Portal do Professor

Início do Conteúdo

Meu dicion?rio particular: o universo da descoberta das palavras

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?      Desenvolver a autonomia de leitor;

?      Descobrir novas palavras;

?      Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;

?      Desenvolver a autoria no processo de escrita espont?nea;

?      Ampliar o vocabul?rio;

?      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?      Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

Dicion?rio: vamos encontrar o que voc? quer?

Professor, o trabalho com dicion?rio em sala de aula ? cada vez mais necess?rio pela riqueza de significados que comportam as in?meras palavras de nossa l?ngua. Por isso, o seu trabalho em sala de aula necessita ter como base o favorecimento do contexto social e cultural da crian?a. Por isso, propomos esta aula, visando instigar possibilidades m?ltiplas de trabalho efetivo com o dicion?rio, considerando o professor como fundamental nesta empreitada. Vamos l?!

Conhecer um dicion?rio!

Voc? sabia? ?O dicion?rio ? um tipo de obra de consulta que, se n?o for introduzido no mundo da crian?a de forma l?dica, din?mica, tende a ser rejeitado. Por isso, no PNLD Dicion??rios, os livros s?o selecionados tomando-se em conta a representatividade e a ade?qua??o do vocabul?rio selecionado [...] Desse modo, este recurso did??tico tamb?m constitui material rico que circula no espa?o escolar.? (BRASIL, 2012, p. 41.).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Professor, sugerimos que inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Dialogue com os alunos e descubra o que j? sabem sobre o dicion?rio. ? importante instigar a participa??o de todos. Utilize uma cartolina para anotar as falas dos alunos. Instigue-os a pensar na ordem em que as palavras aparecem no dicion?rio e o motivo para esta organiza??o. Se achar interessante, poder? levar para a sala de aula listas de telefone, agendas de endere?o e telefone, bem como outras op??es de materiais que demonstram a ordem alfab?tica. Fa?a um momento de observa??o destes materiais e favore?a a reflex?o sobre a sua utilidade em nosso dia a dia. Afixe o cartaz com as ideias iniciais dos alunos sobre dicion?rio, no mural da sala de aula.

?

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o s?tio sugerido a seguir. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de inform?tica.

TV ESCOLA -Fique Sabendo - 7?  Semana de Poesia ? Dicion?rio

Aula1_jul1

Fonte: ?V?deo - TV Escola: Fique Sabendo?.<http://www.youtube.com/watch?v=d6BRSuyNFJA>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

A partir do v?deo os alunos poder?o conhecer o que ? um dicion?rio, sua fun??o, origem, dentre outras informa??es. ? importante que ap?s assistirem ao v?deo, os alunos possam expressar suas opini?es, o que descobriram e outros pontos que julgarem relevantes.

?

Agora, leia para a turma o livro ?De letra em letra? de Bartolomeu Campos de Queir?s. A partir do livro os alunos ter?o oportunidade de conhecerem mais sobre as letras do alfabeto, sua ordem e descobrirem novas palavras. Para isso, prepare o ambiente, se poss?vel leve os alunos at? a sala de leitura ou organize a sala de aula para que se torne um ambiente prop?cio para esta leitura. Explore a capa do livro, as imagens e as informa??es: nome do livro, editora, ilustra??o. Questione-os sobre o que acham que conta a hist?ria.

?

Sinopse do livro: De Letra em Letra - Bartolomeu Campos de Queir?s

"De letra em letra" ? um texto que nos conduz a conhecer elementos do mundo cuja escrita tem a mesma letra dos mais variados nomes. Assim, cada aluno poder? identificar uma nova palavra que inicie com a letra do seu nome. Embarque na aventura de conhecer o mundo em palavras!

Aula1_jul2_2013.jpg

Fonte: ?S?tio da Livraria Travessa?.

<http://www.travessa.com.br/DE_LETRA_EM_LETRA/artigo/e571315e-2c02-47be-8dc5-55db47f5bda1>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

Ap?s a leitura do livro, fa?a uma roda de conversa e indague os alunos sobre as palavras que descobriram e que iniciam com a mesma letra do nome. Lembre-se de instigar a participa??o de todos. Em seguida, entregue uma folha de papel em branco para cada aluno e solicite que escrevam o nome completo na sua parte superior. Depois, pe?a para que registrem palavras que j? conhecem ou mesmo da hist?ria que iniciam com a letra do nome. Ap?s todos terminarem, solicite que leiam para a turma as palavras que registraram.

?

Agora, proponha uma atividade para organizar os nomes dos alunos em ordem alfab?tica. Voc? poder? colocar os alunos em uma ?nica fila, formando a ordem alfab?tica. Pe?a para que colem as folhas com as palavras registradas no mural, seguindo a ordem alfab?tica do nome dos alunos. Fa?a um momento de observa??o, para que todos os alunos possam observar os nomes dos colegas e tamb?m as palavras que escreveram.

?

Organize a escrita de algumas palavras que s?o conhecidas pelos alunos. Podendo ser:

?

  • Escola;
  • Anel;
  • Tesoura;
  • Boneca;
  • Carro;
  • Moto.

?

Organize os alunos em duplas e solicite que cada dupla organize-as em ordem alfab?tica e em seguida, escrevam o significado de cada um. Esta atividade poder? ser realizada no caderno de L?ngua Portuguesa. O significado dever? ser do pr?prio conhecimento dos alunos sobre cada palavra. Quando todos terminarem, pe?a para que socializem as respostas para os colegas. ? importante observar os diferentes significados dados pelos alunos. Em seguida, os auxilie a procurarem no dicion?rio o significado de cada palavra e descobrirem as diferen?as e as semelhan?as entre o significado que deram e o que est? no dicion?rio.

?

Agora, leve algumas palavras que ainda n?o s?o conhecidas pelos alunos. Podendo ser:

?

  • ?nus;
  • Saldar;
  • Supimpa;
  • Futrica.

?

Mostre as palavras para os alunos e pergunte se algu?m j? conhece alguma delas. Indague os alunos sobre como podem descobrir o significado destas palavras. Incentive-os a buscarem no dicion?rio o significado de cada uma e auxilie-os a contextualizarem o uso das mesmas, construindo frases com cada uma.

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Professor, leve para a sala de aula diferentes tipos de dicion?rios. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Explique que dever?o trabalhar juntos e que a participa??o de todos ? fundamental. Quando todos estiverem organizados, distribua um dicion?rio para cada grupo, de prefer?ncia que sejam diferentes. Lance o desafio para eles, dizendo que voc? ir? sortear cinco palavras e que ter?o que encontrar o significado de cada uma. Para isso, voc? deve sortear uma palavra e aguardar o trabalho dos grupos. O grupo que encontrar a palavra no dicion?rio primeiro ganhar? um ponto. Vencer? o grupo que tiver mais pontos. No entanto, ? fundamental observar a participa??o de todos e a forma como est?o fazendo a busca da palavra no dicion?rio, atentando para as poss?veis dificuldades e facilidades para que possa intervir em um momento posterior.

?

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, os s?tios sugeridos a seguir:

?S?tio ? Dicion?rio online de Portugu?s? . <http://www.dicio.com.br/dicionario/>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

?S?tio ? Meus dicion?rios?. < http://www.meusdicionarios.com.br/>.  Acesso em: 10 de jul. 2013.

Nos s?tios sugeridos acima, os alunos ter?o oportunidade de buscarem o significado de diferentes palavras e encontrarem o seu significado online. Para isso, crie com a turma uma lista de palavras que cada aluno tem curiosidade de saber o significado. Com a lista em m?os, ajude-os a encontrarem as informa??es no s?tio. Cada aluno poder? anotar as suas descobertas em uma folha de papel, ou mesmo no caderno de L?ngua Portuguesa.

Ap?s a pesquisa, solicite que falem o que descobriram sobre cada palavra. Agora, incentive os alunos a aprofundarem no conhecimento delas, escrevendo novamente a palavra e para cada uma, registrarem as informa??es abaixo:

Quantidade de letras:_______________

Quantidade de vogais:______________

Quantidade de consoantes:_________________

Escreva a palavra ao contr?rio:______________________

Quantidade de s?labas:____________________________

Professor, entregue uma folha de papel para cada aluno e solicite que fa?am a mesma atividade acima, s? que agora utilizando o pr?prio nome. Em seguida, afixe as atividades dos alunos no mural da sala de aula, para que todos possam conhecer mais sobre o nome do colega.  

Brincadeira

Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco elementos e entregue duas folhas de papel em branco para cada integrante. Em seguida, explique que voc? ir? sortear uma palavra que pode n?o ser conhecida pelos grupos. Ap?s voc? ler a palavra sorteada, os grupos ter?o um tempo de aproximadamente tr?s minutos para tentarem elaborar um poss?vel significado para a mesma. Quando todos terminarem, voc? far? a leitura da palavra no dicion?rio e vencer? a equipe que tiver o conceito mais pr?ximo do dicion?rio. Ao final do jogo, proponha que cada grupo fique respons?vel por uma ou duas palavras sorteadas, para escrever em uma cartolina o seu significado e fazer um desenho que represente o significado. Depois, pe?a para afixarem no mural da escola, para que toda a comunidade escolar possa ter acesso e conhecer as palavras. N?o se esque?a de organizar o espa?o colocando o t?tulo do trabalho e a identifica??o dos autores.

Ditado

Professor, selecione algumas palavras j? conhecidas e outras pouco conhecidas pelos alunos e proponha que fa?am um ditado. Voc? dita e cada aluno, individualmente, escreve a palavra ditada. Ao final, solicite que os alunos sentem em duplas e fa?am a corre??o de cada palavra utilizando o dicion?rio. Auxilie os alunos a encontrarem as palavras e perceberem mais uma utiliza??o para o dicion?rio: escrita correta das palavras.

Agora, solicite que os alunos acessem no tablet ou no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido a seguir:

Cocoric? - Can??o do Dicion?rio

Aula1_jul3_2013.jpg

Fonte: ?V?deo ? Cocoric? ? Can??o do Dicion?rio?.

<http://www.youtube.com/watch?v=7mga7kfhlAs>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Com o v?deo, os alunos poder?o descobrir, dentre outras coisas:

  • Utiliza??o do dicion?rio;
  • Diferentes palavras;
  • O significado de algumas palavras;
  • Como surgiram algumas palavras.

Ap?s o v?deo, explore cada uma das possibilidades de descobertas acima e lance um desafio para a turma. Organizados em duplas, eles dever?o escolher uma palavra para fazer uma investiga??o junto ?s outras turmas, dire??o e outros funcion?rios da escola, sobre o significado da mesma. Sendo assim, os alunos ser?o como rep?rteres, fazendo a pergunta:

  O que significa a palavra ______________?

Cada dupla poder? escolher tr?s pessoas para a breve entrevista. Para isso, auxilie os alunos a registrarem, em forma de v?deo, cada fala dos entrevistados, utilizando laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

Ap?s todas duplas conclu?rem as entrevistas, em sala de aula solicite que cada dupla assista ?s grava??es e escrevam o significado da palavra dado pelos entrevistados. Ao final, fa?a uma grande roda para que socializem os resultados, observando as diferen?as nos significados e tamb?m as aproxima??es. ? importante que percebam que uma das fun??es do dicion?rio ? a constru??o de um significado mais coletivo das palavras, que possa ser usado por todos.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Construindo meu dicion?rio

?

Cada aluno dever? criar seu pr?prio dicion?rio, com palavras que goste ou mesmo com palavras que tenha curiosidade com a escrita e com o seu significado. ? importante que procure elaborar um significado pr?prio para cada palavra, ou seja, que reflita sobre em que momentos utiliza esta palavra e o que ela significa.

Professor, voc? poder? realizar a leitura do livro abaixo com a turma para que conhe?am um pouco mais sobre os poss?veis significados de algumas palavras, servindo de exemplo para a constru??o do dicion?rio de cada um.

?

Sinopse do livro: A tra?a de Z a A - Nani

Uma tra?a cansada de estragar pap?is toma uma importante decis?o! Ela decide ir morar num jardim zool?gico e para descobrir o caminho para sua nova morada, ela embarca numa aventura pelo dicion?rio e de tanto gostar de descobrir palavras ela volta e percorre todo o caminho de volta. Vamos junto com a tra?a, encontrar e refazer o caminho com a tra?a?


A tra?a de Z a A - Nani

Aula1_jul5_2013.jpg

Fonte: ?S?tio da livraria Saraiva?.

<http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/127148/a-traca-de-z-a-a>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

Ap?s a leitura, os alunos poder?o expor opini?es e tamb?m falarem sobre algumas palavras que n?o conheciam.

?

Agora, decida com os alunos a organiza??o do dicion?rio. Voc?s poder?o utilizar um caderno em que cada aluno dever? ter o seu. Solicite que fa?am a capa e coloquem informa??es essenciais na mesma, tais como: nome, t?tulo para a obra, ano, local. Os alunos tamb?m poder?o fazer um desenho, representando o seu dicion?rio. Explique para a turma que ser? um dicion?rio ilustrado, em que cada palavra dever? ser seguida de um desenho e de seu significado. Agora, pe?a para que os alunos escrevam uma letra do alfabeto na parte superior da folha, organizando em ordem alfab?tica o dicion?rio. Solicite que deixem aproximadamente duas folhas de papel para cada letra.

?

Dicion?rio da turma

Para auxiliar na organiza??o do dicion?rio, fa?a um banco de palavras da turma. Para isso, utilize uma cartolina e ao longo da semana, registre palavras descobertas e tamb?m as de interesse para os alunos. Ao final de cada semana, os alunos poder?o consultar o banco de palavras e registr?-las no seu pr?prio dicion?rio. Sugerimos que seja criado um dicion?rio coletivo com a turma. Para isso, a cada semana, escolha uma dupla para ficar respons?vel para registrar as palavras do banco de palavras no dicion?rio da turma, lembrando que os alunos dever?o: registrar a palavra, fazer o desenho referente ? palavra e tamb?m escrever o seu significado. Assim, os alunos poder?o ter acesso ? escrita das palavras que j? trabalharam no contexto da sala de aula.

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

?

Divulga??o do dicion?rio: exposi??o

Professor, para realiza??o deste trabalho ? necess?rio fazer um planejamento juntamente com os alunos. Para isso discuta com eles sobre a import?ncia de socializar o que descobriram. Proponha a realiza??o de uma exposi??o e questione-os sobre as formas de divulga??o do evento:

  • Elabora??o de cartazes divulgando a exposi??o, data, hor?rio e local, para colarem nos murais;
  • Cria??o e entrega de convites para serem distribu?dos aos alunos de outras turmas, para isso, trabalhe as caracter?sticas deste g?nero textual: sua estrutura, informa??es e fun??o comunicativa.

Para a apresenta??o do trabalho no dia da exposi??o, organize os alunos em duplas e solicite que tenham em m?os os dicion?rios que constru?ram ao longo do semestre ou ano. Os alunos das outras turmas poder?o ler algumas palavras do dicion?rio e o seu significado e tamb?m fazerem perguntas aos seus criadores.

Agora, leve os alunos ? biblioteca da escola para que possam doar o ?Dicion?rio da Turma?, favorecendo que outros alunos possam apreciar o trabalho e descobrir outras palavras. 

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

"S?tio Meus dicion?rios". <http://www.meusdicionarios.com.br/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

RANGEL, Egon de Oliveira; BAGNO, Marcos. Dicion?rios em sala de aula. Bras?lia: Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, 2006 ? Dispon?vel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Avalmat/polleidicio.pdf>. Acesso: em 10 de jul. 2013.

Avaliação

A avalia??o faz parte do processo de aprendizagem e envolve o acompanhamento do professor das poss?veis dificuldades apresentadas pelos alunos. Neste sentido, a observa??o da turma, e de cada aluno em espec?fico em seu processo pr?prio de vivenciar cada atividade, poder? ser acompanhada pelo registro sistem?tico do professor. Desta forma, ao longo de todo o trabalho desenvolvido o professor ter? a oportunidade de acompanhar e perceber o real interesse e o reconhecimento da necessidade, import?ncia e utiliza??o do dicion?rio no seu dia a dia, bem como atitudes e valores voltados para um trabalho em grupos que favore?a o respeito e a coopera??o para com seus pares.