Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de popula??o, do processo de ocupa??o e de organiza??o do lugar em que o aluno vive.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
Fi
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) ? importante discutir com os alunos o processo de ocupa??o e organiza??o do lugar em que vivem e o papel da popula??o na ocupa??o desses paisagens. Sendo assim, ? necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise do lugar em que vivem para que possam, tendo como ponto de partida o seu dia a dia, compreender a sociedade.
Em sala, converse com os alunos sobre a import?ncia de conhecermos os lugares e a popula??o que o ocupa. Professor(a) proponha uma conversa e procure identificar o lugar em que os alunos nasceram. Solicite que registrem no caderno as descobertas e realizem as atividades propostas.
1. Provoque os alunos, por meio das seguintes perguntas:
Os alunos devem responder o nome do munic?pio em que nasceram.
Os alunos devem informar o nome do pa?s em que nasceram.
Aproveite as respostas dos alunos para explicar que, a naturalidade refere-se ao munic?pio e a nacionalidade ao pa?s de origem da pessoa, e em seguida, desenvolva as atividades a seguir:
?
2. A partir das respostas obtidas, elabore um quadro, na lousa, para anotar a origem dos alunos, conforme modelo a seguir (Figura1).
Figura 1: Modelo de quadro origem dos alunos
ALUNO(A) |
MUNIC?PIO |
ESTADO |
PA?S |
? | ? | ? |
? ? |
Fonte: autora, 2013
?
3. Solicite aos alunos que organizem os dados e procurem identificar:
?
4. Agora, oriente-os para que organizem outro quadro com os dados obtidos, segue modelo (Figura 2):
Figura 2: Modelo tabela munic?pio de origem dos alunos
MUNIC?PIOS DE ORIGEM |
N?MERO DE ALUNOS |
MUNIC?PIO EM QUE VIVEMOS ? OUTROS MUNIC?PIOS |
? |
Fonte: autora, 2013
?
Coment?rio: Professor(a), a Cartografia Tem?tica, que ? uma ?rea da Geografia, evidencia uma diferen?a entre quadro e tabelas. Os quadros apresentam dados qualitativos e as tabelas dados quantitativos, esteticamente s?o abertas dos lados, segundo normas da Associa??o Brasileira de Normas T?cnicas (ABNT) diferentemente dos quadros.
5. Depois, oriente os alunos na elabora??o de um gr?fico de coluna simples tendo como refer?ncia as duas categorias: munic?pio em que vivem e outros munic?pios. Segue exemplo (Figura 3 - 4):
Figura 3: Exemplo de tabela dos munic?pios de origem dos alunos
MUNIC?PIOS DE ORIGEM |
N?MERO DE ALUNOS |
MUNIC?PIO EM QUE VIVEMOS OUTROS MUNIC?PIOS |
18 07 |
fonte: autora, 2013
Coment?rio: Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com a Matem?tica, colaborando na orienta??o dos alunos em atividades como: tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
?
6. Agora, questione os alunos:
O que os dados do gr?fico mostram? Escreva com suas palavras.
Coment?rio: Professor(a) solicite aos alunos que nasceram em outro estado que realizem uma pesquisa com seus familiares para descobrir por qual motivo mudaram para outro lugar. Na aula seguinte, possibilite aos alunos que apresentem o que descobriram.
?
SEGUNDO MOMENTO
Proponha aos alunos as atividades que seguem:
1. Volte no quadro de origem dos alunos e organize um novo quadro com as contendo as seguintes informa??es: estado em que vivemos e outros estados (figura 5).
Figura 5: Modelo tabela estado de origem dos alunos
ESTADOS DE ORIGEM |
N?MERO DE ALUNOS |
ESTADO EM QUE VIVEMOS ? OUTROS ESTADOS |
? |
Fonte: autora, 2013
?
2. Depois, elabore um gr?fico de colunas simples, conforme o modelo a seguir (figura 6), tendo como refer?ncia as duas categorias: estado em que vivem e outros estados.
Figura 6: modelo de gr?fico de colunas simples.
Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Dispon?vel em: maio de 2013
?
3. Agora responda:
?
4. Utilizando o Atlas Geogr?fico (figura 7), realize as atividades ? seguir:
Figura 7: Atlas Geogr?fico
Imagem: Mapa Pol?tico do Brasil
Dispon?vel em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg
Acesso em: maio de 2013
?
5. Escreva, em ordem alfab?tica, o nome dos estados em que os alunos nasceram.
?
6. Em rela??o ao estado em que vivem escreva o nome dos estados que se localizam ao:
Norte______________ Nordeste ___________________
Sul________________ Noroeste____________________
Leste ______________ Sudeste______________________
Oeste_______________ Sudoeste_____________________
?
TERCEIRO MOMENTO
Professor, em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica - IBGE (Dispon?vel no endere?o web http://censo2010.ibge.gov.br/ ) realizou o XII Censo Demogr?fico para conhecer a popula??o brasileira. O resultado mostrou que o Brasil possui, aproximadamente, 190.732.694 habitantes. Aproveitando esta metodologia instigue os alunos a conhecerem a popula??o de alunos da escola no turno em que estudam.
?
1. Para tanto, oriente-os para que realizem as seguintes etapas:
Figura 8: Modelo de quadro origem dos alunos por sala de aula pesquisada
ALUNO(A) |
MUNIC?PIO |
ESTADO |
PA?S |
? | ? | ? |
? ? ? ? |
Fonte: autora, 2013
?
2. Organize um quadro (figura 9) com os dados dos munic?pios em que os alunos nasceram por sala pesquisada:
Figura 9: Modelo tabela munic?pio de origem dos alunos
MUNIC?PIOS DE ORIGEM |
N?MERO DE ALUNOS |
MUNICIPIO EM QUE VIVEMOS ? ? ? OUTROS MUNICIPIOS |
? |
Fonte: autora, 2013
?
3. Organize um quadro (figura 10) com os dados dos estados em que os alunos nasceram por sala pesquisada:
Figura 10: Modelo tabela estado de origem dos alunos
ESTADOS DE ORIGEM |
N?MERO DE ALUNOS |
ESTADO EM QUE VIVEMOS ? OUTROS ESTADOS |
? |
Fonte: autora, 2013
?
4. Elabore dois gr?ficos de coluna simples tendo como refer?ncia os dados das tabelas: munic?pio de origem dos alunos e estado de origem dos alunos.
5. Tendo como refer?ncia os dados pesquisados, responda no caderno as seguintes quest?es:
?
Professor(a) leve para a sala de aula um mapa Pol?tico do Brasil e coletivamente identifique os estados citados na pesquisa e, se poss?vel, os mapas dos estados identificados na pesquisa para que se localize os munic?pios citados.
Coment?rio: Como o trabalho foi realizado tendo como metodologia a pesquisa, sugere-se que todos os dados dos gr?ficos sejam organizados em cartazes e que os mesmos fiquem em exposi??o na escola com o objetivo de divulgar o trabalho investigativo dos alunos para toda a comunidade escolar. Seria interessante tamb?m deixar um mapa Politico do Brasil junto aos dados para que os alunos ao observarem e analisarem os dados localizando os estados identificados na pesquisa.
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
IBGE TEEN
Dispon?vel em: http://teen.ibge.gov.br/censo/censo-2010
Acesso em: junho de 2013
?
Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas
Dispon?vel em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm
Acesso em: maio de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: