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Educa??o F?sica Virtual: o movimento dos jogos on line

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educa??o F?sica Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino M?dio Educa??o F?sica Esporte: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Vivenciar jogos e esportes ?Reais? e ?Virtuais?.
  • Explorar os movimentos virtuais dos jogos on line.
  • Comparar as diferen?as e semelhan?as existentes entre os jogos ?Reais?e ?Virtuais?.
  • Compartilhar conhecimentos e recursos sobre jogos on line com seus colegas e alunos de outras escolas.

Duração das atividades

11 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos de navega??o em sites da internet.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:  Jogos e Esportes on line: Educa??o F?sica "Virtual"

1. O professor iniciar? a aula de forma provocativa e surpreender? os alunos com um convite para uma aula diferente: uma viv?ncia da Educa??o F?sica "Virtual".

Ser? esclarecido que em vez de irem para uma quadra como sempre ? feito, a aula ser? virtual! Todos os movimentos ser?o realizados utilizando computadores e internet!

Ap?s o esclarecimento acima, o professor encaminhar? os alunos para o Laborat?rio de Inform?tica (Netebook ? Projeto Um Computador por Aluno/UCA) e solicitar? que eles acessem alguns sites espec?ficos de jogos e esportes on line.

O professor informar? a din?mica do jogo:

1? Momento: os alunos dever?o se organizar em duplas e desafiar seu colega para os jogos abaixo. O tempo de dura??o de cada viv?ncia ser? no m?ximo 15 minutos, cada dupla jogar? apenas uma vez. 

2? Momento: Os alunos ir?o repetir o jogo desafiando outra dupla.

Clique nas imagens para acessar o jogo

jogo basquete on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Basketball-Slam/. Acesso em 11 de julho de 2013.

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futebol on line

Fonte: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Roby-Baggio-Magical-Kicks/. Acesso em 11 de julho de 2013.

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2. Ap?s a viv?ncia dos jogos o professor abrir? uma roda de conversa para uma discuss?o sobre os seguintes pontos:

  • O que os alunos acharam dos n?veis de dificuldades dos jogos: f?cil, dif?cil, moderado? Por qu??
  • Qual o n?vel de conhecimento e viv?ncia dos alunos em rela??o aos jogos?
  • Quem conhece jogos mais desafiantes?

3. Diante das respostas das quest?es acima, o professor identificar?, junto com a turma, os conhecimentos que podem ser aprofundados.

Assim, ter? o motivo necess?rio para convidar a turma para uma pesquisa sobre: os jogos mais desafiantes.

O professor comunicar? que essa pesquisa ter? in?cio na pr?xima aula.

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Aulas 2 e 3: Pesquisando novos jogos: entre o "Real" e o "Virtual"...

1. O professor organizar? a turma em grupos (m?ximo de 05 alunos por grupo) e solicitar? como tarefa de casa, uma pesquisa sobre jogos e esportes on line: esportes ou jogos.

  • Exemplo de Esportes: voleibol, basquete, futebol etc.
  • Exemplo de Jogos: boliche, queimada, bandeirinha estourada etc.

O professor afirmar? que, para esse estudo, somente ser?o aceitos esportes e jogos que respeitem os seguintes crit?rios:

a) Jogos e esportes que n?o estejam postados em sites que tamb?m apresentem imagens com conte?dos impr?prios (ex.: imagens er?ticas).

b) N?o ser?o aceitos jogos e esportes que fa?am apologia ? viol?ncia.

c) Cada grupo selecionar? apenas dois jogos ou esportes.

Nessa atividade, os alunos dever?o registrar o nome, tempo dura??o e link onde dos jogos e esportes on line foram encontrados. A crit?rio do professor, eles poder?o ainda trazer c?pia em pen drive ou CD.

Ao final da orienta??o, o professor informar? que os alunos ter?o at? a pr?xima aula para trazer os jogos e esportes on line.

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Sugest?es de links para pesquisa:

Jogos de queimado: http://www.ojogos.com.br/jogos/queimado/queimado.html?gclid=CJXUvK7cqLgCFSgV7AodVGEAVQ. Acesso em 11 de julho de 2013.

All Star Dodgeball: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/All-Star-Dodgeball/. Acesso em 11 de julho de 2013.

Sports Heads - Volleyballl: http://clickjogos.uol.com.br/jogos/sports-heads-volleyball/. Acesso em 11 de julho de 2013.

Disco Bowling. Boliche: http://clickjogos.uol.com.br/Jogos-online/Esportes/Disco-Bowling/. Acesso em 11 de julho de 2013.

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2. Em seguida, ainda nesta aula, os alunos ser?o convidados a vivenciar no "mundo real" aqueles jogos e esportes que eles praticaram ?virtualmente? na aula anterior.

Ser? feita uma vota??o, no caso do exemplo da Aula 1 acima, entre o Basquete e o Futebol para a pr?tica dos mesmos nessa aula.

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basquetebol real e virtual

Fonte: http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/407/305/img.terra.com.br/i/2012/05/24/2351732-8206-rec.jpg. Acesso em 11 de julho de 2013.

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futebol real e virtual

Fonte: http://pt.fifa.com/mm//Photo/WorldFootball/General/01/60/44/14/1604414_FULL-LND.jpg. Acesso em 11 de julho de 2013.

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Ao final da viv?ncia, os alunos ser?o convidados a conversar sobre as diferen?as e similaridades entre a viv?ncia desta aula e a da primeira (esportes virtuais).

Algumas perguntas poder?o desencadear as falas dos alunos:

a) Qual forma de jogar (real ou virtual) voc? gostou mais de praticar?

b) Quais habilidades s?o necess?rias para o jogo virtual e que n?o aparecem no jogo real? E o contr?rio?

N?o ser? necess?rio esgotar essa discuss?o nesse momento, j? que ela ser? necess?ria posteriormente quando os alunos trouxerem suas pesquisas.

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Aulas 4, 5, 6 e 7: Socializando os jogos on line pesquisados: novas viv?ncias da Educa??o F?sica "Virtual"

1. Nessa aula, o professor direcionar? os alunos novamente ao Laborat?rio de Inform?tica, para que cada grupo apresente o resultado da sua pesquisa. Essa apresenta??o respeitar? alguns condicionantes, a saber: cada grupo ter? apenas 12 minutos para apresentar o jogo, socializar o link e permitir que os colegas vivenciem os jogos e esportes selecionados. Eles vivenciar?o apenas o jogo ou o esporte apresentado pelos grupos (m?ximo 10 minutos de viv?ncia).

? poss?vel que tr?s grupos tenham condi??o de socializar seus links nesta atividade, para que na pr?xima aula, os demais tenham sua oportunidade.

Ap?s a apresenta??o dos grupos e o acesso de todos aos links dos jogos on line socializados, a turma far? uma discuss?o sobre os jogos com base nos crit?rios de pesquisa exigidos pelo professor no item 1 da aula 2.

2. Na aula seguinte, ser? a vez de mais tr?s grupos apresentarem o resultado da sua pesquisa, o que permitir? mais uma discuss?o com base nos crit?rios que direcionou a pesquisa.

3. Na pr?xima aula, o professor convidar? os alunos para selecionarem tr?s jogos ou esportes da Educa??o F?sica "Virtual" das pesquisas dos grupos, para serem praticados na educa??o f?sica "Real". Dois deles ser?o vivenciados nessa aula, e o outro ser? destinado para viv?ncia da aula seguinte.

4. Na aula seguinte, realizar a viv?ncia do ?ltimo jogo on line. Em seguida, numa roda de conversa, o professor deve discutir com os alunos sobre as caracter?sticas do ?ltimo jogo com base nos crit?rios supracitados.

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Aula 8: Constru??o do quadro comparativo entre o jogo ?Real?e ?Virtual?

1. O professor, nessa aula, conduzir? uma discuss?o com os alunos para forma??o de um Quadro Comparativo das caracter?sticas da Educa??o F?sica "Virtual" e a "Real" com base nas viv?ncias e discuss?es feitas at? a presente aula. O quadro ser? constru?do junto com os alunos e os mesmos o registrar?o no caderno de Educa??o F?sica. Ser?o dedicados, pelo menos, 30 minutos para essa discuss?o.

Sugest?o de instrumento para Quadro Comparativo:

Categorias Educa??o F?sica "Virtual" Educa??o F?sica "Real "
Semelhan?as Citar elementos comuns Citar elementos comuns
Diferen?as Citar elementos distintos Citar elementos distintos
? ? ?
Caracter?sticas Espec?ficas ? ?
Esportes Explicar e citar exemplo Explicar e citar exemplo
Jogos Explicar e citar exemplo Explicar e citar exemplo

Fonte: elabora??o do autor, 11 de julho de 2013.

Aten??o!! O objetivo dessa discuss?o ? que os alunos compreendam que a despeito da compara??o feita, na verdade, n?o existem dois tipos de Educa??o F?sica, pois, aquela que estamos chamando didaticamente de "Virtual" ? t?o real quanto a outra, diferenciando apenas na realidade (local e instrumento) distinta da outra dita "Real". Ambas possibilitam construir conhecimentos, desenvolver habilidades e despertam pensamentos e emo??es.

2. Ap?s os alunos preencherem o Quadro Comparativo das caracter?sticas da Educa??o F?sica "Virtual" e a "Real", o professor conduzir? a turma para viv?ncia do terceiro jogo mais votado para a pr?tica da Educa??o F?sica "Real".

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Aula 9: A Educa??o F?sica "Virtual" nas Redes Sociais: compartilhando jogos on line

1. Diante da variedade de jogos pesquisados e vivenciados tanto no mundo "Virtual" como no "Real", os alunos, caso j? n?o sejam, dever?o se cadastrar em uma rede social ? escolha da turma (YouTube e Facebook), para socializarem os v?deos e o Quadro Comparativo com os alunos de outras escolas.

you tube

Fonte da Imagem: http://www.lehigh.edu/google/youtube_icon.png. Acesso em 11 de julho de 2013.

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  face

Fonte da Imagem: http://img.historiadigital.org/2012/04/Historia-Digital-Facebook.jpg. Acesso em 11 de julho de 2013.

Obs.: Para garantir o foco no objetivo das aulas, o professor far? contato pr?vio com determinada escola e solicitar? uma parceria com outro professor para que esse contato ocorra. Os alunos ser?o avisados que as postagens feitas fora do rol de alunos dessa escola, n?o ser?o contempladas neste nosso trabalho.

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2. Nas Redes Sociais os alunos trabalhar?o em grupos para compartilhar jogos on line com colegas de outras escolas e os chamar para desafios. Eles tamb?m dever?o postar o Quadro Comparativo e solicitar que seus colegas adicionados nas redes postem coment?rios.

Veja como ? f?cil trabalhar com essas Redes Sociais. Logo abaixo temos sugest?es de tutoriais:

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Tutorial para You Tube (postar v?deos):

video youtube Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=5-NPi5sAZIs.  Acesso em 11 de julho de 2013. Dura??o: 4 min 45 seg.

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Tutorial para Facebook (comunidades):

comunidade face  Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=jVi0n286Xf0. Acesso em 11 de julho de 2013. Dura??o 10 min 27 seg.

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3. Com o aux?lio do professor, os alunos far?o um convite pr?vio aos alunos da escola parceira sobre a feira de Jogos Virtuais que ainda ir?o organizar. O convite posteriormente ser? formalizado pelo professor.

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Aulas 10 e 11: Organiza??o da Feira dos Jogos Virtuais: apresenta??o dos dados da pesquisa

1. Nessa aula, o professor convidar? os alunos para socializarem seus jogos e conhecimentos em um espa?o p?blico presencial.

Os grupos, portanto, ser?o provocados a organizarem a Feira de Jogos Virtuais, para a qual eles poder?o convidar os colegas de sua institui??o de ensino, assim como, os de outras escolas que eles j? est?o se comunicando via Rede Social.

Sugest?o de organiza??o grupos de trabalho para organiza??o da Feira dos Jogos Virtuais, considerando a exist?ncia de 05 grupos de pesquisa:

Grupo 01 e 02 - Equipe de Comunica??o:

Essa equipe, sob a orienta??o do professor, ser? respons?vel pelos convites aos membros internos (colegas, pais, t?cnicos e professores) e externos (colegas de outras escolas que fizeram contatos pelas redes sociais). Al?m de enviar os convites pelo formato mais comum (bilhetes, cartazes e emails) tamb?m postar?o nas Redes Sociais dos seus colegas o convite para o evento.

Grupos 03 e 04 - Equipe de Estrutura do Evento:

Sob a orienta??o do professor, essa equipe ser? respons?vel pela log?stica da Feira. Reservar os locais e materiais necess?rios para realiza??o do evento, inclusive os games e conex?o ? internet.

Grupo 5 - Equipe de Cultura e M?dias:

Equipe respons?vel por garantir as apresenta??es culturais, no dia do evento, ligadas ao tema Jogos Virtuais. Assim como os conte?dos dos games que estar?o ? exposi??o do p?blico tanto nos computadores conectados ? rede como nos consoles.

2. Os grupos dever?o utilizar o espa?o dessa aula e da aula seguinte para concluir os preparativos. Obviamente ser?o necess?rios outros momentos e hor?rios encontros entre os grupos e com o professor.

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Aula 12: Educa??o F?sica "Virtual" e "Real" num dia s?: a Feira de Jogos Virtuais

1. Nesse dia, al?m dos alunos socializarem seus jogos on line e seus conhecimentos com seus colegas de outros anos de ensino, ter?o oportunidade de terem contato, para al?m das redes sociais, com os alunos de outras escolas, que foram adicionados na sua Rede Social para fins de compartilharem jogos on line.

2. Al?m disso, estar?o dispon?veis para viv?ncia os jogos virtuais que n?o dependem de internet.

Veja a lista completa de jogos necess?rios para a realiza??o das viv?ncias na Feira.

Jogos de PC (m?dias para computadores).

Jogos On line (usando UCA caso dispon?vel).

Jogos de Console (tamb?m conhecidos como v?deo games. Ex: Play Station; Xbox, Nintendo etc.).

3. Ap?s a realiza??o da Feira, o professor solicitar? mais um contato dos alunos com seus colegas de outras escolas, via rede social, para que os mesmos avaliem o evento em um instrumento que tamb?m ser? postado.

Sugest?o de Instrumento de avalia??o da Feira de Jogos Virtuais:

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Quem Bom...

Escreva sobre o que voc? mais gostou na Feira.

Que Pena...

Escreva sobre o que voc? menos gostou na Feira.

Que tal...

D? suas sugest?es para o pr?ximo evento.
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Recursos Complementares

Sugest?es de outros sites para acesso a jogos on line:

http://www.ojogos.com.br/. Acesso em 11 de julho de 2013.

http://jogolandia.uol.com.br/. Acesso em 11 de julho de 2013.

http://www.terra.com.br/webgames/. Acesso em 11 de julho de 2013.

Avaliação

1. Os alunos dever?o durante todo processo ter possibilidades de refletir sobre os movimentos virtuais dos jogos on line, assim como as diferen?as e semelhan?as dos jogos "Reais" e "Virtuais".

2. Ao final do processo, o professor pode permitir que os alunos expressem de forma escrita suas percep??es diante das seguintes quest?es:

a) Quais das caracter?sticas dos jogos virtuais que mais chamou a minha aten??o? Por qu??

b) Quais diferen?as entre os jogos "Virtuais" e "Reais" que percebo ap?s os estudos que fiz sobre o tema?