Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa?. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de saberes e se imaginam que seus saberes podem se transformar em novos saberes.
Esta aula tem como par?metro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 02: SABERES QUE PRODUZEM SABERES, que tem como foco a import?ncia do educador conhecer o que as crian?as sabem e pensam e tamb?m o seu contexto sociocultural. O programa mostra ainda cenas de crian?as em processo de alfabetiza??o.
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Eu j? sei e voc? j? sabe?
RODA DE CONVERSA
Professor, o fil?sofo ingl?s John Locke (1632-1704), considerado como o ?pai? do empirismo considera que todas as pessoas nascem sem conhecimento algum e a mente ?, inicialmente, como uma "folha de papel em branco", e todo o processo do conhecer, do saber e do agir ? aprendido atrav?s da experi?ncia. Em rela??o aos seus alunos, voc? acha que eles tamb?m chegam ? escola como uma folha de papel em branco? Certamente que n?o, pois, j? chegam ? escola com uma carga muito grande de conhecimentos.
O papel das institui??es educativas ? criar situa??es desafiadoras para que as crian?as coloquem em pr?tica tudo que sabem e pensam sobre o que v?o aprender e construam novos conhecimentos a partir da?, logo ? imprescind?vel saber o que elas sabem e pensam.
Fonte: S?tio: TV Escola ? O canal da educa??o. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos. Organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Pe?a que, cada aluno, liste dez coisas que j? sabem fazer muito bem. A seguir, exiba o v?deo abaixo com a letra da m?sica ?J? Sabe - Palavra Cantada?. Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
Fonte: V?deo completo dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=IJ-ji0r6muU>. Acesso em: 09 de jul. 2013.
Professor ap?s assistirem ao v?deo, explore a letra da m?sica questionando se os alunos j? sabem fazer tudo aquilo que diz na m?sica. Certamente seus alunos da Alfabetiza??o Inicial j? s?o sabedores destes b?sicos saberes para a idade deles: tomar banho sozinho, colocar e amarrar os sapatos, comer sozinhos, escovar os dentes, ir ? escola, jogar bola, pular corda e outros. Assim, solicite que desenhem dois destes saberes j? adquiridos por eles. Aproveite o momento l?dico e cante com eles.
?
2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Crian?as produzindo saberes: uma nova forma de ler: leitura de imagens
Conhecer o contexto sociocultural em que as crian?as vivem e como comunicam suas: experi?ncias, descobertas, hip?teses, representa??es, conclus?es, ? importante para que voc? professor possa ajustar as propostas pedag?gicas e potencializar intera??es que sejam de fato produtivas. Conforme s?tio: TV Escola ? O canal da educa??o. Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271>. Acesso em: 08 de Jul. 2013.
A condi??o sociocultural (jun??o das palavras sociedade e cultura, assim, o termo se refere ? cultura de determinado indiv?duo da sociedade) do aluno pode ser um fator que auxilia ou dificulta o processo de aprendizagem, no entanto, jamais ? um fator que inviabiliza seu aprendizado. Por isso, ? interessante inserir o aluno desde muito cedo no universo da leitura, para que seus conhecimentos possam ser cada vez mais ampliados e consequentemente, sua vis?o de mundo. Percebe-se claramente quando o aluno ? adepto do ato de ler, pois, seu desenvolvimento acad?mico ? melhor.
Fonte: Imagem dispon?vel em: <http://www.fonoterapia.com.br/seu-filho-tem-preguica-de-ler/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, como demonstrado no 1? momento desta aula, as crian?as j? s?o detentoras de muitos saberes, por mais simples ou complexos que pare?am. Mas, independente da quantidade de saberes que elas possuem, sempre est?o em busca de novos conhecimentos, pois, s?o pesquisadoras por excel?ncia. Portanto, aproveite esta caracter?stica e proponha atividades que estimulem esta habilidade. Veja a seguir:
Proponha o desenvolvimento de uma atitude investigativa, atrav?s da leitura e da produ??o de textos e de imagens.
Solicite que os alunos acessem o s?tio: Arte e Contos, dispon?vel em: <http://artecontos.blogspot.com.br/2012/05/os-tres-porquinhos.html#!/2012/05/os-tres-porquinhos.html>, acesso em: 09 de jul. de 2013, e proponha as ?Atividades? abaixo. Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, para projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
a) Fa?a a leitura coletiva com seus alunos. Permita que cada aluno leia uma frase ou par?grafo para incentiv?-lo no ato da leitura.
b) Abra um espa?o para que todos os alunos comentem oralmente a hist?ria original.
c) Solicite que os alunos reescrevam a hist?ria de acordo com a imagina??o de cada um, sendo orientados pela sequ?ncia de imagens abaixo. A releitura al?m de desenvolver a possibilidade de argumenta??o e a criatividade, contribui no aperfei?oamento da escrita.
d) D? um t?tulo diferente e criativo ? sua hist?ria.
Escola de Educa??o B?sica da UFU T?tulo: _________________________________________________________ Autor:__________________________________________________________ ? |
|
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
|
__________________________________ __________________________________ __________________________________ _________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ __________________________________ ? |
Fonte: Imagens e hist?ria dispon?veis em: < http://artecontos.blogspot.com.br/2012/05/os-tres-porquinhos.html#!/2012/05/os-tres-porquinhos.html>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
?
3? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Atitude investigativa na gera??o de novos saberes
Fonte: Imagem dispon?vel em: <http://eco-deja-vu.webnode.pt/investiga%C3%A7%C3%A3o/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, a vida acad?mica ? direcionada pela realiza??o de pesquisas que geram novos conhecimentos. ? importante que seu aluno saiba disso, contudo, nesse momento ? ainda mais relevante que ele saiba que n?o ? s? na escola que adquirimos conhecimentos e que esses conhecimentos n?o prov?m apenas dos professores, e que eles tamb?m s?o agentes do conhecimento.
N?o ? hipocrisia o professor dizer que aprende muito com o aluno, pois, isso ? verdade. Independentemente da condi??o sociocultural ou econ?mica do aluno, todos t?m muito a ensinar. Quantas coisas o aluno nascido no campo pode ensinar ?quele que nunca visitou uma fazenda ou um rio. Da mesma maneira, este aluno da cidade, tem muito a ensinar a este aluno do campo que nunca visitou um shopping ou mesmo uma cidade.
Professor, desafie a imagina??o e o conhecimento de seus alunos por meio das seguintes perguntas:
1) Se voc? morasse em uma fazenda, quais saberes voc? poderia ensinar a um amigo que nunca havia estado em uma fazenda antes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Se voc? morasse em uma cidade, quais saberes voc? poderia ensinar a um amigo que nunca havia estado em uma cidade antes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Professor, ap?s esses exerc?cios, demonstre a seus alunos como eles podem produzir saberes diversos por meio de suas experi?ncias do cotidiano. Muitas vezes, os alunos investigam (fruto de sua curiosidade natural) e criam seus pr?prios saberes do mesmo modo que consideram os fil?sofos empiristas, ou seja, a partir da experi?ncia de vida. O v?deo a seguir mostra essa realidade: um beb? que construiu um saber pr?prio, pois, sua a??o certamente n?o foi ensinada por seus pais ou amigos, mas ele aprendeu este saber como forma de resolver uma situa??o que o afligia: ser observado por uma c?mera de v?deo.
Voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).
Fonte: Youtube.Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=6levQ5YocH0>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Depois de assistirem ao v?deo, converse com os alunos sobre a estrat?gia que o beb? encontrou para sair do ber?o. Como ser? que ele aprendeu isto? Ser? que algu?m o ensinou ou ele foi tentando at? aprender. Ent?o como ele construiu este conhecimento?
Professor, conduza a discuss?o para que os alunos cheguem a conclus?o que para conhecermos e aprendermos alguma coisa, ? importante buscarmos este conhecimento.
Professor, a seguir propomos que assistam a um v?deo com seus alunos para desencadear um importante debate, pois ele demonstra uma situa??o que ocorre com consider?vel parte dos estudantes de Ensino Fundamental: pregui?a de ler. Reflita com eles que, inclusive, a pregui?a de ler as quest?es da prova, faz com que muitos estudantes obtenham notas baixas.
Fonte: Youtube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=RS1QW4TKhJQ>. Acesso em: 08 de Jul. 2013.
Ap?s a exibi??o do v?deo, formule oralmente as perguntas abaixo. Se considerar importante fa?a por escrito.
a) Voc? sabe ler? Se sim, h? quanto tempo? Onde aprendeu a ler?
________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Como os problemas da menina do v?deo foram resolvidos?
________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Cite o nome do livro de literatura infantil que voc? mais gostou de ler e depois, conte para a sua turma a ideia principal deste livro.
________________________________________________________________________________________________________________________________
Ap?s ouvir as respostas dos alunos sobre as perguntas, discuta com eles sobre a import?ncia da leitura na resolu??o de alguns problemas, e que ler ? inevitavelmente uma investiga??o e que a atitude investigativa ? fundamental para a produ??o de novos saberes.
Sugest?es de s?tios para consulta no momento de planejamento da aula:
S?tio: LETRA VIVA - PGM. 02: SABERES QUE PRODUZEM SABERES.Dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4271>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
S?tio: Tipos de aprendizagem. Dispon?vel em: <http://www.robertexto.com/archivo5/aprendizagem.htm>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
S?tio: Dicas para incentivar a leitura infantil. Dispon?vel em: <http://www.fonoterapia.com.br/seu-filho-tem-preguica-de-ler/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
S?tio: Dicas de Diagn?stico em Alfabetiza??o, Produ??o de Texto e Matem?tica: Voc? sabe o que eles j? sabem? Dispon?vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/matematica/pratica-pedagogica/diagnostico-incial-o-que-eles-ja-sabem-528156.shtml>. Acesso em: 08 de jul. 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam que existem v?rios tipos de saberes e que nem todos eles s?o adquiridos na escola e nem por isso s?o menos importantes. Estas observa??es ser?o ?teis para que voc? elabore o seu planejamento, por isso registre em seu caderno de plano de aula.