Portal do Professor

Início do Conteúdo

O vai e vem da popula??o: conversando sobre os meios de transporte

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Informa??o, comunica??o e intera??o
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Conhecer os principais meios de transporte existentes;
  • Identificar quais meios de transporte s?o mais utilizados pela comunidade escolar;
  • Identificar a qualidade do transporte p?blico existente no lugar em que vive;
  • Sensibilizar o poder p?blico sobre a import?ncia de cuidar da melhoria da qualidade do transporte.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de popula??o, do processo de ocupa??o e de organiza??o do lugar em que vive.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

 ATIVIDADE

?

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) ? importante provocar nos alunos o interesse por conhecer a realidade do lugar em que vive e, consequentemente, tais an?lises ampliam-se para outras escalas do espa?o geogr?fico. Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise da organiza??o do lugar em que vivem.

Entregue para os alunos, em uma folha impressa, a poesia ?O rap dos transportes? de Mariane Bigio*, a seguir:  

?

O rap dos transportes

Mariane Bigio

?

?Venham todos, venham todos

N?s Iremos Passear

De uma cidade a outra

Pelo mundo viajar

E que meio de transporte

N?s vamos utilizar?

?

?

Para dist?ncias mais curtas

existe a bicicleta

N?o polui nossa cidade

? esporte dos atletas

Atrav?s da ciclovia

faz a curva e segue a reta

?

Se for a fam?lia inteira

carro ? boa op??o

Cabe o pai, a m?e, o filho

a irm? e o irm?o

Tem buzina, quatro rodas

cinto ? obriga??o!

?

?nibus? coletivo

? transporte de primeira

Motorista e cobrador

nas viagens rotineiras

trabalhando com afinco

levando a turma inteira!

?

Do Nordeste ao Sudeste

? melhor de avi?o

Mais parece um passarinho

voa em toda dire??o

E o tal Santos Dumont

? o pai da avia??o

?

Para navegar no mar

ou pelas ?guas do rio

o melhor jeito que h?

? de barco ou navio

flutuando calmamente

balan?ando bem macio

?

Para cargas ou pessoas

transportar na ferrovia

H? o trem que vem de longe

Seu apito anuncia

Dentro dele o maquinista

conduz toda travessia

?

No foguete espacial

vou cruzar o universo!

Conhecer muitos planetas

e os astros mais diversos

quem quiser me acompanhe

de quem fica me despe?o!?

*Dispon?vel em: http://marianebigio.com/tag/meios-de-transportes/

Acesso em: junho de 2013

?

Em seguida, desenvolva as seguintes atividades com os alunos:

?

1. Incentive a leitura da poesia. Proponha diferentes formas de leitura: individual, coletiva, por fila e outras que julgar interessantes para turma.

?

2. Solicite que sublinhem as palavras desconhecidas. Depois, com a ajuda do dicion?rio registrem no caderno o seu significado. Crie um espa?o para que os alunos possam ler as palavras desconhecidas e seus significados.

?

3. Explore o texto, conversando com os alunos sobre as seguintes quest?es:

a. Que meios de transporte s?o citados na poesia?

b. Quais os motivos de usar a bicicleta?  

c. Qual o melhor meio de transporte para o uso da fam?lia?

d. No carro existe um item importante para a seguran?a das pessoas e de uso obrigat?rio. Que item ? esse?

e. Que meio de transporte ? coletivo e que deveria ser mais utilizado pela popula??o?

f. Voc? utiliza o ?nibus como seu principal meio de transporte? Justifique sua resposta.

g. Que meio de transporte ? mais indicado para longas dist?ncias?

h. Quais meios de transporte s?o utilizados nas ?guas?

i. Que meio de transporte trafega pelas ferrovias?

j. Que meio de transporte possibilita aos seres humanos viajarem para fora do planeta Terra?

k. Qual/quais meios de transporte citados na poesia voc? j? utilizou?

?

Professor(a) essa conversa pode ser registrada, anotando as respostas coletivamente para depois elaborarem um relat?rio com as observa??es.

?

SEGUNDO MOMENTO

Segundo dados da Revista Cidades do Brasil ?Estudos realizados nos ?ltimos anos apontam a mobilidade urbana como uma quest?o crucial no desenvolvimento das grandes cidades brasileiras. Al?m de afetar a qualidade de vida dos moradores, ela desequilibra a economia das cidades e acentua a exclus?o social?. Sendo assim, ? de grande import?ncia conhecer a realidade do lugar em que os alunos vivem.

?

1. Solicite aos alunos que fa?am uma pesquisa sobre a qualidade do transporte p?blico do lugar em que moram. Para tanto, entreviste um adulto da fam?lia. Sugere-se ?s seguintes quest?es, que poder? ser impressa e integre aos alunos:

a. Qual o meio de transporte mais utilizado por nossa fam?lia?

b. Por qual motivo utilizamos mais este meio de transporte?

c. Para voc? como est? o servi?o de transporte p?blico no lugar em que moramos?

d. Para voc? existem problemas? Quais seriam os principais problemas?

e. Caso apresente problemas, voc? teria alguma sugest?o para a sua melhoria? Quais?

?

Ap?s a pesquisa, converse com os alunos sobre o principal meio de transporte utilizado por eles e suas fam?lias. Registre as informa??es na lousa e solicite aos alunos que tamb?m registrem no caderno.

?

2. Organize os dados em um quadro e procure registrar e identificar com os alunos:

a. Quais s?o os meios de transporte utilizados pelos alunos?

b. Qual o meio de transporte mais utilizados pelos alunos e seus familiares?

c. O que as pessoas pensam sobre o transporte p?blico do lugar em que vivem?

d. Que sugest?es foram apresentadas?

?

TERCEIRO MOMENTO

Converse com os alunos sobre a import?ncia da organiza??o e do desenvolvimento de a??es que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da popula??o. Tendo em vista as informa??es levantadas e analisadas pelos alunos sobre a qualidade do servi?o p?blico oferecido no lugar em que vivem. Coletivamente, elaborem um relat?rio apresentando os problemas e as sugest?es apresentadas pelos familiares e encaminhem para a sede da Prefeitura do munic?pio em que vivem. Depois, solicite a Prefeitura um posicionamento sobre o relat?rio enviado.

Professor(a) tais atividades possibilitam aos alunos observarem e proporem melhorias para o lugar em que vivem o que contribui para a conquista da cidadania plena.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

?

Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

?

Transporte P?blico

Dispon?vel em: http://cidadesdobrasil.com.br/cgi-cn/news.cgi?cl=099105100097100101098114&arecod=7&newcod=807

Acesso em: junho de 2013

  

Minist?rio dos Transportes

Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana/paz-no-transito/transporte-coletivo-e-a-solucao

Acesso em: junho de 2013

?

Problemas e desafios do transporte p?blico

Dispon?vel em: http://www.pucrs.br/mj/datas-comemorativas/transito/artigo-problemas-e-desafios-do-transporte-publico-urbano.php

Acesso em: junho de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a import?ncia de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  6. A capacidade de levantar, organizar e analisar dados com o objetivo de conhecer e colaborar na melhoria da qualidade de vida da popula??o do lugar em que vive.