Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Indicadores de qualidade de vida e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Nutri??o |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Mol?culas, c?lulas e tecidos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
?
ATIVIDADE 1: Motiva??o - Import?ncia da alimenta??o
Para o professor:
1) Apresente algumas quest?es aos alunos:
- Qual a import?ncia da alimenta??o?
- Devemos consumir s? o que gostamos ou ser? melhor considerar outros fatores, como sa?de, gasto de energia?
- O que poder? acontecer se tivermos uma m? alimenta??o?
- O que ? m? alimenta??o?
- O que ? uma alimenta??o saud?vel?
2) Registre as perguntas no quadro e pe?a aos alunos que anotem suas respostas no caderno.
3) Organize os alunos em c?rculos e inicie uma discuss?o a partir das quest?es acima.
?
ATIVIDADE 2: Escolhendo o que comer
Para o professor:
1) Com os alunos ainda dispostos em c?rculo, organize, no quadro, a seguinte tabela:
Alimentos saud?veis | Alimentos n?o saud?veis |
Consumo (pelo menos 3 vezes por semana) |
? | ? | ? |
? | ? | ? |
ATIVIDADE 1: Interpretando embalagens
Para o professor:
1) Na aula anterior, solicite aos alunos que tragam embalagens de alimentos consumidos em casa para fazerem a leitura das informa??es nutricionais.
Dispon?vel em: http://www.nestle.com.br/site/marcas/nestle/chocolate_em_po/chocolate_em_po_soluvel.aspx. Acesso em: 15 julho 2013.
Dispon?vel em: http://cienciaseecologia.blogspot.com.br/2010/06/analisando-uma-tabela-nutricional.html. Acesso em: 15 julho 2013.
?
2) Organize os alunos em duplas e pe?a-os que analisem as embalagens a partir das seguintes quest?es:
- Quais os nutrientes aparecem nos alimentos?
- Para que eles servem?
- Existem semelhan?as na composi??o dos alimentos?
3) Solicite aos alunos que socializem as respostas para os outros colegas.
4) Apresente aos alunos os diferentes grupos de nutrientes (construtores, reguladores e energ?ticos), discutindo a fun??o de cada um e exemplificando a partir das informa??es nutricionais presentes nas embalagens. Argumente tamb?m sobre a import?ncia do equil?brio desses nutrientes para evitar problemas de sa?de. Enfatize a quest?o do excesso de consumo de produtos industrializados e fast food, alimentos ricos em lip?dios e minerais.
?
ATIVIDADE 2: Pesquise e descubra - Os jovens se alimentam bem?
Para o professor:
1) Organize os alunos em 5 grupos. Os alunos ser?o os entrevistadores.
2) Para cada grupo entregue o seguinte question?rio.
Question?rio: Voc? se alimenta bem? Responda sim ou n?o, ao lado de cada uma das perguntas.
- Sua primeira refei??o do dia ? sempre o caf? da manh??
- Consome muita (todo dia) carne vermelha (carne de vaca, boi, porco)?
- Consome frutas e verduras diariamente?
- Se tiver que de escolher entre um suco de frutas natural e um refrigerante, na certa vai preferir o refrigerante?
- Bebe quatro ou mais copos de ?gua por dia?
- Costuma colocar sal nos pratos j? preparados?
- Mastiga bem os alimentos?
- Evita comer doces entre as refei??es?
- Janta ou almo?a assistindo televis?o?
- Adora frituras, como pastel, batata frita?
- Costuma ficar muito tempo sem comer?
3) O question?rio dever? ser respondido pelo maior n?mero de alunos poss?veis. Para isso, organize os grupos de forma que cada um deles fique respons?vel por uma turma ou ano de ensino. Pe?a autoriza??o ? dire??o e organize um momento para a pesquisa, que pode ser durante o recreio.
4) Converse com o professor de Matem?tica e proponha uma parceria para a organiza??o e an?lise dos dados.
5) Ap?s o levantamento e an?lise dos dados, organize uma Mostra Cient?fica na escola para a apresenta??o dos resultados. Os grupos poder?o sugerir alternativas para melhoras nos h?bitos alimentares dos jovens.
Sugest?o de material complementar para os alunos:
- ABC da alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650. Acesso em: 15 julho 2013.
- Alimenta??o saud?vel e equilibrada. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/alimentacao-saudavel-e-equilibrada-deve-ter-carboidratos-e-proteinas.html. Acesso em: 15 julho 2013.
- Alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 15 julho 2013.
Os alunos ser?o avaliados por meio da observa??o da participa??o e do interesse durante as atividades propostas. Em rela??o ? avalia??o qualitativa, os alunos ser?o avaliados por meio da produ??o de cartazes sobre o que ? uma alimenta??o saud?vel e pela participa??o na Mostra Cient?fica. O professor poder? utilizar os crit?rios: