Portal do Professor

Início do Conteúdo

Praticando as opera??es com n?meros decimais num contexto de reeduca??o alimentar

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araujo e ?ngela Cristina Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica ?lgebra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Contribuir para a constru??o de significados para os n?meros decimais e as opera??es matem?ticas envolvendo estes n?meros, num contexto social, atendendo assim o item H1 da compet?ncia de ?rea 1 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas tecnologias do ENEM.
  • Utilizar as opera??es com n?meros decimais para elaborar um card?pio di?rio saud?vel levando em considera??o fatores como peso, idade e atividade f?sica.
  • Dar significado ao c?lculo do valor num?rico de uma express?o alg?brica atendendo o item H21 da compet?ncia de ?rea 5 da matriz de refer?ncia de Matem?tica e suas tecnologias do ENEM.

Duração das atividades

2 horas/aulas (50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  •   Adi??o, subtra??o, multiplica??o, divis?o e potencia??o envolvendo n?meros decimais.
  •   C?lculo do valor num?rico de uma express?o alg?brica.
  •   Leitura de tabelas

Estratégias e recursos da aula

ESTRAT?GIAS E RECURSOS MATERIAIS

  •   Laborat?rio de Inform?tica com acesso a internet
  •   Computador e data-show

A Aula:

Alimenta????o saud??vel grupo

Fonte: Google imagens acesso em julho/2013

Professor comece a aula chamando a aten??o dos alunos para o tema alimenta??o saud?vel atrav?s do v?deo ?Dieta Saud?vel? dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4(acesso em 03/07/2013).

Coment?rio: O v?deo mostra, de forma bem humorada, o dilema que grande parte da popula??o vive diariamente: escolher uma dieta saud?vel com poucas calorias ou um card?pio mais saboroso com excesso de calorias.

Professor, se houver dificuldade ao utilizar o v?deo, ou se julgar pertinente, utilize o texto "Obesidade Infantil e na Adolesc?ncia? dispon?vel em www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm  (acesso em 03/07/2013), ressaltando a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel.

Promova uma discuss?o entre os alunos com perguntas como:

- O tema interessa voc?s?

- Uma alimenta??o saud?vel ? necess?ria apenas para controle de peso?

- Voc? se preocupa com sua alimenta??o?

- J? fez alguma dieta?

- Acredita que a matem?tica pode contribuir para uma alimenta??o saud?vel? Como?

- Em alguns munic?pios existe uma lei que pro?be a escola de vender alguns tipos de lanche como frituras e doces na cantina, voc? concorda?

Professor fique atento para o caso de haver algum aluno obeso na turma, para que este n?o seja discriminado ou ridicularizado.

Se a escola oferecer condi??es (balan?a, trena ou fita m?trica), fa?a a pesagem e me?a a altura de cada aluno. Esta atividade pode ser feita em parceria com o professor de Educa??o F?sica. Os dados coletados podem servir para constru??o de tabelas e gr?ficos, para c?lculo de m?dia aritm?tica (de todos os alunos, das meninas ou dos meninos), para c?lculo de moda e mediana, etc.

Uma possibilidade ? apontada na proposta de aula dispon?vel no Portal do Professor, nos linkshttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410. Acesso em 16 jul. 2013.

Se n?o for poss?vel efetuar estas medidas na escola, solicite que cada aluno traga o valor de sua altura e de seu "peso".

Solicite tamb?m que os alunos anotem tudo que comerem durante tr?s dias, pe?a-lhes para escolherem, se for poss?vel, um dia do final de semana. Providencie para cada aluno a c?pia do roteiro de atividades (anexado ao final) para que ele possa fazer suas anota??es e c?lculos e proceda com a atividade a seguir:

ATIVIDADE

De posse  dos dados solicitados (valor do ?peso? e da altura) encaminhe os alunos para o laborat?rio de inform?tica.

Nessa atividade os alunos ter?o como meta a constru??o de um card?pio saud?vel. Para isso, ter?o como ferramenta, para verificar se o card?pio que utilizam ? saud?vel ou n?o, o c?lculo do valor num?rico de express?es alg?bricas.  

Professor, ao iniciar a aula explique que primeiramente cada aluno vai verificar se seu "peso" (massa corporal) est? dentro do ideal ou se est? precisando reduzi-lo.

Para isso, pe?a que os alunos acessem o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas (acesso em junho/2013) e que sigam os passos sugeridos efetuando e registrando os c?lculos no roteiro.

Coment?rio: Nesse momento, ? importante que se ressalte o significado de" peso" na linguagem coloquial, isto ?, que no dia a dia ao utilizar uma balan?a n?o se est? medindo o ?peso?, mas sim a massa do corpo.

No primeiro momento,  os alunos v?o calcular sua TMB (Taxa de Metabolismo Basal) que ? a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso. Para isso devem verificar em qual faixa et?ria se encontram multiplicarem o ?ndice correspondente pelo seu peso e somarem com a taxa correspondente. As meninas de 10 a 18 anos, por exemplo, far?o:

Formula TMB

O resultado deve ser anotado no roteiro. Em seguida, devem analisar sua rotina di?ria para verificar qual ? seu FA (Fator Atividade) consultando a tabela no site.

tabela fator atividade

De posse destas duas informa??es, oriente os alunos para que calculem a quantidade de energia que seu corpo gasta em um dia, fazendo:

Formula energia di??ria

Coment?rio: O resultado deste ?ltimo c?lculo ? a quantidade de calorias que o aluno precisa ingerir diariamente, se ele n?o precisa engordar e nem emagrecer.

Agora, leve os alunos a transformarem a quantidade de calorias em pontos para poder elaborar um card?pio utilizando a tabela de pontos. Para isso, basta dividir a quantidade de energia di?ria por 3,6:

Formula caloria pontos

Para saber se o aluno precisa ou n?o emagrecer, este deve calcular seu IMC (?ndice de Massa Corporal). Fazendo seu peso em quilos dividido pela sua altura elevada ao quadrado:

F??rmula transformar calorias em pontos

Ap?s este c?lculo, os alunos devem consultar a tabela dispon?vel no site, para verificar se est?o acima, abaixo ou dentro do peso ideal.

Tabela IMC

?

Agora convide seus alunos para verificarem se seu card?pio di?rio atende a necessidade de pontos obtida como resultado dos c?lculos. Para isso, pe?a que consultem a tabela de pontos dispon?vel em http://pt.scribd.com/doc/481135/TABELA-DIETA-DOS-PONTOS e registrem no seu card?pio, a quantidade de pontos correspondente a cada item. Logo ap?s deve-se calcular a quantidade total de pontos correspondente a um dia.

?

Tabela de pontos

?

Pe?a que comparem o resultado com o obtido nos c?lculos.

Solicite ainda que elaborem um card?pio seguindo as orienta??es dispon?veis em http://pt.scribd.com/doc/6834043/CARDAPIO-DIETA-DOS-PONTOS e adaptando-o conforme suas prefer?ncias.

Coment?rio: Professor, os alunos que verificarem que est?o acima do peso devem calcular o seu limite di?rio de calorias, sabendo que para perder peso devem ingerir um n?mero menor de calorias do que o necess?rio. Para isso precisam saber se est?o com sobrepeso ou com obesidade (de acordo com o IMC), e conforme sua faixa et?ria diminu?rem os pontos necess?rios. Por exemplo, se o aluno tem entre 7 e 14 anos e esta com sobrepeso deve diminuir 80 pontos no card?pio di?rio.

Coment?rio: Nessa atividade, o professor, em trabalho conjunto com o professor de educa??o f?sica, pode discutir que al?m de estar atento aos pontos, para uma dieta saud?vel, ? necess?rio estar atento quanto a import?ncia da atividade f?sica. Outra quest?o relevante e que, constatado situa??es cr?ticas, no caso a obesidade, em particular a infantil, ? importante entrar em contato com a fam?lia e solicitar um acompanhamento m?dico.

ROTEIRO DE ATIVIDADES

?

A MATEM?TICA CONTRIBUINDO PARA UMA ALIMENTA??O MAIS SAUD?VEL

Alimenta????o saud??vel menina

Fonte: Google imagens - acesso julho 2013

?

Nome: _______________________________________ Altura: ___________ Peso: __________

?

Anote tudo que voc? comer durante 3 dias:

1? Dia

2? Dia

3? Dia

Manh?

Manh?

Manh?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Tarde

Tarde

Tarde

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Noite

Noite

Noite

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Arquivo da Autora

Acesse o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas e siga as instru??es para calcular:

1)      Sua Taxa de Metabolismo Basal (TMB):

?

TMB = __________x ____________ + ___________ =

?

2)      Seu Fator Atividade (FA) - consulte a tabela no site de acordo com a sua rotina:

FA = ______________

?

3)      A Quantidade Energ?tica Di?ria, ou seja,o que voc? gasta diariamente de calorias:

Quantidade Energ?tica Di?ria = Fator Atividade x TMB = ____________x _____________ = ___________

?

4)      Quantidade de pontos referentes a quantidade energ?tica di?ria, vamos transformar as calorias em pontos:

Quantidade de pontos = Quantidade Energ?tica Di?ria ? 3,6 = ___________ ? 3,6 = __________

?

5)      ?ndice de Massa Corporal:

____________________ = ______________

?

6)      Consulte a tabela de IMC dispon?vel do site e de acordo com sua faixa et?ria e sexo verifique se voc? est? com sobrepeso ou obeso. Se o seu ?ndice for inferior aos valores da tabela, voc? n?o precisa emagrecer. Anote abaixo o resultado da sua consulta:

?

7)      Caso voc? esteja com sobrepeso ou obesidade, consulte as informa??es no site para calcular seu limite di?rio de pontos, diminuindo a quantidade de pontos indicada da sua quantidade de pontos di?ria:

?

8)      Agora, procure na tabela de pontos os alimentos que voc? ingeriu durante os tr?s dias e contabilize os pontos na tabela abaixo:

1? Dia

2? Dia

3? Dia

Alimento

Pontos

Alimento

Pontos

Alimento

Pontos

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Total de Pontos:

Total de Pontos:

Total de Pontos:

Fonte: Arquivo da Autora

9)      O que voc? conclui? A quantidade de pontos que voc? est? ingerindo diariamente est? dentro do calculado? Voc? precisa aumentar ou diminuir a quantidade de pontos?

?

10)   Agora, tente elaborar um card?pio para um dia, com coisas que voc? gosta e costuma comer, em quantidades suficientes para alcan?ar a quantidade de pontos ideal pra voc?:

Caf? da Manh?:

Alimento

Pontos

?

?

?

?

?

?

Lanche

?

?

?

?

Almo?o

?

?

?

?

?

?

?

?

Lanche

?

?

?

?

Jantar

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Quantidade total de pontos:

Fonte: Arquivo da Autora

Recursos Complementares

INFORMA??ES COMPLEMENTARES:

http://www.dietaesaude.com.br/avaliacao traz maiores informa??es sobre a dieta dos pontos.

http://www.cdof.com.br/nutri4.htmtraz a tabela com as calorias dos alimentos.

Avaliação

AVALIA??O

Professor questione os alunos quanto ? utilidade dos conhecimentos adquiridos: se foi ?til ou n?o. Pe?a que escrevam um relato do que aprenderam e de como isso pode ajud?-los na busca por uma alimenta??o mais saud?vel.

Outra sugest?o seria pedir para que os alunos anotem o card?pio da escola durante uma semana. Analisando o card?pio, os alunos devem responder a quest?es como:

- Uma por??o de lanche corresponde a quantos pontos?

- Esta quantidade de pontos corresponde a quantos por cento do total de pontos que pode ser consumido em um dia?

- Voc? considera o lanche da escola adequado para o hor?rio?

- Com rela??o a quantidade de calorias voc? considera o lanche apropriado?