Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Conservando o ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de paisagem, paisagem urbana e popula??o.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) ? importante discutir com os alunos o processo de produ??o e modifica??o das paisagens e o papel dos seres humanos neste processo. Sendo assim, faz-se necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise da (re)organiza??o das paisagens para que possam compreender o papel dos seres humanos neste processo que ? cont?nuo.
Apresente para os alunos a imagem abaixo. Ela retrata o processo de modifica??o de uma paisagem. Retome com os alunos os conceitos de paisagem, paisagem natural e paisagem humanizada. Acesse a aula "As paisagens do meu lugar (UCA)" no endere?o web http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=31083 para retomar estes conceitos.
?
Solicite que observem e analisem as imagens com aten??o.
?
Imagem: Modifica??o das paisagens
Fonte: dispon?vel no site: http:// http://files.geogra-falando.webnode.com/200000028-d9fd4daf78/Paisagem.jpg
acesso em: junho de 2013
Agora, oriente os alunos na realiza??o das atividades a seguir:
?
1. Elabore um quadro apresentando os elementos naturais e os elementos humanizados presentes em cada uma das imagens.
?
Imagem: Modelos de quadros para analise das paisagens
?
Imagem A
ELEMENTOS NATURAIS | ELEMENTOS HUMANIZADOS |
? |
? ? ? ? ? |
?
Imagem B
ELEMENTOS NATURAIS | ELEMENTOS HUMANIZADOS |
? |
? ? ? ? ? |
?
Imagem C
ELEMENTOS NATURAIS | ELEMENTOS HUMANIZADOS |
? |
? ? ? ? ? ? |
?
Coment?rio: Esta atividade contribui para o desenvolvimento da aten??o dos alunos e para o processo de produ??o da escrita.
?
2. Apresenta??o dos resultados: possibilite que os alunos apresentem suas produ??es. Na lousa elabore os mesmos quadros e solicite que contem o que escreveram no caderno. Anote, nos quadros, os elementos identificados pelos alunos, sempre que necess?rio retorne as imagens para esclarecer poss?veis d?vidas.
?
SEGUNDO MOMENTO
1. Coletivamente, instigue os alunos a identificar os elementos que repetiram nos quadros. Nomeie um aluno e solicite-o que fa?a uma lista com estes elementos.
?
2. Aproveite para conversar com os alunos sobre:
a. O que as imagens das paisagens mostram?
b. Por que alguns elementos apareceram repetidos nas imagens?
c. Por qual motivo esta paisagem foi sofrendo modifica??es?
d. Quais os poss?veis problemas ambientais que estas paisagens podem apresentar?
?
3. Solicite que, individualmente, organizem a conversa em forma de uma produ??o de texto em que relatam o processo de modifica??o da paisagem analisada.
?
Coment?rio: O estudo das imagens (paisagens) possibilita o desenvolvimento da observa??o e da analise das modifica??es provocadas pelos seres humanos nas paisagens. A observa??o das paisagens, pelos alunos, possibilita o desenvolvimento de um olhar cr?tico sobre as v?rias mudan?as identificadas no dia a dia que podem ou n?o trazer consequ?ncias para a natureza e a sociedade. A produ??o escrita, que pode ser objeto de avalia??o, ? uma, entre outras formas de sistematiza??o do conhecimento, ler e escrever ? responsabilidade de todas as ?reas do conhecimento
?
TERCEIRO MOMENTO
O processo de percep??o e an?lise das paisagens passa tamb?m pela sua produ??o. Neste trabalho, os alunos dever?o desenhar duas paisagens: natural e humanizada. Sendo assim, desenvolva as etapas da atividade proposta:
?
1. Organize a turma de alunos em duplas;
?
2. Explique que o trabalho ser? realizado em v?rias etapas e em dupla, mas cada aluno ficar? respons?vel por uma etapa. Esta atividade poder? ser realizada em casa com alguns momentos em sala de aula. Siga as instru??es:
a. Distribua para cada dupla uma cartolina, se necess?rio solicite que tragam de casa;
b. Os alunos dever?o decidir quem iniciar? a atividade. Neste primeiro momento, um dos alunos dever? desenhar uma paisagem natural;
c. Depois, dever? apresentar o desenho para seu colega de dupla, justificando o trabalho realizado. O seu parceiro dever? anotar as observa??es apresentadas;
d. Organize um painel com o tema ?Paisagens Naturais?, que dever? ficar em exposi??o por uma semana;
e. No fim da exposi??o entregue o desenho para o outro aluno da dupla que dever? transformar a paisagem natural desenhada em uma paisagem humanizada;
f. Como feito anteriormente, ele tamb?m dever? apresentar o desenho para seu colega de dupla, justificando o trabalho realizado e seu parceiro dever? anotar as observa??es apresentadas;
g. Organize um painel com o tema ?Transforma??o das Paisagens Naturais?, que dever? ficar em exposi??o por uma semana.
?
3. Para concluir a atividade, as duplas dever?o elaborar e apresentar, aos colegas de sala, um relat?rio coletivo apresentando as observa??es realizadas nos trabalhos.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
Transforma??o de paisagens natural pelos homens
Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/geografia/transformacao-das-paisagens-naturais-pelo-homem/
Acesso em: junho de 2013
?
O que ? uma paisagem
Dispon?vel em: http://www.escolakids.com/paisagem.htm
Acesso em: junho de 2013
?
O conceito geogr?fico de paisagem e as representa??es sobre a ilha de Santa Catarina Feitas por viajantes dos s?culos XVIII e XIX
Dispon?vel em: http://www.geograficas.cfh.ufsc.br/arquivo/ed06/ed06_art06.pdf
Acesso em: junho de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: