Portal do Professor

Início do Conteúdo

Qual ? o seu signo? Astronomia e Astrologia.

Autor e Co-autor(es)

Marcelo Tadeu Bar?o imagem do usuário

SAO PAULO - SP IMPERATRIZ LEOPOLDINA COLEGIO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio F?sica Conhecimentos b?sicos e fundamentais
Ensino M?dio F?sica Mec?nica e funcionamento do universo
Ensino M?dio F?sica Movimento, varia??es e conserva??es
Ensino M?dio F?sica Universo, terra e vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula tem como objetivo demonstrar a contribui??o hist?rica da Astrologia ? Ci?ncia, assim como descaracteriz?-la desta condi??o quando submetida aos padr?es do m?todo cient?fico.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno dever? ter o dom?nio sobre a composi??o dos movimentos de transla??o e rota??o da Terra.

Estratégias e recursos da aula

Introdu??o Te?rica

Nossa tradi??o astron?mica remonta aos gregos. A tradi??o astron?mica dos gregos remonta ? Babil?nia. As primeiras tabelas astron?micas da nossa tradi??o foram cunhadas (literalmente!) naquelas cidades agr?colas do f?rtil vale entre os Rios Tigre e Eufrates, atual Iraque. Os gregos se referiam ? regi?o com o nome pelo qual a conhecemos hoje: Mesopot?mia, do grego ?entre rios? (meso + potamos). Disputada ao longo dos s?culos por grupos culturais distintos (ass?rios, caldeus, sum?rios, babil?nicos e amoritas), ? por l? que devemos come?ar a investiga??o astron?mica do nosso passado.

As placas de argila com s?mbolos marcados em forma de cunha foram ainda mais indecifr?veis para n?s que os hier?glifos eg?pcios. Mas conforme foi-se conseguindo ler tais placas, p?de-se ter uma boa ideia sobre as concep??es cosmol?gicas dos sacerdotes babil?nicos. Nos registros, a esfera das estrelas fixas aparece dividida em tr?s zonas de 12 setores cada . Eles trabalhavam com um sistema de oito c?us.

A astronomia foi muito desenvolvida para fins de previs?o. Hoje, estas previs?es s?o de car?ter predominantemente f?sico e cosmol?gico ? e por isso o corpo de conhecimento te?rico que sustenta a pr?tica astron?mica se chama astrof?sica. No entanto, a astrof?sica ? inven??o do s?culo XIX, e mesmo a gravita??o ? inven??o do s?culo XVI. Antes disso, a ci?ncia dos astros (astrologia, para usar o termo grego) tinha um tom bem diferente. Desde os primeiros mitos, os c?us sempre foram a grande refer?ncia em termos de regularidade, de como o mundo ? regido.

Observar cuidadosamente o c?u seria um caminho para conhecer os fen?menos terrestres ? o ciclo do clima, o regime dos rios, o futuro dos plantios e colheitas, a evolu??o dos imp?rios e dos reis. Desta forma, nos grandes imp?rios da Antiguidade as previs?es astron?micas sempre foram uma importante quest?o de Estado. A produ??o astron?mica dos sacerdotes babil?nicos foi bastante rica neste sentido. Eles deixaram t?buas e mais t?buas com registros de passagens de cometas, fases da Lua, posi??o e datas do nascer e ocaso das principais estrelas e planetas. Os dados astron?micos s?o acompanhados de press?gios que relacionam acontecimentos importantes na ordem (natural e pol?tica) do mundo.

O Sol n?o se move junto com a Esfera; ele se move atrav?s dela. Podemos dizer que ele tem um movimento pr?prio, mas ? arrastado diariamente pelo movimento da Esfera, fazendo os dias de noite. Sabemos que esse movimento pr?prio do Sol tem um per?odo de um ano, e que ele deve acontecer descrevendo um c?rculo m?ximo na Esfera, inclinado com rela??o ao Equador (para explicar a oscila??o anual norte - sul). Esse c?rculo inclinado se chama c?rculo da Ecl?ptica. Essa inclina??o da Ecl?ptica pode ser medida, e vale cerca de 23,5?. A trajet?ria ecl?ptica define um hall de estrelas privilegiadas: as estrelas por cima das quais o Sol passa. Essa faixa coberta pelo Sol no c?u era chamada pelos gregos de zod?aco . O zod?aco dos gregos era dividido em doze casas, cada uma associada ao grupo de estrelas onde o Sol estava naquela ?poca. Embora todos sejam familiares ?s casas zodiacais, vamos relembr?-las logo abaixo.

?

1

                      Figura 1 - Movimento Anual do Sol pelas constela??es zodiacais.           

http://www.uranometrianova.pro.br/astronomia/AA001/zodiaco.gif

A visualiza??o das estrelas, conceitua constela??o como um aglomerado de estrelas que se ligam, passando a ideia de uma regi?o delimitada no c?u. A Uni?o Astron?mica Internacional oficializou o n?mero de constela??es em 88. Hoje em dia, as constela??es do zod?aco (bem como todas as constela??es) correspondem a pequenos terrenos no c?u - loteamentos com fronteiras muito bem definidas. Embora muito menos rom?ntico, facilita bastante na hora de medir as coisas. Quando lotearam o c?u, acabou que um peda?o de uma outra constela??o foi cortado pela linha da ecl?ptica. Essa constela??o, do Ofi?co (ou serpent?rio), ficou conhecida ent?o como a d?cima terceira constela??o zodiacal. Considerando esses limites precisos, aqui vai uma tabela com os per?odos em que o Sol fica dentro de cada uma delas:

?
Posi??o do Sol no c?u ? ?
Constela??o Segundo a Astronomia Segundo a Astrologia
Virgem 17/09  - 31/10 23/8 - 22/9
Libra 01/11 - 23/11 23/9 - 22/10
Escorpi?o 24/11 - 29/11 23/10 - 22/11
Ofi?co 30/11 - 18/12 --------
Sagit?rio 19/12 - 19/1 23/11 - 21/12
Capric?rnio 20/1 - 16/02 22/12 - 20/1
Aqu?rio

17/2 - 11/3

21/1 - 20/2
Peixes 12/3 - 18/4 21/2 - 21/3
?ries 19/4 - 14/5 21/3 - 20/4
Touro 15/5 - 21/6 21/4 - 20/5
G?meos 22/6 - 20/7 21/5 - 20/6
C?ncer 21/7 - 10/8 21/6 - 22/7
Le?o 11/8 - 16/9 23/7 - 22/8

?

O texto acima foi adaptado da apostila " Curso de Astronomia Geral Zeta" - Volume C?u

?

Etapa 1 - Sala de Inform?tica

O professor far? o uso do programa gratuito Stellarium ( http://www.stellarium.org/pt/ ) para o in?cio desta atividade. Para iniciarmos esta etapa,  preencheremos na janela de localiza??o  a cidade em que estamos, enquanto que na janela de tempo deixaremos o dia atual. Ao passarmos o mouse pelo canto inferior da tela, outra barra de ferramentas pode ser acessada. Nesta barra, habilitaremos o nome das constela??es, a liga??o entre as estrelas e arte das constela??es, para em seguida na janela do tempo avan?armos at? o p?r do Sol localizados no polo cardeal Oeste,  

O professor contar? aos alunos a import?ncia hist?rica da Astrologia e como foi essencial para medirmos o tempo, como a regularidade entre as dist?ncias entre as estrelas e como as figuras das constela??es se moviam no c?u, nos ajudaram a construirmos os modelos atuais. Como descrito acima, o signo das casas zodiacais ? determinado pela constela??o presente no p?r do Sol. No dia em que esta aula foi elaborada, 11 de julho de 2013, a constela??o presente, ? a de G?meos e assim por diante para qualquer outra data. Voc? pode consultar a tabela da figura 2, para verificar a constela??o presente na data solicitada. Neste momento, provavelmente, os alunos pedir?o ao professor que coloque a data de seus anivers?rios, e o professor atender? alguns alunos. Para a surpresa de todos, o signo presente no p?r do Sol, n?o ? o signo que a Astrologia atual fornece ?s pessoas. Este ? o momento prop?cio para que o professor mencione a "Precess?o dos Equin?cios".

4

Figura 3 - P?r do Sol em S?o Paulo em 11/07/2013 d.C. - Ocaso do Sol em G?meos.

Como sabemos, a Terra ao mover-se ao redor do Sol em torno de si mesma, tem o seu eixo de rota??o precessionado, como um pe?o quando gira e vai perdendo seu momento de rota??o. Gra?as ao movimento de precess?o, que tem per?odo de 26000 anos aproximadamente, o eixo de rota??o aponta para localidades constela??es diferentes. Hoje, este eixo aponta para a constela??o de Peixes, que teve in?cio em 55 a.C e ter? seu fim no ano de 2620d.C. Veja mais em: http://planetario.ufsc.br/a-era-de-aquario/ .  Gra?as ao movimento de precess?o, as constela??es sugeridas pelos babil?nios, n?o correspondem as atuais, causando uma defasagem no per?odo tradicional do hor?scopo e acrescentando mais uma casa zodiacal, a do Ofi?co ou Serpent?rio.

Para ampliar o debate, o professor colocar? na janela de tempo o ano -4000 (indica??o de 4000 a.C.)  para que na  compara??o anterior ao dia 11 de julho, temos agora a constela??o de Le?o ao inv?s de G?meos (atual). Com a indica??o da janela de tempo em 4000 A.C., o professor poder? simular as datas de nascimento de alguns alunos para mostrar que nestas datas seus signos s?o correspondentes a Astrologia.

5

Figura 4 - P?r do Sol em S?o Paulo em 11/07/4000 a.C.  - Ocaso do Sol em Le?o.

O intuito do debate ? mostrar a import?ncia hist?rica da Astrologia e sua descaracteriza??o na condi??o cient?fica.

?

Etapa 2 - Biblioteca ou sala de aula.

Nesta etapa, o professor solicitar? aos alunos a maior quantidade de jornais de um mesmo dia, al?m da utiliza??o de s?tios da Internet. O professor escolher? um fato/not?cia importante presente em todos os meios e indicar? a leitura do mesmo em todos os ve?culos. Em seguida, o educador solicitar? a an?lise e debate dos alunos quanto a discrep?ncias entre a apresenta??o dos fatos por todos estes diferentes ve?culos.

Em seguida, o professor escolher? um ou dois signos para fazer a leitura do hor?scopo dos mesmos em todos os jornais ou revistas. Ap?s a leitura, o professor promover? o mesmo debate acerca da discrep?ncia das orienta??es sugeridas.Com certeza, as previs?es sugeridas pelo hor?scopo, ir?o apresentar leituras muito diferentes quanto a suas previs?es. Para concluir, o professor colocar? que um fato cient?fico, independente do posicionamento do  escritor, n?o pode apresentar informa??es absurdamente discrepantes como aquelas que foram apresentadas pelo hor?scopo.

Por exemplo: No dia 31/07/2013, retiramos da internet duas previs?es de hor?scopos para o signo de Virgem:

*  Voc? est? lidando bem com sua grana e conseguir? fazer uma boa economia, virginiana. Sua mesada pode render! No amor, prepare-se para novas aventuras. Tem novidade pintando na ?rea! Nas amizades, voc? ter? bons conselhos para dar para sua Best. Na escola, aprofunde-se nos estudos!

http://capricho.abril.com.br/horoscopo/

*  A semana come?a influenciada pela Lua Minguante em Touro, que chega acompanhada por um tenso aspecto de Saturno indicando alguns obst?culos a serem enfrentados em seus projetos de m?dio e longo prazo. Sua f? pode ficar um pouco mais abalada neste per?odo, mas procure n?o se apegar a sentimentos e pensamentos negativos. Um ?timo aspecto dessa mesma Lua e V?nus com J?piter e Plut?o v?o trazer benef?cios ?s suas emo??es. ? hora de parar e ficar mais recluso, apenas junto dos mais ?ntimos.

http://vidaeestilo.terra.com.br/horoscopo/signos/virgem/semanal/horoscopo-da-semana-para-virgem,78c2be56bbf6d310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

?

A proposta desta atividade sugere que os alunos observem que na primeira previs?o, o hor?scopo aconselha novas aventuras, enquanto que na segunda, o texto direciona o sujeito a reclus?o. Se colocarmos mais previs?es, mais desencontros de informa??es n?s teremos. Desta forma a diferen?a entre um texto cient?fico e um outro que n?o ?, ficar? clara.

Etapa 3 - Observa??o do C?u.

De posse do Planisf?rio distribu?do pela OBA , ou utilizando o aplicativo SkyMap (Android para tablets ou celulares), ou at? mesmo o Stellarium novamente, o professor poder? sugerir uma atividade observacional. O objetivo ? identificar as constela??es a olho nu com o aux?lio de recursos de identifica??o das mesmas. 

O grande objetivo desta etapa da atividade, ? que os alunos e professores, possam identificar e em um n?vel mais avan?ado, orientar-se e identificar estrelas e constela??es no c?u.

3

Figura 3 - Planisf?rio da OBA

http://fisicamoderna.blog.uol.com.br/images/olhar_ceu_4.jpg

Para possuir o entendimento do funcionamento do planisf?rio, o professor dever? t?-lo em m?os, pois s? assim teremos o dom?nio desta ferramenta. A descri??o e orienta??o de uso, pode ser encontrada em: http://www.cdcc.usp.br/cda/oba/oba-2010/VERSO.pdf ou assistindo aos v?deos: http://www.youtube.com/watch?v=cPHvE0IhQyk  e  http://www.youtube.com/watch?v=o0lkivBcsmg

Para obter mais dicas de como planejar observa??es do c?u, acesse:

http://www.astrosurf.com/skyscapes/dicas.htm

http://www.zenite.nu/

http://www.fernando.tavares.nom.br/astronomia/estrela.htm

?

No caso de dificuldades em se realizar estas atividades no per?odo noturno, o professor poder? orientar aos alunos a realizarem a atividade sozinhos.

Recursos Complementares

Como atividade complementar o professor poder? apresentar um trabalho aos alunos de pesquisa da origem das constela??es, como civiliza??es, per?odos e significados mitol?gicos. Por exemplo a constela??o da Virgem.

Muitos nomes foram atribu?dos a essa jovem, que j? foi chamada de Er?gona, C?bele, Ur?nia, Isis, Ishtar-Astoret. Para os ?rabes, os grandes nomeadores de estrelas, ela era denominada de Al Adhara Al Mathifah, a inocente virgem. Pelos registros dispon?veis, o mais prov?vel ? que essa constela??o tenha sido originada na Mesopot?mia, entre os antigos caldeus, que associavam essa constela??o a terra e fertilidade. Entre os babil?nicos, a lenda que se conta ? que a virgem era Ishtar (deusa da fertilidade). Conta-se que, ap?s a morte do marido, Ishtar desceu ao inferno ? procura do esposo; l? passou por sete portas, e por cada uma delas ia deixando uma pe?a de roupa, chegando nua no sal?o central. L? fora detida pela deusa das sombras, que n?o a deixou sair. Em cima, a terra estava coberta de neve, inf?rtil, causando a fome e a mis?ria nos homens. Preocupados com a grave situa??o, os deuses enviaram uma mensagem para a deusa do Inferno, Eres-Kigal, para libertar Ishtar; mas esta s? sairia se o marido dela sa?sse tamb?m, e assim foi feito. A primavera havia voltado. Os c?us se tornavam mais claros e a terra voltava ? fertilidade e o Sol a aquecer os homens. Assim, desde ent?o, o Sol dissolve a neve do inverno quando atinge Ishtar no c?u, em homenagem a essa hist?ria. N?o se tem certeza de quem seja essa virgem, mas se sabe que esse desenho ? homenagem ?s mulheres, que eram as respons?veis pela colheita nos prim?rdios da agricultura. Por isso a estrela Spica (alfa da Virgem) tem seu nome em latim de ?espiga?, de trigo. Para os hebreus, persas, s?rios e turcos essa estrela possui nomes diferentes, mas com o mesmo significado. Ela foi uma das principais estrelas usadas como objeto de estudo por Hiparco, na determina??o da Precess?o dos Equin?cios. Era tamb?m atrav?s dela que Aristilo e Tim?caris, ao observar o seu deslocamento, determinaram ? dura??o do ano.

O texto acima foi adaptado da apostila " Curso de Astronomia Geral Zeta" - Volume C?u

O professor poder? solicitar uma pesquisa da mitologia sobre os signos e ampliar a discuss?o para a mitologia de outras civiliza??es, trazendo a discuss?o sobre a pr?pria mitologia ind?gena brasileira.

Avaliação

A seguir, vamos apresentar algumas atividades de avalia??o para os conte?dos apresentados ap?s a realiza??o destas atividades, o professor poder? colocar em uma de suas avalia??es as quest?es:

1) (OBA 2010) a) Fa?a um quadrado ao redor da constela??o de ?rion na imagem ao lado.

                           b) Fa?a um  X  sobre a estrela Sirius na  imagem ao lado.

Figura 4 - C?u da Prova OBA 2010

http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/provas_gabaritos/2010/Prova_nivel_3_da_XIII_OBA_2010.pdf

?

2) (OBA 2007) O Sol, aparentemente, se desloca ao longo do ano, por constela??es chamadas zodiacais devido ? transla??o da Terra em torno dele e a Lua caminha no c?u, tamb?m pelas constela??es zodiacais, como resultado de sua transla??o em torno da Terra. Carneiro, Touro, G?meos, Caranguejo, Le?o, Virgem, Balan?a, Escorpi?o, Sagit?rio, Capric?rnio, Aqu?rio e Peixes s?o as constela??es zodiacais na ordem em que Sol e Lua as percorrem. Em duas das figuras abaixo a Lua est? projetada sobre constela??es nas quais ela jamais ser? vista. Assinale com um grande  X essas constela??es sobre as quais a Lua n?o pode ser vista da Terra.

Figura 5 - Quest?o da Prova OBA 2007

http://www.oba.org.br/sisglob/sisglob_arquivos/2013/Prova%20nivel%203%20da%20X%20OBA_2007