Antomar Araujo e ?ngela Cristina Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matem?tica | ?lgebra |
ESTRAT?GIAS E RECURSOS MATERIAIS
A Aula:
Fonte: Google imagens acesso em julho/2013
Professor comece a aula chamando a aten??o dos alunos para o tema alimenta??o saud?vel atrav?s do v?deo ?Dieta Saud?vel? dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=82qpNgrFoB4(acesso em 03/07/2013).
Coment?rio: O v?deo mostra, de forma bem humorada, o dilema que grande parte da popula??o vive diariamente: escolher uma dieta saud?vel com poucas calorias ou um card?pio mais saboroso com excesso de calorias.
Professor, se houver dificuldade ao utilizar o v?deo, ou se julgar pertinente, utilize o texto "Obesidade Infantil e na Adolesc?ncia? dispon?vel em www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm (acesso em 03/07/2013), ressaltando a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel.
Promova uma discuss?o entre os alunos com perguntas como:
- O tema interessa voc?s?
- Uma alimenta??o saud?vel ? necess?ria apenas para controle de peso?
- Voc? se preocupa com sua alimenta??o?
- J? fez alguma dieta?
- Acredita que a matem?tica pode contribuir para uma alimenta??o saud?vel? Como?
- Em alguns munic?pios existe uma lei que pro?be a escola de vender alguns tipos de lanche como frituras e doces na cantina, voc? concorda?
Professor fique atento para o caso de haver algum aluno obeso na turma, para que este n?o seja discriminado ou ridicularizado.
Se a escola oferecer condi??es (balan?a, trena ou fita m?trica), fa?a a pesagem e me?a a altura de cada aluno. Esta atividade pode ser feita em parceria com o professor de Educa??o F?sica. Os dados coletados podem servir para constru??o de tabelas e gr?ficos, para c?lculo de m?dia aritm?tica (de todos os alunos, das meninas ou dos meninos), para c?lculo de moda e mediana, etc.
Uma possibilidade ? apontada na proposta de aula dispon?vel no Portal do Professor, nos links: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446 e http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410. Acesso em 16 jul. 2013.
Se n?o for poss?vel efetuar estas medidas na escola, solicite que cada aluno traga o valor de sua altura e de seu "peso".
Solicite tamb?m que os alunos anotem tudo que comerem durante tr?s dias, pe?a-lhes para escolherem, se for poss?vel, um dia do final de semana. Providencie para cada aluno a c?pia do roteiro de atividades (anexado ao final) para que ele possa fazer suas anota??es e c?lculos e proceda com a atividade a seguir:
ATIVIDADE
De posse dos dados solicitados (valor do ?peso? e da altura) encaminhe os alunos para o laborat?rio de inform?tica.
Nessa atividade os alunos ter?o como meta a constru??o de um card?pio saud?vel. Para isso, ter?o como ferramenta, para verificar se o card?pio que utilizam ? saud?vel ou n?o, o c?lculo do valor num?rico de express?es alg?bricas.
Professor, ao iniciar a aula explique que primeiramente cada aluno vai verificar se seu "peso" (massa corporal) est? dentro do ideal ou se est? precisando reduzi-lo.
Para isso, pe?a que os alunos acessem o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas (acesso em junho/2013) e que sigam os passos sugeridos efetuando e registrando os c?lculos no roteiro.
Coment?rio: Nesse momento, ? importante que se ressalte o significado de" peso" na linguagem coloquial, isto ?, que no dia a dia ao utilizar uma balan?a n?o se est? medindo o ?peso?, mas sim a massa do corpo.
No primeiro momento, os alunos v?o calcular sua TMB (Taxa de Metabolismo Basal) que ? a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso. Para isso devem verificar em qual faixa et?ria se encontram multiplicarem o ?ndice correspondente pelo seu peso e somarem com a taxa correspondente. As meninas de 10 a 18 anos, por exemplo, far?o:
O resultado deve ser anotado no roteiro. Em seguida, devem analisar sua rotina di?ria para verificar qual ? seu FA (Fator Atividade) consultando a tabela no site.
De posse destas duas informa??es, oriente os alunos para que calculem a quantidade de energia que seu corpo gasta em um dia, fazendo:
Coment?rio: O resultado deste ?ltimo c?lculo ? a quantidade de calorias que o aluno precisa ingerir diariamente, se ele n?o precisa engordar e nem emagrecer.
Agora, leve os alunos a transformarem a quantidade de calorias em pontos para poder elaborar um card?pio utilizando a tabela de pontos. Para isso, basta dividir a quantidade de energia di?ria por 3,6:
Para saber se o aluno precisa ou n?o emagrecer, este deve calcular seu IMC (?ndice de Massa Corporal). Fazendo seu peso em quilos dividido pela sua altura elevada ao quadrado:
Ap?s este c?lculo, os alunos devem consultar a tabela dispon?vel no site, para verificar se est?o acima, abaixo ou dentro do peso ideal.
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Agora convide seus alunos para verificarem se seu card?pio di?rio atende a necessidade de pontos obtida como resultado dos c?lculos. Para isso, pe?a que consultem a tabela de pontos dispon?vel em http://pt.scribd.com/doc/481135/TABELA-DIETA-DOS-PONTOS e registrem no seu card?pio, a quantidade de pontos correspondente a cada item. Logo ap?s deve-se calcular a quantidade total de pontos correspondente a um dia.
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Pe?a que comparem o resultado com o obtido nos c?lculos.
Solicite ainda que elaborem um card?pio seguindo as orienta??es dispon?veis em http://pt.scribd.com/doc/6834043/CARDAPIO-DIETA-DOS-PONTOS e adaptando-o conforme suas prefer?ncias.
Coment?rio: Professor, os alunos que verificarem que est?o acima do peso devem calcular o seu limite di?rio de calorias, sabendo que para perder peso devem ingerir um n?mero menor de calorias do que o necess?rio. Para isso precisam saber se est?o com sobrepeso ou com obesidade (de acordo com o IMC), e conforme sua faixa et?ria diminu?rem os pontos necess?rios. Por exemplo, se o aluno tem entre 7 e 14 anos e esta com sobrepeso deve diminuir 80 pontos no card?pio di?rio.
Coment?rio: Nessa atividade, o professor, em trabalho conjunto com o professor de educa??o f?sica, pode discutir que al?m de estar atento aos pontos, para uma dieta saud?vel, ? necess?rio estar atento quanto a import?ncia da atividade f?sica. Outra quest?o relevante e que, constatado situa??es cr?ticas, no caso a obesidade, em particular a infantil, ? importante entrar em contato com a fam?lia e solicitar um acompanhamento m?dico.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
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A MATEM?TICA CONTRIBUINDO PARA UMA ALIMENTA??O MAIS SAUD?VEL
Fonte: Google imagens - acesso julho 2013
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Nome: _______________________________________ Altura: ___________ Peso: __________
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Anote tudo que voc? comer durante 3 dias:
1? Dia |
2? Dia |
3? Dia |
Manh? |
Manh? |
Manh? |
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Tarde |
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Noite |
Noite |
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Fonte: Arquivo da Autora
Acesse o site http://pt.scribd.com/doc/7332726/Dieta-Dos-Pontos-Contagem-Para-Criancas e siga as instru??es para calcular:
1) Sua Taxa de Metabolismo Basal (TMB):
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TMB = __________x ____________ + ___________ =
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2) Seu Fator Atividade (FA) - consulte a tabela no site de acordo com a sua rotina:
FA = ______________
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3) A Quantidade Energ?tica Di?ria, ou seja,o que voc? gasta diariamente de calorias:
Quantidade Energ?tica Di?ria = Fator Atividade x TMB = ____________x _____________ = ___________
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4) Quantidade de pontos referentes a quantidade energ?tica di?ria, vamos transformar as calorias em pontos:
Quantidade de pontos = Quantidade Energ?tica Di?ria ? 3,6 = ___________ ? 3,6 = __________
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5) ?ndice de Massa Corporal:
____________________ = ______________
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6) Consulte a tabela de IMC dispon?vel do site e de acordo com sua faixa et?ria e sexo verifique se voc? est? com sobrepeso ou obeso. Se o seu ?ndice for inferior aos valores da tabela, voc? n?o precisa emagrecer. Anote abaixo o resultado da sua consulta:
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7) Caso voc? esteja com sobrepeso ou obesidade, consulte as informa??es no site para calcular seu limite di?rio de pontos, diminuindo a quantidade de pontos indicada da sua quantidade de pontos di?ria:
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8) Agora, procure na tabela de pontos os alimentos que voc? ingeriu durante os tr?s dias e contabilize os pontos na tabela abaixo:
1? Dia |
2? Dia |
3? Dia |
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Alimento |
Pontos |
Alimento |
Pontos |
Alimento |
Pontos |
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Total de Pontos: |
Total de Pontos: |
Total de Pontos: |
Fonte: Arquivo da Autora
9) O que voc? conclui? A quantidade de pontos que voc? est? ingerindo diariamente est? dentro do calculado? Voc? precisa aumentar ou diminuir a quantidade de pontos?
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10) Agora, tente elaborar um card?pio para um dia, com coisas que voc? gosta e costuma comer, em quantidades suficientes para alcan?ar a quantidade de pontos ideal pra voc?:
Caf? da Manh?: |
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Alimento |
Pontos |
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Lanche |
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Almo?o |
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Lanche |
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Jantar |
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Quantidade total de pontos: |
Fonte: Arquivo da Autora
INFORMA??ES COMPLEMENTARES:
http://www.dietaesaude.com.br/avaliacao traz maiores informa??es sobre a dieta dos pontos.
http://www.cdof.com.br/nutri4.htmtraz a tabela com as calorias dos alimentos.
AVALIA??O
Professor questione os alunos quanto ? utilidade dos conhecimentos adquiridos: se foi ?til ou n?o. Pe?a que escrevam um relato do que aprenderam e de como isso pode ajud?-los na busca por uma alimenta??o mais saud?vel.
Outra sugest?o seria pedir para que os alunos anotem o card?pio da escola durante uma semana. Analisando o card?pio, os alunos devem responder a quest?es como:
- Uma por??o de lanche corresponde a quantos pontos?
- Esta quantidade de pontos corresponde a quantos por cento do total de pontos que pode ser consumido em um dia?
- Voc? considera o lanche da escola adequado para o hor?rio?
- Com rela??o a quantidade de calorias voc? considera o lanche apropriado?