Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Identificar as principais paisagens climatobot?nicas do planeta e do Brasil, sua distribui??o espacial, caracteriza??o f?sica e a interfer?ncia dos fatores naturais (latitude, temperatura, umidade, altitude, entre outros) na sua forma??o;
Identificar a influ?ncia das condi??es naturais sobre as atividades humanas e algumas t?cnicas de adapta??o ao meio, visando o bem estar humano, produ??o e produtividade agr?cola e outras atividades econ?micas;
Reconhecera influ?ncia humana na modifica??o das paisagens naturais, identificando consequ?ncias e esfor?os bem sucedidos para minimiza??o de impactos ambientais
Conceitos de :
Paisagem
Espa?o geogr?fico
Recursos naturais
Determinismo e possibilismo geogr?fico
Impactos ambientais
Atividade proposta para a 1? s?rie do ensino m?dio.
Atividade 1
http://atlasescolarmundi.blogspot.com.br/2011/03/17.html
Sugere-se a participa??o do professor de Biologia, enriquecendo o conte?do a ser trabalhado. O professor dever? formar grupos de quatro alunos, solicitando que recortem imagens selecionadas de jornais e revistas dispon?veis na escola ou fornecidas pelo professor, referentes a paisagens naturais ou constru?das pela a??o humana. Cada grupo dever? formar um mosaico de imagens dispostas numa cartolina. Cada grupo, com a ajuda do livro did?tico e de um atlas geogr?fico, dever? responder os seguintes questionamentos:
1- O que h? em comum na forma??o das paisagens naturais?
2- Nessas paisagens, identifique a presen?a da temperatura, umidade, luminosidade, altitude, e relevo.
3- Quais animais habitam cada uma delas?
4- Identifique a localiza??o das mesmas no globo terrestre ou no Brasil.
5- D? o nome de cada uma dessas paisagens, descrevendo as suas principais caracter?sticas.
6- O que h? em comum nas paisagens constru?das pela a??o humana?
7- Identifique algumas t?cnicas utilizadas pelos grupos humanos que ali habitam, resultando na forma??o dessas paisagens constru?das.
8- Nessas paisagens, identifique a presen?a da temperatura, umidade, luminosidade, altitude, e relevo.
9- Identifique tamb?m a presen?a de animais.
10- Identifique a localiza??o de cada uma delas no globo terrestre ou no Brasil.
11- Seria poss?vel a exist?ncia humana sem a altera??o do ambiente natural? Por que?
As respostas dever?o ser anotadas no caderno e a socializa??o dos resultados dever? ocorrer da seguinte maneira: todos os cartazes ser?o afixados na lousa, que ter? um espa?o reservado para a coloca??o do mapa-m?ndi. Um dos grupos ficar? respons?vel pela localiza??o das diferentes paisagens. Para isso, os alunos dever?o percorrer os demais grupos identificando os nomes e as respectivas localiza??es para o momento da sua apresenta??o, valendo-se do mapa-m?ndi.
Outro grupo ficar? respons?vel pela apresenta??o das t?cnicas utilizadas para a constru??o das paisagens artificiais, igualmente apontando a sua localiza??o. A observa??o das imagens revelar? determinadas semelhan?as na fisionomia das grandes cidades (pr?dios, fluxos de tr?nsito etc.) e as marcas culturais mais facilmente identificadas em aglomera??es menores, tais como tra?os arquitet?nicos, materiais utilizados para as constru??es etc.
Os demais grupos apresentar?o as caracter?sticas presentes nas paisagens com predom?nio de climas quentes, temperados, frios, ?ridos e semi?ridos, respectivamente. Outro demonstrar? a caracteriza??o da fauna natural e da chamada fauna urbana. O professor dever? estar atento para que haja participa??o de todos os grupos. A primeira etapa tem como objetivos principais a sensibiliza??o e o envolvimento dos alunos, n?o havendo necessidade de maior aprofundamento das informa??es.
Atividade 2
http://biomaseformacoes.blogspot.com.br/
Esta etapa procura atender os objetivos propostos. Para isso, o professor dever? apresentar alguns questionamentos norteadores: Como se explica a diversidade de paisagens naturais existentes no globo terrestre? De que maneira s?o transformadas em recursos naturais para a sociedade? ? poss?vel apropriar-se desses recursos sem provocar impactos ambientais?
A turma dever? ser dividida em dez grupos e os temas ser?o distribu?dos por sorteio. As informa??es dever?o ser obtidas em fontes impressas, como o livro did?tico e o atlas geogr?fico. As ilustra??es e outras informa??es relevantes para a montagem do trabalho dever?o ser obtidas em fontes virtuais, como as sugeridas em cada tema, no quadro abaixo.
Dependendo dos recursos da escola (exist?ncia de laborat?rio de inform?tica ou n?o), as apresenta??es poder?o ser montadas em cartolinas ou de modo virtual, em Power point. No primeiro caso, os trabalhos dever?o ser apresentados em sala de aula e afixados posteriormente no mural da escola, socializando aos demais colegas as pesquisas realizadas. No segundo caso (apresenta??es virtuais), os trabalhos dever?o ser postados no site da escola ou num blog constru?do pelos pr?prios estudantes para este fim. Informa??es sobre como montar um blog podem ser encontradas emhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 OK
O professor dever? estabelecer crit?rios de avalia??o para as apresenta??es, e orienta??es sobre regras b?sicas da comunica??o oral. O quadro abaixo constitui-se numa sugest?o desses crit?rios.
Dom?nio de conte?do |
Espontaneidade durante as apresenta??es: argumenta??o, gestos, dom?nio da linguagem oral |
Comunica??o interpessoal: intera??o com os ouvintes |
Slides: clareza, objetividade, ilustra??o, dom?nio da norma culta da l?ngua portuguesa |
3,0 |
2,0 |
2,0 |
3,0 |
?
Rela??o dos temas para pesquisa em grupo
Grupo 1: Climas quentes
http://www.educacional.com.br/reportagens/florestas/parte-06.asp http://www.survivalinternational.org/povos/pigmeus http://geografalando.blogspot.com.br/2013/05/clima-classificacao-climatica.html Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o dos climas equatorial, tropical e tropical mon??nico, bem como das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, alimenta??o, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessas ?reas. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupar? desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 6: Brasil - clima tropical
http://osbiomasbr.blogspot.com.br/2012_08_19_archive.html http://www.infoescola.com/geografia/cerrados/ http://salageo2.blogspot.com.br/2011/04/exercicio-climograma.html Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o do clima tropical continental e tropical ?mido, bem como das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, culin?ria, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm ? |
Grupo 2: Climas amenos
http://www.prof2000.pt/users/elisabethm/geo7/clima/climas.htm http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201203221048_BBB_81013068 http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/trigo/trigo-1.php http://educaterra.terra.com.br/vestibular/ufscar2/bfg.htm Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o dos climas temperado oce?nico, temperado continental e mediterr?neo, bem como das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, alimenta??o, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupar? desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 7: Brasil - clima semi?rido
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caatinga http://www.infoescola.com/meio-ambiente/desmatamento-da-caatinga/ http://professor.bio.br/geografia/provas_questoes.asp?section=Territorio-Brasileiro&curpage=13 Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o do clima semi?rido e das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, culin?ria, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm ? |
Grupo 3: Climas frios
http://2012diciembre.foroactivo.com/t166-el-terremoto-de-chile-se-sintio-en-ciudades-argentinas http://www.brasilescola.com/historiag/os-esquimos.htm http://geoconceicao.blogspot.com.br/2012/05/classificacao-climatica-de-koppen.html Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o dos climas polar e das altas montanhas, bem como das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, alimenta??o, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupar? desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm ? ? |
Grupo 8: Brasil ? clima subtropical
http://www.geocosta.com.br/meteorologia/conceitos-climaticos/ http://www.brasilescola.com/brasil/paisagens-vegetais-brasil.htm http://professor.bio.br/geografia/provas_questoes.asp?section=Territorio-Brasileiro&curpage=30 ? Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o do clima subtropical e das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, culin?ria, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 4: Climas ?ridos e semi?ridos
https://plus.google.com/photos/117358593883702669765/albums/5682012363979189921?banner=pwa http://es.wikipedia.org/wiki/Clima_de_Chile Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o dos ?rido e semi?rido quente, bem como das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, alimenta??o, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. OBS: Escolher uma localidade fora do Brasil, considerando que um dos grupos se ocupar? desse bioma brasileiro. Fontes de pesquisa http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm ? ? |
Grupo 9: Brasil - clima tropical de altitude
http://vegetdobrasil.blogspot.com.br/ http://meteoropole.com.br/tag/estacoes-do-ano-2/ Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o do clima tropical de altitude e das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, culin?ria, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Grupo 5: Brasil - clima equatorial
http://www.not1.com.br/grandes-biomas-no-brasil/ http://www.klickeducacao.com.br/simulados/simulados_mostra/0,7562,POR-4496-41-436-2005,00.html Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o do clima equatorial e das forma??es vegetais correspondentes, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, culin?ria, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm ? ? |
Grupo 10: Brasil - forma??es complexas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal http://www.mochileiro.tur.br/corumbap.htm http://www.brasilescola.com/brasil/mangues.htm http://caribebrasileiro.wordpress.com/category/gastronomia/ Identificar a localiza??o geogr?fica e a caracteriza??o da paisagem natural do Pantanal Mato-grossense e dos manguezais, destacando os elementos naturais respons?veis pela sua forma??o. Ilustrar com imagens da flora e da fauna. Identificar e caracterizar o modo de vida (habita??o, vestimenta, culin?ria, m?sica e ou dan?a etc.) de um grupo humano tradicional, que vive nessa ?rea. Identificar t?cnicas tradicionais de uso do solo. Identificar t?cnicas modernas de uso do solo. Identificar um impacto ambiental provocado pelo uso dessas t?cnicas. Identificar uma a??o bem sucedida para minimiza??o de algum desses impactos ambientais. Fontes de pesquisa Paisagens naturais http://www.brasilescola.com/geografia/paisagens-naturais.htm |
Atividade 3
Com a ajuda do professor de Biologia, dever? ser proposto um reconhecimento da vegeta??o dispon?vel no ambiente escolar e nas imedia??es, propondo a identifica??o das mesmas tanto em rela??o aos aspectos bot?nicos quanto ao seu ambiente original: a qual bioma terrestre ou brasileiro elas pertencem. Outra op??o ? a realiza??o de uma visita a algum local adequado, como por exemplo uma reserva natural ou at? mesmo uma pra?a localizada pr?xima ? escola.
O professor dever? formar grupos de alunos, cujo n?mero varia de acordo com a quantidade de plantas a serem catalogadas: maior n?mero de esp?cies sugere grupos menores e menor n?mero de esp?cies requer grupos maiores. O professor de Biologia dever? orientar sobre os procedimentos b?sicos para a cataloga??o das esp?cies e os alunos far?o a tarefa municiados de seus aparelhos celulares ou c?meras fotogr?ficas para registro das mesmas.
Cada grupo dever? elaborar um cartaz com as esp?cies catalogadas. O conjunto dos trabalhos dever? ser afixado no mural da escola, marcando uma data e hor?rio para que os alunos expliquem as descobertas a outras turmas que n?o realizaram o trabalho. Esse momento deve combinado entre os professores. As imagens virtuais dever?o ser postadas no site da escola ou no blog da turma.
O tema Paisagens climatobot?nicas ? bastante explorado em processos seletivos. Como forma de estimular os alunos a refor?arem os conte?dos estudados, o professor poder? valer-se de alguns recursos de apoio:
1- Resolu??o das quest?es apresentadas no livro did?tico, ao final dos cap?tulos estudados. Uma forma de agilizar a resolu??o, em sala de aula, ? dividir o total das quest?es por grupo, estipulando prazo para desenvolvimento da atividade. No momento da corre??o, os grupos apresentam suas respostas, indicando as raz?es que os levaram ? escola de determinada alternativa (em se tratando de quest?es de m?ltipla escolha) ou ? argumenta??o escrita (em se tratando de quest?es discursivas);
2- Garimpagem de exerc?cios de vestibulares, concursos p?blicos e do ENEM. Neste caso, cada grupo elege um l?der, a quem ser?o enviadas as quest?es garimpadas individualmente, com as devidas respostas. O l?der direciona o seu arquivo a um/a aluno/a volunt?rio/a da sala. Essa pessoa receber? os arquivos, excluir? as quest?es repetidas, e encaminhar? o novo arquivo ao professor. De posse desse banco de quest?es, o professor dever? selecionar algumas quest?es para coment?rios em sala e aproveitar outras para a composi??o da prova bimestral.
Cataloga??o cient?fica das plantas: uma ferramenta a servi?o da educa??o ambiental
http://www.crbiodigital.com.br/portal?txt=33773433
Espa?o e t?cnica: o trabalho humano provocando arruma??o e desarruma??o socioambiental no planeta
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50376
Matriz de refer?ncia para o ENEM
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/downloads/2009/Enem2009_matriz.pdf
O uso da imagem na pesquisa educacional
http://www.anped.org.br/reunioes/26/trabalhos/josyannemilleomartelli.pdf
O professor dever? considerar aspectos comportamentais, atitudinais e conceituais para a composi??o da m?dia final. Assim, envolvimento, participa??o, coopera??o, pontualidade, organiza??o, juntamente com dom?nio de conte?do e performance nas apresenta??es orais, ser?o itens presentes em todas as fases.