Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincadeira Cantada: A Linda Rosa Juvenil

Autor e Co-autor(es)

Roseli Iolanda da Cunha imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Maria Beretta L?pez

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

? Avan?ar em seu processo de desenvolvimento das diferentes dimens?es humanas;

? Compreender a arte como saber cultural e est?tico, gerador de significa??o e integrador da organiza??o do mundo e da pr?pria identidade;

? Ampliar seu repert?rio musical, por meio de uma brincadeira cantada;

? Reconhecer e usar a linguagem corporal como relevante para a pr?pria vida, integradora social e formadora de identidade;

? Desfrutar de momentos l?dicos e imaginativos;

? Desenvolver autonomia perante escolhas do cotidiano.

Duração das atividades

As atividades dever?o ser desenvolvidas em 6 momentos, n?o necessariamente consecutivos, com dura??es variadas entre 30 minutos e 1 hora.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

?

Primeiras considera??es:

A linguagem musical ? uma forma importantes de express?o humana, o que justifica sua presen?a no contexto da educa??o, de um modo geral, e na educa??o infantil, particularmente.
A m?sica, na educa??o infantil mant?m forte liga??o com o brincar.  Jogos e brinquedos musicais s?o transmitidos por tradi??o oral, persistindo nas sociedades urbanas nas quais a for?a da cultura de massas ? muito intensa, pois s?o fonte de viv?ncias e desenvolvimento expressivo musical. Envolvendo o gesto, o movimento, o canto, a dan?a e o faz-de-conta, esses jogos e brincadeiras s?o express?o da inf?ncia. Brincar de roda, ciranda, pular corda, amarelinha etc. s?o maneiras de estabelecer contato consigo pr?prio e com o outro, de se sentir ?nico e, ao mesmo tempo, parte de um grupo, e de trabalhar com as estruturas e formas musicais que se apresentam em cada can??o e em cada brincadeira. (BRASIL. Minist?rio da Educa??o. Secretaria de Educa??o B?sica. Referencial curricular nacional para a educa??o infantil Bras?lia,MEC/SEF, 1998).

Pensando nesses aspectos fundamentais para a educa??o infantil  planejamos essa aula, indicada para crian?as entre 3 e 5 anos, com o objetivo de resgatar brincadeiras cantadas.

Primeiro Momento: Confeccionando fantoches de varetas da Linda Rosa Juvenil

Materiais:  folhas A4, cartolinas, tesouras, cola bast?o (se houver dispon?vel na escola) ou cola comum, fita crepe ou durex, varetas (palitos de picol? entre outros que n?o tenham ponta fina), l?pis de cor, canetinha e giz de cera, c?pias dos personagens, dispon?vel em: https://www.google.com.br/search?q=desenhos+para+colorir+da+linda+rosa+juvenil&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZzXhUaPANrax4APHqIA4&ved=0CCkQsAQ&biw=1366&bih=598

Dura??o: Entre 30 minutos e 1 hora.

Professor, voc? pode desenhar os personagens (rainha -Linda Rosa juvenil-, rei, bruxa/feiticeira, tempo ? poder? ser um rel?gio, mato)  ou somente pintar as c?pias sugeridas acima. Depois recorte os desenhos, cole numa cartolina com cola bast?o, e por ?ltimo fixe a vareta  com fita crepe atr?s de cada personagem.

Segundo Momento: Conhecendo a m?sica da Linda Rosa Juvenil com teatro de varetas

Materiais: fantoches de varetas da linda Rosa Juvenil, confeccionado pelo professor.

Dura??o: aproximadamente 30 minutos.

Organize um espa?o com tapetes e almofadas e convide as crian?as a fazer uma roda. Ap?s todos acomodados, pergunte para o grupo se conhecem a brincadeira cantada da linda Rosa Juvenil. Caso as crian?as n?o conhe?am a cantiga, cante-a para elas; se alguma crian?a j? conhecer pe?a que ajude o professor a ensinar para as outras. Depois mostre para o grupo os personagens do teatro de varetas e deixe que as crian?as manuseiem, passando os personagens de m?o em m?o na roda. Em seguida, anuncie que o teatro ir? come?ar.
?

A Linda Rosa Juvenil

A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar.

E um dia veio a bruxa m?, muito m?, muito m?.
E um dia veio a bruxa m?, muito m?, muito m?.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.
Que adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim.

E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.
E o tempo passou a correr, a correr, a correr.

E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.
Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim.

E os dois puseram-se a dan?ar, a dan?ar, a dan?ar.
E os dois puseram-se a dan?ar, a dan?ar, a dan?ar.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei.

http://www.vagalume.com.br/os-pequerruchos/a-linda-rosa-juvenil.html#ixzz2YvBtE4pr
?

As crian?as podem continuar sentadas, mas agora viradas para o local da apresenta??o. O teatro pode ser feito em algum suporte pr?prio para fazer teatro com fantoches e varetas, mas tamb?m pode ser feito atr?s de algum m?vel; uma mesa virada, ou um arm?rio pequeno. O importante ? que o professor fique escondido e s? os personagens apare?am. E assim, o professor vai cantando a m?sica, com a ajuda das crian?as e interpretando as situa??es por meio dos personagens de vareta.    

?

l

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013


Terceiro Momento: As crian?as confeccionam  o teatro de varetas

Materiais: c?pias dos personagens, folhas A4, cartolinas, tesouras, cola bast?o, fita crepe, varetas, l?pis de cor, canetinha e giz de cera.

OBS: Dependendo da idade das crian?as, o professor pode sugerir que desenhem os personagens em vez de somente pintar as c?pias. O professor tamb?m deve orient?-las em rela??o ao tamanho dos desenhos, para que n?o sejam muito pequenos, assim todos poder?o v?-los enquanto brincam de teatro.

Em uma mesa disponha os materiais e convide as crian?as a come?arem a confec??o dos personagens. Deixe que cada uma escolha o(s) personagem (s) que ir? criar ou pintar. Depois, ajude-as a recortar e colar com cola bast?o numa cartolina, para que fique mais firme; e por ?ltimo grude a vareta com fita crepe ou durex.

Quarto Momento: As crian?as apresentam o teatro de varetas

Materiais: teatro de varetas da linda Rosa Juvenil, confeccionado pelas crian?as.

Dura??o: 30 minutos aproximadamente.

Organize o espa?o de acordo com a primeira apresenta??o, mas agora divida as crian?as em 2 ou 3 grupos, de acordo com a quantidade de crian?as, de maneira que enquanto algumas crian?as apresentam o  teatro as outras assistam.

Quinto Momento: Confeccionando acess?rios para as crian?as

Materiais: Para a coroa do rei e chap?u da bruxa: grampeador , tesoura, papel cart?o, papel pardo, cola colorida, brilho e lantejoulas.
                    Para a coroa da linda Rosa Juvenil: grampeador , tesoura, papel cart?o, cola colorida, brilho e lantejoulas, flores naturais colhidas do ch?o um pouco antes da brincadeira de teatro. Caso o professor n?o tenha as flores naturais dispon?veis, poder? usar as flores artificiais. ? importante que o professor explique ?s crian?as que n?o devemos arrancar as flores naturais quando ainda est?o no galho, somente quando a natureza oferec?-las, ou seja, quando ca?rem ao ch?o.
                   Para o mato: papel crepom verde e fita durex.
                   Para o rel?gio: furador de papel, cartolina, c?pia do rel?gio do teatro de varetas, l?pis de cor, giz de cera, cord?o.

Dura??o: Aproximadamente 30 minutos.

Proponha para as crian?as brincarem de fazer o teatro da Linda Rosa Juvenil, e convide-as a  confeccionar acess?rios para esse momento. Combine quem ser? cada personagem e encaminhe o trabalho, dando as op??es de confec??o de cada acess?rio. As crian?as podem se reunir em mesas separadas, contendo em cada uma delas os materiais selecionados para a confec??o dos acess?rios. O professor, com a ajuda do auxiliar de sala (ou outro profissional da escola que poder? auxiliar o professor nessa atividade) orienta as crian?as. ? importante que todas as crian?as possam transitar pelas mesas para ver o trabalho dos colegas, e caso se interessem em fazer mais de um acess?rio, sejam acolhidas nessa op??o. Entretanto, ? importante que concluam o acess?rio j? iniciado para depois iniciar a constru??o de outro, sobretudo as crian?as mais velhas ? 4 a 5 anos.  
?

Como fazer os acess?rios

Coroa: Corte a cartolina ou papel cart?o, no formato de uma coroa, e proponha que o grupo que optou por esse acess?rio, decore-o com cola colorida, brilho e lantejoulas . Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas para que possa encaixar na cabe?a das crian?as. Quem optou pela coroa da linda Rosa Juvenil, ir? fazer o mesmo procedimento da coroa do rei, mas na hora da brincadeira de teatro, pode colher algumas flores e encaixar entre a coroa e a cabe?a. Caso n?o haja flores na institui??o, o professor poder? providenciar flores artificiais, ou ainda desenhar com canetinha pequenas flores na coroa.
?

linda rosa

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

?

Chap?u da bruxa: Corte o papel pardo, conforme ilustra??o e proponha que o grupo que optou por esse acess?rio, decore-o tamb?m com cola colorida, brilho e lantejoulas. Depois de pronto e de secar a cola, grampeie as duas pontas de forma a encaixar na cabe?a das crian?as.

linda rosa  linda rosa  linda rosa

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

?

Mato: proponha que as crian?as cortem, com seu aux?lio se necess?rio, o papel crepom, ainda dobrado, formando tiras. Depois desdobre-o, pegue algumas fitas do papel crepom junte-as e fixe-as com  fita durex pelas pontas, de modo a formar um molho de fitas de crepom. 

Rel?gio: o rel?gio pode ser o mesmo do teatro de varetas, caso a crian?a opte por apenas pint?-lo, ou ent?o pode desenh?-lo, numa cartolina cortada ao meio. O professor pode ajud?-la a fazer o c?rculo com algum objeto redondo (um prato, algum brinquedo da sala, etc). Depois recorte-o, fa?a um furinho com furador de papel na parte superior e passe um cord?o, fazendo um colar.

Sexto Momento: Dramatizando a Linda Rosa Juvenil

Materiais: Fantasias dos personagens, caso haja na institui??o (como capas, vestidos, varinha entre outros), acess?rios confeccionados pelas crian?as, aparelho  de som ou dvd, m?sica dispon?vel em:  http://www.kboing.com.br/musica-e-letra/xuxa/1234972-a-linda-rosa-juvenil/

Dura??o: Aproximadamente 30 minutos.

Re?na as crian?as para a brincadeira. Caso haja algu?m na institui??o que toque viol?o, convide-o para esse momento. Esse detalhe ir? enriquecer sobremaneira a brincadeira, proporcionando um maior envolvimento das crian?as. Voc? tamb?m poder? convidar outro grupo de crian?as para a brincadeira. ? importante que os adultos ajudem as crian?as a cantar e a desempenhar o papel do personagem escolhido junto ao grupo. A brincadeira pode ser repetida no mesmo dia, se ainda houver interesse das crian?as e em outros dias, estimulando uma maior apropria??o dessa brincadeira cantada pelas crian?as.

linda rosa  linda rosa  linda rosa

Fonte: Arquivo institucional - NDI- 2013

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se dar? de forma a acompanhar o desenvolvimento integral da crian?a e do grupo. Para tanto, ser? realizado observa??o e registro, que auxiliar?o o professor a avaliar os seguintes aspectos: quais os momentos que a crian?a mais participou; como interagiu com os colegas; a crian?a j? conhecia a brincadeira; se n?o, como se portou diante da situa??o nova; no momento de tomar decis?es, manteve-se segura diante de suas escolhas, ou influenciou-se facilmente pelas opini?es dos colegas; as crian?as conclu?ram os objetos/acess?rios escolhidos por elas; envolveram-se nessa atividade com autonomia e criatividade; manifestaram interesse e concentra??o no momento de assistir ao teatro; representaram seus personagens; como foi essa representa??o. Os registros feitos pelo professor servir?o tamb?m de subs?dios para o encaminhamento de futuros planejamentos, fornecendo dados e pistas para avaliar sua pr?tica pedag?gica.
?