Portal do Professor

Início do Conteúdo

Fazendo arte com argila; conhecendo avi?es!

Autor e Co-autor(es)

Saskya Carolyne Bodenmuller imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dal?nea Cristina Fl?r

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Matem?tica Espa?o e forma
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de comunica??o,

- aprender o que ?, para que servem os meios de transporte, 

- saber que h? v?rios tipos de transportes,

- ter contato com pessoas externa ? escola e aprender a lidar com espa?os amplos e diversificados,

- concentrar-se para ouvir explica??es curtas,

- ampliar seus conhecimentos,

- fazer representa??es utilizando argila.

Duração das atividades

Dois momentos: o primeiro com 60 minutos e o segundo com 30 minutos. Esses momentos podem ser divididos em mais dias ou semanas, caso o grupo julgue necess?rio.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

A aula abaixo foi elaborada para crian?as a partir de 3 anos de idade, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos acerca de um tipo de transporte que est? sendo mais utilizado a cada dia em nosso pa?s.

Primeiro momento: Conhecendo os avi?es e sua utilidade.

Materiais necess?rios: imagens e v?deos.

Dura??o: 30 minutos.

Com o desenvolvimento da sociedade e suas diferentes formas de viver no mundo, muitos meios de transporte surgiram e vem sendo cada vez mais usados. Alguns deles s?o muito conhecidos pelas crian?as, principalmente, quando relacionado ?s suas realidades. Busco com esta proposta ampliar os conhecimentos das crian?as acerca desta tem?tica. Come?aremos a roda de conversa com as crian?as questionando-as sobre os meios de transporte que conhecem:

- Como cada um vem para a escola?

- De quais outras formas poderiam vir?

- E para fazer um passeio para mais longe, o que se poderia usar?

- E se s? tiver ?gua no caminho como fazer?

O professor deve ir instigando as crian?as para que resgatem o que j? sabem sobre meios de transportes e para que a experi?ncia de um contribua para a amplia??o do conhecimento do outro e, por fim, explicar que todos estes meios citados tratam de meios de transporte.

A partir das respostas do grupo e de discuss?es que surgiram sobre o assunto, o professor ir? propor um aprofundamento e uma visita ? Base A?rea, com o objetivo de conhecer os avi?es, de que forma funcionam e quais s?o os principais modelos utilizados nesse espa?o. A visita ser? guiada por um profissional que atua na Base que poder? responder d?vidas e questionamentos das crian?as. Em lugares em que as crian?as n?o podem ter acesso a esse tipo de espa?o, o professor poder? passar v?deos e imagens para a turma. Caso alguma fam?lia tenha um relato ou imagens de avi?es, assim como fotos de viagens que realizaram, podem ir at? a institui??o e socializar com o grupo suas experi?ncias com esse meio de transporte, ou encaminhar os materiais. Outros recursos tamb?m podem ser usados para falar sobre o transporte a?reo, como a anima??o a seguir: http://www.youtube.com/watch?v=V6_gYMu0i-M

?

Conhecer diferentes modelos de avi?es: http://www.avioesdecombate.com.br/

?

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC - 2013

Fotografia: Saskya Bodenm?ller

?

Segundo momento: Construindo avi?es com argila.

Materiais necess?rios: argila, camisetas ou aventais, papel para forrar a mesa.

Dura??o: 30 minutos.

Neste momento, a partir das imagens e de outros elementos que as crian?as tiveram contado, sobre os avi?es, elas ser?o convidadas a represent?-los com argila. Antes de come?ar a atividade, o professor dever? conversar com o grupo, conscientizando-o de que cada crian?a faz a sua pr?pria representa??o, a partir daquilo que ela viu, e que, por isso, todos devem ser respeitados. Para facilitar a limpeza ap?s a atividade, cada crian?a dever? usar uma camiseta velha ou avental para n?o se sujar demais, e a mesa deve ser forrada com papel ou pl?stico. Em seguida, cada crian?a receber? um peda?o de argila e assim poder? modelar avi?es de acordo com o que conheceram ou imaginam. Ao final desse momento, a turma poder? fazer uma exposi??o das esculturas e apresentar esse conte?do para as fam?lias ou outras crian?as da institui??o, falando um pouco sobre a sua experi?ncia com os avi?es, suas caracter?sticas e utilidades.

Arquivo institucional NDI/CED/UFSC - 2013

Fotografia: Saskya Bodenm?ller

Recursos Complementares

Para conhecer alguns tipos de avi?es e suas caracter?sticas acesse os links abaixo:

 http://www.avioesdecombate.com.br/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12224

Anima??o que fala sobre a origem dos avi?es e outras curiosidades: http://www.youtube.com/watch?v=V6_gYMu0i-M

Avaliação

O professor dever? avaliar se as crian?as demonstram ter entendido o que ? ou  para que servem os meios de transporte, se entenderam que h? v?rios tipos de transportes.Como cada um lidou com o passeio, com os avi?es grandes, com o instrutor. Se as crian?as conseguiram se concentrar na conversa; Se demonstraram interesse; Se conseguiram representar avi?es a partir de um peda?o de argila; Se perceber ainda se o grupo respeitou as diferentes produ??es feitas naquele momento e se conseguiu comunicar para outras pessoas os conhecimentos adquiridos.