Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os jovens e a alimenta??o

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Fonseca Gon?alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino Fundamental Final Sa?de Nutri??o
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Tecnologia e sociedade
Ensino M?dio Biologia Mol?culas, c?lulas e tecidos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os nutrientes dos alimentos.
  • Compreender a import?ncia de uma alimenta??o variada para evitar problemas de sa?de.
  • Conhecer os h?bitos alimentares de alguns jovens.

Duração das atividades

5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimento de outros conceitos ou assuntos.

Estratégias e recursos da aula

  • Atividades em duplas e grupo.
  • Atividades de pesquisa.
  • Leitura de textos.
  • An?lise de embalagens.
  • Produ??o de material e textos.

?

M?DULO 1

ATIVIDADE 1: Motiva??o - Import?ncia da alimenta??o

Para o professor:

1) Apresente algumas quest?es aos alunos:

- Qual a import?ncia da alimenta??o?

- Devemos consumir s? o que gostamos ou ser? melhor considerar outros fatores, como sa?de, gasto de energia?

- O que poder? acontecer se tivermos uma m? alimenta??o?

- O que ? m? alimenta??o?

- O que ? uma alimenta??o saud?vel?

2) Registre as perguntas no quadro e pe?a aos alunos que anotem suas respostas no caderno.

3) Organize os alunos em c?rculos e inicie uma discuss?o a partir das quest?es acima.

  • Argumente que os organismos vivos necessitam de energia para realizarem as atividades di?rias, como estudar, comer, correr, dormir. O ser humano retira a energia dos alimentos para realizarem suas atividades, construir as partes do corpo e manter o bom funcionamento do organismo. Uma alimenta??o saud?vel oferece todos os nutrientes necess?rios ao nosso organismo em quantidade corretas, evitando alguma doen?a. Para isso, ? preciso combinar v?rios tipos de alimentos, pois alguns nutrientes est?o mais concentrados em um determinado grupo.

?

ATIVIDADE 2: Escolhendo o que comer

Para o professor:

1) Com os alunos ainda dispostos em c?rculo, organize, no quadro, a seguinte tabela:

Alimentos saud?veis Alimentos n?o saud?veis

Consumo

(pelo menos 3 vezes por semana)

? ? ?
? ? ?
?
2) Solicite aos alunos que citem um alimento considerado saud?vel e outro considerado n?o saud?vel.
?
3) Organize os alimentos citados pelos alunos no quadro.
?
4) Com as duas primeiras colunas do quadro preenchidas, verifique com os alunos qual o consumo desses alimentos por eles durante a semana.
?
5) Voc? poder? organizar esses dados e repassar ao professor de Matem?tica para an?lises estat?sticas e confec??o de gr?ficos.
?
?
ATIVIDADE 3:  O que ? uma alimenta??o saud?vel?
?
Alimenta????o saud??vel
?
?
Para o professor:
?
  • A atividade poder? ser realizada no laborat?rio de inform?tica.
?
1) Divida os alunos em 5 grupos.
?
2) Cada grupo dever? produzir um texto e depois cartazes sobre o que ? uma alimenta??o saud?vel e 6 recomenda??es para esse tipo de alimenta??o. Os textos ser?o entregues ao professor para corre??es.
?
3) Para isso, oriente a pesquisa fornecendo links de sites para procura na internet. Caso a escola n?o possua laborat?rio de inform?tica, disponibilize em folhas impressas o material.
?
- Dez passos para uma alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://ed-fisica-tipo-net.blogspot.com.br/2013/05/dez-passos-para-uma-alimentacao-saudavel.html. Acesso em: 14 julho 2013.
?
- Alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/cuidados-e-prevencao. Acesso em: 14 julho 2013.
?
- Alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://cereallife.com.br/dez-passos-para-uma-alimentacao-saudavel-2/. Acesso em: 15 julho 2013.
?
4) Disponibilize cartolinas e pinc?is coloridos para a confec??o dos cartazes.
?
5) Solicite que cada grupo apresente o material produzido.
?
6) Cole os cartazes no refeit?rio ou em outro espa?o de uso comum na escola.
?
?

M?DULO 2

ATIVIDADE 1: Interpretando embalagens

Para o professor:

1) Na aula anterior, solicite aos alunos que tragam embalagens de alimentos consumidos em casa para fazerem a leitura das informa??es nutricionais.

Embalagem de chocolate

Dispon?vel em: http://www.nestle.com.br/site/marcas/nestle/chocolate_em_po/chocolate_em_po_soluvel.aspx. Acesso em: 15 julho 2013.

Embalagem de leite integral

Dispon?vel em: http://cienciaseecologia.blogspot.com.br/2010/06/analisando-uma-tabela-nutricional.html. Acesso em: 15 julho 2013.

?

2) Organize os alunos em duplas e pe?a-os que analisem as embalagens a partir das seguintes quest?es:

- Quais os nutrientes aparecem nos alimentos?

- Para que eles servem?

- Existem semelhan?as na composi??o dos alimentos?

3) Solicite aos alunos que socializem as respostas para os outros colegas. 

4) Apresente aos alunos os diferentes grupos de nutrientes (construtores, reguladores e energ?ticos), discutindo a fun??o de cada um e exemplificando a partir das informa??es nutricionais presentes nas embalagens. Argumente tamb?m sobre a import?ncia do equil?brio desses nutrientes para evitar problemas de sa?de. Enfatize a quest?o do excesso de consumo de produtos industrializados e fast food, alimentos ricos em lip?dios e minerais.

?

ATIVIDADE 2: Pesquise e descubra - Os jovens se alimentam bem?

Para o professor:

1) Organize os alunos em 5 grupos. Os alunos ser?o os entrevistadores.

2) Para cada grupo entregue o seguinte question?rio.

Question?rio: Voc? se alimenta bem? Responda sim ou n?o, ao lado de cada uma das perguntas.

- Sua primeira refei??o do dia ? sempre o caf? da manh??

- Consome muita (todo dia) carne vermelha (carne de vaca, boi, porco)?

- Consome frutas e verduras diariamente?

- Se tiver que de escolher entre um suco de frutas natural e um refrigerante, na certa vai preferir o refrigerante?

- Bebe quatro ou mais copos de ?gua por dia?

- Costuma colocar sal nos pratos j? preparados?

- Mastiga bem os alimentos?

- Evita comer doces entre as refei??es?

- Janta ou almo?a assistindo televis?o?

- Adora frituras, como pastel, batata frita?

- Costuma ficar muito tempo sem comer?

3) O question?rio dever? ser respondido pelo maior n?mero de alunos poss?veis. Para isso, organize os grupos de forma que cada um deles fique respons?vel por uma turma ou ano de ensino. Pe?a autoriza??o ? dire??o e organize um momento para a pesquisa, que pode ser durante o recreio.

4) Converse com o professor de Matem?tica e proponha uma parceria para a organiza??o e an?lise dos dados.

5) Ap?s o levantamento e an?lise dos dados, organize uma Mostra Cient?fica na escola para a apresenta??o dos resultados. Os grupos poder?o sugerir alternativas para melhoras nos h?bitos alimentares dos jovens.

Recursos Complementares

Sugest?o de material complementar para os alunos:

- ABC da alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650. Acesso em: 15 julho 2013.

- Alimenta??o saud?vel e equilibrada. Dispon?vel em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/alimentacao-saudavel-e-equilibrada-deve-ter-carboidratos-e-proteinas.html. Acesso em: 15 julho 2013.

- Alimenta??o saud?vel. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/saude-na-escola/conteudo/alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 15 julho 2013.

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados por meio da observa??o da participa??o e do interesse durante as atividades propostas. Em rela??o ? avalia??o qualitativa, os alunos ser?o avaliados por meio da produ??o de cartazes sobre o que ? uma alimenta??o saud?vel e pela participa??o na Mostra Cient?fica. O professor poder? utilizar os crit?rios:

  • capricho;
  • criatividade;
  • apresenta??o oral na Mostra Cient?fica.