Angela Cristina dos Santos, Antomar Ara?jo Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Com esta aula o aluno poder?:
Dom?nio dos conceitos de paisagem urbana e sociedade.
Professor(a) para que o processo de aprendizagem torne-se significativo e cumpra os objetivos propostos pelo Pacto de Alfabetiza??o na Idade Certa as diferentes ?reas do conhecimento devem fazer-se presente, conforme um dos objetivos do projeto que ? o da valoriza??o dos ?conhecimentos oriundos das diferentes ?reas que podem e devem ser apropriados pelas crian?as, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade?.
Seguindo tal perspectiva a Geografia faz-se presente neste processo, o contexto que envolve o processo de alfabetiza??o nos anos iniciais do Ensino Fundamental n?o pode ser analisado de maneira neutra e apol?tica, ? de extrema import?ncia compreender o papel e a contribui??o das disciplinas que comp?em o curr?culo nesse n?vel de ensino. O car?ter complexo da Geografia Escolar deve desencadear novos olhares na pr?tica docente, as diversas transforma??es de ordem cultural, pol?tica e econ?mica pelas quais a sociedade passa requer o desenvolvimento de uma leitura acurada do mundo.
Nunca ? demasiado repetir que uma alfabetiza??o com qualidade ? essencial para que o aluno se insira na sociedade, o sucesso ou o fracasso dessa inser??o depende, em grande parte, do processo de alfabetiza??o. A Geografia Escolar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem uma contribui??o a oferecer: a de alfabetizar geograficamente, desenvolvendo nos alunos a capacidade de observar, ler, compreender o meio, uma vez que o educando deve conquistar a cidadania plena e atuar na sociedade.
Sugere, abaixo, procedimentos para o desenvolvimento da aula com alunos do Ensino Fundamental I.
?
PRIMEIRO MOMENTO
Professor(a) ? importante possibilitar aos alunos momentos de an?lise da realidade em que vive. Para tanto, o uso das hist?rias em quadrinhos torna-se uma possibilidade pedag?gica no processo de forma??o dos alunos que est?o em processo de alfabetiza??o.
O computador ? uma importante ferramenta na constru??o do conhecimento. Aproveite este recurso para incentivar os alunos a buscarem informa??es e as transform?-las em conhecimento.
1. No laborat?rio de inform?tica, com as m?quinas conectadas ? internet, convide os alunos a acessarem a hist?ria em quadrinhos Educa??o no tr?nsito n?o tem idade da turma da M?nica. O endere?o da web ? http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm. Caso a escola n?o possua o laborat?rio de inform?tica a hist?ria em quadrinhos poder? ser impressa e distribu?da para os alunos.
Imagem: Ilustra??o HQ Educa??o do tr?nsito n?o tem idade - Turma da M?nica
Dispon?vel em: http://www.monica.com.br/institut/edu-tran/pag1.htm
Acesso em: junho de 2013
2. Solicite aos alunos que leiam a hist?ria em quadrinhos.
3. Durante a leitura anotem, no caderno, as palavras desconhecidas.
4. Depois que concluir a leitura da hist?ria em quadrinhos, solicite a eles que acessem a internet para encontrar o significado das palavras desconhecidas; como sugest?o, ver defini??o em: http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx. Procure sistematizar as informa??es de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Pe?a para que leiam as defini??es encontradas e, juntos, elaborem o significado das palavras desconhecidas. Anote as d?vidas espont?neas que possam surgir e, a partir dessas d?vidas, procure estabelecer objetivos para as pr?ximas aulas.
?
SEGUNDO MOMENTO
1. Converse com os alunos sobre:
?
2. Converse com os alunos sobre as quest?es que s?o tratadas na hist?ria em quadrinhos e a rela??o com o dia a dia. Organize o ambiente para que apresentem o que compreenderam da hist?ria em quadrinhos, em especial, as quest?es que envolvam a melhoria do tr?nsito do lugar em que vivem.
3. Solicite que elaborem, no caderno, um quadro apresentando o que est? correto e o que pode melhorar no tr?nsito da hist?ria em quadrinhos:
Imagem: Modelo de quadro
O QUE EST? CORRETO | O QUE PODE MELHORAR |
? |
? ? |
?
4. Converse sobre o que poderia ser feito para melhorar os problemas do tr?nsito apresentados na hist?ria em quadrinhos.
?
TERCEIRO MOMENTO
Professor(a), incentive os alunos a conhecerem o lugar em que vivem, a identificarem os poss?veis problemas e a buscarem solu??es. Para tanto, sugere-se as atividades a seguir, subdivididas em tr?s etapas:
ETAPA 1
ETAPA 2
ETAPA 3
Coment?rio: Professor(a) o informativo elaborado pelos alunos tem como objetivo materializar e divulgar os conhecimentos adquiridos.
Ent?o, m?os a obra!
Sugest?o de leitura e pesquisa para o professor(a):
?
Entendendo o Pacto Pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
Dispon?vel em: http://pacto.mec.gov.br/component/content/article/2-uncategorised/53-entendento-o-pacto
Acesso em: maio de 2013
?
Guia do programa crian?a segura pedestre
Dispon?vel em: http://www.criancasegurapedestre.org.br/legislacao/1/1/pedestre-normas.html
Acesso em: junho de 2013
?
C?digo de tr?nsito brasileiro
Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9503compilado.htm
Acesso em: maio de 2013
Al?m da participa??o nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios: