Portal do Professor

Início do Conteúdo

As lendas no cotidiano escolar

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial ?tica Justi?a
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer sobre lendas;
  • Aprender o significado de toler?ncia religiosa;
  • Respeitar e cuidar da natureza;
  • Respeitar as diferen?as dos outros, sejam elas limita??es f?sicas ou cor da pele;
  • Localizar palavras no dicion?rio;
  • Formular hip?teses sobre o tema da aula;
  • Reconhecer que a leitura ? uma forma de auxiliar na resolu??o de problemas;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio de atividades sobre o tema;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;
  • Respeitar diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.

Duração das atividades

Aproximadamente 180 minutos ? tr?s atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, esta aula visa contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para adquirir mais informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, acesse o s?tio: ?MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".

Esta aula tem como par?metro a tem?tica das lendas no cotidiano escolar: sua utiliza??o enquanto recurso pedag?gico, sua import?ncia e o seu grau de contribui??o para o aprendizado infantil.

?

1? Momento:  (aproximadamente 60 minutos).

Preparando a aula: informando sobre o tema

O que ? lenda?

Professor, para que possamos ensinar ? preciso conhecer bem o nosso objeto de estudo, por isso, vamos preparar nossa aula compreendendo o que ? ?lenda?.

Lenda ? uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradi??o oral atrav?s dos tempos. De car?ter fant?stico e/ou fict?cio (fruto da fic??o), as lendas combinam fatos reais e hist?ricos com fatos irreais que s?o meramente produto da imagina??o aventuresca humana.

Com exemplos bem definidos em todos os pa?ses do mundo, as lendas geralmente fornecem explica??es plaus?veis, e at? certo ponto aceit?veis, para coisas que n?o t?m explica??es cient?ficas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda ? uma degenera??o do mito grego. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de gera??o a gera??o, sofrem altera??es ? medida que v?o sendo recontadas.

S?o in?meras as lendas brasileiras, influenciadas diretamente pela miscigena??o na origem do povo brasileiro. Devemos levar em conta que uma lenda n?o significa uma mentira, nem t?o pouco uma verdade absoluta, o que devemos considerar ? que uma hist?ria para ser criada, defendida e o mais importante, ter sobrevivido na mem?ria das pessoas, ela deve ter no m?nimo uma parcela de fatos ver?dicos.

Muitos pesquisadores, historiadores, ou folcloristas, afirmam que as lendas s?o apenas frutos da imagina??o popular, por?m como sabemos as lendas em muitos povos s?o "os livros na mem?ria dos mais s?bios".

Conceito extra?do do S?tio Wikip?dia ? a enciclop?dia livre. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda>. Acesso em: 11 de jul. 2013.

Aluna UCA

Professor, inicie a aula organizando os alunos em uma roda de conversa. Questione-os sobre o que eles sabem sobre lendas. Certamente, alguns saber?o muito sobre o assunto, pois, s?o incentivados em casa. J? outros, conhecer?o menos, pois, n?o h? incentivo familiar.

Conhecendo algumas lendas

Professor, as lendas s?o importantes ferramentas para trabalhar in?meras habilidades. Inicie este momento trabalhando a habilidade motora e art?stica de seus alunos por meio da colora??o de desenhos sobre a tem?tica e com a sondagem do que eles sabem sobre algumas lendas do folclore brasileiro. Reproduza a atividade a seguir para eles fazerem e colarem em seus cadernos de L?ngua Portuguesa.

A) NOME DA LENDA: ____________________________________________________

O QUE VOC? SABE SOBRE ELA? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

?

Mula sem cabeca

?

B) NOME DA LENDA: ________________________________________________________

O QUE VOC? SABE SOBRE ELA? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Vitoria Regia

?

C) NOME DA LENDA: ____________________________________________________________________

O QUE VOC? SABE SOBRE ELA? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

?

Lobisomem

?

D) NOME DA LENDA: _________________________________________________________

O QUE VOC? SABE SOBRE ELA? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

?

Negrinho do Pastoreiro

?

E) NOME DA LENDA: ______________________________________

O QUE VOC? SABE SOBRE ELA? _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Curupira

?

Fonte: Imagens e suas respectivas hist?rias podem ser encontradas no Blog Rita & Frank. Dispon?vel em: <http://ritaefrank.blogspot.com.br/2012/08/colorir-e-pintar-lenda-do-curupira.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, depois que todos terminarem a atividade, solicite que socializem algumas de suas respostas para que possam comparar seus conhecimentos pr?vios sobre as lendas. Alguns alunos n?o conhecer?o determinadas lendas e outros poder?o contribuir com eles relatando o que conhecem. Seja o mediador do debate, mas n?o conte tudo sobre as lendas, deixe que eles descubram ? medida que forem pesquisando por meio das diversas atividades.

?

2? Momento: aproximadamente 60 minutos.

Possibilidades de trabalho com lendas

Professor, como foi dito anteriormente, as lendas oferecem in?meras possibilidades de trabalho. Vejamos algumas:

A)    Lenda da Mula Sem Cabe?a: trabalhando a toler?ncia religiosa

Professor, ? vis?vel em nosso meio a grande intoler?ncia das pessoas em rela??o a diversas coisas e uma dessas intoler?ncias se relaciona com a religi?o. Na escola n?o ? diferente, muitos alunos ?herdam? essa intoler?ncia da fam?lia. ? preciso ficar atento e n?o permitir que quest?es religiosas influenciem no aprendizado e no relacionamento entre os alunos.

A seguir, exiba o v?deo abaixo que retrata de forma l?dica e simples a lenda da ?Mula Sem Cabe?a?. Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Mula sem cabeca

Fonte: S?tio You Tube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=ap8pJpzQ0qU>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Ap?s a exibi??o do v?deo, converse com sua turma sobre a quest?o do respeito que devemos ter com todas as pessoas, independente de suas op??es ou prefer?ncias. Proponha uma atividade para ser realizada em casa com o aux?lio dos pais.

Observa??o ao professor: Se a escola em que voc? trabalha tamb?m ? intolerante em rela??o ? religi?o ou levanta a bandeira de escola laica, avalie e decida se ? pertinente aplicar a atividade. Lembre-se que voc? tamb?m poder? ter alunos que n?o possuem religi?o, que sejam ateus e isto deve ser respeitado.

Aluno UCA - atividades de casa

Realize uma pesquisa sobre a sua religi?o. Exiba para a turma os pontos que julgar interessante.

Aten??o!

O objetivo da atividade n?o ? tentar convencer os colegas a aderirem ? sua religi?o, mas dar a conhecer sobre ela para que todos possam respeit?-la.

 Voc? possui religi?o?______________________________________

 Qual ? o nome dela?_______________________________________

 O que voc? mais gosta em sua religi?o?_____________________________

B)    Lenda da Vit?ria R?gia: A rela??o do homem com a natureza

Professor, para seus alunos conhecerem a lenda da "Vit?ria R?gia", assista com eles o v?deo a seguir que retrata de forma l?dica e simples esta lenda. Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

Vitoria Regia - video

S?tio: You Tube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=BjCyJKHUfGw>. Acesso em 12 de Jul. 2013.

Professor, reflita com seus alunos a necess?ria e indispens?vel rela??o que o ser humano mant?m constantemente com a natureza. Para isso, conte aos alunos sobre a lenda da "Vit?ria R?gia".

Pergunte a eles quem conhece alguma situa??o em que a natureza prejudicou o homem e quem conhece alguma situa??o em que o homem prejudicou a natureza. A seguir, reproduza a atividade para eles realizarem.

Aluna UCA

Observe as imagens abaixo e em seguida escreva uma frase explicando o que voc? entendeu.

Globo terrestre doente

 Imagem dispon?vel em: <http://cienciasgeografiamagia.blogspot.com.br/>. Acesso em: 12 de jul. 2013. 

?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

?

Natureza saud??vel

Imagem dispon?vel em: <http://cieifernando.blogspot.com.br/2011_09_01_archive.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013. 

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

?

C)    Lenda do Lobisomen: o lado irracional que todo ser humano traz consigo

A ?Lenda do Lobisomen? tem origem em um mito grego. Um rei da mitologia grega, Lica?o, que foi transformado em lobo pelo deus Zeus. Esse mito existe em v?rias partes do mundo, onde cada regi?o elegeu um animal: tigres, raposas, leopardos e on?as. No Brasil, elegeu-se o lobo. Em noites de lua cheia, um homem se transforma parcialmente em um lobo com caracter?sticas perversas, ataca e devora suas v?timas, sugando o seu sangue. Na manh? seguinte, tudo volta ao normal.

Professor, trabalhe a quest?o do nervosismo x serenidade. Demonstre com exemplos, as vantagens de resolver os conflitos sob a forma do di?logo e as desvantagens de resolver situa??es conflituosas como se fosse um animal irracional. Em muitas escolas, alguns alunos chegam a ficar t?o nervosos a ponto de colocarem sua sa?de e a integridade f?sica dos colegas em risco. Eles se esquecem de que na manh? seguinte, tudo volta ao normal.

Aluna UCA

Observe a imagem abaixo, reflita e responda marcando com um (X) na atitude que voc? tomaria:

Agress??o verbal

S?tio: ?Blog Miyhn Costa?. Imagem dispon?vel em: <http://miyhcosta.blogspot.com.br/2010/08/palavras.html>.  Acesso em: 12 de jul. 2013.

Imagine que voc? est? no recreio e ? agredido com palavras que te machucaram emocionalmente conforme a ilustra??o acima. Como voc? reagiria:

1) (   ) Viraria as costas, fugiria da situa??o e pediria para mudar de escola.

2) (   ) Conversaria como o colega que te agrediu verbalmente e se n?o houvesse um acordo procuraria a dire??o da escola.

3) (   ) Deixaria aparecer em voc? seu lado irracional e partiria para a agress?o f?sica.

?

D)    Lenda do Negrinho do Pastoreio: a quest?o da discrimina??o racial

Professor para discutir sobre a discrimina??o racial exiba o v?deo que relata a lenda do ?Negrinho do Pastoreio?, ela servir? de ?pano de fundo? para iniciar este debate. Conduza os alunos ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

?

Negrinho do Pastoreio - v??deo

S?tio You Tube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=j7SQIvecNRo>. Acesso em 12 de Jul. 2013.

Casal branca e preto

                                                                    Imagem dispon?vel em: ?S?tio Riozinho Net?. <http://riozinho.net/21-de-marco-dia-internacional-contra-discriminacao-racial/>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, a quest?o racial no Brasil ainda traz lembran?as doloridas, principalmente pelo fato de ela ainda n?o ter sido bem resolvida. Mesmo a popula??o negra chegando a quase 80 milh?es de pessoas, o racismo ainda ? um tema delicado. Existe um preconceito velado (disfar?ado) sobre o judeu, ?rabes, mas, sobretudo negros. Relate o seguinte fato hist?rico aos seus alunos:

No dia 21 de mar?o de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da ?frica do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cart?es de identifica??o, especificando os locais por onde eles podiam circular.

No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do ex?rcito. Mesmo sendo uma manifesta??o pac?fica, o ex?rcito atirou sobre a multid?o, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta a??o ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em mem?ria ? trag?dia, a ONU ? Organiza??o das Na??es Unidas ? instituiu 21 de mar?o como o Dia Internacional de Luta pela Elimina??o da Discrimina??o Racial.

O mundialmente famoso cantor jamaicano de reggae, chamado Bob Marley, certa vez disse a seguinte frase:

Frase de Bob Marley 

Fonte: ?Blog Oficina de cora??o?. Dispon?vel em:<http://oficinadcoracao.blogspot.com.br/2012/03/21-de-marco-dia-internacional-contra.html#!/2012/03/21-de-marco-dia-internacional-contra.html>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, com base no texto, solicite aos seus alunos que fa?am as seguintes atividades:

1) Localize no dicion?rio as palavras: racismo e intoler?ncia.

2) Responda as seguintes perguntas:

a) Voc? ? racista?Justifique sua resposta.

 b) Qual ? o dia em que se comemora o dia internacional contra o racismo?

E)    Lenda do Curupira: respeito com os colegas que possuem alguma defici?ncia f?sica

Professor, nesta lenda, o personagem principal tem os p?s virados para traz. Essa caracter?stica lhe d? abertura para trabalhar o respeito e o cuidado que todos n?s devemos ter com as pessoas que s?o portadoras de necessidades especiais. Esclare?a a seus alunos que defici?ncia ? o termo usado para definir a aus?ncia ou a disfun??o de uma estrutura ps?quica, fisiol?gica ou anat?mica. Diz respeito ? atividade exercida pela biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organiza??o Mundial de Sa?de. Atualmente o termo deficiente foi substitu?do pelo termo portador de necessidades especiais.

Professor, voc? pode fazer com que seus alunos aprendam na pr?tica o respeito e o carinho que devem ter com quem necessita de cuidados especiais. Fa?a uma din?mica onde cada um demonstre o medo que tem de ficar doente ou com alguma defici?ncia. Providencie cadeiras de rodas, muletas, bengalas, vendas de olhos e outro objeto que simule ou faz lembrar alguma defici?ncia. Solicite que ele tenha contato com seu medo para depois partilhar a experi?ncia vivida. Por exemplo, se seu aluno tem medo de ficar cego, coloque a venda em seus olhos; se tem medo de ficar paral?tico, convide-o a andar de cadeiras de rodas e assim por diante. Voc? vai ver que ? uma experi?ncia fant?stica. Lembre-se que a partilha ? o momento auge desta atividade.

?

3? Momento: (aproximadamente 60 minutos).

As lendas urbanas

Professor, aproveite para trabalhar neste momento as lendas urbanas. Fa?a uma introdu??o para que seus alunos se informem.

Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contempor?neas s?o pequenas hist?rias de car?ter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mails ou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. S?o frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos, a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento p?blico.

Muitas delas j? s?o bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas altera??es ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. ? o caso, por exemplo, da hist?ria da "Loira do Banheiro", lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras vers?es, sido assassinada.

Fonte: Wikip?dia, a enciclop?dia livre. Conceito dispon?vel em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_urbana>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Professor, agora que seus alunos j? foram introduzidos no tema, proponha uma atividade l?dica (dramatiza??o) sobre as lendas urbanas.Conduza-os ao Laborat?rio de Inform?tica ou projete o v?deo a seguir, mas se os alunos possuem o laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet).

?

Lendas Urbanas

                                                                                              Fonte: S?tio Youtube. Dispon?vel em: < http://www.youtube.com/watch?v=WtTyB4z_gdk>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Aluna UCA

Ap?s a exibi??o do v?deo, certamente voc? percebeu que o mesmo n?o chegou ao seu final, pois, foi dividido em duas partes: 1 e 2. Em grupos de cinco ou seis alunos, elabore um final para o v?deo. Seja criativo e boa sorte!

Em seguida solicite que cada grupo socialize a sua produ??o para os colegas. Abra espa?o para coment?rios, eles devem ser construtivos, no sentido de estimularem a turma a realizar outras atividades com essa.

Recursos Complementares

Sugest?es de s?tios para consulta no momento de planejamento da aula:

- Lendas. S?tio Wikip?dia. Dispon?vel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

- Lendas urbanas. S?tio Youtube: Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=WtTyB4z_gdk>. Acesso em: 12 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Dessa maneira, verifique se: conheceram sobre as lendas; aprenderam o significado de toler?ncia religiosa; come?aram a respeitar e cuidar da natureza; aprenderam a respeitar as diferen?as dos outros, sejam elas limita??es f?sicas ou se tratando da cor da pele; aperfei?oaram a t?cnica de localizar palavras no dicion?rio e desenvolveram atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos, respeitando os mais diferentes pontos de vista que as pessoas possuem sobre o assunto.