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Vermelho, Amarelo e Verde: pode passar para o tr?nsito respeitar

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula o aluno poder?:

  • Compreender o que ? o tr?nsito;
  • Perceber que as pessoas e os autom?veis fazem parte da organiza??o do tr?nsito;
  • Entender que existe uma legisla??o que regulamenta o tr?nsito;
  • Exercitar o respeito ?s regras do tr?nsito do lugar em que vive.

Duração das atividades

03 horas aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Dom?nio dos conceitos de paisagem urbana e sociedade.  

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.

Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.

Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.

Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I. 

ATIVIDADE

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PRIMEIRO MOMENTO

Professor(a) ? importante possibilitar aos alunos momentos de an?lise da realidade em que vive. Para tanto, o uso das hist?rias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedag?gica no processo de forma??o dos alunos que est?o em processo de alfabetiza??o.

O computador ? uma importante ferramenta na constru??o do conhecimento. Aproveite este recurso para incentivar os alunos a buscarem informa??es e as transform?-las em conhecimento.

1. No laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem a hist?ria em quadrinhos Educa??o no tr?nsito n?o tem idade da turma da M?nica. O endere?o da web ? http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm.   Caso a escola n?o possua o laborat?rio de inform?tica a hist?ria em quadrinhos poder? ser impressa e distribu?da para os alunos.

  hq transito

Imagem: Ilustra??o HQ Educa??o do tr?nsito n?o tem idade - Turma da M?nica

Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm

Acesso em: junho de 2013

2. Solicite aos alunos que leiam a hist?ria em quadrinhos.

3. Durante a leitura anotem, no caderno, as palavras desconhecidas.

4. Depois que concluir a leitura da hist?ria em quadrinhos, solicite a eles que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugest?o, ver defini??o em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informa??es de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Pe?a para que leiam as defini??es encontradas e, juntos, elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as d?vidas espont?neas que possam surgir e, a partir dessas d?vidas, procure estabelecer objetivos para as pr?ximas aulas.

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SEGUNDO MOMENTO

1. Converse com os alunos sobre:

  • Qual o t?tulo da hist?ria em quadrinhos?
  • Quem s?o os personagens principais?
  • Qual o assunto tratado na hist?ria em quadrinhos?
  • O que deve ser feito antes de atravessar a rua?
  • Qual o lugar mais seguro para o pedestre atravessar a rua?
  • Que equipamento de seguran?a os passageiros devem usar no interior dos ve?culos?
  • O motorista pode trafegar na velocidade que quiser com o seu ve?culo?
  • Voc?s conhecem o sem?foro? Qual a sua fun??o no tr?nsito?

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2. Converse com os alunos sobre as quest?es que s?o tratadas na hist?ria em quadrinhos e a rela??o com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da hist?ria em quadrinhos, em especial, as quest?es que envolvam a melhoria do tr?nsito do lugar em que vivem. 

3. Solicite que elaborem, no caderno, um quadro apresentando o que est? correto e o que pode melhorar no tr?nsito da hist?ria em quadrinhos:

Imagem: Modelo de quadro

O QUE EST? CORRETO  O QUE PODE MELHORAR
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4. Converse sobre o que poderia ser feito para melhorar os problemas do tr?nsito apresentados na hist?ria em quadrinhos.  

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TERCEIRO MOMENTO

Professor(a), incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem, a identificarem os poss?veis problemas e a buscarem solu??es. Para tanto, sugere-se as atividades a seguir, subdivididas em tr?s etapas:

ETAPA 1

  1. Solicite que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre os principais problemas existentes no tr?nsito do lugar em que vivem e sugest?es de solu??es dos problemas apresentados;
  2. No dia combinado, os alunos apresentar?o os resultados da pesquisa;
  3. Anote na lousa os poss?veis problemas apresentados pelos alunos e as sugest?es para a sua solu??o.
  4. Converse com os alunos sobre as suas percep??es sobre o tr?nsito e o que poderiam fazer para contribuir para a melhoria do tr?nsito do lugar em que moram. Tamb?m anote na lousa suas falas;

ETAPA 2

  1. Coletivamente, elaborem um relat?rio com os problemas apresentados para ser encaminhado para o respons?vel pelo tr?nsito;
  2. Individualmente, pe?a aos alunos que elaborem informativos para a comunidade escolar com informa??es sobre os problemas diagnosticados, por eles, e as solu??es para os mesmos;

ETAPA 3

  1. Convide um profissional respons?vel pelo tr?nsito do lugar (pode ser um policial militar ou um agente de tr?nsito) para receber uma c?pia do relat?rio com os problemas apresentados. Solicite uma palestra que trate dos problemas apontados pela comunidade escolar na pesquisa realizada pelos alunos;
  2. No dia combinado, no momento ap?s a palestra, os informativos poder?o ser entregues pelos alunos a comunidade presente.

Coment?rio: Professor(a) o informativo elaborado pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos.

Ent?o, m?os a obra!

Recursos Complementares

Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):

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Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.

Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto

Acesso em: maio de 2013

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Guia do programa crian?a segura pedestre

Dispon?vel em: http://www.criancasegurapedestre.org.br/legislacao/1/1/pedestre-normas.html

Acesso em: junho de 2013

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C?digo de tr?nsito brasileiro

Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm

Acesso em: maio de 2013

Avaliação

Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realiza??o das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avalia??o formal;
  4. A habilidade  de reconhecer a import?ncia de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  5. A capacidade de levantar, organizar e analisar dados com o objetivo de conhecer a realidade do lugar em que vive;
  6. A habilidade de realizar trabalho em grupo e de propor mudan?as para a melhoria do lugar em que vive.