Portal do Professor

Início do Conteúdo

Crian?as de 0 a 3 anos: Ensinando os beb?s a brincar com beb?s

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta Lopez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transforma??o
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

? Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a pr?pria vida, integradora social e formadora de identidade;

? Desenvolver respeito e cuidado em rela??o ao seu e ao corpo do outro;

? Conhecer e nomear as diversas partes do corpo humano;

? Desenvolver h?bitos de higiene corporal;

? Desfrutar de momentos l?dicos e imaginativos.
?

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em 3 momentos, n?o necessariamente consecutivos, com dura??es variadas, entre 30 minutos e 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
?

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

As a??es simult?neas e plurais constitutivas das crian?as pequenas (suas intera??es sociais, seus movimentos de explora??o, descoberta e significa??o) indicam a necessidade de constru??o de uma pr?tica pedag?gica na Educa??o Infantil que permita, incentive e promova seus diferentes modos de express?o. A organiza??o intencional e sistem?tica dos espa?os, tempos e materiais, contribui para proporcionar a simultaneidade de propostas e experi?ncias. Ao falarmos de espa?os, compreendemos que estes servem de suporte: s?o ambientes intencionalmente organizados para desencadear e materializar os processos imaginativos das crian?as. Estruturamos os ambientes para torn?-los agrad?veis, convidativos, estimulantes e acolhedores, de forma que possam possibilitar momentos de intimidade e conv?vio. Atrav?s desses ambientes as crian?as t?m a possibilidade de brincar com materiais e brinquedos de diversas dimens?es, interagir com crian?as de diferentes idades e ampliar seu repert?rio de experi?ncias, o que ? fundamental para a forma??o de sua mem?ria e potencializa??o da sua imagina??o-cria??o. (PROJETO PEDAG?GICO DO M?DULO I - NDI- 2012, p. 13 e 14)

Um destaque deve ser dado para a import?ncia da disponibiliza??o dos materiais pedag?gicos em locais de acesso ?s crian?as, bem como a incrementa??o constante desses ambientes, renovando assim, o interesse das crian?as por estes. Foi pensando nisso, que resolvemos fazer em nossa sala, o espa?o dos beb?s. Essa proposta ? indicada para ser desenvolvida com crian?as entre 1 e 3 anos e visa trabalhar quest?es relacionadas ao corpo, como a higiene, o cuidado, o carinho e respeito pelo seu corpo e o corpo do outro; al?m da identifica??o e nomea??o das diversas partes do corpo humano.  

?

Primeiro Momento: Confeccionando fraldinhas para os beb?s (bonecas)

Materiais: TNT, cola quente, tesoura e  velcro.

Dura??o: aproximadamente 1 hora para a confec??o de 5 fraldas.

Ao resolvermos fazer o cantinho dos beb?s, pensamos em trazer alguma novidade para o grupo. Foi assim que surgiu a ideia de confeccionar fraldas para as bonecas. Essa etapa da confec??o das fraldas deve  ser feita pelo professor, individualmente ou  em parceria com as fam?lias ou com algum trabalhador da escola que deseje ajudar.

Corte o TNT no formato de uma fralda,  mas um pouco menor, dependendo do tamanho das bonecas. Em seguida cole  nas quatro pontas da fralda, peda?os de velcro, conforme a ilustra??o.

?

fraldinha   fraldinhaf

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013 

?

Segundo Momento: Organizando o cantinho dos beb?s

Materiais: As fraldas confeccionadas, bonecas, algod?o, trocadores, toalhas higi?nicas, banheirinhas, bercinhos ou paninhos para os beb?s dormirem, pequenos frascos com hidratante.

Dura??o: 30 minutos para separar os materiais e 30 para organizar o espa?o.

Escolha na sala um espa?o que achar apropriado para organizar a brincadeira. Ali v? montando o cen?rio, de forma que fique atrativo para as crian?as e que tenha espa?o para estas se movimentarem a vontade. Organize um espa?o com o trocador, as fraldas, hidratante e algod?o; outro com as banheirinhas e toalhinhas e um com as caminhas, para os beb?s dormirem depois de limpinhos. Veja ilustra??o. 

fraldinha  fraldinha

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013 

?

Terceiro Momento: Brincando de cuidar e de trocar as fraldinhas dos beb?s

Materiais: cen?rio organizado pelo professor.

Dura??o: aproximadamente 40 minutos.

Ap?s o espa?o organizado, convide as crian?as para brincarem. ? importante que haja um beb? para cada crian?a. Comece convidando as crian?as para dar banho nos beb?s; a ?gua pode ser imagin?ria, se o tempo estiver frio, e os sabonetes podem ser tampinhas de garrafa. V? passando a tampinha por cada parte do corpo do beb? e nomeando para as crian?as: _Vamos lavar a cabecinha do beb?? E agora os bracinhos?  As perninhas,  as orelhas,  etc. Depois convide-as para colocar a fralda, mas primeiro passar pomadinha (hidratante);  nessa hora tamb?m pode ser usado algod?o. E finalmente ap?s a troca da fralda ? hora de colocar o beb? para dormir. Coloque uma m?sica suave e convide as crian?as a embalar os beb?s at? que adorme?am.

?

fraldinha  fraldinha  fraldinha

Fonte: Fotos, arquivo institucional -NDI- 2013 

?

OBS: Esse cen?rio pode ficar montado na sala durante alguns dias, e a brincadeira pode acontecer novamente, tanto por meio da media??o do professor, como de maneira espont?nea por parte das crian?as; agora que j? reuniram elementos suficientes para desenvolver essa brincadeira.

Recursos Complementares

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15231

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13761

Essas aulas podem complementar a aula proposta.

PROJETO PEDAG?GICO DO M?DULO I - NDI- 2012

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros di?rios, que auxiliar?o o professor, ao final de cada dia,  avaliar se, e o quanto a crian?a  se envolveu na atividade proposta: quais os momentos que mais participou, como relacionou-se com os colegas. A brincadeira ajudou a crian?a a reconhecer e nomear as diversas partes do corpo humano? Essa  brincadeira influenciou, a partir de novos elementos dispon?veis no espa?o escolar, nos processos criativos e imaginativos das crian?as? Contribuiu para a amplia??o da no??o de higiene?  Os registros feitos pelo professor servir?o tamb?m de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para  avaliar tamb?m sua pr?tica pedag?gica.
?