Portal do Professor

Início do Conteúdo

M?sica: construindo um repert?rio

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Aprecia??o significativa em m?sica: escuta, envolvimento e compreens?o da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes M?sica: Express?o e comunica??o em m?sica: improvisa??o, composi??o e interpreta??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir pequenas frases;
  • Ler e interpretar letra de m?sica;
  • Perceber e comparar a finalidade das rimas;
  • Construir e apresentar par?dias, utilizando diversos recursos;
  • Analisar informa??es com base em dados obtidos individualmente ou pelos grupos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos;
  • Produzir convites, identificando as caracter?sticas deste g?nero textual.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno algumas habilidades de leitura, atrav?s de diferentes estrat?gias, a fim de que o aluno seja capaz de localizar informa??es como: palavras, rimas, autoria. Al?m de dominar os conhecimentos b?sicos sobre a utiliza??o dos recursos das TICs como: tablet, laptop, m?quina fotogr?fica e filmadora.

Estratégias e recursos da aula

 INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula tem como foco contemplar as a??es dos docentes que est?o participando do programa de forma??o Pacto Nacional da Alfabetiza??o na Idade Certa, o qual tem como objetivo a forma??o docente cr?tica, reflexiva e problematizadora. O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

Voc? poder? utilizar os s?tios a seguir para adquirir informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. 

"S?tio: Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o: Texto Informativo: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013. 

"S?tio: E.M.Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em:  <http://wlcaminha.blogspot.com.br/ >. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 05 de jul. 2013. 

"S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 05 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Professor, ? importante conhecer os direitos de aprendizagem das crian?as que voc? est? contemplando em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com seu coordenador pedag?gico a melhor maneira de realiza??o das atividades propostas nesta aula.

?

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, para a presente aula, sugerimos que voc? apresente a m?sica: ?O Fusquinha Atrapalhado?, cante e dance com a turma. Caso preferir utilize data show ou aparelho de som.

O Fusquinha Atrapalhado
M?sica: Atirei o pau no gato

O fusquinha atrapalhado do, do.
Do cachorrinho nho, nho.
se livrou vrou, vrou.

Deu a volta ta, ta.
Se desviou ou, ou.
Olhou pra tr?s,
olhou pra tr?s,
e suspirou!
UFA!


Fonte: S?tio: Gente Mi?da: Par?dias e Poesias do Tr?nsito. Dispon?vel em: <http://www.pragentemiuda.org/2008/09/pardias-sobre-o-trnsito.html>. Neste s?tio voc? encontrar? outras sugest?es de par?dias que podem ser utilizadas na atividade com os alunos. Acesso em: 02 de jul. 2013.

 dan??a dan??a 1

Fonte: Imagem da pr?pria autora - Alunos no 1? Ano na Escola de Educa??o B?sica - ESEBA/UFU. Cantando e tocando a m?sica O Fusquinha Atrapalhado. 

Professor, ? importante utilizar na sala de aula leituras de diferentes g?neros liter?rios como a letra de uma m?sica conhecida para que o aluno avance em seu processo de alfabetiza??o.

Professor, disponibilize a letra da m?sica aos alunos e explore a linguagem escrita. Em seguida, prepare algumas quest?es para serem discutidas ap?s a leitura.

Posteriormente, questione os alunos:

  • Qual o assunto principal da letra da m?sica?
  • Voc? j? presenciou alguma cena no tr?nsito que te chamou aten??o?
  • Voc? e sua fam?lia respeitam as regras de tr?nsito? Comente com seus colegas e professor alguns cuidados que devemos ter no tr?nsito, seja dentro do carro como passageiros ou andando na rua como pedestre.
  • Esse ritmo musical lembra outra m?sica? Qual?

Aproveite o momento para conversar com a turma sobre o que ? uma par?dia, explique que na m?sica acima o autor se baseou em uma m?sica conhecida (Atirei o pau no gato) para expor um assunto muito importante, ?Tr?nsito? de forma divertida e engra?ada.

A par?dia tema finalidade de desconstruir ou reconstruir um texto. Ela surge a partir de uma nova interpreta??o, da recria??o. Com o objetivo de adaptar a obra original a um novo contexto, fazendo a releitura de diferentes vers?es para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria.

Fonte: S?tio: Correio da Wikip?dia: Par?dia. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o significado da palavra par?dia. Acesso em: 03 de jul. 2013.

?

 FICHA DA PAR?DIA

Professor, sugerimos que depois do di?logo com a turma, voc? instigue os alunos a descobrirem informa??es sobre a par?dia acima. Pe?a para destacarem na letra da m?sica a parte que mais lhes chamou aten??o. Como registro proponha a realiza??o da atividade abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa. 

Escola de Educa??o B?sica da UFU

Professora: Priscila Gerv?sio Teixeira

Aluno:_______________________________________________ Data:____/___/____

_____________________________________________________________________

Hoje ouvimos uma m?sica:  ?O Fusquinha Atrapalhando?, onde um carro (Fusca) quase atropela

um cachorro na rua. Agora, resolva as quest?es abaixo:


1. Escreva o t?tulo da m?sica.

____________________________________________________________________________

2. Descreva a parte da m?sica, que voc? considera interessante.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

3. Cite os cuidados que devemos ter ao atravessar a rua.

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

4. Voc? se recorda de outra m?sica ao ouvir essa? Qual o nome dela?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

5. O que voc? sabe sobre as par?dias?

____________________________________________________________________________

____________________________________________________________________________

6. Ilustre a par?dia que voc? aprendeu.

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que fa?am os desenhos. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint, seguindo o caminho: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital).

v??deo 

PESQUISANDO PAR?DIAS

Professor, o envolvimento da fam?lia nas atividades escolares, ? fundamental nesse momento da vida dos alunos. A atividade de casa faz parte da vida escolar de grande parte dos mesmos, ? importante a presen?a da fam?lia, visando auxiliar nas dificuldades apresentadas. Por isso, proponha como atividade de casa uma pesquisa sobre par?dias para ser feita com o aux?lio dos familiares dos alunos. Sugira que cantem juntos!

Cante e leia com os seus familiares a par?dia abaixo:

A sujeira

(M?sica: Atirei o pau no gato)
?

A sujeira tr?s doen?a, ?a,
Se o lixo, xo,
N?o for tratado, do!
? por isso, so,
Que em minha casa, s a,
Todo lixo, todo lixo,
? ensacado!

Fonte: S?tio: Educar ? uma arte: Par?dias ? Meio Ambiente. Dispon?vel em: <http://umaarteeducar.blogspot.com.br/2010/06/parodias-meio-ambiente.html>. Neste Blog voc? encontrar? sugest?es de par?dias com o tema meio ambiente, constru?dos de m?sicas conhecidas pelos alunos ? Cantigas de roda.  Acesso em: 02 de jul. 2013.

Agora, fa?a uma pesquisa em livros, revistas, jornais e internet e encontre outras par?dias. Escreva-as em papel sulfite e traga para a sala de aula. 

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

Proponha um momento para a socializa??o das par?dias pesquisadas em casa, com a participa??o dos familiares. Pe?a que os alunos formem um c?rculo e apresentem suas m?sicas.

Organize uma lista com o nome das par?dias pesquisadas pelos alunos, ? importante cada aluno apresentar a sua. Exponha-as no mural da sala de aula.

?

PESQUISANDO PAR?DIAS ONLINE

Professor, caso sua escola possua Laborat?rio de Inform?tica prepare um momento onde os alunos possam pesquisar outras par?dias, para lerem online e cantarem ou solicite que acessem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, o s?tio sugerido. Tamb?m poder? ser utilizado o tablet. Sugest?es:

?

O trabalho com textos online requer de voc?, professor, uma leitura pr?via dos mesmos, para que possa conhec?-los e criar estrat?gias pedag?gicas direcionadas ao conte?do trabalhado. Se preferir, fa?a uma montagem com as principais informa??es obtidas nos s?tios acima recomendados.

Oriente os alunos para observarem nas par?dias durante a pesquisa, os seguintes aspectos:

  • Assunto principal (do que se trata);
  • Autoria;
  • M?sica original.

Em seguida, exponha as letras das par?dias pesquisadas no mural da sala de aula. Aproveite e explore as caracter?sticas deste g?nero textual.

Como registro, proponha aos alunos que preencham o quadro abaixo no caderno de L?ngua Portuguesa, de acordo com as informa??es que se pede: 

?

PAR?DIA

ASSUNTO

FEITO POR

M?SICA ORIGINAL

 

 

 

 

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Professor, caso os alunos possuam o laptop Classmate, oriente-os que utilizem o programa KWord seguindo os passos:  KWord (?rea de trabalho > Processador de Textos),  e criem a tabela contendo o nome e as principais informa??es das par?dias. Imprima o material digitado pelos alunos e coloque no Varal Liter?rio da sala de aula para aprecia??o de todos.

Professor, organize os alunos em grupos e elabore cartazes com os t?tulos das par?dias pesquisadas pela turma e divulgue pela escola   para que outros alunos possam conhecer e terem interesse de ler tamb?m.

Outra possibilidade  ? criar um blog para divulgar as par?dias, fa?a uma pesquisa pr?via nos s?tios abaixo para auxiliar na constru??o de Blog.

Aula do Portal do professor -  Criando um Blog. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>.  Neste s?tio voc? encontrar? informa??es dispon?veis em uma aula sobre como criar um blog com a turma. Acesso em 03 de jul. 2013.

?

Voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponde/m ao n?vel dos seus alunos.

?

Cabe a voc? professor de acordo com os recursos de sua escola discutir com sua turma a forma de divulga??o das par?dias pesquisadas.

?

3? Atividade:  aproximadamente 60 minutos.

?

FESTIVAL DE PAR?DIAS

Para esta atividade, sugerimos que voc? organize a turma em uma roda de conversa e instigue a participa??o dos alunos com opini?es sobre o que ? uma par?dia. ? importante que todos os alunos participem e se envolvam na atividade. Depois, explique que eles ter?o como desafio elaborar uma par?dia para ser apresentada em um festival organizado pela turma.

Voc? poder? organizar os alunos em pequenos grupos, fa?a uma lista com os temas que ser?o utilizados na constru??o das par?dias. Como sugest?es:

  • Escola
  • Meio ambiente
  • Lixo
  • ?gua
  • Animais

Professor, ? importante um planejamento pr?vio com a turma das a??es para a organiza??o do festival.

?

1. PLANEJAMENTO COLETIVO DO EVENTO

Converse com a turma sobre: dia, hor?rios e local. Agende na dire??o da escola, a data e os hor?rios acertados com a turma e providencie os materiais que julgar necess?rios.

?

2. ELABORA??O DAS REGRAS PARA PARTICIPA??O

Professor, ? necess?rio que junto com os participantes, defina as regras do evento e as m?sicas que ser?o utilizadas nas par?dias. Utilizem m?sicas conhecidas como as cantigas de roda e m?sicas infantis.

Proponha a constru??o das regras para a participa??o no festival.

?

3. REGRAS PARA CONSTRU??O DAS PAR?DIAS

Para construir uma par?dia voc? precisa inventar frases que se encaixem direitinho na composi??o original, de acordo com o tema escolhido. Fa?a o seguinte:

  • Primeiro estude o tema. Escreva algumas frases sobre ele;
  • Escolha alguma cantiga de roda ou m?sica infantil com a melodia bem conhecida;
  • Pegue a primeira frase da m?sica e tente trocar as palavras, encaixando o tema;
  • Tente cantar para ver se precisa mudar algo;
  • Continue a trocar as palavras at? o final da m?sica.

?

COMISS?O JULGADORA:

Professor, escolha ou sorteie juntamente com toda a turma, alguns nomes de professores da escola para comporem uma comiss?o que ter? como fun??o analisar:  apresenta??o, letra da par?dia e intera??o de todo o grupo no festival.

?

4. ELABORA??O DE CARTAZES PARA DIVULGAR O EVENTO

Professor, depois de conversar com os alunos sobre festival de par?dias, proponha a constru??o de cartazes informativos para divulgar o evento para toda a escola. Voc? poder? disponibilizar materiais como: cartolina, papel cart?o, E.V.A, canetinhas, l?pis de cor, revistas para recortes de imagens, tinta, papel crepom e outros que achar relevantes.

?

5. ELABORA??O DE CONVITES PARA A PARTICIPA??O

Professor, elabore com os alunos os convites a serem entregues aos familiares, colegas de outras turmas, professores e demais membros da comunidade escolar. Aproveite para trabalhar este g?nero textual (objetivo e caracter?sticas). Voc? poder? solicitar que os alunos utilizem a inform?tica para escrever. Se eles possu?rem o laptop Classmate do Projeto UCA, utilize o programa KWord, acessando ( Metasys > Aplicativo > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de textos ). O tablet tamb?m poder? ser utilizado. N?o se esque?a de colocar: data, hor?rio e local da apresenta??o.

Ao terminar, salve em um pendrive os convites que os alunos digitaram e imprima-os para serem divulgados e distribu?dos para a comunidade escolar e seus usu?rios.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

?

APRESENTANDO AS PAR?DIAS

Professor, ? fundamental que os alunos apresentem suas produ??es no festival. Portanto, organize juntamente com os alunos, o espa?o de forma que fique aconchegante e estimulante. Poder? ser o anfiteatro da escola (caso possua), quadra de esportes, p?tio, ou at? mesmo a sala de aula (dependendo do tamanho dela e da quantidade de convidados.). Converse sobre a forma das apresenta??es de suas observa??es e descobertas. Aguarde os convidados e realize a apresenta??o. Filme as apresenta??es dos alunos e depois assista com os mesmos. Utilize as imagens para atualizar o blog, caso voc? tenha constru?do.

Para filmar acesse: (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?. Para visualizar o v?deo, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Ao final da apresenta??o ? fundamental agradecer ao p?blico pelo envolvimento da fam?lia e dos demais colaboradores.

Logo ap?s, no dia posterior, pe?a que os alunos registrem, no caderno de L?ngua Portuguesa, no tablet e ou no laptop suas opini?es sobre: o que significou para eles participarem deste evento; o que aprenderam; o que foi f?cil e dif?cil realizarem; enfim,  suas descobertas sobre ? Par?dias?.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para os alunos:

S?tio: UOL Par?dias: Texto informativo: Como publicar. Dispon?vel em: <http://www2.uol.com.br/cante/pcomopub.htm>.  Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre como publicar e dicas para criar uma par?dia. Acesso em: 02 de jul. 2013.

Sugest?es de links para os professores:

S?tio: Escola Viva: Carnaval no F1 ? Letras. Dispon?vel em: <http://www.escolaviva.com.br/eventos_f1_carnaval06b.htm>. Neste s?tio voc? encontrar? sugest?es de par?dias constru?das pelos alunos do Ensino Fundamental. Acesso em: 02 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, com objetivo de auxili?-los no processo de ensino e de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, visando verificar se os alunos conseguiram: desenvolver habilidades de leitura e de escrita; produzir pequenas frases; ler e interpretar letra de m?sica; perceber e comparar a finalidade das rimas; construir e apresentar par?dias, utilizando diversos recursos;  produzir convites, identificando as caracter?sticas deste g?nero textual; desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante analisar as considera??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.