientais
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Avaliar propostas de interven??o no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conserva??o, recupera??o ou utiliza??o sustent?vel da

    biodiversidade.

  • Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econ?micas, considerando interesses contradit?rios.

  •  Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas, como texto discursivo, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.

  • Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e a implementa??o da sa?de individual, coletiva ou do ambiente.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o requer conhecimentos pr?vios espec?ficos.

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS

Estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos e grandes grupos; pesquisa; tabula??o e discuss?o de dados; produ??o de textos; montagem e apresenta??o de trabalhos; montagem e manuten??o de blog.

RECURSOS

Utiliza??o de computadores com acesso ? internet; v?deos e textos on line.

M?dulo 1- Consumo, consumismo e quest?es ambientais

consumismo

Imagem dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/88a9abd0096f378c2e0a11e9a6f4f4bb.jpg. Acessado em 11/07/2013.

Atividade 1 ?  Introdu??o ao tema

Sugerimos que a introdu??o a este tema seja feita por meio de quatro v?deos diferentes que, ? medida em que forem sendo vistos, na ordem proposta a seguir,  ir?o promovendo sentimentos diversos nos alunos que, ao final, dever?o estabelecer rela??es entre eles.

V?deo 1- The Secret - Planet Earth HD (3:05 min.). Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=a_urxI9L5Ak. Acessado em 09/07/2013. Uma viagem pelo Planeta Terra mostrando a beleza estonteante em diversos ecossistemas.

V?deo 2- Propaganda do Greenpeace - My Way (1:04 min.). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q. Acessado em 09/07/2013. Evidencia fen?menos naturais provocados pelas mudan?as clim?ticas decorrentes do aquecimento global.

V?deo 3 - Banco do Brasil - Sustentabilidade (2:44 min.). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=StTLavxzpac. Acessado em 09/07/2013. As decis?es humanas influenciam no futuro do Planeta Terra.

V?deo 4- Meio ambiente e sociedade de consumo (2:09 min). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=DjMwE-rDyks. Acessado em 09/07/2013. Reportagem mostra que as novas gera??es devem conhecer os efeitos devastadores que a compra exagerada de produtos desnecess?rios causa ao meio ambiente.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os v?deos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar os v?deos em seu computador e projet?-los utilizando o aparelho data show.

O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas a seguir.

Quest?es para discuss?o

  • Que sentimentos cada v?deo despertou em voc??
  • O que os quatro v?deos t?m em comum?
  • Em quais aspectos os quatro v?deos s?o diferentes?
  • Qual ? a posi??o do homem em cada v?deo?
    ?

Atividade 2 - Discuss?o dos v?deos

A discuss?o dos v?deos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.

Atividade 3 - Fechamento da discuss?o com v?deo

Para fechar a discuss?o da atividade 2, sugerimos que o professor utilize o v?deo: Akatu - Lan?amento do Relat?rio Estado do Mundo. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=hEuitcwk0lQ. Acessado em 10/07/2013.

Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o v?deo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poder? ainda, salvar o v?deo em seu computador e projet?-lo utilizando o aparelho data show.

Alguns destaques a serem feitos pelo professor:

  • O modelo de padr?o de consumo ter? que ser diferente para que o Planeta Terra seja preservado.
  • Sair da sociedade do desperd?cio para uma sociedade que aproveite integralmente tudo o que for produzido e que o acesso a alguns produtos seja mais virtual do que material.
  • O esgotamento de recursos naturais se mantivermos o atual padr?o de consumo.
  • Concentra??o de consumo nas m?os de uma pequena parcela da popula??o que consome muito.
  • A distribui??o do consumo no mundo ? desigual: enquanto 16% mais ricos s?o respons?veis por 78% do consumo, 84% da popula??o consome apenas 22% do total mundial.
  • Estamos consumindo 30% mais do que a Terra ? capaz de renovar em recursos como ?gua, ar limpo, terra agricult?vel etc.

?

planetas

Imagem dispon?vel em: http://1.bp.blogspot.com/-RkID5Y53ph0/TfpNyadZ2cI/AAAAAAAADPU/CYOMuXNzMMg/s1600/AKATU+CONSUMO+CONSCIENTE.jpg. Acessado em 11/07/2013.

M?dulo 2 ? Pesquisa: consumo, consumismo  e felicidade

Atividade 1 : Levantamento de dados

Ap?s o fechamento da atividade anterior e dos destaques, o professor dever? entregar aos alunos as seguintes quest?es impressas para que respondam por escrito. Os alunos n?o dever?o se identificar. Essas respostas dever?o ser recolhidas pelo professor, para uma posterior tabula??o de dados e discuss?o. 

  • Para voc? o que ? felicidade?

  • Do que voc? precisa pra ser feliz?

  • O que voc? sente quando compra?

  • J? comprou por impulso? Qual foi a sensa??o depois desta compra?

  • Que tipo de consumidor voc? se considera?

Atividade 2- Tabula??o dos dados (com interdisciplinaridade)

Os dados coletados por meio deste pequeno question?rio, os alunos dever?o agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias e tabulando-os. Esse trabalho dever? envolver outros professores, como o de Matem?tica, em cujas aulas poder?o ser constru?das as tabelas e os gr?ficos no computador, utilizando um aplicativo espec?fico para tal finalidade.

Atividade 3- Discuss?o dos dados 

Para subsidiar a discuss?o dos dados, sugerimos um v?deo postado por uma empresa de cosm?ticos, que traz elementos pertinentes ao tema consumo e satisfa??o, a partir de uma pesquisa feita na rua, com consumidoras e o ponto de vista de um psic?logo a respeito do consumo.

Sugerimos tamb?m um texto sobre os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu que tamb?m buscou rela??es entre consumo e felicidade.

H? contrapontos interessantes a serem estabelecidos na an?lise dos dois tipos de pesquisa separadamente e em conjunto.

V?deo - Consumo e satisfa??o. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=dTtTUcai570. Acessado em 11/07/2013.

Texto - Brasileiro associa felicidade mais a bem-estar do que a posse de bens, indica pesquisa do Akatu. Dispon?vel em: 

http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Brasileiro-associa-felicidade-mais-a-bem-estar-do-que-a-posse-de-bens-indica-pesquisa-do-Akatu. Acessado em 11/07/2013. A pesquisa indica que brasileiro associa felicidade mais a bem-estar do que a posse de bens.

A pergunta final que dever? ser respondida por meio desta pesquisa ?: qual ? o perfil da turma ___ em rela??o ao consumo?

Atividade 4 - Produ??o de texto com interdisciplinaridade

Os alunos dever?o escrever um texto sobre o assunto discutido neste m?dulo, no qual dever? constar reflex?es quanto ? discuss?o e ?s considera??es feitas a respeito da pesquisa. Esse trabalho dever? envolver professores de outras disciplinas como  L?ngua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, em cujas aulas poder?o acontecer novas discuss?es e encaminhamentos.

O texto poder? ser redigido dentro dos par?metros de reda??o para o ENEM e, neste caso, sugerimos o tema: Felicidade,  Sociedade de Consumo e meio ambiente.

cons meio amb

Imagem dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/SpmaWle9SuI/AAAAAAAACaI/TbZNDaD8uJg/s400/consumo.jpg

 . Acessado em 11/07/2013.

M?dulo 3 - Revis?o do padr?o de consumo: reflex?es e a??es

Atividade 1 - Reflex?es por meio de v?deo

Para reflex?o sobre a revis?o do padr?o de consumo, sugerimos que os alunos assistam ao v?deo Consciente coletivo, dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&list=PL48D36B34AB11860B. Acessado em 11/07/2013.  O v?deo ? composto por 10 epis?dios. Cada epis?dio enfatiza um produto de consumo di?rio, abordando a sua origem, os recursos naturais necess?rios para produzi-lo, o impacto ambiental de seu consumo, a necessidade de reduzir o consumo e como faz?-lo.

Atividade 2- Cuide do planeta come?ando pelo cuidado com SEU meio ambiente

Todos os  alunos dever?o ler a introdu??o do texto on line Cuide do SEU meio ambiente o ano todo.  Dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/SEMANA-DO-MEIO-AMBIENTE-2013. Acessado em 09/07/2013.

cons consc

Consumo consciente. Imagem dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/akt.jpg. Acessado em 11/07/2013.

Ap?s a leitura desta introdu??o, o professor dever? distribuir a turma em sete grupos, atribuindo a cada grupo a leitura de um texto especificado abaixo, que d? continuidade ? mat?ria.

Cada grupo dever? ler uma das sugest?es de atividades para sete dimens?es da vida cotidiana que sejam promotoras de mudan?as de comportamento para um estilo de vida mais sustent?vel ? e que, sim, contribuem muito para a prote??o do meio ambiente. Para isso, dever?o clicar na imagem (como as apresentadas a seguir) que abrir? a p?gina correspondente ao tema atribu?do ao grupo.

O grupo dever? uma preparar uma socializa??o para o professor e demais colegas, ilustrando o conte?do do texto e apresentando sugest?es do que pode ser feito no cotidiano de cada um no sentido de colaborar para este aspecto da sustentabilidade.

1 - Cuide de voc?

cuide de voc??

Imagem dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/03_06%282%29.jpg. Acessado em 11/07/2013.

2 - Alimenta??o saud?vel

alimenta????o

Imagem dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post02.jpg. Acessado em 11/07/2013.

3 - Cuidados com a casa e res?duos

casa res??duos

Imagem dispon?vel em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post03.jpg. Acessado em 11/07/2013.

4 - Curta seu tempo com a fam?lia e amigos

fam??lia

Imagem dispon?vel em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post04.jpg. Acessado em 11/07/2013.

5 - Mobilidade

mobilidade

Imagem dispon?vel em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post05.jpg. Acessado em 11/07/2013.

6 - Cuidado com o meio ambiente pr?ximo

ambiente

Imagem dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post06.jpg. Acessado em 11/07/2013.

?

7 - Engaje-se

engaje

Imagem dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post07.jpg. Acessado em 11/07/2013.

?

Ao final das apresenta??es, cada aluno dever? responder, por escrito, ? pergunta: O que voc? est? fazendo para consumir de um jeito diferente em cada uma dessas dimens?es da sua vida?

Atividade 3 ? Socializa??o: consumo na rede

Ap?s o t?rmino da atividade 2, toda a produ??o dos alunos, individuais e em grupo, dever? ser salva em um dispositivo de armazenamento de m?dia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avalia??o. Este material dever? ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola n?o possua um blog ou site, professor e alunos  dever?o criar o blog.  Para criar o blog, basta acessar o endere?o eletr?nico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger&ltmpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 11/07/2013) e seguir as instru??es. ? r?pido, pr?tico e gratuito.

Postadas as produ??es, o professor dever? solicitar aos alunos que entrem no endere?o eletr?nico do blog e que fa?am coment?rios sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos dever?o seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, dever?o divulgar o blog na escola, solicitando ? comunidade escolar que tamb?m participe do blog,  deixando seus coment?rios e opini?es. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunica??o dispon?veis na escola dever?o ser utilizados: site da escola, r?dio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.

O professor dever? manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.

Recursos Complementares

 Para os alunos

Consumo Consciente de Embalagem. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/item/7581. Acessado em 11/07/2013.

Saco ? um saco. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco. Acessado em 11/07/2013.

Separe o lixo e acerte na lata. Dispon?vel em: http://www.separeolixo.gov.br/. Acessado em 11/07/2013.

Vamos tirar o planeta do sufoco. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/vamos-tirar-o-planeta-do-sufoco. Acessado em 11/07/2013.

Sacolas. Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=D112guXYTZ0&feature=youtu.be. Acessado em 11/07/2013.

Para o professor.

 A hist?ria das coisas (v?deo) Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw. Acessado em 11/07/2013.

O consumo e os impactos socioambientais. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20704. Acessado em 11/07/2013.

Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente? Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673. Acessado em 11/07/2013.

Consumidor, Consumo e Consumismo! Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7332. Acessado em 11/07/2013.

Globaliza??o ? consumismo e aliena??o. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503. Acessado em 11/07/2013.

Avaliação

A avalia??o dever? ser processual e abranger todas as etapas do processo. Dever?o ser consideradas, al?m da participa??o dos alunos, as suas produ??es individuais e coletivas, orais e escritas.

Poder?o ser utilizados como instrumentos de avalia??o quantitativa as produ??es escritas individuais ou em grupo.

A tabula??o dos dados e a produ??o de texto dever?o ser avaliados quantitativamente, assim como a prepara??o e a socializa??o do trabalho em grupo na atividade 2 do m?dulo 3.