Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogos: trabalhando a aten??o e a associa??o

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize D. Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produ??o cultural e hist?rica
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Valorizar e exercitar a mem?ria;
  • Fazer associa??es;
  • Concentrar na realiza??o de tarefas;
  • Identificar valores ?ticos em sala de aula;
  • Construir jogos educativos que estimulam a mem?ria e a concentra??o;
  • Fazer leitura de imagem;
  • Formular hip?teses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer a leitura ? uma forma de auxiliar na resolu??o de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? tr?s atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

Esta aula tem como par?metro a tem?tica dos jogos educativos que contribuem para a aprendizagem infantil, com ?nfase no jogo da mem?ria que trabalha a aten??o e a associa??o.

1? Momento:  aproximadamente 60 minutos.

Preparando a aula: informando sobre o tema

Atencao

S?tio: Blog Papo de Coroinha. Dispon?vel em: <http://papodecoroinha.blogspot.com.br/2010/03/vem-ai_26.html>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Professor, provavelmente eis uma palavra falada por voc? quase todos os dias: aten??o. Voc? pede aten??o para que o aluno se atente ao conte?do que voc? est? ministrando e, em alguns casos, a aluno faz ?errado? para chamar a sua aten??o. O certo ? que todos precisam de aten??o em quase todos os lugares e hor?rios: em casa, na sala de aula, no tr?nsito, ao caminhar na pra?a, ao assistir um filme ou escutar uma pessoa.

Estudos explicam que o termo ? associado ? cor amarela por proporcionar concentra??o e aten??o, por isso, ? recomend?vel para escrit?rios e salas de estudos. Nos sem?foros e em algumas placas indicativas, a cor amarela recomenda alerta e aten??o.

O que significa o termo aten??o?

? um processo cognitivo pelo qual o intelecto focaliza e seleciona est?mulos, estabelecendo rela??o entre eles. A todo instante recebemos est?mulos, provenientes das mais diversas fontes, por?m s? atendemos a alguns deles, pois n?o seria poss?vel e necess?rio responder a todos. ? um processo de extrema import?ncia em determinadas ?reas, como na educa??o, j? que se exige, por exemplo, a um aluno que preste aten??o ?s mat?rias lecionadas pelo professor. Al?m da aten??o concentrada, em que se seleciona e processa apenas um est?mulo, tamb?m pode existir aten??o dividida, em que s?o selecionados e processados diversos est?mulos simultaneamente, como quando se conduz um autom?vel e se ouve as not?cias do r?dio simultaneamente.

Para que a aten??o atue s?o necess?rios tr?s fatores b?sicos:

  • Fator fisiol?gico: depende de condi??es neurol?gicas e tamb?m da situa??o contextual em que o indiv?duo se encontra;
  • Fator motivacional: depende da forma como o est?mulo se apresenta e provoca interesse;
  • Concentra??o: depende do grau de solicita??o e atua??o do est?mulo, levando a uma melhor focaliza??o da fonte de est?mulo.

Fonte: S?tio Wikip?dia ? A enciclop?dia livre. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aten%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Professor, analisando o texto acima e observando a imagem abaixo, poder?amos nos perguntar: este garoto est? t?o concentrado assim porque est? assistindo uma aula em sua escola tradicional ou porque est? jogando videogame? Certamente porque est? jogando videogame. Isso ocorre porque os est?mulos provocam um grande interesse (Fator motivacional) o que geralmente n?o ocorre em todas as aulas do cotidiano.

Menino jogando video game

Fonte: S?tio Wikip?dia ? A enciclop?dia livre. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Aten%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em 11 de jul. 2013.

Professor, ? preciso ter muita aten??o quando se trata da aprendizagem de seus alunos, pois, ter? ocasi?es em que eles estar?o olhando para voc? ou lendo um livro ou fazendo a atividade que voc? prop?s, mas seu pensamento e sua aten??o estar?o em outros lugares.  

Alunos destraidos

Imagem dispon?vel em: <http://equilibrando.me/2013/05/16/por-que-as-criancas-francesas-nao-tem-deficit-de-atencao/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

O jogo como forma de exercitar  a aten??o

Professor, para despertar a aten??o dos alunos ? necess?rio alternar a din?mica de suas aulas, trazendo pr?ticas e metodologias que despertem o interesse da crian?a, como par?dias, teatros, jogos educativos e v?rias outras formas.

Professor, para iniciar a atividade dialogue com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de jogos, se conhecem algum jogo educativo ou jogos que estimulam a aten??o e a mem?ria. Depois da discuss?o sugerimos que proponha o "Jogo dos Sete Erros", pois, al?m de ser uma atividade l?dica, desperta e desenvolve a aten??o das crian?as. Para isso, reproduza as imagens a seguir e distribua para os alunos.

Aluna UCA

1)      As figuras abaixo fazem parte do contexto escolar. Observe-as atentamente e tente encontrar 7 erros (diferen?as) entre elas. Assinale um (X) com um l?pis de escrever sobre as diferen?as que t?m em uma figura e n?o tem na outra.

a) Cebolinha no Laborat?rio de Ci?ncias.

Cebolinha 7 erros

S?tio: Dispon?vel em: <http://www.pintarcolorir.com.br/jogos-desenhos-para-colorir/jogos-para-colorir-cebolinha-7-erros/#main>. Acesso em 11 de Jul. 2013.

?

b) Momento de descontra??o na sala de aula.

Sala descontraida

S?tio: Al? Estudantil. Imagem dispon?vel em: <http://www.aloestudantil.com.br/jogo-dos-7-erros-2/>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

c) Observe novamente a figura b. Mostre que voc? ? mesmo um aluno atento e educado e marque com um (X) a alternativa que mesmo em um momento de descontra??o na sala de aula os alunos s?o proibidos de fazer:

1) (   ) dormir;

2) (  ) subir na mesa ou carteira;

3) (   ) conversar.

Dica para o professor: Professor, nem toda desaten??o discente ? sin?nimo de indisciplina, pois, existem muitas patologias que a causam, como por exemplo, a Hipoprosexia: diminui??o global da aten??o; Aprosexia: total aboli??o da capacidade de aten??o, independente dos est?mulos; Hiperprosexia: aten??o exagerada com certa tend?ncia; Distra??o: sinal de superconcentra??o ativa da aten??o sobre determinados conte?dos e objetos; Distraibilidade: estado patol?gico que se exprime por instabilidade marcante e dificuldade ou incapacidade para se fixar ou se manter em qualquer coisa que implique esfor?o produtivo; Incapacidade de concentra??o e o Transtorno de Deficit de Aten??o com hiperatividade (TDAH). Estes sintomas somente podem ser diagnosticados como patologias, por especialistas da ?rea m?dica, por isso temos que ter cuidado para n?o rotular nossos alunos.

2? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Aprendendo por associa??o

Professor, existem v?rias maneiras de aprender conte?dos escolares e um deles ? a associa??o. Sabe-se da import?ncia da aula expositiva, mas em muitos casos, especialmente quando se trata de alunos de alfabetiza??o, a associa??o tem obtido maiores resultados. Sabedores dessa realidade, muitos professores t?m optado por esse tipo de ensino. Da mesma maneira, alguns alunos criam estrat?gias pr?prias de aprender por associa??o.

Aplique uma atividade que exige aten??o e favore?a a associa??o como forma de conhecimento. Escreva nomes de cores, contudo, as escreva com outra cor. Por exemplo, escreva a palavra amarelo com a cor da fonte em vermelho (AMARELO) e apresente aos alunos colocando-as na lousa, em um cartaz (cartolina) ou utilizando um projetor multim?dia. Exiba as palavras por alguns segundos e depois de conclu?do o tempo combinado, solicite que eles falem o nome das cores e a cor da fonte com qual ela foi escrita. Ap?s este momento, questione-os sobre a metodologia que escolheram para realizar a atividade.

Aluna UCA

1) Observe o quadro de palavras abaixo, no espa?o de tempo dado pelo professor.

?

  AMARELO         VERDE CLARO         VEMELHO         AZUL CLARO        

?

              PRETO             LARANJA          BRANCO        ROSA        

?

    VERDE ESCURO          LIL?S         AZUL ESCURO             CINZA

2) Anote em seu caderno de L?ngua Portuguesa o nome das cores e as cores com que elas foram escritas.

3) Relate para a turma a estrat?gia que voc? utilizou para realizar a atividade.

?

3? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Jogo da Mem?ria

Professor, ? de fundamental relev?ncia inserir jogos educativos que estimulam o aprendizado da crian?a. Sugerimos neste momento o Jogo da Mem?ria, pois, ? um jogo l?dico que valoriza e exige a aten??o dos jogadores e faz com que criem t?cnicas para descobrirem a carta correta. Fazendo esse exerc?cio constantemente, certamente sentir? os reflexos positivos em sua aprendizagem.

Como se joga? O jogo da mem?ria ? um cl?ssico jogo formado por pe?as que apresentam uma figura em um dos lados. Cada figura se repete em duas pe?as diferentes. Para come?ar o jogo, as pe?as s?o postas com as figuras voltadas para baixo, para que n?o possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas pe?as e deixar que todos as vejam. Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem pe?as diferentes, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.

Explica??o extra?da do s?tio Wikip?dia ? A enciclop?dia livre. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_mem%C3%B3ria>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Construindo nosso Jogo da Mem?ria

Professor, quando a crian?a se sente autora de seu processo educativo, tudo que o envolve faz mais sentido para ela. Dessa maneira, proponha o jogo para a turma e desafie os alunos a constru?rem as cartas. D? sugest?es de temas que se relacionam com os conte?dos que est? trabalhando no momento (Exemplos: Ci?ncias ? os animais; Matem?tica ? os n?meros pares; L?ngua Portuguesa ? palavras com SS e jogo da mem?ria do sin?nimo.). Fa?a uma vota??o e escolha os quatro temas mais votados e inicie a produ??o.

Alunos trabalhando em grupo

Blog Eduquideia. Imagem dispon?vel em: <http://eduquideia.blogspot.com.br/2012/02/crianca-de-6-anos-e-o-ensino.html>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

De forma antecipada, providencie cartolinas, pinc?is at?micos, l?pis de cor, tesoura e algo mais que julgar necess?rio. Divida seus alunos em quatro grupos para que cada grupo fique respons?vel por um tema. Assim, toda a turma ter? a possibilidade de atuar em quatro jogos com quatro temas diferentes, brincando e aprendendo ao mesmo tempo.

Professor, independente do tema escolhido pelo grupo, aproveite a oportunidade para trabalhar a escrita com seus alunos solicitando que abaixo do desenho, eles escrevam o nome do que traz a figura. Nome: do animal, da letra, do n?mero ou outro, conforme os exemplos: 

Passaro - 7 erros

P?SSARO

Passaro - 7 erros

P?SSARO

?

Dez

DEZ

Dez

DEZ

Registrando

Depois de confeccionados os jogos, solicite que os alunos escrevam as regras do jogo, assim voc? tamb?m trabalhar? com o texto instrucional que ? um g?nero textual que faz parte do cotidiano dos alunos. Explique-lhes sobre a estrutura textual deste texto, se necess?rio leve alguns modelos para eles verem.

Socializando

Professor, para valorizar a atividade de constru??o dos Jogos da Mem?ria, proponha para os alunos convidarem os colegas de outra turma para jogarem com eles, mas antes eles devem explicar como foi o processo de constru??o dos jogos e as regras. Outra possibilidade ? convidar os pais para que venham no final da aula e joguem com os filhos.

Recursos Complementares

Sugest?es de s?tios para consulta no momento de planejamento da aula:

- Blog Val?ria e voc?. Dicas para memorizar nomes e rostos. Dispon?vel em: <http://www.valeriaevoce.com/index.php?option=com_content&view=article&id=2932:cdicas-de-como-decorar-nomes-e-rostos&catid=51:dicas&Itemid=72>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

- S?tio: Como jogar o Jogo da Mem?ria. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_de_mem%C3%B3ria>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conseguiram valorizar e exercitar a mem?ria; fazer associa??es; concentrar na realiza??o das tarefas em grupos; identificar valores ?ticos em sala de aula;  constru?ram o jogo educativo que estimula a mem?ria e a concentra??o; fizeram corretamente a leitura de imagem; desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. Anote os resultados obtidos, para utiliz?-los em seus planejamentos futuros, visando alcan?ar os objetivos propostos.