Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Terra como espa?o para a vida |
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Vis?es de mundo |
Educa??o Escolar Ind?gena | Ci?ncias | Seres humanos e o meio ambiente |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Agente Comunit?rio de Sa?de |
Educa??o Profissional | Recursos Naturais | T?cnico em Agroecologia |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Controle Ambiental |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Ger?ncia de Sa?de |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Meio Ambiente |
Educa??o Profissional | Ambiente, Sa?de e Seguran?a | T?cnico em Vigil?ncia em Sa?de |
Educa??o Profissional | Recursos Naturais | T?cnico Florestal |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Vida e ambiente |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
Avaliar propostas de interven??o no ambiente, considerando a qualidade da vida humana e medidas de conserva??o, recupera??o e utiliza??o sustent?vel de recursos naturais.
Identificar etapas em processos de obten??o, transforma??o, utiliza??o ou reciclagem de recursos naturais, energ?ticos ou mat?rias-primas, considerando processos biol?gicos, qu?micos ou f?sicos neles envolvidos.
Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econ?micas, considerando interesses contradit?rios.
Relacionar informa??es apresentadas em diferentes formas de linguagem e representa??o usadas nas ci?ncias biol?gicas, como texto discursivo, gr?ficos, tabelas, rela??es matem?ticas ou linguagem simb?lica.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam ? preserva??o e ? implementa??o da sa?de individual, coletiva ou do ambiente.
ESTRAT?GIAS
An?lise de v?deos; teste e atividade pr?tica; estudos individuais e em grupos; discuss?o em pequenos grupos; montagem e apresenta??o de semin?rios; pesquisa de campo; elabora??o, montagem e divulga??o de relat?rio de pesquisa; cria??o de blog.
RECURSOS
V?deos e textos on line; computadores com acesso ? internet; transporte e infraestrutura para pesquisa de campo.
Lix?o - Imagem dispon?vel em: http://oglobo.globo.com/fotos/2011/10/09/09_MHG_lixo01.jpg. Acessado em 13/07/2013.
Para in?cio da abordagem do tema, sugerimos que o professor trabalhe com os tr?s v?deos abaixo especificados. Trata-se de tr?s blocos de uma reportagem da TV Brasil na qual os rep?rteres seguem a trajet?ria do lixo nas cidades como Bras?lia e Rio de Janeiro, levantando aspectos ambientais e sociais inerentes ao tema. A ?nfase em todos os epis?dios ? na destina??o dos res?duos s?lidos descartados, geralmente no lixo, para a reciclagem, via catadores de recicl?veis.
V?deo 1 - O Nosso Lixo (1/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012 - 21:09 min.). Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=s846GukzIX4#at=55. Acessado em 12/07/2013. Aborda a realidade dos catadores de recicl?veis no lix?o de Bras?lia e Jardim Gramacho (Rio de Janeiro).
V?deo 2 - O Nosso Lixo (2/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012 - 18:00 min.) Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=MSBKEiIXirU. Acessado em 12/07/2013. Catadores, coleta seletiva e reciclagem. Consumo e gera??o de res?duos s?lidos (lixo). Reaproveitamento e reciclagem de res?duos s?lidos; reaproveitamento de madeiras na produ??o de m?veis.
V?deo 3 - O Nosso Lixo (3/3) - Caminhos da Reportagem (22/03/2012 - 14:16 min.) Dispon?vel em: http://www.youtaube.com/watch?v=d-mk2tbcPSk. Acessado em 12/07/2013. Destina??o dos res?duos s?lidos produzidos dentro de casa e sua destina??o. Reciclagem de res?duos org?nicos: compostagem. Separa??o de res?duos s?lidos em casa para a reciclagem. Revis?o do consumo visando ? reciclagem.
Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar o v?deo on line diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
Ao assistir ao v?deo a ele atribu?do, o grupo dever? registrar os seguintes aspectos nele abordados:
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Lix?o. Imagem dispon?vel em: http://www.joaodantas.com/joaodantas/images/stories/lixao.jpg. Acessado em 13/07/2013.
Os dois grupos que assistiram ao mesmo v?deo dever?o se reunir para discutir os registros feitos. Cada grupo de alunos dever? escolher um relator para socializar com os colegas do outro grupo os aspectos que destacaram no v?deo. Dever?o discutir estes aspectos, fazendo um consolidado sobre o v?deo para apresentar ao professor e aos demais colegas no momento da socializa??o para toda a turma. Dever?o escolher um novo relator para esta socializa??o. Se n?o houver consenso, o relator dever? expor as diferentes posi??es dos componentes do grupo.
Terminada a discuss?o em pequenos grupos, o professor dever? organizar a sala para a socializa??o envolvendo toda a turma. Dever? solicitar que o relator de cada grupo socialize os aspectos apontados anteriormente, destacados pelos alunos ao assistirem aos v?deos e discutidos nos pequenos grupos..
O professor dever? estar atento para corrigir interpreta??es err?neas ou distor??es. Deve tamb?m esclarecer d?vidas que certamente ocorrer?o, assim como coordenar a discuss?o dando a cada aluno o direito de fala, sem interrup??es, ao expor seu ponto de vista ou d?vida.
Ciclo de vida produtos. Imagem dispon?vel em: http://qualidadeemquadrinhos.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/07/ciclo-de-vida-produto.jpg. Acessado em 13/07/2013
Um suporte te?rico sobre o tema, complementar ?s informa??es j? apresentadas nos v?deos, ser? apropriado neste momento. Neste sentido, sugerimos o estudo dos textos abaixo enumerados. Cada aluno ou grupo de alunos dever? acessar os textos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as op??es anteriores forem invi?veis, o professor dever? disponibiliz?-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual.
O professor dever? entregar a cada aluno uma c?pia impressa de cada texto e de algumas quest?es para discuss?o, como as sugeridas ap?s as refer?ncias dos textos.
Texto 1 - Consumo, descarte e riqueza. Dispon?vel em: http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=32&id=378. Acessado em 12/07/2013.
Texto 2 - Regra dos tr?s erres. Dispon?vel em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm. Acessado em 12/07/2013.
Texto 3 - Res?duos s?lidos urbanos: no??es b?sicas. Dispon?vel em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:dz3XvO3yfKsJ:www.cenedcursos.com.br/residuos-solidos-urbanos.html+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=firefox-a. Acessado em 12/07/2013.
Quest?es para discuss?o
Qual ? a equa??o entre o padr?o de consumo e de gera??o de lixo nos pa?ses ricos e pobres?
Explique a afirmativa: "al?m da quantidade, a qualidade do lixo tamb?m pode identificar o grau de riqueza de seu produtor".
Por que alguns cientistas consideram que os catadores est?o numa condi??o de inclus?o social perversa?
Qual ? a rela??o que as sociedades t?m estabelecido com os catadores de recicl?veis (lixo)?
Por que a reciclagem de lixo, da maneira como tem sido trabalhada, ? considerada por alguns especialistas como mais um obst?culo ao desenvolvimento ambientalmente respons?vel da sociedade?
O que o Brasil perde por n?o ter uma pol?tica mais comprometida com a reciclagem em n?vel nacional?
Que fatores t?m interferido no sentido de dificultar a implementa??o de leis voltadas ? reciclagem no Brasil?
Quais s?o as diretrizes b?sicas recomendadas para que o capitalismo moderno n?o seja soterrado pelo seu pr?prio lixo?
Na regra dos 3Rs, o que significa e determina o R de reduzir? e o R de reutilizar? e o R de reciclar?
Por que esse princ?pio tem uma ordem a ser praticada: prioritariamente Reduzir; em segundo lugar Reutilizar e, por ?ltimo, Reciclar?
Qual ? a origem dos diferentes componentes do lixo urbano?
Por que ? importante a classifica??o dos res?duos s?lidos urbanos?
Quais s?o os tipos de res?duos s?lidos urbanos?
Quais t?m sido as principais formas de tratamento e destina??o final dos res?duos s?lidos urbanos no Brasil? Quais s?o as vantagens e desvantagens de cada uma?
A discuss?o dos textos dever? acontecer, tendo como ponto de partida as quest?es propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos de quatro alunos. Cada aluno dever? manter seus registros iniciais e socializ?-los para os demais. Ap?s a discuss?o no grupo, os alunos poder?o reformular suas respostas e, havendo consenso, apresent?-las na discuss?o com toda a turma. Nesta discuss?o, o professor dever? organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em c?rculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Fechamento da discuss?o pelo professor
O professor dever? enfatizar alguns aspectos abordados no texto, tais como:
A discuss?o sobre o descarte de res?duos s?lidos - geralmente chamado de "lixo" - deve ter como pr?-requisito a "produ??o" ou "gera??o" destes res?duos numa sociedade capitalista que preconiza o consumo. Este consumo desenfreado requer da natureza uma quantidade de recursos naturais de imposs?vel reposi??o, o que tem levado a um esgotamento destes recursos sem precedentes.
Quanto maior ? o consumo, maior ? a gera??o de res?duos que s?o devolvidos ? natureza e que n?o ? capaz de ser absorvido por ela.
A revis?o do padr?o de produ??o e de consumo deve balizar as discuss?es sobre o tema.
Pautar as a??es no princ?pio dos 3 erres ? uma forma de rever o padr?o de produ??o e de consumo. Nenhuma a??o no sentido de destina??o dos res?duos s?lidos ser? eficaz a m?dio e longo prazo, se n?o houver diminui??o na gera??o destes res?duos. Por isso o erre que deve predominar ? o de REDUZIR, o consumo e a gera??o de res?duos s?lidos.
A reciclagem n?o ? justificativa para o consumo sem limites.
Toda cidade tem que contar com coleta e destina??o de res?duos; preferencialmente, com coleta seletiva e reciclagem.
O seu poder de consumidor pode influenciar a sua vida e do Planeta Terra. Voc? ? um consumidor consciente?
Fa?a o teste dispon?vel em http://www.akatu.org.br/Testes (Acessado em 14/07/2013).
Teste consumidor consciente. Imagem dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/acompanhe/teste%20consumidor%20consciente%20ok.jpg. Acessado em 13/07/2013.
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Voc? ? um consumidor consciente?
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Voc? sabe como seu poder de consumidor pode influenciar voc? e toda vida do planeta?
J? pensou em quanto lixo ? produzido em sua casa, pela sua fam?lia em um ano?
Saber o quanto se produz ? o primeiro passo para a redu??o da gera??o de res?duos s?lidos. Fa?a a atividade proposta no endere?o abaixo e descubra.
Auditoria do lixo. Dispon?vel em: http://casa.hsw.uol.com.br/compostagem4.htm. Acessado em 13/07/2013.
Tendo como refer?ncia as informa??es j? apresentadas nas atividades anteriores e na perspectiva de complementa??o e amplia??o dos conhecimentos sobre o tema, o professor dever? orientar os alunos para que fa?am pesquisas na internet.
Abaixo, sugerimos t?picos e endere?os para acesso, mas se aparecerem outros, diferentes desses, os alunos dever?o ser orientados a buscar refer?ncias para acesso nos s?tios de busca, como o Google.
Sugerimos cinco temas. O professor dever? dividir a turma em cinco grupos e sortear os temas, de modo que cada grupo aprofunde mais o estudo de um item.
Fontes
Res?duos s?lidos. Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/gestao-do-lixo. Acessado em 13/07/2013.
Classifica??o adotada para os tipos de lixo. Dispon?vel em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/tiposdelixo.htm. Acessado em 13/07/2013.
Para onde enviamos nosso lixo? Dispon?vel em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/destinacao.htm. Acessado em 13/07/2013.
Qual ? o Destino do Lixo Urbano e como Diminuir seu Impacto no Ambiente. Dispon?vel em:http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm. Acessado em 13/07/2013.
Destino do lixo ? Conserva??o para Ensino M?dio. Dispon?vel em: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm. Acessado em 13/07/2013.
Fontes
Campanha Separe o lixo; como separar. Dispon?vel em: http://www.separeolixo.com/. Acessado em 13/07/2013.
Reciclagem e coleta seletiva. Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/reciclagem/. Acessado em 13/07/2013.
Materiais recicl?veis: O que s?o materiais recicl?veis? Dispon?vel em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/reciclaveis.htm. Acessado em 13/07/2013.
O que s?o materiais n?o recicl?veis? Dispon?vel em: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/naoreciclaveis.htm. Acessado em 13/07/2013.
Fontes
Processo de compostagem. Dispon?vel em:http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/compostagem.htm. Acessado em 13/07/2013.
Como funciona a compostagem. Introdu??o. Dispon?vel em: http://casa.hsw.uol.com.br/compostagem.htm. Acessado em 13/07/2013.
Como funciona a compostagem. Biologia na compostagem. Dispon?vel em: http://casa.hsw.uol.com.br/compostagem1.htm. Acessado em 13/07/2013.
Como funciona a compostagem. Fazendo a compostagem. Dispon?vel em: http://casa.hsw.uol.com.br/compostagem2.htm. Acessado em 13/07/2013.
Fontes
Legisla??o. Dispon?vel em: http://blog.mma.gov.br/separeolixo/a-politica/legislacao/. Acessado em 13/07/2013.
A pol?tica. Dispon?vel em: http://blog.mma.gov.br/separeolixo/a-politica/. Acessado em 13/07/2013.
Implementa??o. Dispon?vel em: http://blog.mma.gov.br/separeolixo/a-politica/implementacao/. Acessado em 13/07/2013.
Lei obriga munic?pios a fazer coleta seletiva. Dispon?vel em: http://www.folhaojornal.com.br/lei-obriga-municipios-a-fazer-coleta-seletiva. Acessado em 13/07/2013.
Pol?tica Nacional de Res?duos S?lidos. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/pol%C3%ADtica-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos. Acessado em 13/07/2013.
Linha do Tempo. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos/linha-do-tempo. Acessado em 13/07/2013.
Lei dos res?duos s?lidos e o papel dos munic?pios. Dispon?vel em: http://observatorioeco.com.br/lei-de-residuos-solidos-e-o-papel-dos-municipios/. Acessado em 13/07/2013.
Fontes
Comit? Orientador da Log?stica Reversa. Dispon?vel em: http://blog.mma.gov.br/separeolixo/a-politica/implementacao/comite-orientador-da-logistica-reversa/. Acessado em 13/07/2013.
Log?stica inversa. Dispon?vel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Log%C3%ADstica_inversa. Acessado em 13/07/2013.
Log?stica reversa de latas de alum?nio para bebidas. Dispon?vel em: http://www.guiadaembalagem.com.br/noticia_3888-logistica_reversa_de_latas_de_aluminio_para_bebidas.htm. Acessado em 13/07/2013.
Log?stica Reversa. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa. Acessado em 13/07/2013.
Comit? Orientador para a Implanta??o da Log?stica Reversa (CORI). Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa/oleo. Acessado em 13/07/2013.
Sistemas Implantados. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa/sistemas-implantados. Acessado em 13/07/2013.
Reciclagem ? Imagem dispon?vel em: http://www.folhaojornal.com.br/wp-content/uploads/2011/01/OKinfo-01-600x338.jpg. Acessado em 13/07/2013
Cada grupo de alunos dever? montar uma apresenta??o do conte?do estudado na atividade de pesquisa. Para isso, cada grupo dever? utilizar o PowerPoint ou outro programa similar que possibilite inser??o de texto e imagens.
As apresenta??es dever?o ser salvas em pendrives que dever?o ser conectados a um computador que, por sua vez, dever? estar conectado ao aparelho data show, para a exposi??o aos colegas e professor.
Ap?s a realiza??o da montagem das apresenta??es, o professor dever? organizar o espa?o para a socializa??o das mesmas por cada grupo. Propomos uma organiza??o no formato de um semin?rio, em que cada grupo tem seu tempo de exposi??o, seguido de um tempo para perguntas dos ouvintes.
Cabe ao professor ressaltar informa??es n?o contempladas e prestar esclarecimentos para as d?vidas apresentadas e que os grupos n?o souberem.
A fim de responder ? quest?o chave desta aula, "Descarte de res?duos s?lidos: o que temos e o que queremos", com rela??o ? comunidade onde se situa a escola, o professor dever? solicitar aos alunos que coletem dados para responderem ? quest?o: como os res?duos s?lidos t?m sido descartados ou tratados em sua cidade?
Algumas sugest?es para a coleta dos dados:
1- Entrevista com o prefeito ou secret?rio de servi?os urbanos indagando como ? cuidado o descarte de res?duo s?lidos em sua cidade. O professor dever? agendar previamente na prefeitura. Os alunos eleger?o uma comiss?o que participar? diretamente deste encontro. Os demais alunos ficar?o esperando fora da sala de reuni?es, mas ? importante que estejam presentes ao evento, neste ato de cidadania.
As perguntas dever?o ser feitas por todos os alunos e selecionadas as mais pertinentes. Os estudantes dever?o levar as perguntas registradas e uma prancheta com papel e canetas para anota??es.
2- Seguir o caminho do lixo, se houver coleta domiciliar, registrando todo o percurso de casa at? a destina??o dada pela prefeitura. Se n?o for poss?vel ir pessoalmente, fazer uma entrevista com uma pessoa que faz este trabalho de coleta e destina??o dos res?duos s?lidos.
3- Averiguar as condi??es do lix?o ou aterro sanit?rio, se houver. O professor dever? agendar uma visita com os respons?veis e organiz?-la cuidando do transporte dos alunos junto ? dire??o da escola e/ou prefeitura.
4- Visitar a p?gina da prefeitura na internet buscando a??es propostas em rela??o ? destina??o de res?duos s?lidos e verificar sua efetiva??o na cidade.
Ap?s a coleta dos dados, por meio dos procedimentos sugeridos na atividade anterior, o professor dever? promover a discuss?o em sala de aula, pautada na seguinte pergunta:
Cada grupo de quatro alunos dever? redigir um texto respondendo a este questionamento e apresentar suas considera??es ao professor e demais colegas.
Ap?s a discuss?o e considera??es, propomos que o mesmo grupo de alunos da atividade anterior organizem um relat?rio contendo todos os dados levantados e discutidos ao longo da aula.
O termo relat?rio, neste caso, ? utilizado para descrever uma narra??o do que se passou, do que foi observado.
Para que se possa redigir um relat?rio de pesquisa ? preciso que tenha havido alguma pesquisa cujos resultados j? sejam conhecidos. O percurso do relat?rio de pesquisa ? dado pelos fatos observados durante a realiza??o da pesquisa e os resultados por ela alcan?ados.
Propomos nesta atividade a elabora??o de um relat?rio compilando todos os dados levantados e discutidos pelos alunos. Para isso, o professor dever? fornecer aos alunos as seguintes instru??es:
1?) A p?gina inicial do relat?rio dever? apresentar: o nome completo da escola, disciplina (exemplo: Biologia), o t?tulo da pesquisa, o nome do professor, os nomes dos alunos, o ano de ensino e turma, data e local.
2?) Introdu??o: esta se??o do relat?rio ? justamente o espa?o em que se faz uma recapitula??o do tema da pesquisa. Nesta parte do texto, dever? ser apresentado um resumo da proposta da pesquisa, os objetivos e as justificativas. O professor dever? orientar os alunos a utilizarem os registros ao longo das atividades propostas para elaborem o texto da introdu??o.
3?) Material e M?todos (Metodologia): o professor dever? orientar os alunos a informarem detalhadamente todo o procedimento de pesquisa. Trata-se, neste caso, de uma narra??o, em que se apresentar?, passo a passo, o que ocorreu durante o processo de realiza??o da pesquisa: forma??o das duplas ou grupos, leitura de textos, pesquisas na internet, levantamento de dados, resolu??o de quest?es de estudo/pesquisa, debates.
4?) Resultados e Discuss?o: dever?o aparecer neste item, todos os dados coletados e discutidos pelos alunos, especialmente aqueles da atividade 1 do m?dulo 5.
5?) Conclus?o: o professor dever? solicitar aos alunos que, neste ponto do relat?rio, apresentem a que conclus?o chegaram ao final de toda a pesquisa realizada. O professor dever? orientar os alunos os registros que eles mesmos fizeram durante das atividades. Ser? preciso incluir no relat?rio a confiss?o das restri??es operacionais observadas, os problemas encontrados, enfim, tudo aquilo que, em certa medida, prejudicou a execu??o da pesquisa e, consequentemente, enfraqueceu o alcance das conclus?es.
6?) Refer?ncias Bibliogr?ficas: Neste item, dever?o ser apresentados todos os textos consultados ao longo da pesquisa com sua respectiva fonte (t?tulo do texto/autor/endere?o eletr?nico/data de acesso). Para mais informa??es acerca da normatiza??o de refer?ncias bibliogr?ficas, o professor poder? consultar o seguinte endere?o eletr?nico http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm#5.16 (Acesso em 13/07/2013).
Cartaz- Imagem dispon?vel em: http://www.biosphera.com.br/imagens/cartaz_coleta_seletiva.jpg. Acesso em 13/07/2013.
Ap?s a confec??o dos relat?rios, os mesmos dever?o ser salvos em um dispositivo de armazenamento de m?dia (cd, dvd ou pendrive) e enviados ao professor para avalia??o. Os relat?rios dever?o ser postados pelo professor no blog ou site da escola. Caso a escola n?o possua um blog ou site, o professor dever? criar o blog. Para criar o blog, basta que o professor acesse o endere?o eletr?nico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 13/07/2013) e siga as instru??es. ? r?pido, pr?tico e gratuito.
Postados os relat?rios, o professor dever? solicitar aos alunos que entrem no endere?o eletr?nico do blog e que fa?am coment?rios sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos dever?o seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, dever?o divulgar o blog na escola, solicitando ? comunidade escolar que tamb?m participe da pesquisa deixando seus coment?rios e opini?es no blog. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunica??o dispon?veis na escola dever?o ser utilizados: site da escola, r?dio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor dever? manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.
Para leitura do professor:
LEI N? 12.305, DE 2 DE AGOSTO DE 2010. Dispon?vel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm Acessado em 13/07/2013.
Lixo extraordin?rio: vida e arte no lixo. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38663. Acessado em 13/07/2013.
Pa?ses desenvolvidos s?o respons?veis por 56% das perdas de alimentos. Dispon?vel em: http://www.akatu.org.br/Temas/Alimentos/Posts/Paises-desenvolvidos-sao-responsaveis-por-56-das-perdas-de-alimentos . Acessado em 13/07/2013.
Para os alunos:
Videoaula - Gerenciamento de Res?duos S?lidos Urbanos. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zENy73au5Lg#at=201. Acessado em 13/07/2013.