Portal do Professor

Início do Conteúdo

Futebol ecol?gico: constru??es de leitura e de escrita

Autor e Co-autor(es)

Cleber Garcia Casagrande imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Tha?s Cristina de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar aspectos sobre o futebol ecol?gico.

  • Desenvolver a criatividade na solu??o de problemas.

  • Identificar o significado de educa??o ambiental e futebol.

  • Conceituar Futebol e Ecologia.

  • Aprimorar o uso da leitura e da escrita coletivamente.

  • Construir coletivamente propostas ambientais.

  • Elaborar elementos para a organiza??o de um futebol ecol?gico.

Duração das atividades

5 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta proposta de aula direciona-se para crian?as de 07 a 09 anos de idade, pois estimula os alunos a formular seu pensamento sobre determinado assunto, sua criatividade e sua concentra??o, contribuindo para sua inser??o no mundo escolar. Desenvolve a socializa??o das crian?as em pequenos e grandes grupos, com desafios e problemas para solucionar. Faz-se necess?rio que os alunos saibam escrever, ler, conhecer as principais regras de futebol e utilizar o netebook do Projeto Um Computador por Aluno (UCA).

Estratégias e recursos da aula

Professor, como subs?dio para a constru??o desta aula, assista o v?deo: ?Esporte na escola - Educa??o F?sica e Educa??o Ambiental?. Dura??o: 13min. Dispon?vel em: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=5067. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Sinopse
A s?rie da TV Escola sobre o programa "Esporte na Escola" enfoca as atividades f?sicas realizadas nas escolas sob outro ?ngulo. Os atletas, professores e especialistas falam sobre a pr?tica esportiva realizada al?m das aulas de Educa??o F?sica e como isso pode contribuir para a forma??o da cidadania.

Neste epis?dio, o iatista Lars Grael ? o convidado. A atividade proposta ? a ?ca?a ao tesouro?, um exemplo de esporte de orienta??o, ideal para ser praticado ao ar livre e que permite a integra??o da crian?a com a natureza. O programa mostra a import?ncia de se aliar a pr?tica esportiva com quest?es ligadas ? Educa??o Ambiental.

?

?

Aulas 1 e 2 ? Futebol e natureza: uma jogada legal!

Material: Computador e Data Show, solicitar que os alunos tragam o seu UCA, ou papel kraft e pinc?is Hidrocor.

Local: Sala de Aula ou outro local adequado para as atividades.

1? Atividade

Inicie a aula com uma conversa sobre a hist?ria do futebol, mas sem mencionar o nome do esporte de modo que os alunos possam descobrir sobre qual esporte voc? fala. Essa hist?ria deve ser contada de forma divertida com proje??o da hist?ria por escrito. As frases da hist?ria devem ser claras e objetivas para que os alunos possam entend?-las no momento da leitura. Cada frase projetada ser? lida por um aluno, para que eles possam desenvolver a leitura.

Como subs?dio sobre a Hist?ria do Futebol:

Hist?ria do Futebol. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/educacao-fisica/historia-do-futebol.htm. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Hist?ria do Futebol. Dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/FUTEBOL/. Acesso em 10 de julho de 2013. 

?

2?. Atividade

Ap?s os alunos descobrirem de qual modalidade esportiva se tratava a hist?ria, questione: Futebol e Ecologia! O que sabemos sobre esses assuntos?

Caso os alunos n?o consigam relacionar futebol e ecologia, o professor aborda a tem?tica conversando com sobre a import?ncia de se aliar a pr?tica esportiva com quest?es ligadas a ecologia e a preserva??o do meio ambiente.

?

3?. Atividade

Posteriormente, apresente uma hist?ria em quadrinhos criada por voc? ou alguma j? dispon?vel sobre Futebol Ecol?gico.

Sugest?o de site para criar sua hist?ria: http://criancas.uol.com.br/atividades/crie-sua-hq.jhtm. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Sugest?o de Hist?ria em quadrinhos: Futebol Ecol?gico. Dispon?vel em: http://www2.uol.com.br/ecokids/hq/futebol.htm. Acesso em 10 de julho de 2013. 

A partir dessa hist?ria em quadrinhos questione os alunos:

  • Qual outro assunto al?m do futebol est? presente na hist?ria?
  • Algu?m sabe o que ? Ecologia e se ? algo importante?
  • E o Futebol o que ??  
  • Tamb?m ? importante? Por qu??                       

As respostas a estas perguntas ser?o constru?das a partir dos conceitos que os alunos apresentarem. Exemplos de conceitos constru?dos pelos alunos.

Ecologia: ? uma ci?ncia que estuda os seres vivos e suas intera??es com o meio ambiente. Tamb?m estuda a abundancia e distribui??o dos seres vivos no planeta terra. ? importante porque fornece informa??es se os animais e os ecossistemas est?o em harmonia. Conceito de Ecologia dispon?vel em: http://www.suapesquisa.com/o_que_e/ecologia.htm. Acesso em 19 de julho de 2013.

Futebol: ? uma manifesta??o da cultura corporal, um esporte popular, exercido dentro de regras, importante para a socializa??o das crian?as. Futebol no Brasil, dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/esporte/modalidades/futebol. Acesso em 19 de julho de 2013

?

Continue com perguntas aos alunos:

1.      O que ? meio ambiente?

2.      O que ? natureza?

3.      ? poss?vel preservar o ambiente e os animais? Como?

4.      Em quais locais podemos jogar futebol em nossa escola para ficarmos mais perto da natureza?

natureza

Dispon?vel em: http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/tudo-sobre-meio-ambiente/tudo-sobre-meio-ambiente13.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

4?. Atividade

Solicite aos alunos que se re?nem em 4 grupos e informe que cada grupo registrar? suas respostas no UCA. Caso sua escola n?o participe desse projeto os alunos poder?o registrar no papel kraft, garantindo a leitura dos demais colegas quando o grupo  for apresentar para a turma.

Quando for iniciar a apresenta??o sugira que um aluno de cada grupo que assiste a apresenta??o das respostas l? e os alunos do grupo que est?o apresentando explicam porque colocaram essa resposta. Exemplo: Grupo 1 apresenta suas respostas ao aluno A do Grupo 2 que l? a pergunta e a resposta e os alunos do Grupo 1 explicam a resposta.

Professor salve todas as repostas em seu computador para retom?-las na pr?xima aula.

?

Aulas 3 e 4: Futebol e meio ambiente: preservar ? contribuir

?

Material: Solicitar o UCA dos alunos, cones, bola de futebol, garrafa pet, papel kraft, tinta guache ou pinc?is Hidrocor.

Local: Local aberto, p?tio.

?

1? Atividade

Retome rapidamente com os alunos as discuss?es abordadas na aula anterior perguntando:

  • Quais s?o as maneiras que agredimos a natureza?
  • Quais os locais poss?veis para realizar o jogo de futebol mais pr?ximo da natureza, sem agredi-la?

Neste momento, o professor prop?e aos alunos para passear pela escolar para identificarem os locais poss?veis para organiza??o e realiza??o do jogo de modo que consigam ficar mais perto da natureza sem agredi-la. Caso n?o seja poss?vel o professor organizar? esse passeio num parque ou pra?a pr?ximo da escola para que seja realizada essa atividade.

Continuando os mesmos grupos da aula anterior, cada grupo dever? registrar em seu UCA:

a)      O local em que pode ser realizado o jogo de futebol.

b)      Como fazer a marca??o das linhas caso haja necessidade.

c)      Como colocar/marcar as traves do gol.

d)     O que fazer para preservar a natureza ao redor da escola.

Cada grupo registra suas respostas e posteriormente apresenta para o grupo.

?

2?. Atividade

Num primeiro momento, o Grupo 1 proponente da proposta prepara o local e os materiais para a realiza??o do jogo.

Os grupos 2 e 3 jogam futebol conforme as regras acordadas na 1?. Atividade.

O Grupo 1 que prop?s a maneira de jogar e organizou o local, colocar? em pr?tica as frentes de trabalho na natureza ao redor da escola (exemplo: colocar plaquinhas para n?o pisar na grama; recolher os lixos que est?o no jardim e p?tio da escola, plantar pequenas plantas e, caso a escola autorize: regar as plantas, arrancar os matos que atrapalham a passagem e etc.).

O grupo 4 constr?i cartazes para colar nos murais da escola para conscientizar os outros alunos a respeitar o meio ambiente.

Um aluno far? imagens e filmagens (o UCA disponibiliza o programa para filmar e fotografar) desses momentos para posteriormente apresentar para a comunidade escolar. O outro arbitrar o jogo e escolher? um aluno para registrar as atividades.

O professor dever? auxiliar os alunos em todas as atividades. Cada grupo ter? a oportunidade de realizar cada etapa dessa proposta.

?

                                                                                                                                                       futebol                                                                                                                                      

Dispon?vel em: http://cdn4.igogo.pt/fotos/03/73/campo-de-futebol-de-a-dos-cunhados.jpg. Acesso em 10 de julho                                                                                                                                                                                                                              
?

amigos da escola

Dispon?vel em: http://www.editorasollivros.com.br/image/Os%20Amiguinhos%20do%20Meio%20Ambiente.jpg. Acesso em 10 de julho de 2013.

?

Aula 5: Analisando nossas a??es

Material: Computador, Data Show e os UCAs dos alunos.

Local: Sala de Aula.

?

Atividades

O professor dever? levar todas as imagens e filmagens registradas durante a 2?. Atividade da aula anterior para aprecia??o dos alunos.

Cada grupo se reunir? novamente para construir um texto sobre a experi?ncia vivenciada e as contribui??es que realizaram para preservar a natureza.

Cada componente do grupo dever? participar das reflex?es e da constru??o do texto de modo geral. Um aluno do grupo registrar? no UCA para posterior postagem no site ou blog da escola.

Ao final da aula o professor juntamente com os alunos leram os textos coletivamente para discuss?o final.

Recursos Complementares

Par?metros Curriculares Nacionais. Meio Ambiente e Sa?de. Dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Minist?rio do Meio Ambiente. Dispon?vel em: http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/formacao-de-educadores/item/363. Acesso em 10 de julho de 2013. 

Avaliação

A Avalia??o dever? ser cont?nua e processual. Procure verificar o envolvimento e seriedade com que os alunos lidaram com a tem?tica. Busque perceber se os alunos conscientizaram-se sobre a import?ncia das quest?es ambientais tamb?m no esporte.

Observe se ao longo das aulas se os alunos se conscientizaram da import?ncia do papel de cada um na constru??o coletiva de propostas ambientais.

Aproveite para verificar como est? a linguagem oral e escrita dos alunos nos registros oral e escrito apresentado.

Registre suas percep??es sobre todo o processo para subsidiar a abordagem do tema em outros momentos.