Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bingo, aprender brincando!

Autor e Co-autor(es)

Saskya Carolyne Bodenmuller imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracteriza??o dos sistemas de comunica??o;

- relacionar palavras com figuras, 

- reconhecer a escrita de seu nome e dos nomes dos colegas,

-reconhecer letras e n?meros,

- respeitar regras de jogo,

- esperar a sua vez,

- lidar com a perda durante um jogo.

Duração das atividades

Dois momentos de 15 minutos que podem se estender por mais dias.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor deve conversar sobre a import?ncia de seguir as regras de um jogo para o seu bom funcionamento e para o respeito com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula foi elaborada para crian?as a partir de 3 anos de idade. A partir deste jogo, diferentes conte?dos para a educa??o infantil podem ser trabalhados, assim como imagens, letras, profiss?es, animais, n?meros e outros.

Primeiro momento: Construindo a cartela de bingo!

Materiais necess?rios: revistas, tesoura, cola, imagens prontas e pedras ou sementes para marcar o jogo.

Dura??o: 15 minutos.

Cada turma pode elaborar a cartela de bingo junto ao professor, de acordo com o conte?do trabalhado no momento. Os primeiros jogos devem ser a partir de imagens e, mais tarde, complexificando um pouco, incluir letras e at? palavras, que podem ser os pr?prios nomes das crian?as pertencentes ao grupo. Para este jogo, o professor procurou imagens de objetos muito conhecidos pelo grupo e alguns n?meros, trazendo a cartela pronta para que as crian?as pudessem colorir antes de come??-lo, deixando-o assim mais colorido e convidativo! Em outro momento, esta cartela pode ser elaborada pelas pr?prias crian?as, recortando imagens ou letras de revistas e jornais para adicionar ? cartela. Os nomes e figuras de todas as imagens da cartela devem ser colocados em algum recipiente para fazer o sorteio: pode ser uma caixa de papel?o ou, at? mesmo, uma lata para que o sorteio seja feito. Al?m disso, ? interessante ter placas com os nomes e figuras e, a cada sorteio, col?-las na parede para que as crian?as possam visualizar as imagens e as suas respectivas formas escritas.

?

?

?

Cartela feita pelo professor por meio de imagens do Google

?

?

Segundo momento: ? hora de jogar!

Materiais necess?rios: cartelas e sementes para marcar o jogo.

Dura??o: 15 minutos.

Neste momento, o professor organizar? uma roda com as crian?as e conversar? sobre a import?ncia de seguir as regras do jogo e de estar atento a cada sorteio. Come?ar a roda questionando as crian?as sobre as regras do bingo e, de acordo com a discuss?o, combinar as regras.

- O volunt?rio ir? sortear a cartela e falar? em voz alta a palavra nela indicada;

-Cada um deve verificar em sua cartela se possui a imagem que representa a palavra sorteada;

-Se o jogador tiver a imagem sorteada deve colocar uma semente em cima para marc?-la;

-No momento em que todas as imagens da cartela forem marcadas, o jogador falar?: ?BINGO!?.

-O volunt?rio ir? conferir e assim teremos um ganhador!

-Mais de um jogador poder? ganhar a cada rodada.

Outro ponto importante ? destacar que nem sempre ? poss?vel ganhar e precisamos aprender a perder. Para oportunizar que mais de uma crian?a ganhe o jogo, sugere-se repeti-lo algumas vezes, observando, no entanto, o envolvimento das crian?as. Ap?s o jogo, a turma poder? fazer uma rodada dos pontos positivos e negativos do jogo e, se preciso, reelabor?-lo de acordo com as necessidades.

Recursos Complementares

Avaliação

O professor dever? avaliar se as crian?as souberam respeitar as regras principais do jogo e como reagiram ao ganhar e perder. Perceber, ainda, se as crian?as relacionaram as imagens com os nomes falados durante o jogo e se conseguiram acompanhar a marca??o durante o jogo.