Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Ambiente urbano, ind?stria e modo de vida |
Ap?s as aulas sobre o conte?do exposto acima os alunos estar?o preparados para realizar as atividades a seguir.
O filme Tempos Modernos ? um recurso excelente para despertar o senso cr?tico do aluno. Analisando o conte?do
das cenas ? poss?vel detectar v?rios elementos ver?dicos da situa??o social, trabalhista, e econ?mica da ?poca, mesmo
dando ?nfase a fase da segunda revolu??o industrial, pode-se fazer uma compara??o e analisar as mudan?as que aconteceram
na sociedade e na economia no decorrer de todo desenvolvimento industrial, desde o in?cio no s?culo XVIII, na Inglaterra, at? os dias
atuais no Brasil.
Mas al?m do filme, tamb?m pode-se usar fotografias, v?deos e textos para facilitar a compreens?o e a fixa??o do conte?do pelos alunos.
1? ATIVIDADE:
Primeiro Momento: O professor exibe o filme Tempos Modernos para a turma
(Caso o professor consiga o filme em DVD, pode exibi-lo na sala de v?deo, se n?o for poss?vel
o filme est? dispon?vel no http://www.youtube.com/watch?v=ieJ1_5y7fT8 ou
pode ser feito o download em http://www.baixakifilmetorrent.com.br/2012/11/download-charlie-chaplin-tempos-modernos-1936-torrent.html
ou em outros sites da internet).
Fonte: http://media.paprica.org/2011/10/poster.jpg
?
Ficha t?cnica do filme
T?tulo original: Modern Times
G?nero: Com?dia
Dura??o: 1h27min
Ano de lan?amento: 1936
Est?dio: United Artists/Charles Chaplin Productions
Distribuidora: United Artists
Dire??o: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Produ??o: Charles Chaplin
M?sica: Charles Chaplin
Fotografia: Ira H. Morgan e Roland Totheroh
Sinopse
um cl?ssico da s?tima arte que aborda de forma c?mica a mecaniza??o da m?o de obra, o capitalismo dos anos 30 e a desigualdade social.
A revolu??o industrial ? retratada em um ambiente de uma f?brica com engrenagens gigantes que opera com processos de linha de montagem,
baseado no modelo fordiano.
H? uma cr?tica ? desigualdade social, em que ficam claramente expl?citas as diferentes realidades da burguesia e do proletariado.
?cido, por?m engra?ado, o filme ? atemporal, profundo e confirma a genialidade de um dos maiores ?cones do cinema mundial.
Cr?tica do filme
?O filme ? repleto de informa??es e situa??es para serem analisadas. Por?m, dadas as caracter?sticas t?cnicas (preto e branco e mudo), pode ser entediante para os alunos.
O melhor modo de assistir, em minha humilde opini?o, ? dividindo em duas etapas.
A primeira visando a an?lise do modelo de trabalho proposto da ?poca da revolu??o industrial, com a mecaniza??o que promoveu o desemprego,
a grande depress?o vivida nos EUA, os movimentos sociais dos trabalhadores e em um segundo momento a cr?tica ? desigualdade social.?
Por: Danielle Louren?o ? Pedagoga
Segundo Momento: Posteriormente a exibi??o, o professor pode realizar a leitura, junto com os alunos, do texto ("Tempos Modernos", Charlie Chaplin e os paradoxos da Era Industrial)
dispon?vel em: http://ofilmequeviontem.blogspot.com.br/2011/02/tempos-modernos-charlie-chaplin-e-os_02.html
os alunos devem copiar e responder a atividade dispon?vel em:http://professorrubens.blogspot.com.br/2010/06/atividade-sobre-as-fases-da.html.
Com est? atividade os alunos poder?o assimilar suas ideias sobre o conte?do do filme, desenvolver coment?rios, expor sua opini?o e demostrar seu entendimento acerca do assunto.
2? ATIVIDADE:
Para executar a imagina??o e a interpreta??o visual dos alunos, a segunda atividade ser? desenvolvida a partir do uso de imagens.
O professor pode levar algumas imagens e exibi-las por meio do data show, e solicitar que os alunos observem cada imagem e escrevam em uma folha a parte, para depois ser entregue ao professor,
Coment?rios expondo sua vis?o; Relatando o que transmite, significa ou at? mesmo o que eles imaginam observando as imagens.
A seguir est?o algumas imagens que podem ser usadas, mas o professor pode escolher outras, se achar necess?rio.
Dispon?vel em: 1? http://historiaecoisaetal.blogspot.com.br/2012/06/ao-longo-de-toda-historia-podemos.html; 2? http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html
A partir destas imagens o professor pode discutir com os alunos a quest?o do trabalho infantil, durante a segunda revolu??o industrial e atualmente.
Dispon?vel em: 1?http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html; 2?http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/; 3? http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html
Atrav?s desta imagens ? poss?vel discutir com os alunos, quest?es como ?xodo rural, desemprego, explora??o da m?o de obra diante da alt?ssima demanda de trabalhadores, entre outros assuntos que podem surgir durante as discuss?es.
O professor tamb?m pode encontrar mais imagens em: http://imagenshistoricas.blogspot.com.br/2012/04/revolucao-industrial.html ou
http://artigosdehistoria.blogspot.com.br/2011/09/imagens-sobre-revolucao-industrial.html e ap?s a escolha das imagens discutir diversos
pontos/quest?es da Revolu??o industrial e relacionar estes acontecimentos com os dias atuais, tamb?m pode-se conduzir os alunos
a refletirem sobre as influ?ncias destes fatos na sociedade em que vivemos.
3? ATIVIDADE:
? interessante solicitar que os alunos escrevam uma pequena reda??o descrevendo o conhecimento e o seu entendimento
obtido ap?s as atividades realizadas, para que ele possa escrever o que conseguiu fixar ap?s as aulas, descrevendo todo aprendizado obtido, isto
tamb?m possibilitar? que o aluno pense e organize suas ideias sobre o conte?do.
Estas leituras tamb?m podem se aplicadas antes, durante ou depois das atividades.
Texto sobre Industrializa??o: http://www.infoescola.com/historia/industrializacao/
Texto: OS TEMPOS MODERNOS DE CHAPLIN: TRABALHO E ALIENA??O NA REVOLU??O INDUSTRIAL.
Dispon?vel em: http://dariodasilva.wordpress.com/2011/03/15/os-tempos-modernos-de-chaplin-trabalho-e-alienacao-na-revolucao-industrial/
Texto: ?Tempos Modernos?: trabalho alienado na Revolu??o Industrial
Dispon?vel em: http://www.sul21.com.br/jornal/2012/02/os-tempos-modernos-de-chaplin-trabalho-e-alienacao-na-revolucao-industrial/
A Avalia??o dever? ser cont?nua, os alunos devem ser avaliados pela sua capacidade de compreens?o do filme, de leitura dos textos e interpreta??o iconogr?fica.
Tamb?m deve ser considerado o interesse e envolvimento do aluno na tem?tica proposta, no desenvolvimento das atividades,
bem como pontualidade na execu??o das tarefas. Todo material entregue pelos alunos (a interpreta??o das imagens e a reda??o final)
devem ser analisados/avaliados pelo professor, este material tamb?m deve ser usado para compor a nota do aluno.