Portal do Professor

Início do Conteúdo

Descobrindo a escrita: letras, palavras e s?labas

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Ler e interpretar f?bulas;
  • Perceber e comparar a finalidade de um texto;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem das letras;
  • Segmentar oralmente as s?labas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que seja capaz de localizar informa??es e de utilizar os recursos das TICs como: tablet, laptops, m?quina fotogr?fica e filmadora. ? importante ainda, que o aluno seja capaz de expor suas ideias e de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: < www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa.>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013.

Os materiais formativos do Pacto j? est?o disponibilizados no site do MEC. Acesse o link "S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. (Acesso em: 05 de jul. 2013.) e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? escolha uma f?bula para ser lida na pr?pria sala de aula. Utilize fantoches de dedo che (fantoches de dedo), ou outros para contar a f?bula ?A Formiga e a Pomba?.

  A FORMIGA E A POMBA

?

Fonte da imagem: S?tio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Dispon?vel em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste s?tio voc? encontrar? a f?bula da ?Formiga e a Pomba? e outras f?bulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.        

Uma formiga foi ? margem do rio para beber ?gua e, sendo arrastada pela forte correnteza, estava prestes a se afogar.

Uma pomba que estava numa ?rvore sobre a ?gua, arrancou uma folha e a deixou cair na correnteza perto dela. A formiga subiu na folha e flutuou em seguran?a at? a margem.

Pouco tempo depois, um ca?ador de p?ssaros veio por baixo da ?rvore e se preparava para colocar uma armadilha para pegar a pomba, que repousava nos galhos sem notar o perigo.

A formiga, percebendo a inten??o, deu-lhe uma ferroada no p?. Ele repentinamente deixou cair sua armadilha e, isso deu chance para que a pomba voasse para longe, a salvo.

Autor: Esopo

Fonte: Contando Hist?rias e F?bulas: A Formiga e a Pomba. Dispon?vel em: < http://www.contandohistoria.com/a_formiga_e_pomba.htm >. Neste s?tio voc? encontrar? outras sugest?es de f?bulas para trabalhar com os alunos. Acesso em: 03 de jul. 2013.

Professor, ? importante ressaltar que o incentivo a leitura ? fundamental para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o. Sendo que, ao final do 1? ano do Ensino Fundamental, os alunos tenham compreendido o funcionamento da escrita alfab?tica e que, nos dois anos seguintes, eles venham a consolidar as correspond?ncias entre letra e som e a desenvolver alguns conhecimentos sobre regras ortogr?ficas. Portanto, como registro segue algumas sugest?es de atividades.

Fonte: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, p.45. 2012.

Disponibilize o texto aos alunos e explore a linguagem escrita da f?bula. Em seguida, prepare algumas quest?es para serem discutidas ap?s a leitura.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Qual principal assunto do texto?
  • Quais as caracter?sticas dos personagens?
  • Esse texto ? uma f?bula. Voc? conhece o significado da f?bula? Professor, aproveite o momento e dialogue com a turma sobre o que ? f?bula.
  • Voc? conhece outras f?bulas? Cite os seus nomes.
  • Voc? j? ajudou algu?m em situa??o dif?cil? Comente.

A f?bula ? uma narrativa figurada, na qual os personagens s?o geralmente animais que possuem caracter?sticas humanas. Pode ser escrita em prosa ou verso e ? sustentada sempre por uma li??o de moral, constatada na conclus?o da hist?ria.  ? um g?nero textual muito vers?til, pois permite diversas situa??es e maneiras de se explorar um assunto.

Professor, ? preciso saber que, para escrever infinitas palavras, utilizamos um conjunto de letras correspondentes ao nosso alfabeto.

De acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p. 45-46.), algumas capacidades de leitura e de escrita s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer e nomear as letras do alfabeto;
  • Diferenciar letras de n?meros e outros s?mbolos;
  • Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;
  • Perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras;
  • Segmentar oralmente as s?labas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho;
  • Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
  • Perceber que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

(BRASIL, 2012, p. 45-46.).

Para desenvolv?-las, providencie as atividades a seguir para realiz?-las com os alunos em seus cadernos de L?ngua Portuguesa.

Professor, sugerimos que voc? organize um di?logo com a turma. Instigue os alunos a descobrirem a moral da f?bula. Pe?a para destacarem no texto o nome dos personagens principais, al?m da parte que mais lhes chamou aten??o. Como registro proponha a realiza??o da atividade abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa. 

DE OLHO NA F?BULA

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

_____________________________________________________________________

Hoje ouvimos uma f?bula ?A Formiga e a Pomba?, onde dois animais se ajudam em situa??es

dif?ceis: a formiga que cai no rio e a pomba na mira do ca?ador. Mas, uma ajudou a outra se

salvar. Agora, resolva as quest?es abaixo:


1. Escreva o t?tulo da f?bula.

______________________________________________________________ 

2. Descreva a parte da f?bula, que voc? considera interessante.

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 

3. Responda:

a) O que ? uma f?bula?

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

b) Qual a moral da hist?ria? 

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________ 

4. Percebendo os pedacinhos. Pinte nos quadrinhos abaixo: 

tarefa

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, ? importante utilizar diferentes atividades, como: bingo de letras e palavras, forma??o de palavras com alfabeto m?vel, escrita espont?nea de palavras, identifica??o de palavras que rimam ou que come?am com o mesmo som, completar palavras com letras ou s?labas, cruzadinhas, dentre outras. 

Fonte: Pacto pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, L?ngua Portuguesa, MEC. 2012, p. 46.

Professor, providencie as atividades a seguir, para realiz?-las com os alunos no caderno de L?ngua Portuguesa. 

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

_____________________________________________________________________

1. Observe as imagens, depois descubra e circule o nome dos personagens da f?bula no ca?a palavras. 

 FORMIGA

Fonte da imagem: S?tio: O Cantinho da Dirinha: A Formiga e a Pomba. Dispon?vel em: < http://cantinhodadirinha.webnode.pt/products/a-formiga-e-a-pomba/>. Neste s?tio voc? encontrar? a f?bula da ?Formiga e a Pomba? e outras f?bulas. Acesso em: 04 de jul. 2013. 

2. Forme outra palavra a partir das letras iniciais.

?

 quadro

3. Escreva na cruzadinha os nomes dos personagens e objetos utilizados na f?bula.

  •  FORMIGA, 4- REDE, 2- ?RVORE, 3- POMBA

CRUZADINHA

 4. Copie na primeira coluna, os nomes que voc? encontrou na cruzadinha. Depois, escreva a letra inicial e a final de cada nome, conte a quantidade de letras de cada palavra nas outras colunas.

 quadro2

 Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Logo ap?s, elabore com a turma um cartaz com os nomes dos personagens da f?bula para ser exposto no mural da sala de aula. A partir dessas palavras solicite que os alunos criem outras palavras que iniciam com a mesma s?laba. Veja a sugest?o:

 CARTAZ

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Professor, a partir dessas atividades os alunos dever?o perceber que as palavras s?o compostas por letras e que cada palavra ? composta por s?labas. A s?laba ? cada pedacinho que pronunciamos da palavra.

v??deo

 Leia com os seus familiares a f?bula abaixo:

A Raposa e a Cegonha

A raposa e a cegonha mantinham boas rela??es e pareciam ser amigas sinceras. Certo dia, a raposa convidou a cegonha para jantar e, por brincadeira, botou na mesa apenas um prato raso contendo um pouco de sopa. Para ela, foi tudo muito f?cil, mas a cegonha pode apenas molhar a ponta do bico e saiu dali com muita fome.

- Sinto muito, disse a raposa, parece que voc? n?o gostou da sopa.

- N?o pense nisso, respondeu a cegonha. Espero que, em retribui??o a esta visita, voc? venha em breve jantar comigo.

No dia seguinte, a raposa foi pagar a visita. Quando sentaram ? mesa, o que havia para o jantar estava contido num jarro alto, de pesco?o comprido e boca estreita, no qual a raposa n?o podia introduzir o focinho. Tudo o que ela conseguiu foi lamber a parte externa do jarro.

- N?o pedirei desculpas pelo jantar, disse a cegonha, assim voc? sente no pr?prio est?mago o que senti ontem.

Moral: ?Quem com ferro fere, com ferro ser? ferido?.

Fonte: S?tio: Crian?a Genial: F?bulas: A Raposa e a Cegonha. Dispon?vel em: < http://www.criancagenial.blogspot.com.br/2008/03/fbulas-de-esopo.html >. Neste blog voc? encontrar? sugest?es de v?rias f?bulas. Acesso em: 04 de jul. 2013.

Agora, responda em seu caderno de L?ngua Portuguesa:

  INTERPRETANDO A F?BULA

1. Quem s?o os personagens da hist?ria?

______________________________________________________________________________________

2. Explique a frase ?Quem com ferro fere, com ferro ser? ferido?.

______________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________

3. Leia em voz alta estas palavras:

RAPOSA                   CEGONHA               JANTAR

4. Quantas vezes voc? movimentou a boca para falar as palavras abaixo:

RAPOSA _______________________________________

CEGONHA _____________________________________

JANTAR _______________________________________

5. Copie esses nomes na coluna das palavras e preencha corretamente as demais colunas.

 tabela 3

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

BRINCANDO E APRENDENDO

Professor, nesse momento apresente alguns jogos aos alunos, a fim de desenvolver o sistema alfab?tico de escrita na turma. ? importante que ao apresentar um jogo ? turma fa?a uma demonstra??o, ou seja, a primeira jogada deve ser feita coletivamente. Portanto, prepare os materiais e o ambiente antes de realizar cada jogo.

JOGO DAS S?LABAS

Como jogar:

  1. Sentam-se no ch?o, formando um c?rculo;
  2. Escolhem um colega para iniciar o jogo;
  3. O escolhido deve come?ar, dizendo uma palavra;
  4. O colega ao lado deve falar outra palavra que comece com a ?ltima s?laba da palavra dita. Exemplo: A- MEI-XA; XA-RO-PE; PE-NA.

Em seguida, como forma de registro converse com os alunos e pe?a para que eles tentem se lembrar do maior n?mero de palavras ditas. Registre-as no quadro a seguir:

 PALAVRAS   

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

JOGOS DIVERSOS

Professor, de acordo com a proposta do MEC ? Minist?rio da Educa??o, em 2009 foram distribu?dos alguns jogos de alfabetiza??o para as Escolas de Ensino Fundamental. Utilize alguns deles para desenvolver as capacidades de leitura e de escrita, que s?o muito relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Mais uma;
  • Troca de letras;
  • Bingo de letra inicial;
  • Palavra dentro de palavra.

TROCA DE LETRAS

Objetivos:

  • Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;
  • Compreender que as s?labas s?o formadas por unidades menores;
  • Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra.

Meta do jogo:

Ganha o jogo quem acertar a maior quantidade de palavras formadas a partir da troca de letras. 

Jogadores:

2, 3 ou 4 grupos.

 Materiais:

  • 1 quadro de pregas;
  • 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras s?o semelhantes, com diferen?a apenas em rela??o a uma das letras.);
  • Ficha com as letras.

Regras:

  1. S?o formados 2, 3 ou 4 grupos e decide-se qual grupo iniciar? o jogo;
  2. O desafiador (professor) coloca no quadro de pregas 5 fichas de figuras e, ao lado, forma com as fichas das letras as palavras correspondentes a essas figuras, deixando na mesa as demais fichas de letras;
  3. Coloca, em cima de uma das fichas, outra ficha com uma figura cuja palavra ? muito semelhante ? palavra representada pela figura que primeiramente foi colocada (por exemplo: se antes tinha a ficha da figura pato, coloca-se a ficha que tem a figura do rato.);
  4. Faz o desafio ao grupo que estiver na vez de jogar: ?Que letra deve trocar para que a palavra PATO vire RATO??;
  5. O grupo escolhe a letra e a coloca no lugar certo, em cima da letra que precisa ser modificada para formar a nova palavra;
  6. Se o grupo acertar ganha cinco pontos, e o professor prossegue com a equipe seguinte;
  7. O jogo termina quando o desafiador (professor) fizer 8, 9 ou 10 substitui??es (desafios): 4 grupos s?o feitos dois desafios; 3 grupos s?o feitos tr?s desafios e 2 grupos s?o feitos cinco desafios.

FONTE; Brasil. Minist?rio da Educa??o. Jogos de Alfabetiza??o: Bingo da Letra Inicial. Bras?lia, 2009, p.60, 63, 64.

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

JOGANDO ONLINE

Professor, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam explorar o jogo online ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet.

 JOGO

 JOGO 2

Como registro, sugira que os alunos reescrevam as palavras formadas, podendo utilizar o programa KWord do laptop Classmate ou mesmo o caderno de L?ngua Portuguesa.

Professor, caso utilizem o programa KWord seguindo os passos:  KWord (?rea de trabalho > Processador de Textos), pe?a aos alunos que digitem as palavras formadas no jogo. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no VARAL DESCOBRINDO NOVAS PALAVRAS na sala de aula para aprecia??o de todos. Pode ir alternando as palavras no decorrer da semana.

Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com as palavras formadas no jogo online. Depois, afixe as produ??es dos alunos no mural da sala de aula e proponha a socializa??o das atividades para a turma.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

Sugest?es de links para os professores:

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; ler e interpretar f?bulas; perceber e comparar a finalidade de um texto; compreender que palavras diferentes compartilham certas letras; perceber que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras; segmentar oralmente as s?labas de palavras e comparar as palavras quanto ao tamanho; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.