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A popula??o do lugar em que vivo

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Conhecer a popula??o do lugar em que vive;
  • Observar, coletar e organizar informa??es referentes ? popula??o do lugar em que vive;
  • Exercitar o processo de organiza??o da popula??o do lugar em que vive.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de popula??o, do processo de ocupa??o e de organiza??o do lugar em que o aluno vive.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.

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ATIVIDADE Fi

PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) ? importante discutir com os alunos o processo de ocupa??o e organiza??o do lugar em que vivem e o papel da popula??o na ocupa??o desses paisagens. Sendo assim, ? necess?rio possibilitar aos alunos momentos de an?lise  do lugar em que vivem para que possam, tendo como ponto de partida o seu dia a dia, compreender a sociedade.

Em sala, converse com os alunos sobre a import?ncia de conhecermos os lugares e a popula??o que o ocupa. Professor(a) proponha uma conversa e procure identificar o lugar em que os alunos nasceram. Solicite que registrem no caderno as descobertas e realizem as atividades propostas.

1. Provoque os alunos, por meio das seguintes perguntas:

  • Voc? ? natural de onde?

Os alunos devem responder o nome do munic?pio em que nasceram.

  • Qual a sua nacionalidade?

Os alunos devem informar o nome do pa?s em que nasceram.

Aproveite as respostas dos alunos para explicar que, a naturalidade refere-se ao munic?pio e a nacionalidade ao pa?s de origem da pessoa, e em seguida, desenvolva as atividades a seguir:

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2. A partir das respostas obtidas, elabore um quadro, na lousa, para anotar a origem dos alunos, conforme modelo a seguir (Figura1).

Figura 1: Modelo de quadro origem dos alunos

ALUNO(A)

MUNIC?PIO

ESTADO

PA?S

? ? ?

?

?

Fonte: autora, 2013

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3. Solicite aos alunos que organizem os dados e procurem identificar:

  • Quantos alunos nasceram no munic?pio em que vivem?
  • Quantos alunos vieram de outros munic?pios?

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4. Agora, oriente-os para que organizem outro quadro com os dados obtidos, segue modelo (Figura 2):

Figura 2: Modelo tabela munic?pio de origem dos alunos 

MUNIC?PIOS DE ORIGEM

N?MERO DE ALUNOS

MUNIC?PIO EM QUE VIVEMOS

?

OUTROS MUNIC?PIOS

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Fonte: autora, 2013

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Coment?rio: Professor(a),  a Cartografia Tem?tica, que ? uma ?rea da Geografia, evidencia uma diferen?a entre quadro e tabelas. Os quadros apresentam dados qualitativos e as tabelas dados quantitativos, esteticamente s?o abertas dos lados, segundo normas da Associa??o Brasileira de Normas T?cnicas (ABNT) diferentemente dos quadros.

         

5. Depois, oriente os alunos na elabora??o de um gr?fico de coluna simples tendo como refer?ncia as duas categorias: munic?pio em que vivem e outros munic?pios. Segue exemplo (Figura 3 - 4):

Figura 3: Exemplo de tabela dos munic?pios de origem dos alunos

MUNIC?PIOS DE ORIGEM

N?MERO DE ALUNOS

MUNIC?PIO EM QUE VIVEMOS

OUTROS MUNIC?PIOS

18

07

fonte: autora, 2013

Figura 4: Exemplo de gr?fico munic?pio de origem dos alunos
GRAFICO MEU
Fonte: autora, 2013.
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Coment?rio: Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com a Matem?tica, colaborando na orienta??o dos alunos em atividades como: tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

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6. Agora, questione os alunos:

O que os dados do gr?fico mostram? Escreva com suas palavras.

Coment?rio: Professor(a) solicite aos alunos que nasceram em outro estado que realizem uma pesquisa com seus familiares para descobrir por qual motivo mudaram para outro lugar. Na aula seguinte, possibilite aos alunos que apresentem o que descobriram.

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SEGUNDO MOMENTO

Proponha aos alunos as atividades que seguem:

1. Volte no quadro de origem dos alunos e organize um novo quadro com as contendo as seguintes informa??es: estado em que vivemos e outros estados (figura 5).

Figura 5: Modelo tabela estado de origem dos alunos

ESTADOS DE ORIGEM

N?MERO DE ALUNOS

ESTADO EM QUE VIVEMOS

?

OUTROS ESTADOS

?

Fonte: autora, 2013

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  2. Depois, elabore um gr?fico de colunas simples, conforme o modelo a seguir (figura 6), tendo como refer?ncia as duas categorias: estado em que vivem e outros estados.

Figura 6: modelo de gr?fico de colunas simples.

Imagem: Exemplo de gr?fico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Dispon?vel em: maio de 2013 

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3. Agora responda:

  • Quantos alunos nasceram no estado em que voc?s vivem?
  • Quantos alunos nasceram em outros estados?
  • Por qual motivo voc? ou outro colega mudaram de estado.

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4. Utilizando o Atlas Geogr?fico (figura 7), realize as atividades ? seguir:

  • Localize o mapa Pol?tico do Brasil;
  • No mapa Politico do Brasil localize o estado em que vivem;
  • No mapa Pol?tico do Brasil localize outros estados em que os alunos nasceram. 

Figura 7: Atlas Geogr?fico

 mapa brasil

Imagem: Mapa Pol?tico do Brasil

Dispon?vel em: http://www.guiageo.com/pictures/brasil-politico.jpg

Acesso em: maio de 2013

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5. Escreva, em ordem alfab?tica, o nome dos estados em que os alunos nasceram.

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6. Em rela??o ao estado em que vivem escreva o nome dos estados que se localizam ao:

Norte______________                               Nordeste ___________________

Sul________________                               Noroeste____________________

Leste ______________                              Sudeste______________________

Oeste_______________                            Sudoeste_____________________

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TERCEIRO MOMENTO

Professor, em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica - IBGE (Dispon?vel no endere?o web http://censo2010.ibge.gov.br/ ) realizou o XII Censo Demogr?fico para conhecer a popula??o brasileira. O resultado mostrou que o Brasil possui, aproximadamente, 190.732.694 habitantes. Aproveitando esta metodologia instigue os alunos a conhecerem a popula??o de alunos da escola no turno em que estudam.

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1. Para tanto, oriente-os para que realizem as seguintes etapas:

  • Fa?a um levantamento do n?mero de turmas existentes na escola no turno que estudam;
  • Organize a sala em grupos para que cada um visite uma das salas de aula;
  • No dia combinado com todos os profissionais da escola cada grupo dever? visitar uma sala de aula da escola;
  • Em sala dever?o explicar o motivo da visita e perguntar para os alunos onde eles nasceram (munic?pio e estado).
  • Em sala de aula organizem um quadro (figura 8) com os dados de cada sala pesquisada.

Figura 8: Modelo de quadro origem dos alunos por sala de aula pesquisada

ALUNO(A)

MUNIC?PIO

ESTADO

PA?S

? ? ?

?

?

?

?

Fonte: autora, 2013

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2. Organize um quadro (figura 9) com os dados dos munic?pios em que os alunos nasceram por sala pesquisada:

Figura 9: Modelo tabela munic?pio de origem dos alunos

MUNIC?PIOS DE ORIGEM

N?MERO DE ALUNOS

MUNICIPIO EM QUE VIVEMOS

?

?

?

OUTROS MUNICIPIOS

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Fonte: autora, 2013

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3. Organize um quadro (figura 10)  com os dados dos estados em que os alunos nasceram por sala pesquisada:

Figura 10: Modelo tabela estado de origem dos alunos

ESTADOS DE ORIGEM

N?MERO DE ALUNOS

ESTADO EM QUE VIVEMOS

?

OUTROS ESTADOS

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  Fonte: autora, 2013

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4. Elabore dois gr?ficos de coluna simples tendo como refer?ncia os dados das tabelas: munic?pio de origem dos alunos e estado de origem dos alunos.

5. Tendo como refer?ncia os dados pesquisados, responda no caderno as seguintes quest?es:

  • Qual a  naturalidade da maioria dos alunos da escola?
  • Este munic?pio localiza-se em que estado do Brasil?
  • Que outros estados brasileiros foram identificados na pesquisa? Fa?a uma lista em ordem alfab?tica.

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Professor(a) leve para a sala de aula um mapa Pol?tico do Brasil e coletivamente identifique os estados citados na pesquisa e, se poss?vel, os mapas dos estados identificados na pesquisa para que se localize os munic?pios citados.

Coment?rio: Como o trabalho foi realizado tendo como metodologia a pesquisa, sugere-se que todos os dados dos gr?ficos sejam organizados em cartazes e que os mesmos fiquem em exposi??o na escola com o objetivo de divulgar o trabalho investigativo dos alunos para toda a comunidade escolar. Seria interessante tamb?m deixar um mapa Politico do Brasil junto aos dados para que os alunos ao observarem e analisarem os dados localizando os estados identificados na pesquisa.

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

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IBGE TEEN

Dispon?vel em: http://teen.ibge.gov.br/censo/censo-2010

Acesso em: junho de 2013

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Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas

Dispon?vel em: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a import?ncia de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  5. A habilidade de realizar trabalho em grupo;
  6. A capacidade de levantar, organizar e analisar dados com o objetivo de conhecer a realidade do lugar em que vive.