Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar informa??es e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, m?quina fotogr?fica e filmadora. ? importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.
Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa.
"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: < www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa.>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.
"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de jul. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? escolha uma f?bula para ser lida na pr?pria sala de aula. Utilize fantoches de dedo
che (fantoches de dedo), ou outros para contar a f?bula ?A Formiga e a Pomba?.A FORMIGA E A POMBA
?
Fonte da imagem: S?tio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Dispon?vel em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste s?tio voc? encontrar? a f?bula da ?Formiga e a Pomba? e outras f?bulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.
Uma formiga foi ? margem do rio para beber ?gua e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.
Uma pomba que estava numa ?rvore sobre a ?gua, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em seguran?a at? a margem.
Pouco tempo depois, um ca?ador de p?ssaros veio por baixo da ?rvore e se preparava para colocar uma armadilha para pegar a pomba, que repousava nos galhos sem notar o perigo.
A formiga, percebendo a inten??o, deu-lhe uma ferroada no p?. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe, a salvo.
Autor: Esopo
Fonte: Contando Hist?rias e F?bulas: A Formiga e a Pomba. Dispon?vel em: < http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm >. Neste s?tio voc? encontrar? outras sugest?es de f?bulas para trabalhar com os alunos. Acesso em: 03 de jul. 2013.
Professor, ? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o. Sendo que, ao final do 1? ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfab?tica e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspond?ncias entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortogr?ficas. Portanto, como registro segue algumas sugest?es de atividades.
Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, p.45. 2012.
Disponibilize o texto aos alunos e explore a linguagem escrita da f?bula. Em seguida, prepare algumas quest?es para serem discutidas ap?s a leitura.
Posteriormente, questione os alunos:
A f?bula ? uma narrativa figurada, na qual os personagens s?o geralmente animais que possuem caracter?sticas humanas. Pode ser escrita em prosa ou verso e ? sustentada sempre por uma li??o de moral, constatada na conclus?o da hist?ria. ? um g?nero textual muito vers?til, pois permite diversas situa??es e maneiras de se explorar um assunto.
Professor, ? preciso saber que, para escrever infinitas palavras, utilizamos um conjunto de letras correspondentes ao nosso alfabeto.
De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p. 45-46.), algumas capacidades de leitura e de escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
(BRASIL, 2012, p. 45-46.).
Para desenvolv?-las, providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos de L?ngua Portuguesa.
Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem a moral da f?bula. Pe?a para destacarem no texto o nome dos personagens principais, al?m da parte que mais lhes chamou aten??o. Como registro proponha a realiza??o da atividade abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa.
DE OLHO NA F?BULA Escola de Educa??o B?sica da UFU Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ Hoje ouvimos uma f?bula ?A Formiga e a Pomba?, onde dois animais se ajudam em situa??es dif?ceis: a formiga que cai no rio e a pomba na mira do ca?ador. Mas, uma ajudou a outra se salvar. Agora, resolva as quest?es abaixo:
______________________________________________________________ 2. Descreva a parte da f?bula, que voc? considera interessante. __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 3. Responda: a) O que ? uma f?bula? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ b) Qual a moral da hist?ria? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ 4. Percebendo os pedacinhos. Pinte nos quadrinhos abaixo:
|
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, ? importante utilizar diferentes atividades, como: bingo de letras e palavras, forma??o de palavras com alfabeto m?vel, escrita espont?nea de palavras, identifica??o de palavras que rimam ou que come?am com o mesmo som, completar palavras com letras ou s?labas, cruzadinhas, dentre outras.
Fonte: Pacto pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, L?ngua Portuguesa, MEC. 2012, p. 46.
Professor, providencie as atividades a seguir, para realiz?-las com os alunos no caderno de L?ngua Portuguesa.
Escola de Educa??o B?sica da UFU Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____ _____________________________________________________________________ 1. Observe as imagens, depois descubra e circule o nome dos personagens da f?bula no ca?a palavras.
Fonte da imagem: S?tio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Dispon?vel em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste s?tio voc? encontrar? a f?bula da ?Formiga e a Pomba? e outras f?bulas. Acesso em: 04 de jul. 2013. 2. Forme outra palavra a partir das letras iniciais. ?
3. Escreva na cruzadinha os nomes dos personagens e objetos utilizados na f?bula.
4. Copie na primeira coluna, os nomes que voc? encontrou na cruzadinha. Depois, escreva a letra inicial e a final de cada nome, conte a quantidade de letras de cada palavra nas outras colunas.
|
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Logo ap?s, elabore com a turma um cartaz com os nomes dos personagens da f?bula para ser exposto no mural da sala de aula. A partir dessas palavras solicite que os alunos criem outras palavras que iniciam com a mesma s?laba. Veja a sugest?o:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
Professor, a partir dessas atividades os alunos dever?o perceber que as palavras s?o compostas por letras e que cada palavra ? composta por s?labas. A s?laba ? cada pedacinho que pronunciamos da palavra.
Leia com os seus familiares a f?bula abaixo:
A Raposa e a Cegonha
A raposa e a cegonha mantinham boas rela??es e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela, foi tudo muito f?cil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.
- Sinto muito, disse a raposa, parece que voc? n?o gostou da sopa.
- N?o pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribui??o a esta visita, voc? venha em breve jantar comigo.
No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram ? mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pesco?o comprido e boca estreita, no qual a raposa n?o podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.
- N?o pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim voc? sente no pr?prio est?mago o que senti ontem.
Moral: ?Quem com ferro fere, com ferro ser? ferido?.
Fonte: S?tio: Crian?a Genial: F?bulas: A Raposa e a Cegonha. Dispon?vel em: < http://www.criancagenial.blogspot.com.br/2008/03/fbulas-de-esopo.html >. Neste blog voc? encontrar? sugest?es de v?rias f?bulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.
Agora, responda em seu caderno de L?ngua Portuguesa:
INTERPRETANDO A F?BULA 1. Quem s?o os personagens da hist?ria? ______________________________________________________________________________________ 2. Explique a frase ?Quem com ferro fere, com ferro ser? ferido?. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3. Leia em voz alta estas palavras: RAPOSA CEGONHA JANTAR 4. Quantas vezes voc? movimentou a boca para falar as palavras abaixo: RAPOSA _______________________________________ CEGONHA _____________________________________ JANTAR _______________________________________ 5. Copie esses nomes na coluna das palavras e preencha corretamente as demais colunas.
|
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
BRINCANDO E APRENDENDO
Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos, a fim de desenvolver o sistema alfab?tico de escrita na turma. ? importante que ao apresentar um jogo ? turma fa?a uma demonstra??o, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo.
JOGO DAS S?LABAS
Como jogar:
Em seguida, como forma de registro converse com os alunos e pe?a para que eles tentem se lembrar do maior n?mero de palavras ditas. Registre-as no quadro a seguir:
Fonte: Imagem da pr?pria autora.
JOGOS DIVERSOS
Professor, de acordo com a proposta do MEC ? Minist?rio da Educa??o, em 2009 foram distribu?dos alguns jogos de alfabetiza??o para as Escolas de Ensino Fundamental. Utilize alguns deles para desenvolver as capacidades de leitura e de escrita, que s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:
TROCA DE LETRAS
Objetivos:
Meta do jogo:
Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras.
Jogadores:
2, 3 ou 4 grupos.
Materiais:
Regras:
FONTE; Brasil. Minist?rio da Educa??o. Jogos de Alfabetiza??o: Bingo da Letra Inicial. Bras?lia, 2009, p.60, 63, 64.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
JOGANDO ONLINE
Professor, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam explorar o jogo online ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.
Como registro, sugira que os alunos reescrevam as palavras formadas, podendo utilizar o programa KWord do laptop Classmate ou mesmo o caderno de L?ngua Portuguesa.
Professor, caso utilizem o programa KWord seguindo os passos: KWord (?rea de trabalho > Processador de Textos), pe?a aos alunos que digitem as palavras formadas no jogo. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no VARAL DESCOBRINDO NOVAS PALAVRAS na sala de aula para aprecia??o de todos. Pode ir alternando as palavras no decorrer da semana.
Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com as palavras formadas no jogo online. Depois, afixe as produ??es dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socializa??o das atividades para a turma.
Sugest?es de links para os alunos:
Sugest?es de links para os professores:
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar f?bulas; perceber e comparar a finalidade de um texto; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras; segmentar oralmente as s?labas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.