Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
?Reconhecer a import?ncia do trabalho em equipes;
?Trabalhar em equipes;
?Colaborar com os colegas;
?Encenar situa??es reais propostas;
?Aperfei?oar a leitura e a escrita;
?Localizar palavras no dicion?rio;
?Formular hip?teses sobre o tema da aula;
?Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
?Localizar informa??es no texto;
?Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
?Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.
INFORMA??ES AO PROFESSOR
Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/> Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de saberes e se imaginam que seus saberes podem se transformar em novos saberes.
Esta aula tem como par?metro o programa da TV Escola: LETRA VIVA - PGM. 05: JUNTO SE APRENDE MELHOR, que tem como foco a import?ncia de uma saud?vel rela??o de conviv?ncia entre os seres humanos e a necessidade e a import?ncia do trabalho em equipes.
?
1? Momento: aproximadamente 60 minutos.
A import?ncia do trabalho em equipes
RODA DE CONVERSA
Imagem dispon?vel em: <http://www.escolainternacional.com.br/bra/idx_acontece_int.php?projetos&id=192>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, disponha sua turma em uma roda de conversa e por meio de um projetor multim?dia, projete na tela as imagens abaixo. Depois, abra para os coment?rios. Motive-os para que todos possam tecer seus coment?rios.
1? imagem:
Imagem dispon?vel em:<http://gr8.ag/blog/a-importancia-do-trabalho-em-equipe/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
2? imagem:
Imagem dispon?vel em: <http://humortadela.bol.uol.com.br/imagens-engracadas/46417>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
3? imagem:
Imagem dispon?vel em: <http://esporte.uol.com.br/f1/album/2012/10/05/treinos-livres-do-gp-do-japao.htm#fotoNav=15>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
4? imagem:
Imagem dispon?vel em: <http://recantodacronica.blogspot.com.br/2010/11/trabalho-em-equipe-imagens-engracadas.html>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, ap?s a exibi??o das imagens e os coment?rios de seus alunos, dialogue com eles sobre a import?ncia do trabalho em equipes. Apresente exemplos de como o trabalho realizado em equipes auxilia nas fun??es realizadas em casa, nas empresas e at? mesmo entre os animais. D? ?nfase na import?ncia deste trabalho no contexto escolar, ressaltando que trabalhar em equipes ? muito mais que acompanhar de perto o trabalho dos colegas, mas ? ?colocar a m?o na massa?, ? ajudar, colaborar, contribuir para que o trabalho seja realizado com agilidade e efici?ncia.
Para concluir esta atividade, solicite que fa?am a atividade a seguir:
1) Fa?a desenhos que representem o trabalho em equipes e descreva o que desenhou, nos seguintes locais:
a) Em casa
? ? ? ? ? ? ? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ? |
b) Na escola
? ? ? ? ? ? __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ? |
2? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Vivenciando o trabalho em equipes
Professor, para as crian?as em n?vel de alfabetiza??o a teoria ? muito importante, mas voc? sabe que a pr?tica tamb?m ? fundamental, ou seja, ? muito importante que a crian?a vivencie para que a aprendizagem seja significativa. Assim, proponha atividades que valorizem e fortale?am o trabalho coletivo. Apresentamos duas sugest?es:
1?) A primeira sugest?o ? em forma de hist?ria com o t?tulo ?As longas colheres?, para assisti-la, voc? poder? utilizar o Laborat?rio de Inform?tica, projetar o filme com o aux?lio de um projetor multim?dia ou se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem, a partir do caminho: Mozilla Firefox (Metasys> Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). A hist?ria se encontra no v?deo abaixo no intervalo de tempo entre os 49 segundos e 2 minutos e 20 segundos.
V?deo completo dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4274>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, proporcione aos seus alunos a viv?ncia desta cena. Para tanto siga as seguintes instru??es:
2?) A segunda sugest?o ? uma din?mica de grupo: ?Invertendo a dire??o do c?rculo?.
Professor, esta din?mica n?o necessita de nenhum material extra e nem ao menos um local diferenciado da sala de aula. Ela ? muito simples, mas exige que obrigatoriamente os participantes se relacionem e juntos utilizem suas intelig?ncias individuais e o esp?rito de equipe.
Orienta??es:
?
3? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Exercitando o que foi aprendido
Professor, organize seus alunos em duplas para que um possa auxiliar o outro na realiza??o das tarefas abaixo relacionadas. Aproveite o texto escrito e trabalhe a leitura e a escrita.
1) Fa?a uma leitura atenta e silenciosa do texto abaixo.
2) Em seguida, participe da leitura coletiva, onde cada aluno ler? um par?grafo do texto, a partir da solicita??o do professor.
?As longas colheres?
Uma vez, num reino n?o muito distante daqui, havia um rei que era famoso, tanto por sua majestade, como por sua fantasia meio exc?ntrica.
Um dia mandou anunciar por toda parte que daria a maior e mais bela festa de seu reino. Toda a corte e todos os amigos do reino que foram convidados vieram vestidos nos mais ricos trajes. O pal?cio resplandecia com todas as suas luzes.
As apresenta??es transcorreram segundo o protocolo e os espet?culos come?aram: dan?arinos de todos os pa?ses, jogos e divertimentos diversos. Tudo, at? o m?nimo detalhe, era s? esplendor. Todos os convidados admiravam fascinados e proclamavam a magnific?ncia do rei.
Entretanto, apesar da primorosa organiza??o da festa, come?aram a perceber que a ?arte da mesa? n?o estava representada em parte alguma. N?o se podia encontrar nada para acalmar a fome que todos sentiam mais duramente ? medida que as horas passavam. Essa falta logo se tornou incontrol?vel. Jamais naquele pal?cio nem em todo o pa?s havia acontecido algo parecido.
A festa n?o parava de esfor?ar-se para atingir o auge, oferecendo ao p?blico uma profus?o de m?sicos maravilhosos e excelentes dan?arinos. Pouco a pouco o mal-estar dos espectadores se transformou numa surda, mas vis?vel, contrariedade. Ningu?m, no entanto, ousava elevar a voz diante de um rei t?o not?vel.
Os cantos continuaram por horas e horas. Depois foram distribu?dos presentes, mas nenhum deles era comest?vel. Finalmente, quando a situa??o se tornou insustent?vel e a fome intoler?vel, o rei convidou seus h?spedes a passarem para uma sala especial, onde uma refei??o as aguardava.
Ningu?m se fez esperar. Todos, como um conjunto harmonioso, correram em dire??o ao delicioso aroma de uma sopa que estava num enorme caldeir?o no centro da mesa. Houve tentativas, mas s? se ouviam express?es de dor e decep??o.
Os convidados quiserem servir-se, mas grande foi sua surpresa ao descobrirem, no caldeir?o, enormes colheres de metal, com mais de um metro de comprimento e nenhum prato, nenhuma tigela, nenhuma colher de formato convencional.
Os cabos desmesurados n?o permitiam que o bra?o levasse ? boca a beberagem suculenta, porque n?o se podiam segurar as escaldantes colheres a n?o ser por uma pequena haste de madeira em suas extremidades. Desesperados, todos tentavam comer, sem resultado.
At? que um dos convidados, mais esperto ou mais esfaimado, encontrou a solu??o: sempre segurando a colher pela haste situada em sua extremidade, levou-a ? boca de seu vizinho, que p?de comer ? vontade.
Todos passaram a imit?-lo e se saciaram, compreendendo, enfim, que a ?nica forma de alimentar-se naquele pal?cio magn?fico era um servindo ao outro.
Texto dispon?vel em: <http://questionetudosempre.blogspot.com.br/2010/05/as-longas-colheres-ser-solidario.html>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
3) Desenhe uma estrelinha no in?cio de cada par?grafo.
4) Circule as palavras iniciadas com a primeira letra do nome dos alunos da sua dupla.
5) Procure as palavras desconhecidas no dicion?rio e as escreva em seus cadernos de L?ngua Portuguesa.
6) Localize informa??es no texto. Responda por escrito as quest?es:
a) Qual era o motivo do rei ser t?o famoso?
b) O que os convidados sentiram falta na festa?
c) O que o rei mandou servir aos convidados?
d) Por que os convidados n?o conseguiam tomar a sopa?
e) Como o problema foi resolvido?
?
4? Momento: aproximadamente 60 minutos.
Juntas e separadas ao mesmo tempo, pode isso?
Professor, voc? se lembra do modelo de carteiras escolares conforme a figura abaixo? Na d?cada de 1990 algumas carteiras de escolas p?blicas ainda eram assim: unidas.
Imagem dispon?vel em: <http://portuguese.alibaba.com/product-gs/discounted-double-school-desk-double-desk-chairs-524193333.html>. Acesso em: 09 de jul 2013.
A justificativa era proporcionar o trabalho em equipes. Na diversidade de saberes, aquele que est? mais inteirado de determinado conhecimento, auxilia o outro que naquele momento est? menos inteirado daquele mesmo conhecimento. Interessante essa din?mica que em outra atividade, os pap?is podem tranquilamente se inverter, ou seja, aquele que ?sabia mais?, em outra atividade pode ?saber menos?.
Professor, para que a din?mica de trabalho em grupos funcione de maneira satisfat?ria, voc? deve se atentar se ambos est?o dispostos a se ouvirem, se respeitarem, terem a liberdade de argumentar e contra argumentar, ou seja, de trabalhar juntos de fato, pois, caso contr?rio, algu?m da equipe pode se sentir completamente sozinho em meio a uma multid?o.
Imagem dispon?vel em: <http://penseforadacaixa.com/poema-sublime/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Agrupar as crian?as durante as aulas n?o significa necessariamente que elas estejam trabalhando juntas ? preciso proporcionar a intera??o entre elas, a socializa??o de experi?ncias, tanto da parte das crian?as quanto dos educadores.
No trabalho em grupos ? muito importante que voc? conhe?a as facilidades e as dificuldades de seus alunos, pois, ter? que avaliar a familiaridade que a crian?a tem com a proposta, pois, ? isso que vai determinar o grau de acompanhamento na atividade. Voc? perceber? que em atividades pouco familiares, o professor ? muito solicitado, j? quando a atividade ? muito conhecida, a crian?a tende a trabalhar com mais autonomia.
Professor, este ? um momento adequado para propor aos seus alunos, uma atividade em equipes para que todos possam se auxiliar no que necessitarem e ao mesmo tempo favore?am a autonomia deles. Assim, permita que o tema seja livre. A sugest?o ? a constru??o de uma maquete com materiais reaproveit?veis. Para ilustrar, observe a figura abaixo.
Imagem dispon?vel em: < http://cartografiaescolar.wordpress.com/maquetes-de-cidades-vilas-e-outras/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Veja que n?o foi utilizado isopor, um produto sint?tico proveniente do petr?leo e derivado da natureza, tal como o vidro, a cer?mica e os metais. Na natureza o isopor leva 150 anos para ser degradado, conforme estimativas. Foram utilizados, apenas papel resistente (piso), papel sulfite, l?pis de cor, tesoura e cola. Providencie antecipadamente o material que os alunos utilizar?o.
1) Em grupos de 04 ou 05 alunos, construa uma maquete. O tema ? livre, mas se tiver trabalhando algum conte?do que seja poss?vel fazer a interdisciplinaridade aproveite este momento e fa?a as sugest?es, tais como: Geografia: maquete do bairro da escola, maquete da escola, maquete de algum lugar estudado: fazenda cidade, dentre outros. Se atente para que todos os membros dos grupos sejam atores e autores de saberes e n?o apenas espectadores. Assim, opinem e colaborem, pois, o trabalho dever? ser realizado, de fato, em equipes.
Professor, para fazer da diversidade uma contribui??o ? necess?rio organizar diferentes situa??es de interc?mbio, como por exemplo, tornar p?blico o que foi estudado dentro da sala de aula. Desta maneira, proponha uma situa??o onde os alunos possam divulgar seus trabalhos.
2) Organize suas maquetes para apresentarem na ?Feira do Conhecimento? que o professor organizar?. Registre este momento com fotos para que depois voc? e seus alunos possam avaliar a maneira que escolheram para realizarem o trabalho em equipes e possam melhorar a din?mica para uma futura feira.
Sugest?es de s?tios para consulta no momento de planejamento da aula:
- LETRA VIVA - PGM. 05: JUNTO SE APRENDE MELHOR
V?deo completo dispon?vel em: <http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=4274> Acesso em: 10 de jul. 2013.
S?tio: Constru??o de maquetes. Dispon?vel em: <http://cartografiaescolar.wordpress.com/maquetes-de-cidades-vilas-e-outras/>. Acesso em: 10 de jul. 2013.
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Assim, observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho e verifique se eles compreenderam a import?ncia e a necessidade do trabalho em equipes para sua pr?pria forma??o e contribui??o na forma??o do outro enquanto seu semelhante.