Portal do Professor

Início do Conteúdo

Eliminando impurezas

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer a anatomia do sistema excretor humano.
  • Compreender a fun??o do sistema excretor humano.
  • Conhecer o processo de forma??o e elimina??o da urina.
  • Identificar outros tipos de excretas (g?s carb?nico e suor).
  • Compreender a rela??o entre os sistemas digest?rio, cardiovascular, respirat?rio e excretor.

Duração das atividades

4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Sistemas digest?rio, cardiovascular e respirat?rio humano.
  • Processo de respira??o celular.

Estratégias e recursos da aula

  • Atividades de discuss?o.
  • Atividades em duplas e grupo.
  • V?deo.
  • Apresenta??o de esquemas ilustrativos.
  • Anima??es.
  • Produ??o de texto.
  • Atividades experimentais.

?

M?DULO 1

ATIVIDADE 1: Motiva??o - O que nosso corpo elimina?

Para o professor:

1) Organize os alunos em duplas ou trios.

2) Apresente as seguintes quest?es aos alunos:

- Alguma vez voc? j? perguntou por que faz "xixi"?

- E por que transpira?

- As c?lulas utilizam subst?ncias para a produ??o de energia e forma??o de outros compostos. Nesse processo podem ser produzidos alguns res?duos? Se sim, o que acontece com eles? Permanecem no nosso corpo?

3) Solicite aos alunos que discutam em duplas as quest?es sugeridas acima e registrem as respostas no caderno.

4) Organize os alunos em c?rculos e inicie a discuss?o a partir das quest?es apresentadas.

- Nesse momento, incentive os alunos a entenderam que o nosso corpo produz res?duos que devem ser eliminados. Uma forma de elimin?-los ? por meio da urina. N?o existe s? a urina como forma de res?duos, mas tamb?m o suor e o g?s carb?nico. Diferencie excretas de fezes.

"As fezes s?o formadas principalmente pelos restos de alimentos n?o digeridos; as excretas s?o produtos das atividades das c?lulas e tamb?m subst?ncias que est?o em excesso no sangue."

Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php. Acesso em: 14 julho 2013.

?

ATIVIDADE 2:  Conhecendo o sistema excretor

Para o professor:

A atividade poder? ser realizada em sala de aula ou em sala multim?dia.

1) Apresente aos alunos o seguinte v?deo:

Sistema excretor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EL3_OqqggDs. Acesso em: 14 julho 2013.

2) Propor as seguintes quest?es aos alunos para serem respondidas no caderno depois do v?deo:

- Identificar as partes principais do sistema excretor humano.

- Qual a fun??o dos rins?

- Quais os processos de forma??o da urina?

?

ATIVIDADE 3: O sistema excretor

Para o professor:

1) Apresente o seguinte esquema do sistema excretor humano aos alunos. 

- Produza um cartaz com o esquema ou projete em sala de aula.

- Entregue para cada aluno uma folha impressa com o esquema.

Sistema excretor humano

Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php. Acesso em: 14 julho 2013.

?

2) Pe?a aos alunos que escrevam os nomes dos ?rg?os destacados. Incentive-os a usar as anota??es referentes ao v?deo.

3) A partir da imagem apresente a import?ncia de cada ?rg?o para a forma??o e elimina??o da urina.

4) Solicite aos alunos que produzam, individualmente, um texto com  t?tulo: Eliminando impurezas. O texto dever? ser entregue ao professor para corre??o.

?

M?DULO 2

ATIVIDADE 1: Divertindo com o sistema excretor

- A atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica ou em sala de aula. Caso ocorra em sala de aula, o professor dever? conseguir um notebook com acesso a internet e um aparelho de data-show.

Para o professor:

- No laborat?rio de inform?tica:

1) Solicite aos alunos que acessem o site:

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm. Acesso em: 14 julho 2013.

2) Pe?a que os alunos realizem todas as atividades disponibilizadas no site.

- Caso a atividade ocorra em sala de aula, o professor dever? acessar o site e realizar as atividades juntos com os alunos.

?

ATIVIDADE 2: Atividade experimental

- A atividade poder? ser realizada no laborat?rio de Biologia/Ci?ncias ou na sala de aula.

Para o professor:

1) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas.

2) Organize 4 pontos na sala de aula ou no laborat?rio de Biologia/Ci?ncias. Cada ponto dever? ter mesas e cadeiras para cada aluno. As mesas dever?o ficar juntas, de forma a permitir o trabalho em grupo.

3) Cada ponto refere-se a uma pr?tica baseada no roteiro que dever? ser entregue para cada grupo.

Pr?tica 1: O sistema excretor humano

1.1- Material: Modelo de corpo humano apresentando o sistema excretor. 

Modelo sistema excretor

Dispon?vel em: http://maquetasgoia.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html. Acesso em: 14 julho 2013.

1.2- Procedimentos:

a) Observe com aten??o e fa?a um desenho do sistema excretor humano. Nomeie os ?rg?os.

b) Escreva a fun??o de cada ?rg?o destacado.

?

Pr?tica 2:

2.1- Material: Modelo de rim humano.

Modelo rim humano

Dispon?vel em: http://www.sofiaguerreiro.com/produtos/ma/orgaos?product_id=460. Acesso em: 14 julho 2013.

2.2- Procedimentos:

a) Observe com aten??o e fa?a um desenho do rim humano, nomeando as partes do rim e destacando o local onde ocorre a produ??o de urina.

b) Quais as etapas de forma??o da urina?

 

- Os modelos de corpo humano com o sistema excretor e o rim poder?o ser confeccionados pelo professor, utilizando isopor, canudinhos, massa de modelar, canetinhas coloridas.

?

Pr?tica 3: Import?ncia da ?gua na forma??o da urina

3.1- Material: Sal de cozinha,  2 copos com a mesma quantidade de ?gua e colher.

3.2- Procedimentos: Em um dos copos com ?gua acrescente uma colher de sal e agite a mistura. No outro copo, acrescente quatro colheres de sal e agite. Observe o que aconteceu.

a) Descreva o que aconteceu.

b) Qual rela??o podemos estabelecer entre o experimento e a forma??o da urina?

?

Pr?tica 4: Transpira??o

4.1- Material: Saquinho pl?stico e el?stico.

4.2- Procedimentos: Colocar a m?o esquerda no interior de um saquinho de pl?stico e fechar com el?stico no punho. Observar ap?s 5 minutos.

a) Descreva o que aconteceu.

b) Proponha uma explica??o para o que foi observado.

c) Qual a import?ncia da transpira??o?

?

4) Todos os grupos dever?o passar pelos 4 pontos. Organize um sistema de rod?zio.

5) Recolhe, ao final da atividade, os roteiros para corre??o.

Recursos Complementares

Sugest?o de material para o professor:

- Sistema excretor. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-excretor/. Acesso em: 14 julho 2013.

- Sistema excretor. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm. Acesso em: 14 julho 2013.

- Excre??o. Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/excrecao3.php. Acesso em: 14 julho 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados qualitativamente por meio da observa??o da participa??o e do interesse durante as atividades propostas pelo professor. Al?m disso, poder?o ser avaliados quantitativamente pela produ??o do texto" Eliminando impurezas" e registros no roteiro da atividade experimental.
  • Professor, se necess?rio, pe?a a reescrita do texto. Essa atividade ? muito importante para contribuir com a aprendizagem.