Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
?
ATIVIDADE 1: Motiva??o - O que nosso corpo elimina?
Para o professor:
1) Organize os alunos em duplas ou trios.
2) Apresente as seguintes quest?es aos alunos:
- Alguma vez voc? j? perguntou por que faz "xixi"?
- E por que transpira?
- As c?lulas utilizam subst?ncias para a produ??o de energia e forma??o de outros compostos. Nesse processo podem ser produzidos alguns res?duos? Se sim, o que acontece com eles? Permanecem no nosso corpo?
3) Solicite aos alunos que discutam em duplas as quest?es sugeridas acima e registrem as respostas no caderno.
4) Organize os alunos em c?rculos e inicie a discuss?o a partir das quest?es apresentadas.
- Nesse momento, incentive os alunos a entenderam que o nosso corpo produz res?duos que devem ser eliminados. Uma forma de elimin?-los ? por meio da urina. N?o existe s? a urina como forma de res?duos, mas tamb?m o suor e o g?s carb?nico. Diferencie excretas de fezes.
"As fezes s?o formadas principalmente pelos restos de alimentos n?o digeridos; as excretas s?o produtos das atividades das c?lulas e tamb?m subst?ncias que est?o em excesso no sangue."
Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao.php. Acesso em: 14 julho 2013.
?
ATIVIDADE 2: Conhecendo o sistema excretor
Para o professor:
A atividade poder? ser realizada em sala de aula ou em sala multim?dia.
1) Apresente aos alunos o seguinte v?deo:
Sistema excretor. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EL3_OqqggDs. Acesso em: 14 julho 2013.
2) Propor as seguintes quest?es aos alunos para serem respondidas no caderno depois do v?deo:
- Identificar as partes principais do sistema excretor humano.
- Qual a fun??o dos rins?
- Quais os processos de forma??o da urina?
?
ATIVIDADE 3: O sistema excretor
Para o professor:
1) Apresente o seguinte esquema do sistema excretor humano aos alunos.
- Produza um cartaz com o esquema ou projete em sala de aula.
- Entregue para cada aluno uma folha impressa com o esquema.
Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/excrecao2.php. Acesso em: 14 julho 2013.
?
2) Pe?a aos alunos que escrevam os nomes dos ?rg?os destacados. Incentive-os a usar as anota??es referentes ao v?deo.
3) A partir da imagem apresente a import?ncia de cada ?rg?o para a forma??o e elimina??o da urina.
4) Solicite aos alunos que produzam, individualmente, um texto com t?tulo: Eliminando impurezas. O texto dever? ser entregue ao professor para corre??o.
?
ATIVIDADE 1: Divertindo com o sistema excretor
- A atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica ou em sala de aula. Caso ocorra em sala de aula, o professor dever? conseguir um notebook com acesso a internet e um aparelho de data-show.
Para o professor:
- No laborat?rio de inform?tica:
1) Solicite aos alunos que acessem o site:
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm. Acesso em: 14 julho 2013.
2) Pe?a que os alunos realizem todas as atividades disponibilizadas no site.
- Caso a atividade ocorra em sala de aula, o professor dever? acessar o site e realizar as atividades juntos com os alunos.
?
ATIVIDADE 2: Atividade experimental
- A atividade poder? ser realizada no laborat?rio de Biologia/Ci?ncias ou na sala de aula.
Para o professor:
1) Organize os alunos em grupos de at? 5 pessoas.
2) Organize 4 pontos na sala de aula ou no laborat?rio de Biologia/Ci?ncias. Cada ponto dever? ter mesas e cadeiras para cada aluno. As mesas dever?o ficar juntas, de forma a permitir o trabalho em grupo.
3) Cada ponto refere-se a uma pr?tica baseada no roteiro que dever? ser entregue para cada grupo.
Pr?tica 1: O sistema excretor humano
1.1- Material: Modelo de corpo humano apresentando o sistema excretor.
Dispon?vel em: http://maquetasgoia.blogspot.com.br/2012/09/blog-post.html. Acesso em: 14 julho 2013.
1.2- Procedimentos:
a) Observe com aten??o e fa?a um desenho do sistema excretor humano. Nomeie os ?rg?os.
b) Escreva a fun??o de cada ?rg?o destacado.
?
Pr?tica 2:
2.1- Material: Modelo de rim humano.
Dispon?vel em: http://www.sofiaguerreiro.com/produtos/ma/orgaos?product_id=460. Acesso em: 14 julho 2013.
2.2- Procedimentos:
a) Observe com aten??o e fa?a um desenho do rim humano, nomeando as partes do rim e destacando o local onde ocorre a produ??o de urina.
b) Quais as etapas de forma??o da urina?
- Os modelos de corpo humano com o sistema excretor e o rim poder?o ser confeccionados pelo professor, utilizando isopor, canudinhos, massa de modelar, canetinhas coloridas.
?
Pr?tica 3: Import?ncia da ?gua na forma??o da urina
3.1- Material: Sal de cozinha, 2 copos com a mesma quantidade de ?gua e colher.
3.2- Procedimentos: Em um dos copos com ?gua acrescente uma colher de sal e agite a mistura. No outro copo, acrescente quatro colheres de sal e agite. Observe o que aconteceu.
a) Descreva o que aconteceu.
b) Qual rela??o podemos estabelecer entre o experimento e a forma??o da urina?
?
Pr?tica 4: Transpira??o
4.1- Material: Saquinho pl?stico e el?stico.
4.2- Procedimentos: Colocar a m?o esquerda no interior de um saquinho de pl?stico e fechar com el?stico no punho. Observar ap?s 5 minutos.
a) Descreva o que aconteceu.
b) Proponha uma explica??o para o que foi observado.
c) Qual a import?ncia da transpira??o?
?
4) Todos os grupos dever?o passar pelos 4 pontos. Organize um sistema de rod?zio.
5) Recolhe, ao final da atividade, os roteiros para corre??o.
Sugest?o de material para o professor:
- Sistema excretor. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-excretor/. Acesso em: 14 julho 2013.
- Sistema excretor. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-excretor.htm. Acesso em: 14 julho 2013.
- Excre??o. Dispon?vel em: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/excrecao3.php. Acesso em: 14 julho 2013.