Portal do Professor

Início do Conteúdo

Medidas de comprimento: comparando objetos e altura

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizeti Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Realizar medi??es utilizando unidades de medidas n?o padronizadas;
  • Conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (r?gua, fita m?trica, entre outros);
  • Compreender a import?ncia de ter uma unidade de medida padronizada;
  • Reconhecer o cent?metro como unidade padronizada de medida de comprimento;
  • Resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o cent?metro e o metro como unidade de medida;
  • Perceber a import?ncia do trabalho em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que os alunos j? tenham algum conhecimento pr?vio sobre tamanho de objetos (grande, pequeno) e alturas. Consideramos importante ainda, que j? possuam no??es b?sicas sobre  a utiliza??o do tablet e do programa Mozilla Firefox  do laptop Classmate do Projeto UCA.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??O AO PROFESSOR 

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013. 

"S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa": Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>.  (Acesso em: 05 de jul. 2013) e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula. 

?

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, por meio de uma roda de ideias apresente a imagem abaixo aos alunos em data show ou se preferir o poema poder? ser escrito em cartolina ou papel color set. (Caso voc? escolha o papel, fa?a as pegadas do lago at? a casa no cartaz.). Leia juntamente com a turma.

 pOEMA

Fonte: SOSSO, Juliana. Cole??o Agora ? Hora. Alfabetiza??o Matem?tica. 1 ? Ano. 1. Curitiba:  Base  Editorial, 2011. p.143.

Procure estimular a participa??o de todos na discuss?o do poema, propondo as seguintes quest?es:

  • O p? do gigante ? grande ou pequeno?
  • O seu p? ? maior ou menor que o do gigante?
  • Quantos passos o gigante deu para ir de sua casa at? o lago?
  • Voc? daria mais ou menos passos que o gigante para fazer o mesmo percurso? Por qu??

Professor, proponha aos alunos que descubram a dist?ncia da porta da sala de aula at? a mesa da professora. Em um primeiro momento cada aluno escreve no papel (em seu caderno de Matem?tica) qual a dist?ncia que ele acredita que possui esse espa?o. Depois, cada um dever? utilizar os seus passos para fazer a sua medi??o sem contar para o colega, registre. Quando todos terminarem fa?a uma roda de conversa e exponha os resultados.

? importante que os alunos percebam que, quanto menor o tamanho das pernas e dos p?s, maior ser? a quantidade de passos necess?rios para fazer o mesmo percurso.

Professor, al?m dessa atividade acima, voc? pode trabalhar com os alunos quest?es simples do cotidiano da sala de aula tais como: ?Qual ? a mochila maior??; ?Quem ? o aluno mais alto??; ?Quem ? o aluno mais baixo??; ?Qual a dist?ncia da lixeira at? a porta da sala de aula??; ?Qual a altura do arm?rio da sala de aula??.

 Em seguida, como registro no caderno de Matem?tica proponha algumas medi??es, utilizando partes do seu corpo ou objetos como palitos de picol?. 

MEDINDO OBJETOS DA SALA DE AULA 

Descubra as medidas dos objetos que existem na sala de aula. Fa?a o que se pede: 

  1. Usando seu palmo, me?a a altura da sua carteira. Minha carteira mede aproximadamente _____ palmos de altura.

        2. Usando seu p?, me?a a largura de uma porta. A porta tem, aproximadamente _____ p?s de altura. 

        3. Usando palitos de picol?, me?a o lado mais comprido de sua carteira. A medida do lado mais comprido da minha carteira ? de, aproximadamente _____ palitos. 

Agora, compare as medidas que voc? obteve com aquelas obtidas por alguns dos seus colegas.

Essas medidas s?o iguais ou diferentes? Por qu??

(Professor verifique se os alunos percebem que as medidas s?o diferentes, porque apesar de todos terem usado o palmo e o p? como unidades de medida,  o tamanho varia de uma pessoa para outra. J? no caso do palito, as medidas s?o iguais, pois os palitos s?o do mesmo tamanho.).

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________

?

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

Se os alunos possu?rem laptop Classmate do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). Lembre-os para que n?o se esque?am de criar um t?tulo para a ilustra??o. Voc? poder? sugerir: ?Medindo Objetos?.

Professor, ? importante conversar com os alunos sobre as unidades de medida padronizadas, leve-os a compreenderem a necessidade de padroniza??o.

v??deo 

?

PESQUISANDO EM CASA

Pesquise em: revistas, folhetos e internet com ajuda dos seus familiares, os instrumentos de medidas de comprimento que podemos utilizar em casa. Depois, escolha um desses instrumentos e preencha a ficha abaixo. Se poss?vel traga-o para a sala de aula.

 TABELA 2 
 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.

Professor, organize a sala de aula para os grupos apresentarem a pesquisa que fizeram como ?Atividade de Casa?. Pe?a que cada aluno exponha o que aprendeu com a pesquisa e leia a sua ficha.

? importante que voc? explique como ser? organizado esse momento e como os colegas devem se comportar durante as apresenta??es.

Em seguida, coloque as fichas no mural da sala de aula para que todos possam visualizar.

Professor, disponibilize uma c?pia do poema ?A R?gua? da autora Jacqueline Garcia, e proponha ? turma, que fa?a a leitura do texto:

?

A R?GUA

COM UMA R?GUA NA M?O

POSSO MEDIR QUASE TUDO COM PRECIS?O

A MESA, A PORTA, O BALC?O...

E AT? MESMO O TAMANHO DO MEU DED?O

MAS EXISTEM ALGUMAS COISAS

QUE A R?GUA N?O MEDE N?O

A TRISTEZA, A ALEGRIA

O AMOR, A COMPAIX?O...

E OUTROS SENTIMENTOS DO CORA??O.

Fonte: GARCIA, Jacqueline. Cole??o Conhecer e Crescer: Alfabetiza??o Matem?tica. 1 ? Ano. S?o Paulo: Escala Educacional, 2011. p.187. 

?

Ap?s a leitura e aprecia??o do poema, organize os alunos de maneira que todos possam refletir e discutir sobre algumas quest?es referentes ao texto. Por exemplo:

  • O que podemos medir com a r?gua?
  • Voc? j? utilizou a r?gua? Onde?
  • Para que serve a r?gua?
  • O que a r?gua n?o consegue medir? Por qu?? 

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Ludicidade na sala de aula, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), a ludicidade e os jogos desenvolvem capacidades cognitivas, sociais e f?sicos muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como: 

  • Identificar regularidades na s?rie num?rica para nomear, ler e escrever n?meros menos frequentes;
  • Resolver e elaborar problemas aditivos envolvendo os significados de juntar e acrescentar quantidades, em situa??es de contexto familiar e utilizando o c?lculo mental ou outras estrat?gias pessoais;
  • Comparar comprimento de dois ou mais objetos por compara??o direta (sem o uso de unidades de medidas convencionais) para identificar: maior, menor, igual, mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo etc.;
  • Comparar grandezas de mesma natureza, por meio de estrat?gias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos ? fita m?trica;
  • Fazer e utilizar estimativas de medida de comprimento;
  • Identifica??o dos elementos necess?rios para comunicar o resultado de uma medi??o e produ??o de escritas que representem essa medi??o.

(BRASIL, 2012. p.28-31.). 

?

Converse com os alunos de maneira que percebam que usamos a r?gua para medir pequenos comprimentos em cent?metros.

Professor, providencie r?guas para todos os alunos para que eles possam realizar as atividades de medi??es na sala de aula.

Organize os alunos em duplas e pe?a para medirem utilizando a r?gua alguns objetos escolares tais como: l?pis; borracha, caderno, can eti n h a, bolsinha.

N?o se esque?a de registrar as medidas dos objetos. Voc?s poder?o utilizar a ficha como sugest?o: 

 ATIVIDADE

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Em seguida, os alunos poder?o montar um gr?fico de acordo com a medida de cada objeto.

Professor, caso sua escola possua os laptops do Projeto UCA ou Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? construir com os alunos o gr?fico utilizando o programa KW o rd. Auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa KWo rd  (?rea de Trabalho > Processador de Textos). Solicite que criem uma tabela com aproximadamente 15 linhas e 5 colunas. Se utilizar o laptop, imprima o material digitado pelos alunos e coloque no varal da sala de aula para aprecia??o de todos os alunos.

Se for poss?vel, leve para a sala de aula alguns dos instrumentos de medidas de comprimento: trena, fita m?trica, metro articulado e outros. Dialogue com os alunos sobre as situa??es em que cada instrumento ? utilizado:

  • A trena e o metro s?o utilizados para tirar medidas de toldos, janelas, persianas, espelhos ou mesmo por engenheiros e pedreiros em reformas e constru??es de casa;
  • A r?gua ? usada para encontrarmos pequenas medidas;
  • A fita m?trica ? muito utilizada em costuras por pessoas que trabalham com tecidos, as costureiras.

?

Atividade Complementar

?

DESCOBRINDO MINHA ALTURA

Professor, ? importante valorizar os conhecimentos pr?vios dos alunos a respeito do assunto. Nesta faixa et?ria, os alunos conhecem as medidas de comprimento, tendo em vista situa??es em que eles est?o envolvidos, como ao verificar a sua altura e ao fazer compara??es entre a altura de pessoas sem fazer o uso de unidades padronizadas. 

DESAFIO

Voc? sabe qual ? a sua altura? Para descobrir, o seu professor vai medir voc? e seus colegas utilizando barbantes.

Em seguida, monte um gr?fico com os alunos utilizando os barbantes, organizando-os por ordem de tamanho do menor para o maior.

Professor, escolha uma parede da sala de aula e cole nela os barbantes, colocando-os em ordem do menor para o maior. Fa?a isso com ajuda dos alunos, n?o se esque?a de colocar uma etiqueta com o nome do aluno em cada barbante.

 COMPRIMENTO

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cl?udia Miriam. Cole??o Hoje ? dia de Matem?tica. Alfabetiza??o Matem?tica. 1 ? Ano. 1. Curitiba: Positivo, 2011. p.31. 

Como registro providencie para os alunos as atividades abaixo no caderno de Matem?tica.

 INTERPRETANDO GR?FICO

Consultando o gr?fico que voc?s fizeram, responda:

  1. Quem ? o aluno mais alto da sua turma?________________________________
  2. E o mais baixo?___________________________________________________
  3. Algum aluno da turma tem a mesma altura que voc?? Quantos?

_______________________________________________________________

_______________________________________________________________

        4. Quantos alunos da sua turma s?o:

  • Mais alto que voc??___________________________________________
  • Mais baixo que voc??__________________________________________

   Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

DESCOBRINDO OS INSTRUMENTOS DE MEDIDAS

Professor, converse com a turma que antigamente as pessoas usavam como unidades de medida: passos, palmos, p?s, dentre outras. Nos dias atuais, depois de terem criado unidades de medida padr?o, temos instrumentos universais que nos permitem efetuar medi??es de uma forma mais precisa.

Fa?a uma pesquisa dos instrumentos de medidas de comprimento que podemos utilizar nos dias de hoje. Para isso, solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), o s?tio sugerido abaixo. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.

MEDIDAS

Fonte: Escola Kids: Medidas de Comprimento. Dispon?vel em: < http://www.escolakids.com/comprimento.htm>.  Neste s?tio voc? encontrar? os instrumentos de medidas: fita m?trica, trena, r?gua e outras informa??es. Acesso em: 09 de jul. 2013. 

INSTRUMENTOS

Fonte: V?deo YouTube: Medidas de Comprimentos. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=2--DrPLp9U0>. Neste s?tio, em uma mini aula, voc?s conhecer?o alguns instrumentos de medidas padronizadas, e quem os utilizam no cotidiano. Acesso em: 09 de jul. 2013. 

Como registro, que tal propor que em grupos, os alunos descubram o nome dos instrumentos, para que servem e onde os utilizamos? Pe?a para eles elaborarem cartazes com desenhos dos instrumentos pesquisados e escreva suas caracter?sticas.

Disponibilize os materiais necess?rios: cartolina, canetinha e l?pis de cor para a constru??o dos cartazes.

Professor, crie um momento para socializa??o da pesquisa, cada grupo poder? ler no seu cartaz, o nome e a fun??o do seu instrumento.

?

Atividade Complementar

TRABALHO DE CAMPO

Professor, agende uma visita em alguma marcenaria de sua cidade, para que os alunos vivenciem o trabalho de um marceneiro, seus instrumentos de medidas e a fun??o de cada um.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

BRINCADEIRAS DIVERTIDAS

Professor, a brincadeira possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem de qualquer crian?a. Com elas os alunos aprendem conceitos, atitudes e desenvolvem habilidades diversas, integrando aspectos cognitivos, sociais e f?sicos.

Fonte: PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZA??O NA IDADE CERTA: Ludicidade na sala de aula. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p .7.

Proponha algumas brincadeiras no p?tio da escola ou na pr?pria sala de aula. Prepare com anteced?ncia os materiais necess?rios para as brincadeiras. Veja algumas sugest?es:

  • MEDINDO OBJETOS

Material Necess?rio:

. 1 metro de barbante ou fita m?trica.

Como Brincar:

Professor, disponibilize 1 metro de barbante para cada aluno. Leve os alunos para o p?tio da escola e proponha um trabalho de explora??o e compara??o. Pe?a que cada aluno com o seu barbante me?a os objetos que encontrar. Dessa forma, os alunos descobrir?o quais objetos s?o maiores, menores ou iguais a 1 metro ou a metade de 1 metro.

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

  • FILA DE LEN?OS COLORIDOS

Material Necess?rio:

. Len?os de v?rias cores e tamanhos ou fitas de papel colorido.

Como Brincar:

Professor, organize a turma em duas equipes.

Forme duas filas, uma ao lado da outra, com certa dist?ncia entre elas. Na frente de cada fila, devem ser colocados os len?os coloridos ou fitas de pap?is.

Ao sinal do professor, o primeiro de cada fila deve correr e pegar o len?o, voltar, colocar e esticar o len?o na frente da fila e correr para o final dela.

O segundo da fila deve fazer o mesmo, juntando o seu len?o ao len?o que j? est? esticado no ch?o.

O terceiro da fila deve fazer o mesmo, e assim sucessivamente, at? que o primeiro de cada fila volte a ficar no in?cio dela. A equipe vencedora ser? aquela que conseguir formar a fila de len?os mais comprida.

BRINCADEIRA

Fonte: PERACCHI, Edilaine do Pilar; TOSATTO, Carla Cristina; TOSATTO, Cl?udia Miriam. Cole??o Hoje ? dia de Matem?tica. Alfabetiza??o Matem?tica. 1 ? Ano. Curitiba: Positivo, 2011. p. 33, 34.

?

Professor, nesse momento cabe a voc?, de acordo com a sua realidade utilizar os recursos tecnol?gicos dispon?veis em sua escola, como m?quina fotogr?fica, filmadora e tablet, para registrar por meio de fotos e apresentar ? turma os resultados.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am desenhos das brincadeiras, oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

Ap?s o trabalho conclu?do, fa?a um momento de socializa??o da atividade para a turma como um todo.

?

RESOLVENDO PROBLEMAS

Professor, crie problemas para os alunos resolverem ap?s as brincadeiras realizadas. Veja algumas sugest?es:

  1. Os alunos do 2? Ano do Ensino Fundamental da ESEBA querem encomendar ao marceneiro um arm?rio para colocarem na sala de aula. Quais medidas devem fornecer ao marceneiro para que ele possa produzir o arm?rio?
  2. Imagine que a sua turma receber? um aluno novato e a sala de aula precisar? de mais uma carteira e uma cadeira. Quais medidas devem ser repassadas para o marceneiro, a fim de que ele produza esse mobili?rio?
  3. Na brincadeira dos len?os voc?s utilizaram quantos peda?os de tecidos ou fitas de pap?is? Se medirem os peda?os de len?os com a fita m?trica, qual o tamanho da fila mais comprida?

Para concluir o trabalho, monte com os alunos, uma exposi??o dos instrumentos de medidas que descobriram. Organize os materiais que eles utilizaram no decorrer das atividades. Convide as outras turmas para conhecerem os instrumentos de medidas.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os professores:

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; realizar medi??es utilizando unidades de medidas n?o padronizadas; conhecer alguns instrumentos de medida de comprimento (r?gua, fita m?trica, entre outros); compreender a import?ncia de ter uma unidade de medida padronizada; reconhecer o cent?metro como unidade padronizada de medida de comprimento; resolver problemas que envolvem determinadas medidas usando o cent?metro e o metro como unidade de medida; perceber a import?ncia do trabalho em grupo e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.