Portal do Professor

Início do Conteúdo

Contando hist?rias e despertando emo??es

Autor e Co-autor(es)

Luciana Soares Muniz imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?      Ouvir e criar hist?rias;

?      Reconhecer suas pr?prias emo??es;

?      Refletir sobre o sistema alfab?tico de escrita;

?      Ampliar o vocabul?rio;

?      Utilizar os recursos existentes no tablet e no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula;

?      Desenvolver compet?ncias e habilidades para expor ideias pr?prias, bem como perceber a import?ncia da socializa??o do conhecimento.

Duração das atividades

Aproximadamente 480 minutos ? 4 atividades de 120 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta aula, se faz necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias sobre quest?es relacionadas ao sistema alfab?tico de escrita. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

Contar hist?ria e despertar emo??es

Professor, contar hist?rias ? uma arte milenar, que ultrapassa o tempo e se materializa em nosso contexto. Se olharmos atentamente para nossa hist?ria, veremos o quanto as hist?rias nos constitu?ram e nos constituem como seres humanos, em que emo??es emanam de n?s e se concretizam em nossas a??es cotidianas, conduzindo nossa pr?pria rela??o com o mundo. ? neste ?mbito que propomos esta aula, com o intuito de nos atentarmos cada vez mais para a forma??o integral do ser humano, tendo em vista suas emo??es que perpassam a aprendizagem da leitura e da escrita. Basta se envolver e se preparar para fortes emo??es!

?

1? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Voc? sabia? A conta??o de hist?ria constitui um trabalho com a linguagem oral que favorece o conhecimento dos usos da oralidade na sociedade, tendo em vista o pr?prio linguajar utilizado cotidianamente pela crian?a. Por isso, o trabalho com a conta??o de hist?ria pode, do nosso ponto de vista, despertar emo??es diversas na crian?a que balizam a sua aprendizagem da leitura e da escrita, tornando este aprender algo pr?ximo da crian?a (BRASIL, 2012.).

Fonte: MAGALH?ES, Luciane Manera; et. al. Planejamento do ensino: alfabetiza??o e ensino/aprendizagem do componente curricular - L?ngua Portuguesa. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 06-16, 2012. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e explore ao m?ximo as hist?rias conhecidas pela turma. Construa um cartaz coletivo com as hist?rias que j? ouviram.

No caderno de L?ngua Portuguesa, pe?a para que cada aluno escreva as hist?rias que j? ouviram ou mesmo que leram. Em seguida, entregue para cada um, v?rias c?pias das carinhas abaixo e solicite que cole ao lado de cada hist?ria que registrou, expressando o que sentiu ao ouvir a hist?ria.

?

Aula4_jul4_2013.jpg

Fonte: Imagens da pr?pria autora.

Agora, fa?a um momento de socializa??o das produ??es e aproveite para instigar a reflex?o dos alunos sobre o que nas hist?rias fizeram com que sentissem tais emo??es.

Depois, organize os alunos em duplas e leve-os ? biblioteca da escola. Cada dupla poder? escolher um livro para que possa organizar uma conta??o de hist?ria para a turma. Com o livro escolhido, auxilie os alunos na leitura do mesmo. Converse com cada dupla sobre o que achou da hist?ria e como gostaria de cont?-la para a turma. Ajude os alunos a planejarem a forma como ir?o contar a hist?ria, organizando, se necess?rio, fantoches, cartolinas, tintas e outros materiais. O tempo de prepara??o poder? ser de aproximadamente uma semana, em que cada dia os alunos possam se inteirar mais da hist?ria e tamb?m da organiza??o da conta??o.

Quando tudo estiver pronto, organize o momento de conta??o das hist?rias. Cada dupla far? a conta??o da hist?ria e ao final, a turma poder? expressar opini?es, sugest?es e tamb?m o que compreenderam da hist?ria. ? importante resgatar com os alunos os motivos da escolha do livro e o que mudou ap?s lerem o livro.  

?

2? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, planeje uma conta??o de hist?ria dos ?Tr?s Porquinhos?. Para isso, ? necess?rio que tenha como princ?pio que para contar uma hist?ria ? preciso que seja considerado materiais que envolvam a aten??o do aluno, tais como: fantoches, fantasias e outros. Sugerimos que voc? planeje um cen?rio que represente as tr?s casas (palha, madeira e tijolo), de forma que os alunos viagem na imagina??o.  Se poss?vel, convide outros professores para participarem.

?

Para contar hist?rias para os alunos, valem algumas dicas:

  • Organizar um espa?o apropriado: que tenha um lugar confort?vel para os alunos sentarem, que seja de f?cil visualiza??o da representa??o da hist?ria, que seja silencioso, dentre outros aspectos que envolvem o ambiente;
  • Pensar sobre o tempo que ocorrer? a conta??o, para n?o ficar cansativo para os alunos;
  • Elaborar combinados pr?vios com a turma: fazer sil?ncio no momento da conta??o; n?o atrapalhar o colega; dentre outros combinados.

?

Ap?s a conta??o da hist?ria, promova um momento de ouvir os alunos sobre o que acharam da hist?ria. Em seguida, sugerimos que os alunos procurem identificar as caracter?sticas de cada um dos porquinhos, personagens da hist?ria.

?

  • Como eles s?o?
  • O que eles gostam?

?

Em seguida, cada aluno pode expor com qual dos porquinhos ele mais se identificou e justificar a sua resposta. Depois, cada aluno poder? registrar por escrito, o que ele tem em comum e em que ele se diferencia do personagem escolhido. Com esta produ??o, os alunos ter?o oportunidade de pensarem em si mesmos e tamb?m de desenvolverem o autoconhecimento.

?

Ao final, os alunos poder?o fazer a socializa??o de suas produ??es e contar um pouco de si para a turma.

?

Agora, auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o s?tio sugerido a seguir. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

Aula4_jul1_2013.jpg

Fonte: S?tio: SmartKids. Dispon?vel em:

http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/teatro-os-tres-porquinhos.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

A partir do v?deo, promova um di?logo na sala de aula sobre dois aspectos:

?

  • Ser pregui?oso;
  • Ser trabalhador.

?

? importante que os alunos possam emitir suas opini?es sobre cada um dos aspectos acima e darem exemplos relacionados ? pr?pria vida.

?

3? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Professor, organize de forma criativa a conta??o da hist?ria do ?Pin?quio?. Reveja os pontos essenciais que elencamos na segunda atividade para uma conta??o de hist?ria. Para esta conta??o, caso voc? tenha optado pela dramatiza??o, conforme sugerido anteriormente, utilize agora materiais concretos, construindo um cen?rio da hist?ria. Se achar interessante, construa os personagens e o cen?rio com materiais reciclados.

?

Chegou o momento! Fa?a a conta??o da hist?ria do ?Pin?quio? para a turma.

Aula4_jul2_2013.jpg

Fonte: S?tio: Livros Pra Ler Reler. Dispon?vel em:

< http://livrospralerereler.blogspot.com.br/2011/04/pinoquio-uma-historia-magica.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Ap?s a hist?ria, converse com a turma sobre o que os alunos mais gostaram e outras quest?es que queiram dialogar.

?

Em seguida solicite que os alunos se organizem em grupos de quatro ou cinco alunos. Pe?a para que cada grupo converse sobre os v?rios momentos da hist?ria e escolha um momento para cada emo??o abaixo. Para isso, distribua a atividade abaixo para cada aluno dos grupos.

?

?

Nossas emo??es

?

?

Parte da hist?ria

?

?

Emo??o

?

?

Alegria

?

?

?

Tristeza

?

?

?

Medo

?

?

?

Surpresa

?

?

?

Outra

?

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Depois que todos terminarem, fa?a a socializa??o das produ??es. ? importante oportunizar um momento de troca de ideias sobre as diferentes emo??es que sentimos, a partir de uma mesma hist?ria.

?

Agora, fa?a uma reflex?o com a turma em torno das seguintes quest?es:

?

  • O que ? mentir?
  • Voc?s j? mentiram?
  • Em quais situa??es o personagem Pin?quio teve que mentir?
  • O nariz de Pin?quio cresce quando ele mente, e o que acontece quando a gente mente?

?

Ou?a os alunos, deixe que expressem oralmente suas viv?ncias e concep??es. Em seguida, voc?s poder?o fazer uma consulta ao dicion?rio e procurarem o significado da palavra mentira e com os alunos organizados em grupos, solicite que fa?am um cartaz, que represente duas situa??es vividas pelo personagem Pin?quio, sendo uma quando ele diz a verdade e outra quando ele conta uma mentira.

Ap?s terminarem os trabalhos, os alunos poder?o apresentar ao grupo e dialogarem sobre as consequ?ncias de uma mentira.

?

?

4? Atividade: aproximadamente 120 minutos.

Domin? de personagens

?

Professor, converse com a turma sobre alguns personagens que j? conhecem. Fa?a uma lista na lousa, com os nomes sugeridos pelos alunos. Em seguida, converse com a turma sobre uma poss?vel caracter?stica que identifica mais o personagem, como por exemplo, na hist?ria dos ?Tr?s Porquinhos?, cada porquinho tinha uma caracter?stica que pode ser identificada pelos alunos, ou seja: C?cero era o mais pregui?oso e Pr?tico o mais trabalhador e assim por diante.

?

Depois que conseguirem levantar uma caracter?stica, adjetivo ou mesmo uma palavra que represente o personagem, entregue a tabela abaixo e solicite que fa?am na primeira coluna o desenho representando cada personagem cujo nome est? na lousa e na segunda coluna, que escrevam a caracter?stica do mesmo.

?

?

Nome da Personagem

?

?

Caracter?stica

?

?

Desenho da crian?a

?

?

?

Porquinho C?cero

?

?

?

?

?

?

?

Pregui?oso

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Depois que todos terminarem, solicite que recortem para montar um ?Jogo da Mem?ria?. Organize os alunos em duplas e deixe que aproveitem o momento para se divertirem e aprenderem mais sobre os personagens da hist?ria.

?

Agora, os alunos poder?o acessar no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox o s?tio sugerido a seguir. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Mas, se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica. Os alunos poder?o jogar o jogo da mem?ria dos contos de fadas.

Jogos de Contos de Fadas

Aula4_jul3_2013.jpg

Fonte: S?tio: Smart Kids. Dispon?vel em:

< http://www.smartkids.com.br/especiais/contos-de-fadas.html >. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Criando cen?rios

?

Professor, providencie massinha de modelar colorida para a turma. Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Solicite que escolham uma hist?ria para ser representada em forma de massinha. Explique para os alunos que ter?o como desafio representar os personagens, se atentando para as express?es faciais dos mesmos. Assim, os alunos dever?o pensar em cada momento da hist?ria, ou mesmo poder?o escolher apenas uma cena de uma hist?ria, e tentarem montar o cen?rio, a partir do enredo em que a hist?ria se passa. Quando todos do grupo j? tiverem montado o cen?rio, pe?a que filmem utilizando o laptop Classmate pelo caminho (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera).O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Os alunos dever?o recontar a hist?ria ou a cena, gravando a conta??o.

?

Quando todos os alunos j? tiverem conclu?do a atividade, fa?a uma sess?o de pipoca com a turma, para que os alunos possam assistir ?s filmagens da hist?ria. Cada grupo poder? explicar qual ? a hist?ria escolhida e outras explica??es. ? importante que os alunos possam expressar como os personagens estavam nas cenas escolhidas ou mesmo na hist?ria, se eram felizes, se estavam tristes e tamb?m as situa??es que aconteciam para que estas emo??es surgissem. Ao final, cada grupo poder? emitir tamb?m, as emo??es que sentiram ao vivenciar esta atividade.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para alunos:

S?tio: Contando Hist?ria. Dispon?vel em: < http://www.contandohistoria.com/pinoquio.htm>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

Sugest?es de links para professores:

BETTELHEIM, Bruno. A psican?lise dos contos de fadas. Dispon?vel em: <http://xa.yimg.com/kq/groups/15250498/2139827055/name/a_psicanalise_dos_contos_de_fadas.pdf>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o ? parte da aula e est? presente em todo o desenvolvimento das atividades. Para isso, sugerimos que voc? crie um di?rio reflexivo, em que registrar? aspectos essenciais de cada aluno, tais como dificuldades e facilidades sobre o trabalho com o sistema alfab?tico de escrita, bem como suas reflex?es sobre o que poder? propor de atividades para consolidar o conhecimento. ? importante que observe se os alunos compreenderam as possibilidades que uma hist?ria tem para favorecer emo??es diversas.