Portal do Professor

Início do Conteúdo

Ensinando a ordem alfab?tica e seu uso em diferentes g?neros textuais

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Identificar as letras do alfabeto;
  • Identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra;
  • Conhecer a ordem alfab?tica em diferentes g?neros;
  • Conhecer e identificar a import?ncia do dicion?rio comum;
  • Produzir pequenos textos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno letras do alfabeto, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar e diferenciar letras; identificar letras iniciais em palavras. Consideramos importante ainda, que o aluno j? possua no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tabl et e do programa Mozilla Firefox  do laptop Cla ssmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematiza dora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 05 de jul. 2013 e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

?

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um momento de descontra??o com a brincadeira caixinhas com nomes.

Caixinhas com nomes

Material: Caixinhas de f?sforos encapadas com as fotos dos alunos coladas em cima, e dentro as letras que formam o nome daquele aluno. Papel of?cio.

N?meros de participantes: alunos divididos em grupos.

Regras:

  • Cada grupo escolhe as caixinhas que preferem;
  • Formar os nomes dos colegas com as letras que est?o dentro da caixinha;
  • Depois registrar no papel o nome formado, a primeira letra, a quantidade de letras que foi preciso para formar o nome e a quantidade de vezes que abrem a boca para falar aquele nome.

Fonte: S?tio: ?Jogo: Caixinhas com nomes?. Dispon?vel em:  <http://tialucimar.blogspot.com.br/2008/02/jogos-e-brincadeiras-com-nomes-e.html>  Neste Blog voc? encontrar? sugest?es de jogos com as letras do alfabeto. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Promova um di?logo com os alunos sobre o jogo:

  • Quais s?o as letras que estavam dentro da caixa?
  • O que as letras formaram?
  • Quantos colegas existem na sua turma?
  • Para que servem as letras do alfabeto da L?ngua Portuguesa?
  • Quais as letras fazem parte dele?
  • Quantas letras t?m o nosso alfabeto?
  • Qual a import?ncia do alfabeto para a leitura e a escrita de palavras?
  • Qual o nome que voc?s conseguiram formar?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura e de escrita s?o relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Conhecer a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras;
  • Perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas;
  • Dentre outras.

(BRASIL, 2012, p. 45, 46.). 

Para desenvolv?-las, providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos de L?ngua Portuguesa.

Fa?a uma lista com os alunos dos nomes dos colegas da turma que estavam nas caixas. Voc? poder? utilizar cartolina e expor os nomes em ordem alfab?tica no mural da sala de aula.

Dialogue com a turma sobre o alfabeto da L?ngua Portuguesa.

O alfabeto tem 26 letras, as letras k, w e y costumam serem usadas para escrever nomes de pessoas e de produtos em outras l?nguas. Com as letras do alfabeto, podemos escrever palavras, nomes e textos diversos. 

Vamos conhecer a ordem em que as letras do alfabeto aparecem?

Professor, prepare num cartaz as letras do alfabeto para apresentar ? turma. 

 alfabeto 
 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Disponibilize uma c?pia do cartaz em tamanho menor para os alunos colarem no caderno de L?ngua Portuguesa. Nesse cartaz deixe faltando algumas letras para os pr?prios alunos completarem.

Em seguida, organize os alunos em grupos e proponha a turma que crie um alfabeto ilustrado utilizando revistas e jornais. Prepare os materiais para a cria??o: papel sulfite ou cartolina, tesouras, cola, revistas e jornais.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que os alunos fa?am o alfabeto ilustrado utilizando o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Alfabeto Ilustrado?.

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare a m?sica: ?Alfabeto? da cantora Eliana. Voc? poder? dramatizar, montar fichas das palavras para apresentar a m?sica aos alunos de maneira l?dica e criativa.

Caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? cantar a m?sica e assistir ao v?deo na sala de aula. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio abaixo:

ALFABETO

O que ? que come?a com A? Abacate e avi?o.
O que ? que come?a com B? Brincadeira e belisc?o.
O que ? que come?a com C? Cachorrinho e caminh?o.
O que ? que come?a com D? Dado, dedo, doi, ded?o.
O que ? que come?a com E? Eliana e empurr?o.
O que ? que come?a com F? Faca, foca e feij?o.
O que ? que come?a com G? Gato, garfo e garot?o.
O que ? que come?a com H? Hot-dog e hamburg?o.
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que ? que come?a com I? Ivo, ?ndio e inje??o.
O que ? que come?a com J? Jacar? e jamel?o.
O que ? que come?a com L? Lagartixa e lampi?o.
O que ? que come?a com M? Marmelada e macarr?o.
O que ? que come?a com N? Narizinho e narig?o.
O que ? que come?a com O? Olho, ovo e ora??o.
O que ? que come?a com P? Peniquinho, penic?o.
O que ? que come?a com Q? Quarta, quinta sexta n?o.
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
da, de, di, do
O que ? que come?a com R? Rabanada e requeij?o.
O que ? que come?a com S? Sapo, sopa e salsich?o.
O que ? que come?a com T? Talharim e tubar?o.
O que ? que come?a com U? Urubu e n?o sei, n?o.
O que ? que come?a com V? Vaca, velha e viol?o.
O que ? que come?a com X? Xoror? e xuxuz?o.
O que ? que come?a com Z? Zero, zorra e zangad?o.
Eu acho que j? sabe ler
Quem cantar essa can??o.
A, e, i, o, u, u
Ba, be, bi, bo, bu, bu
Ca, ce, ci, co, cu, cu
Da, de, di, do

Fonte: S?tio: Letra da M?sica.net - M?sica: Alfabeto. Dispon?vel em: <http://www.letradamusica.net/eliana/alfabeto.html>. Neste s?tio voc? encontrar? a letra e o v?deo da m?sica ?Alfabeto? da Eliana. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Logo ap?s, a m?sica fa?a questionamentos para os alunos sobre: 

  • Quantas palavras se formaram com as letras do alfabeto?
  • Quantas s?o as vogais?
  • Existe alguma palavra na m?sica que voc? n?o conhecia?
  • Por que ? importante a ordem alfab?tica? 
  • Para que serve a ordem alfab?tica?

Professor, providencie algumas fichas com a escrita das palavras que se iniciam com cada letra do alfabeto, de acordo com a m?sica acima.

ABACATE, AVI?O, BRINCADEIRA, BELISC?O, CACHORRINHO, CAMINH?O, DADO, DEDO, DOI DED?O, ELIANA, EMPURR?O, FACA, FOCA, FEIJ?O, GATO, GARFO,

GAROT?O, HOT-DOG, HAMBURG?O, IVO, ?NDIO, INJE??O, JACAR?, JAMEL?O, LAGARTIXA, LAMPI?O, MARMELADA, MACARR?O, NARIZINHO, NARIG?O, OLHO,

OVO, ORA??O, PENIQUINHO, PENIC?O, QUARTA, QUINTA, RABANADA, REQUEIJ?O, SAPO, SOPA, SALSICH?O, TALHARIM, TUBAR?O, URUBU, VACA, VELHA,

VIOL?O, XOROR?, XUXUZ?O, ZERO, ZORRA, ZANGAD?O. 

Entregue as ficha aos alunos, num primeiro momento, deixe-os manusearem e brincarem com as elas. Depois, organize com os alunos um varal na sala de aula, contendo todas as palavras em ordem alfab?tica. Essas fichas poder?o ser confeccionadas por voc? ou juntamente com os alunos e pe?a para eles ilustrarem as fichas.

Como registro escrito proponha aos alunos que realizem as atividades abaixo:

 atividade

 Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO COM AS LETRAS

Professor, apresente em papel Kraft as frases abaixo, leia-as com os alunos.

Com C

CELINE COLECIONA COLETE, CACHORRO, CRAVO.

Com D

DANIELA DESENHA DEDO, DIAMANTE E DADO.

Com G

GABRIEL GOSTA DE GAFANHOTO, GATO, GAIVOTA.

Fonte: Acervo da autora.

?

Posteriormente questione-os:

  • Quais as letras que est?o em destaque?
  • O que as frases t?m em comum?

Professor, voc? poder? sugerir aos alunos que fa?am uma pesquisa no s?tio abaixo para buscar outras sugest?es com letras diferentes.

Caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam pesquisar no s?tio abaixo outras sugest?es de forma??o de frases usando letras diferentes. Solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tab l et.

?

AGORA ? A SUA VEZ DE BRINCAR COM AS LETRAS?

Organize os alunos em duplas, pe?a para escolherem as letras do alfabeto e continuem a brincadeira de forma??o de frases. Em seguida, devem criar frases usando as letras escolhidas. Oriente-os para que n?o se esque?am de que as primeiras letras das palavras devem iniciar com a mesma letra.

Professor, os alunos poder?o utilizar o alfabeto m?vel para formar as palavras e depois, registr?-las. Fa?a interven??es sempre que necess?rio durante a atividade.

Quando todas as duplas terminarem, fa?a um momento de discuss?o sobre o que acharam da brincadeira, o que sentiram dificuldade e facilidade e principalmente como os colegas se ajudaram mutuamente. ? importante que voc? prepare o ambiente da sala de aula para que os alunos possam compartilhar suas ideias e observa??es feitas sobre a brincadeira, socializando as frases formadas.

Registre as frases no caderno de L?ngua Portuguesa.

Ficha  

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, ? importante que os alunos percebam a import?ncia das palavras e das letras, proporcionando a escrita correta atrav?s da visualiza??o da leitura durante todo o ano letivo, atrav?s dos livros, dicion?rios, revistas e jornais.

Providencie e leve para a sala de aula um dicion?rio e converse com os alunos a import?ncia desse livro, questione-os:

  • Como as palavras aparecem organizadas em um dicion?rio?
  • Em sua opini?o, para que serve um dicion?rio?
  • Voc? costuma usar o dicion?rio? Em quais situa??es?

Apresente o texto a seguir de maneira criativa e divertida. Utilize fantoche e providencie alguns materiais para recitar o poema. 

texto texto 2

?

Fonte: CAV?QUIA, Marcia Paganini.  A Escola ? nossa. Letramento e Alfabetiza??o.  1 ? Ano. S?o Paulo: Scipione, 2012. p. 14,15.

Professor, explique aos alunos que esse texto foi produzido quando as letras K,W e Y ainda n?o faziam parte oficialmente do alfabeto brasileiro. Sugira que eles informem em que ordem essas letras apareceriam no texto (entre quais palavras) e que palavras com essas letras, eles escolheriam para defini-las.

Como registro proponha a realiza??o das atividades abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa. 

INTERPRETANDO O TEXTO 

1. Escolha uma palavra do texto e compare no dicion?rio comum se o significado ? o mesmo. Explique sua resposta.

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________ 

2. No texto as palavras s?o explicadas de maneira criativa e divertida. Qual das palavras voc? achou:

?

a) A mais engra?ada?

_________________________________________________________________________________________________

b) A mais dif?cil de entender?

_________________________________________________________________________________________________

3.Qual das alternativas abaixo corresponde ao principal objetivo do texto: ?Dicion?rio? de Jos? Paulo Paes.

(          ) informar sobre um fato                    (           ) fazer rir, divertir 

4. No texto existe alguma palavra que voc? n?o conhecia o significado. Escreva abaixo:

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

?

5. Com a ajuda de um colega crie palavras para as letras K, W e Y. Depois, explique elaborando defini??es criativas e

divertidas.

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________________________________

  Fonte: Acervo da pr?pria autora.  

?

PRODU??O ESCRITA

 Professor, proponha aos alunos, que em grupos elaborem um dicion?rio criativo com palavras sugeridas pelos pr?prios grupos e as suas defini??es, ou seja, significados.

 QUE TAL PRODUZIR DEFINI??ES CRIATIVAS PARA AS PALAVRAS?

N?o esque?a de que seu objetivo ? divertir os leitores com defini??es criativas. Para isso, leia as seguintes orienta??es:

  • Re?na-se com os colegas e prepare as equipes de trabalho;
  • Escolha, em equipe, uma palavra para cada letra do alfabeto. Procure escolher palavras f?ceis e crie explica??es a partir delas;
  • Elabore uma defini??o interessante para cada uma delas;
  • Depois que as defini??es estiverem prontas, voc?s podem fazer ilustra??es igualmente criativas para cada uma das palavras.

Prepare um momento para os grupos apresentarem seus trabalhos. Logo ap?s, monte um varal com as produ??es dos alunos.

Se os alunos possu?rem laptop Classm ate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am os desenhos utilizando o programa Tu x P aint, seguindo as orienta??es: (Me tasys > Aplicativos > Edu syst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para criarem um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Dicion?rio da Turma?.

Professor, crie um momento onde os grupos apresentem seus trabalhos em forma de jogral, cada aluno dever? ler uma letra e sua defini??o. Convide outras turmas ou os familiares para assistirem.

Organize o ambiente escolar que poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo o tamanho dela e da quantidade de convidados) para que todos os grupos se sintam ? vontade para apresentarem o seu jogral. Se achar oportuno, filme as apresenta??es e depois assista com os alunos.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

S?tio: ?Edukbr: Jogo online: Brincando com as letras?. Dispon?vel em: <http://www.edukbr.com.br/bubu_dada/duda/brincar_com_as_letras/brincar_com_as_letras.asp>. Neste s?tio voc? encontrar? um jogo online para aprender brincando a escrever palavras com as letras do alfabeto. Acesso em: 10 de jul. 2013. 

Sugest?es de links para os professores:

MACHADO, Nilson Jos?. Bichio n ?rio. 5. ed. S?o Paulo: Escrituras, 2010.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com o objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura; identificar as letras do alfabeto; identificar as letras do alfabeto relacionando-as com o fonema inicial de cada palavra; diferenciar vogais de consoantes; conhecer e identificar a import?ncia do dicion?rio comum; produzir pequenos textos; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.