Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vamos Brincar de Roda com os Beb?s?

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta L?pez.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

? Compreender a arte como saber cultural e est?tico, gerador de significa??o e integrador da organiza??o do mundo e da pr?pria identidade;

? Ampliar seu repert?rio musical, por meio da brincadeira de roda;

? Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a pr?pria vida, integradora social e formadora de identidade;

? Aprender determinadas caracter?sticas de alguns animais.

?

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas durante um turno (matutino ou vespertino) em 3 momentos consecutivos, com dura??es aproximadas de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
?

Estratégias e recursos da aula

Primeiras considera??es:

Essa aula ? indicada para crian?as entre 1 e 2 anos, no intuito de resgatar cantigas e brincadeiras de roda.


Primeiro Momento: Vamos brincar de roda?

Dura??o: O tempo que as crian?as se envolverem na brincadeira sem que interfira nas demais atividades do dia. O professor precisa considerar o tempo de concentra??o das crian?as dessa faixa et?ria.

Como vamos propor a brincadeira de roda para crian?as bem pequenas (entre 1 e 2 anos), ? poss?vel que ainda n?o conhe?am essa brincadeira ou nem saibam o que ? fazer uma roda. Por isso, sugerimos que haja 2 ou mais adultos, explicando para as crian?as como ? a brincadeira, ajudando-as a dar as m?os e conduzindo-as para a roda, ou seja, mediando a atividade como forma de ensinar essa brincadeira ?s crian?as. ?  importante tamb?m que as m?sicas cantadas sejam curtas. Sugerimos come?ar com atirei o pau no gato e depois roda cotia.

Atirei o pau no gato

Atirei o pau no gato to
Mas o gato to
N?o morreu reu reu
Dona Chica ca
Admirou-se se
Do berro do berro
Que o gato deu
Miau!

Atirei o pau no gato (outra vers?o)

N?o atire o pau no gato to
Porque isso so
N?o se faz faz faz
  A escola la
  Nos ensina na
A amar os animais
Miau!

Roda cotia

Roda cotia
De noite
E de dia
O galo cantava
E a casa ca?a!

?

roda

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012

?

Outras m?sicas podem ser cantadas depois dessas, ficando a crit?rio do professor e ao gosto das crian?as, que podem sugerir suas m?sicas preferidas. Quando perceber que as crian?as est?o ficando cansadas, convide-as ent?o para terminar a brincadeira cantando uma ?ltima vez a m?sica do pau no gato.

OBS: Pode acontecer de algumas crian?as desejarem sair da brincadeira antes de outras. ?  importante respeitar o tempo de cada uma, permitindo que algumas saiam da brincadeira e outras continuem, se assim quiserem. Entretanto, o professor exerce papel fundamental para estimular a participa??o das crian?as na brincadeira, tornando-a mais atrativa ?s crian?as.
 
Segundo Momento: Vamos fazer o bigode do gatinho?

Materiais: L?pis de olho ou  l?pis de pintura facial para crian?as (se houver na escola) e espelho. ? importante o professor verificar previamente se alguma crian?a apresenta alergia a esse tipo de material.

Dura??o: 30 minutos aproximadamente.

Quando as crian?as come?arem a demonstrar desinteresse pela brincadeira, pergunte quem quer fazer um bigode igual ao do gatinho. E assim, v? fazendo os bigodes do gato nas crian?as e mostrando a elas no espelho como ficou. Aproveite para perguntar como o gatinho faz, e tamb?m dar a op??o para as crian?as escolherem qual bigode querem fazer: De gatinho? De cachorro? De le?o? De coelho? E assim, v? questionando as crian?as e imitando o som de cada animal enquanto pinta os seus rostos.  

roda   roda
Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012
?

Terceiro Momento: Brincando de ser os bichinhos

Dura??o: O tempo que as crian?as se envolverem na proposta. ? importante lembrar que o professor deve estar atento ?s demais atividades do grupo, como por exemplo, ao hor?rio do lanche e, ao mesmo tempo, a concentra??o das crian?as na brincadeira.

Depois que todos aqueles que desejarem pintar o rosto o tenham feito, os re?na e convide-os para brincar de imitar os bichinhos (quem optou por n?o pintar o rosto tamb?m pode brincar). Agache-se e fique de quatro, mostrando para as crian?as como os animais andam. Primeiro vamos andar igual o gatinho e tamb?m fazer o seu som. E assim, o professor vai conduzindo a brincadeira, imitando os diversos bichinhos que as crian?as sugerirem. O professor como o adulto que conduz a atividade pedag?gica, com a participa??o do auxiliar de sala (se houver), deve propor a imita??o de outros animais, ainda n?o sugeridos pelas crian?as, objetivando a amplia??o da brincadeira de pap?is entre as crian?as.

?

roda

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2012

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma cont?nua e processual, procurando acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser?o realizados observa??es e registros, que auxiliar?o o professor a avaliar quais os momentos que a crian?a mais participou; como relacionou-se com os colegas; se a crian?a j? conhecia a brincadeira e, se n?o conhecia , como se manifestou diante da situa??o nova; se a brincadeira contribuiu para a amplia??o do conhecimento de determinadas caracter?sticas de animais e para a brincadeira de pap?is. Os registros feitos pelo professor servir?o, tamb?m, de subs?dios para avaliar sua pr?tica pedag?gica.