Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Ortografia |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Criar hist?rias;
? Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;
? Ampliar o vocabul?rio;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Filme: uma hist?ria que acontece
?
Professor, o trabalho com filme em sala de aula desperta o interesse e a curiosidade dos alunos pelos mais variados temas. No entanto, fazer o pr?prio filme, ? uma atividade repleta de possibilidades de aprendizagem, em que tanto se trabalha o sistema alfab?tico de escrita, como a criatividade e a autoria neste processo. Por isso, convidamos a todos a entrarem em a??o nesta aventura que ir? come?ar! Luzes, c?mera, a??o! ? com voc? professor!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Voc? sabia? A intera??o na sala de aula ? fundamental para a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, o uso de jogos, brincadeiras e aqui inclu?mos a autoria no processo de cria??o de filmes em sala de aula, constituem momentos favorecedores de troca de ideias e di?logo, podendo propiciar uma aprendizagem significativa da leitura e da escrita (BRASIL, 2012.).
Fonte: BRAINER, Margareth; TELES, Rosinalda. Qualquer maneira de jogar e brincar vale a pena? O que fazer para ajudar as crian?as a aprender? In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 4, p. 22-25, 2012. Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Professor, organize a turma para uma roda de conversa. Procure ouvir cada aluno sobre os filmes que j? conhecem e os estilos que mais gostam. Fa?a uma sondagem: o que sabem sobre como se faz um filme.
Em seguida, assista com a turma ao filme ?Rio?.
Fonte: Trailer - Filme Rio. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=HMLvMxWncz8>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Sinopse: O filme ? uma aventura na cidade do Rio de Janeiro em que duas araras azuis se encontram e v?o viver situa??es que envolvem a coragem de salvar a pr?pria esp?cie. Voe com elas nesta aventura!
Lembre-se que o trabalho com filme envolve:
Ap?s assistirem ao filme, converse com os alunos sobre: o que mais gostaram; suas impress?es e cenas mais interessantes para cada aluno. Em seguida, organize a turma em tr?s grupos de quatro ou cinco alunos e distribua algumas fun??es para cada grupo. Sendo que cada grupo poder? ficar respons?vel por analisar:
? Os personagens do filme;
? O enredo;
? O cen?rio.
Depois que os grupos reunirem e conversarem sobre os aspectos acima fa?a um momento de socializa??o, para que cada grupo possa expor aos demais o que analisaram sobre o filme.
Como registro, proponha que fa?am uma sinopse, por escrito (um resumo com as principais ideias) do filme, para ser divulgada em um mural da escola, assim os alunos de outras turmas, conhecer?o um pouco sobre os filmes que assistiram. Lembre-os de registrarem: o nome do filme; o autor da sinopse; a data de realiza??o e a turma.
?
Agora, assista com a turma ao v?deo abaixo, o qual mostrar? os bastidores da cria??o do filme ?Rio?. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet ou o Laborat?rio de Inform?tica.
Fonte: S?tio: Filme Rio - Bastidores da Produ??o ( Jornal da Globo). Dispon?vel em:
< http://www.youtube.com/watch?v=yjC-29RxHkU >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Ap?s assistirem ao v?deo, converse com a turma sobre alguns aspectos:
Em seguida, cada aluno poder? fazer um desenho, representando o que achou mais interessante na constru??o e organiza??o de um filme.
Professor, tamb?m explore com a turma o olhar cr?tico sobre um filme. Para isso, solicite que avaliem aspectos como:
Ap?s a avalia??o dos alunos, fa?a um momento coletivo de troca de ideias. Em seguida, pe?a para que cada aluno crie um final diferente para o filme ou mesmo um in?cio. A atividade pode ser realizada no caderno de L?ngua Portuguesa. Depois que os alunos terminarem, fa?a um momento de socializa??o das produ??es.
?
Minha lista e avalia??o dos filmes
Professor, como ?Atividade de Casa?, sugerimos que os alunos fa?am uma pesquisa junto aos familiares dos nomes de filmes que j? assistiram e tamb?m realizem uma avalia??o do mesmo. Veja o exemplo da atividade a seguir. Os alunos poder?o assinalar com um X a sua avalia??o ou mesmo fazer um desenho no lugar que quer marcar.
?
Filme que j? assisti |
Minha avalia??o |
||
?timo |
Ruim |
P?ssimo |
|
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Retome com a turma a ?Atividade de Casa? e proponha a constru??o de um painel coletivo com a turma, contendo as avalia??es dos alunos para os filmes que apareceram em mais de uma lista. Analise com os alunos os resultados, converse sobre quais crit?rios utilizaram para avaliar os filmes. Gosto: pelos personagens; pelo enredo; dentre outros. ? importante que os alunos compreendam que cada um pode ter uma opini?o diferente em rela??o a um mesmo filme.
?
Fazendo meu filme!
?
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Proponha que inicialmente os alunos criem uma hist?ria. No entanto, alguns passos ser?o importantes para a constru??o da hist?ria.
?
1- Escolha do tema
O tema pode ser do interesse de cada grupo ou mesmo ser sugerido por voc?. O mais importante ? perceber o envolvimento e a o conhecimento dos alunos sobre o tema escolhido.
?
2- Investigando sobre o tema
Ap?s a escolha do tema, solicite que cada grupo fa?a uma pesquisa na internet sobre o tema escolhido, com o intuito de que descubram mais informa??es sobre o mesmo.
?
3- Organizando a escrita da hist?ria
Antes de iniciarem a escrita da hist?ria, proponha que fa?am um roteiro do que ser? escrito. Para isso, o grupo dever? trabalhar em equipe e cada membro propor algo para a hist?ria. Auxilie os alunos a pensarem aspectos como: local onde acontecer? a hist?ria, personagens e tamb?m no pr?prio enredo.
?
4- Escrevendo a hist?ria
Agora, os alunos poder?o escolher um integrante do grupo para registrar as ideias dos colegas. ? importante que todos participem com suas ideias.
?
5- Socializando a hist?ria
Quando todos terminarem a hist?ria, fa?a um momento de apresenta??o da mesma para a turma. Para este momento, os grupos poder?o emitir opini?es, no sentido de contribuir com a hist?ria dos colegas. Caso o grupo decida mudar algo na hist?ria, solicite que fa?am as modifica??es e apresentem novamente ao grupo.
?
6- Fazendo o filme da nossa hist?ria
Agora, proponha o desafio de transformar a hist?ria em um filme. Para isso, cada grupo poder? planejar o que necessitam para a filmagem: recursos materiais, dividir pap?is, cen?rio e outros aspectos. Depois de tudo preparado, auxilie-os a acessarem a c?mera no laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Quando tudo estiver pronto, ? s? iniciar a grava??o.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Fazendo meu filme de outro filme!
?
Professor, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Pe?a para cada grupo escolher um filme que mais gostou. Em seguida, o grupo ter? que escolher uma cena do filme para ser regravada por ele. Explique para a turma que o tema poder? ser escolhido pelos alunos. Para as filmagens os alunos poder?o acessar a c?mera no laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Estreia dos filmes: sess?o pipoca
?
Professor, para a estreia dos filmes dos alunos, combine uma forma de divulga??o na escola. Sugerimos o uso de cartazes e slogans. Para isso, cada grupo poder? fazer uma sinopse do seu pr?prio filme e criar um desenho para represent?-lo. Com os cartazes prontos, insira informa??es como:
?
?
Providencie pipoca para todos os telespectadores e tamb?m para os cineastas. Ap?s assistirem aos filmes da turma, fa?a uma sess?o de fotos, em que os alunos que criaram o filme, possam curtir um momento de estrela, tirando fotos com os telespectadores. Tamb?m poder? ser feito um momento em que os alunos contem como foi este processo e o que aprenderam ao fazerem o pr?prio filme, incentivando outros alunos a entrarem para este ramo.
Sugest?es de links para alunos:
S?tio: Jornal Hoje. Crian?as avaliam filmes, desenhos e at? jogos feitos por outras crian?as.
Dispon?vel em: <http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/06/criancas-avaliam-filmes-desenhos-e-ate-jogos-feitos-por-outras-criancas.html>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
S?tio: Portal do Professor. Filme como material de apoio ao professor de alfabetiza??o de autoria de Ana Maria Ferola da Silva Nunes.
Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10345>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
S?tio: Pr?-Univest. O cinema na sala de aula: reconstruindo o cotidiano.
Dispon?vel em: <http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br/preunivesp/4958/o-cinema-na-sala-de-aula-ae-reconstruindo-o-cotidiano.html>. Acesso em 10 de jul. 2013.
Professor, a avalia??o ? parte da aula e est? presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que voc? crie um di?rio reflexivo, em que registrar? aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho como sistema alfab?tico de escrita, bem como suas reflex?es sobre o que poder? propor de atividades para consolidar o conhecimento. ? importante que observe se os alunos compreenderam as possibilidades que t?m para compor uma hist?ria e que esta pode virar um filme, ressaltando o processo de autoria nas produ??es do aluno.