Graziela Maria Beretta L?pez
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;
? Interagir com diferentes crian?as e adultos;
? Desenvolver aten??o, concentra??o, coordena??o e criatividade;
? Desfrutar de momentos l?dicos e imaginativos;
? Compreender a arte como saber cultural e est?tico, gerador de significa??o e integrador da organiza??o do mundo e da pr?pria identidade.
?
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
?
Primeiras considera??es:
?
As a??es simult?neas e plurais constitutivas das crian?as pequenas (suas intera??es sociais, seus movimentos de explora??o, descoberta e significa??o) indicam a necessidade de constru??o de uma pr?tica pedag?gica na Educa??o Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de express?o. A organiza??o intencional e sistem?tica dos espa?os, tempos e materiais, contribui para proporcionar a simultaneidade de propostas e experi?ncias. Ao falarmos de espa?os, compreendemos que estes servem de suporte: s?o ambientes intencionalmente organizados para desencadear e materializar os processos imaginativos das crian?as. Estruturamos os ambientes para torn?-los agrad?veis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e conv?vio. Atrav?s desses ambientes as crian?as t?m a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimens?es, interagir com crian?as de diferentes idades e ampliar seu repert?rio de experi?ncias, o que ? fundamental para a forma??o de sua mem?ria e potencializa??o da sua imagina??o-cria??o. Um destaque deve ser dado para a import?ncia de, al?m da disponibiliza??o dos materiais pedag?gicos em locais de acesso ?s crian?as, tamb?m estejam contemplados, no ambiente, cria??es e registros de momentos significativos: pinturas e esculturas feitas pelas crian?as, fotografias dos grupos, bem como a confec??o de jogos e brinquedos. Foi pensando nisso que surgiu a ideia de construir com as crian?as um carro, usando materiais recicl?veis e objetos em desuso. Esse carro foi confeccionado com crian?as entre 1 e 3 anos, em parceria com a arte educadora V?nia Broering, e integra o espa?o coletivo das crian?as dos grupos menores, contudo, tamb?m circula pela escola, trazendo possibilidades de brincadeiras e intera??es para os diversos grupos, de faixas et?rias diferentes.
?
Primeiro Momento: Separando os materiais
Materiais: duas caixas de papel?o bem fortes: uma de 80 cm de comprimento por 60 cm de largura e 40cm de altura, aproximadamente, e outra quadrada de 30 cm, 13 caixas de leite, fita crepe, jornal.
A ideia da confec??o desse carro ? utilizar materiais recicl?veis e objetos em desuso; que podem ser fornecidos pelas fam?lias, vizinhos e/ou colegas de trabalho. Para fazer o volante conseguimos uma pe?a em desuso de um jogo de computador, mas voc? pode fazer o volante tamb?m com material recicl?vel, dispon?vel na aula da arte educadora V?nia Broering:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38809
Outros objetos em desuso como buzina e retrovisor de bicicleta, celular sem bateria, chaves, tamb?m podem compor o carro. Quanto mais apetrechos tiver, mais interessante ele torna-se para as crian?as, al?m de seu valor afetivo, j? que elas ajudar?o em sua confec??o.
?
Segundo Momento: Confec??o do carro passo a passo - papietagem
Materiais: As duas caixas de papel?o, 1 caixa de leite cortada ao meio (para os far?is), fita crepe, jornal e grude.
Dura??o: aproximadamente 1 hora.
Veja a receita de grude passo a passo para voc? fazer em casa:
? 1 copo americano de ?gua em temperatura ambiente
? 1 colher de sopa de farinha de trigo
? 1 colher de sopa de vinagre
Modo de fazer:
Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo mexendo at? engrossar.
O vinagre age como conservante e fungicida, evitando que a massa apodre?a e atraia insetos como a formiga. Depois do uso o grude deve ser colocado em um recipiente fechado e levado ? geladeira.
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar -
Num primeiro momento, voc? pode oferecer as caixas ?s crian?as, para que explorem a vontade: entrem, empurrem-nas, coloquem objetos em seu interior, etc. Depois fale sobre a ideia de construir um carro com as caixas. Em seguida, cole as caixas uma na outra com fita crepe, conforme ilustra??o.
?
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012
?
Ent?o convide as crian?as para papietar o carro. O material para papietagem, preparado previamente, pode ser disponibilizado em uma mesa, em pequenas por??es, para cada crian?a. Com a media??o do professor as crian?as poder?o manipular o grude e pass?-lo em peda?os de jornal, colando-os nas caixas.
?A Papietagem ? uma antiga t?cnica de confec??o de m?scaras para o teatro. ? uma varia??o do papel mach?. Usam-se diversas camadas sobrepostas de tiras de jornal (ou outro papel) e cola caseira (grude) que s?o coladas sobre uma base qualquer produzindo uma estrutura firme depois de seca. O jornal deve ser rasgado em pequenos peda?os sem o uso da tesoura para a melhor jun??o das fibras?.
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem - Este endere?o tamb?m fornece outras dicas e nos d? v?rias ideias.
OBS: Para que o carro fique bem resistente ? importante fazer v?rias camadas de papietagem, algumas com papel pardo em vez de jornal. Estas poder?o ser feitas junto com as crian?as ou n?o, mas o importante ? que a camada seguinte s? seja feita depois que a anterior esteja seca. Voc? tamb?m poder? envolver as fam?lias nesse processo, combinando um hor?rio em que estejam dispon?veis e possam ajudar a papietar o carro.
?
Terceiro Momento: Confec??o do carro passo a passo ? Fazendo o banco do carro-
Materiais: 12 caixas de leite, abertas em cima, jornal e fita crepe.
Dura??o: aproximadamente 1 hora.
OBS: Essa ? uma etapa que poder? ser substitu?da, caso o professor, ou algum familiar tenha um banco ou cadeirinha que possa ser adaptada ao carro, pois lembre-se que a ideia desse trabalho ? o reaproveitamento de materiais. Essa cadeira ou banco n?o precisa ser fixada no carro, ela pode ser m?vel, desde que seja segura e fique bem encaixada dentro da caixa de papel?o.
?
Para fazer o banco utilizando as caixas de leite, deposite os materiais dentro de um saco ou caixa grande, e convide as crian?as para sentarem-se em roda, fazendo mist?rio, e aos poucos tirando os materiais e entregando para as crian?as manusearem, explicando que ?quele material ser? usado para fazer o banco do carro. Na sequ?ncia, explique o que deve ser feito: amassar as folhas de jornal e colocar dentro das caixas de leite, apertando bem os jornais para que as caixas fiquem bem duras. Depois feche a abertura das caixas com fita e deixe que as crian?as manuseiem as caixas, fa?am torres, etc. Em seguida cole umas nas outras, com fita crepe, conforme ilustra??o.
?
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012
?
Agora as caixas j? adquiriram o formato de um banco, ent?o voc? pode convidar as crian?as, uma ou duas por vez, para sentar e sentir o banco. Essa pe?a tamb?m deve ser papietada. Sugerimos que o professor solicite a ajuda de algumas fam?lias para essa etapa, levando a pe?a para casa (j? que se trata de uma pe?a n?o muito grande), realizando esse trabalho com o seu filho (a). Mas se n?o houver disponibilidade das fam?lias, o processo de papietagem pode ser repetido com as crian?as.
?
Quarto Momento: Confec??o do carro passo a passo ? Decorando o carro-
Materiais: folhas A4 coloridas ou papel cart?o, tesouras, cola colorida ou grude colorido (escolha somente uma cor).
Dura??o: aproximadamente 1 hora.
?
OBS: O grude colorido ? uma ?tima op??o, tamb?m, para ser usado como tinta ou cola colorida com as crian?as bem pequenas, por n?o conter materiais t?xicos, n?o irritar a pele e ser comest?vel. Para que o grude fique colorido ? s? colocar algumas gotas de anilina comest?vel, depois de pronto. ? interessante colocar na hora que as crian?as forem usar, para que possam observar as cores se formando.
Como essa atividade ser? realizada com crian?as bem pequenas (1 a 3 anos), organize-as em uma roda, no tapete, e ofere?a sob sua supervis?o, as tesourinhas e os pap?is, para que explorem esses materiais, e tamb?m com ajuda, cortem-nos em pequenos quadrados. Depois explore um pouco mais esses materiais; voc? pode, por exemplo, brincar de fazer chuvinha de papel. Em seguida convide as crian?as para trazer os pap?is para uma mesa previamente organizada com cola ou grude colorido e com o carro e o banco papietados. Explique para as crian?as que os pap?is coloridos devem ser colados nessas duas pe?as. A cola ou grude colorido pode ser disponibilizado na mesa, em pequenas por??es, para cada crian?a passar nos peda?os de papel, colando-os nas pe?as, al?m de, com as m?ozinhas espalharem o grude por toda as pe?as, para que fique bem colorido. ? importante que o professor fa?a a media??o da atividade, participando e orientando as crian?as durante o processo.
?
Fonte: Arquivo institucional- NDI- 2012
?
Quinto Momento: Confec??o do carro passo a passo ?acrescentando os acess?rios-
Materiais: cord?o, chave de fenda, acess?rios.
Dura??o: aproximadamente 1 hora
Essa etapa deve ser feita pelo professor. Com a chave de fenda, fa?a pequenos orif?cios na frente do carro para amarrar o volante. E tamb?m em outros locais do carro que achar interessante pendurar outros objetos, como chave, buzina e tudo o mais que a imagina??o mandar.
Carro reformado em 2013
Fonte: Arquivo institucional- NDI- 2013
?
Sexto Momento: Brincando com o carro
Agora que o carro est? pronto ? s? brincar! Tampe o carro com um tecido e re?na as crian?as para fazer uma agrad?vel surpresa. Fa?a ar de mist?rio e questione sobre o que deve estar escondido embaixo do tecido, e ent?o depois de surpreende-los com o carro pronto, convide-os a brincar. Nos primeiros dias ele pode ser colocado na sala, a disposi??o das crian?as, mas depois ? interessante que circule pelos espa?os coletivos, dando a oportunidade de brincadeira e de conhecimento do trabalho do grupo, por outras crian?as.
?
Carro reformado em 20013
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013
http://artesanato.culturamix.com/cursos/passo-a-passo/receita-de-grude-como-fazer-e-para-que-usar -
http://feitoamao.com/papietagem/a-papietagem
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26356
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38809
A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros di?rios, que auxiliar?o o professor, ao final de cada dia, a avaliar se, e o quanto a crian?a se envolveu nas atividades propostas: quais os momentos que mais participou, como se relacionou com os colegas, quais suas dificuldades e avan?os em rela??o a aten??o, concentra??o e coordena??o. Outro aspecto a ser avaliado pelo professor diz respeito as brincadeiras desencadeadas ? partir do novo elemento dispon?vel no espa?o escolar (o carro), se esse elemento influenciou nos processos criativos e imaginativos das crian?as. Estes registros servir?o ainda de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para o professor avaliar, tamb?m, sua pr?tica pedag?gica.