Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
? Aprender sobre rimas;
? Descobrir novas palavras;
? Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;
? Desvendar a beleza e a riqueza das poesias;
? Ampliar o vocabul?rio;
? Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;
? Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.
Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox do laptop Classmate do Projeto UCA.
Poesia: o despertar de um poeta
Professor, o trabalho com poesia na sala de aula ? extremamente necess?rio pela proximidade de sua linguagem ? vida das crian?as. A poesia em si, revela a beleza e o prazer que h? em brincar com as palavras, com o pensamento e isso ? o que tanto queremos para nossos alunos. Chegou o momento de despertar em voc? e nos seus alunos o poeta em cada um de n?s. A presente aula vai ao encontro de um trabalho efetivo com a poesia em sala de aula. Vamos l?!
?
1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Voc? sabia? ?O trabalho com rimas, oportunizado pelas poesias, pode favorecer a reflex?o da crian?a dos aspectos fonol?gicos das palavras de uma forma que a desafie a pensar e estabelecer rela??es com outras palavras.? (BRASIL, 2012, p. 41)..
Fonte: LEITE, T?nia Maria S. B. Rios; MORAIS, Artur Gomes de. O Ensino do Sistema de Escrita Alfab?tica: por que vale a pena promover algumas habilidades de consci?ncia fonol?gica? In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: A aprendizagem do sistema de escrita alfab?tica. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 3, p. 19-26, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Fa?a uma sondagem sobre o que os alunos j? sabem sobre poesia. ? importante favorecer a participa??o de todos. Registre em uma cartolina as falas dos alunos sobre poesia e afixe no mural da sala de aula para que possam consultar quando precisarem.
Agora, entregue uma c?pia da poesia abaixo para cada aluno. Leia com a turma a poesia e deixe que os alunos descubram algumas caracter?sticas de uma poesia.
?
Convite
Jos? Paulo Paes
Poesia
? brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pi?o.
?
S? que
bola, papagaio, pi?o
de tanto brincar
se gastam.
?
As palavras n?o:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.
?
Como a ?gua do rio
que ? ?gua sempre nova.
?
Como cada dia
que ? sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?
?
Fonte: S?tio: Caravana Po?tica. Dispon?vel em: <http://www.caravanapoetica.com.br/varal_de_poesias/josepaulopaes_infantojuvenil.pdf >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Ap?s a leitura, explore com a turma a poesia, a partir dos pontos abaixo:
?
Em seguida, proponha que cada aluno escolha uma palavra para poder brincar com a mesma. Podendo ser:
A partir da palavra escolhida, solicite que cada aluno descubra outras palavras que tenham algum som parecido com a palavra, tais como:
?
? importante que os alunos percebam as possibilidades de brincar com as palavras. Em seguida pe?a para que formem uma frase utilizando a palavra inicial e as outras palavras que foram descobertas pelos alunos.
?
Quando todos terminarem, solicite que socializem as frases com os colegas.
?
Explique aos alunos, que esta ? a primeira produ??o da turma envolvendo poesia e que ter?o como desafio conhecerem diferentes poesias, bem como criarem suas pr?prias poesias para organizarem um varal de poesias no p?tio da escola, de forma que toda a comunidade escolar possa aprender mais sobre poesia e se emocionar com cada poesia escrita pela turma.
?
Varal de poesias
?
Professor, organize uma quantidade de barbante suficiente para afixar no p?tio da escola. Leve a turma at? o local onde ser? feito o varal e estenda os barbantes de um lado e de outro. Providencie tamb?m pegadores para que as poesias possam ser afixadas.
?
2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, proponha ? turma uma pesquisa na internet sobre diferentes poesias. Para o momento sugerimos que explore as poesias de Vinicius de Moraes. Para isso, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox os s?tios sugeridos a seguir. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
Fonte: S?tio: Jornal de poesia. Dispon?vel em: < http://www.jornaldepoesia.jor.br/vm5.html#ogirassol >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: S?tio: Jornal de poesia. Dispon?vel em: < http://www.jornaldepoesia.jor.br/vm8.html#omarimbondo >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Organize os alunos em duplas para realizarem a pesquisa. Solicite que cada dupla escolha uma poesia para ler. Tamb?m poder?o optar pela leitura de mais de uma poesia. Em seguida, solicite que escolham uma das poesias lidas. Imprima a poesia que cada dupla escolheu e em seguida, pe?a para que a dupla fa?a desenhos ao redor da poesia, representando o seu conte?do. Depois de pronto, leve os alunos at? o varal de poesias para afixarem suas atividades. Neste momento, fa?a uma socializa??o das atividades com a turma para que todos possam conhecer a poesia escolhida pelas outras duplas.
?
Proponha uma pesquisa com os alunos sobre o poeta Vinicius de Moraes. Para isso, sugerimos que acessem o s?tio abaixo:
Fonte: S?tio: Releituras. Dispon?vel em: < http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Com a leitura das informa??es do s?tio acima, os alunos ter?o oportunidade de conhecerem as possibilidades de se criarem poesias desde crian?as, pois n?o h? idade para expressarmos nossas emo??es. Explique para a turma que os alunos ter?o como desafio, escreverem uma biografia resumida do poeta Vinicius de Moraes, para comporem o varal de poesias, com o intuito de informar mais aos leitores sobre o autor das poesias expostas.
?
3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
Professor, providencie a c?pia da letra da m?sica abaixo para cada aluno. Cante com a turma e explore o conte?do da mesma:
Hoje ? Domingo
?
Hoje ? domingo
Pede cachimbo
o cachimbo ? de barro
Bate no jarro
o jarro ? fino
Bate no sino
O sino ? de ouro
Bate no Touro
? valente
Bate na gente
A gente ? fraco
Cai no buraco
O buraco ? fundo
Acabou-se o mundo
Fonte: S?tio: Letra: Hoje ? domingo. Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/1543931/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Ap?s o di?logo com a turma sobre o conte?do da m?sica, sugerimos que voc? solicite aos alunos que circulem, utilizando para isso um l?pis de cor as palavras que rimam.
Agora, para explorar rimas, jogue com a turma o jogo online a seguir. Para isso, auxilie os alunos a acessarem o s?tio sugerido abaixo, utilizando para isso o programa Mozilla Firefox do laptop Classmate, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox. Tamb?m poder? ser utilizado o Laborat?rio de Inform?tica ou o tablet.
Fonte: S?tio: Jogo das rimas. Dispon?vel em: < http://www.educacaodinamica.com.br/games/jogo_educacional.asp?jogo=rimas >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Ap?s o jogo online, leia o livro ?O nome da manh?? de Marina Colasanti com a turma. Se preferir, poder? ser feita a leitura de uma ou mais poesias em um dia.
?
Sinopse do livro ? "O nome da manh?".
Falar da manh? pode ser sob o som do galo e de um despertar de um ipod de um menino. Elementos do dia a dia s?o representados em forma de poesia e favorecem um novo olhar sobre as possibilidades de brincar com as palavras e com as coisas simples do nosso cotidiano. Vamos l?!
Fonte: S?tio: Livraria Saraiva. Dispon?vel em: < http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4356506/o-nome-da-manha >. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Agora, proponha que cada aluno crie uma poesia sobre uma brincadeira que gosta muito. Instigue os alunos a pensarem sobre a brincadeira e falarem para os colegas:
?
? Como ? a brincadeira;
? Como ela ? realizada;
? O que mais gosta na brincadeira.
?
Ajude os alunos na escrita de uma poesia, exercitando a autoria dos mesmos neste processo. Ap?s o trabalho ser conclu?do, proponha que fa?am a leitura para a turma. A poesia poder? ser afixa no varal de poesias para que todos da escola possam realizar a leitura.
?
4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.
?
Professor, explore os v?deos a seguir com a turma. Explique que ter?o como desafio, observarem como a poesia foi representada. Para isso, assista aos v?deos com a turma.
Fonte: S?tio: Castelo R? Tim Bum: A Galinha D'Angola - Vinicius de Moraes. <http://www.youtube.com/watch?v=eD5UKAH3lvY&list=PL901B132A6819E822&index=6>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Fonte: S?tio: Castelo R? Tim Bum: O Rel?gio - Vinicius de Moraes. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=9QjuspUwkmk&list=PL901B132A6819E822>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Agora, organize os alunos em duplas e solicite que cada uma escolha uma das poesias j? trabalhadas em sala de aula. Em seguida, a dupla ter? como desafio criar um v?deo, representando a poesia. Para isso, auxilie os alunos a acessarem a c?mera do laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet ou o Laborat?rio de Inform?tica. Os alunos poder?o usar outros espa?os da escola e diferentes materiais para compor o cen?rio da poesia.
Quando todos terminarem, fa?a um momento da apresenta??o dos v?deos na sala de aula e em seguida, organize um momento na escola para que as outras turmas e tamb?m os familiares possam assistir ?s produ??es dos alunos.
Para finalizar o trabalho, sugerimos que aluno escreva sua pr?pria biografia, com a ajuda dos familiares. Em sala de aula cada aluno poder? contar sua biografia para a turma. Em seguida, afixe-a juntamente com a poesia do aluno no varal de poesias, podendo ser a que j? se encontra exposta no varal, ou mesmo outra poesia. Assim, toda a comunidade escolar, vai conhecer um pouco mais sobre os grandes poetas da escola.
Sugest?es de links para alunos:
S?tio: Revista Recreio. Dispon?vel em: <http://www.recreio.com.br/blogs/livros/tag/poesia/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
Sugest?es de links para professores:
S?tio: Nova Escola ? Reportagem: Usar a poesia para desenvolver a oralidade.
Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/usar-poesia-423627.shtml>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
S?tio: V?deo: Bartolomeu Campos de Queir?s.
Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=1-z-8O31_qc>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
?
S?tio: Edi??o 47 - Poesia na Sala de Aula.
Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cultura.html?idEdicao=50&idCategoria=4>. Acesso em: 10 de jul.2013.
Professor, a avalia??o constitui a ess?ncia do trabalho voltado para a aprendizagem da leitura e da escrita dos alunos. Nesta fase, ? fundamental que todo o processo seja planejado e orientado mediante a avalia??o da aprendizagem do aluno. Pela observa??o de cada aluno em sua singularidade, durante a realiza??o de toda e qualquer atividade, voc? poder? ter elementos fundamentais para repensar a pr?tica pedag?gica. Para isso, sugerimos que voc? registre as considera??es sobre cada aluno em sala de aula, exercendo uma pr?tica reflexiva de seu pr?prio trabalho em prol do desenvolvimento e da aprendizagem dos alunos. Al?m da observa??o, tamb?m ? fundamental no processo de avalia??o, os di?logos com os alunos e a an?lise de suas produ??es.