Eliana Dias e Lazuita Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Doen?as transmiss?veis |
Ensino Fundamental Final | Orienta??o Sexual | Preven??o ?s doen?as sexualmente transmiss?veis/AIDS |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Ensino M?dio | Biologia | Intera??o entre os seres vivos |
Ensino M?dio | Biologia | Qualidade de vida das popula??es humanas |
?
ATIVIDADE 1: Sondagem
Para o professor:
1) Registre em um canto do quadro a sigla DST's.
Dispon?vel em: http://nutricaobrasil.wordpress.com/2013/06/12/retirar-pelos-pubianos-aumenta-suceptibilidade-as-dsts-molusco-contagioso-e-hpv/. Acesso em: 15 julho 2013.
2) Pe?a aos alunos que escrevam no quadro o significado da sigla.
3) Em seguida, pe?a aos alunos que escrevam quais DST's eles conhecem e tamb?m formas de preveni-las.
4) Argumente que DST's ? a sigla para "doen?as sexualmente transmiss?veis". Doen?as que s?o transmitidas por alguns microorganismos, como fungos, v?rus, protozo?rios, pelo contato direto durante o ato sexual. Oriente sobre a forma mais eficaz de evitar a dissemina??o e o cont?gio, o uso do preservativo.
Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://dicassobresaude.com/wp-content/uploads/2012/11/Mitos-e-fatos-sobre-preservativos.jpg&imgrefurl=http://dicassobresaude.com/mitos-e-fatos-sobre-preservativos/&h=302&w=430&sz=11&tbnid=jvRbkvqTD4ohfM:&tbnh=84&tbnw=119&zoom=1&usg=__EIga6H8l0Veus7jkWqImIazI-Wo=&docid=lTJSy4SAuh74ZM&sa=X&ei=2kblUfvWKcnyqwHnmIGgAw&ved=0CDcQ9QEwAw&dur=515 Acesso em: 16 julho 2013.
?
Imagem dispon?vel em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_G2q06NxnviA/SjqLNaYFV-I/AAAAAAAAAuk/zEjSmdz49TU/s400/preservativo_feminino.jpg&imgrefurl=http://cantinhotudoaver.blogspot.com/2011/03/conheca-todos-os-metodos.html&h=300&w=400&sz=23&tbnid=hN-yfTv1W5RXwM:&tbnh=95&tbnw=127&zoom=1&usg=__JkztTjttxdmJFzI6TLefpCrie1Q=&docid=wA8B9E7TdZb7vM&sa=X&ei=2kblUfvWKcnyqwHnmIGgAw&ved=0CFEQ9QEwCw&dur=441 Acesso em: 16 julho 2013.
ATIVIDADE 2: V?deo informativo
Doen?as sexualmente transmiss?veis - Dispon?vel: http://www.youtube.com/watch?v=RYQgyfiqwvU Acesso em: 15 julho 2013.
Para o professor:
1) Reproduza o v?deo em sala de aula ou em sala multim?dia.
2) Solicite aos alunos que assistam o v?deo com aten??o.
3) Ap?s a exibi??o do v?deo, solicite aos alunos que produzam um texto informativo com aspectos relevantes apresentados durante o v?deo.
Dispon?vel em: http://www.infopedia.pt/$texto-informativo-expositivo;jsessionid=CNiIWejGiHhr5T5ln-fvZA__. Acesso em: 15 julho 2013.
4) Recolha o texto para corre??es e sugest?es.
?
ATIVIDADE 1: Pesquisa - DST's: vamos prevenir?
Dispon?vel em: http://turma8bapvnc.blogspot.com.br/2011/02/dst-doencas-sexualmente-transmissiveis.html. Acesso em: 15 julho 2013.
?
Para o professor:
1) Organizem os alunos em 5 grupos.
2) Selecione 5 DST's, como temas: AIDS, s?filis, gonorreia, clam?dia e tricomon?ase.
3) Sorteie um tema para cada grupo.
4) Solicite aos alunos, na aula anterior, que tragam materiais sobre o tema sorteado para o grupo.
- Oriente os alunos que priorizem algumas informa??es, tais como agente causador (nome popular e nome cient?fico), transmiss?o e formas de cont?gio, sintomas, preven??o, tratamento (se houver). n?mero de casos no Brasil e no mundo (quando poss?vel). Al?m disso, incentive-os a procurarem informa??es em postos ou unidades de sa?de.
5) Cada grupo dever? produzir cartazes sobre o tema. Para isso, disponibilize cartolinas, canetinhas coloridas, colas, tesouras.
- Oriente os alunos sobre a import?ncia da produ??o de um cartaz organizado e chamativo. Pe?a-os que evitem frases longas e informa??es em excesso nos cartazes.
?
ATIVIDADE 2: Mostra cient?fica
1) Ap?s a produ??o dos cartazes, organize uma Mostra cient?fica na escola. Converse com a dire??o e pe?a um espa?o de uso comum e um momento, durante o recreio ou at? mesmo durante as aulas, para socializa??o dos cartazes com todos os alunos da escola.
2) Cada grupo dever? apresentar oralmente o seu tema.
3) Ao final da Mostra cient?fica, cole os cartazes em espa?os de uso comum dispon?veis na escola.
Sugest?o de material de apoio para os alunos durante a pesquisa:
- DST. Dispon?vel em: http://www.dst.com.br/. Acesso em: 15 julho 2013.
- DST. Dispon?vel em: http://www.aids.gov.br/pagina/dst-1. Acesso em: 15 julho 2013.
- Doen?as sexualmente transmiss?veis. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/doencas/doenca-sexualmente-transmissivel.htm. Acesso em: 15 julho 2013.
- AIDS. Dispon?vel em: http://www.aids.gov.br/. Acesso em: 15 julho 2013.
- AIDS. Dispon?vel em: http://www.aids.org.br/. Acesso em: 15 julho 2013.
- S?filis. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/sifilis/. Acesso em: 15 julho 2013.
- S?filis. Dispon?vel em: http://www.infoescola.com/doencas/sifilis/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Gonorreia. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/doencas/gonorreia.htm. Acesso em: 15 julho 2013.
- Gonorreia. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/sexualidade/gonorreia/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Clam?dia. Dispon?vel em: http://drauziovarella.com.br/homem-2/clamidia/. Acesso em: 15 julho 2013.
- Tricomon?ase. Dispon?vel em: http://www.brasilescola.com/doencas/tricomoniase.htm. Acesso em: 15 julho 2013.
?
Professor: organize essas sugest?es em uma lista e entregue aos alunos.
Os alunos ser?o avaliados qualitativamente por meio da observa??o do interesse, participa??o e comprometimento dos estudantes com as atividades propostas. Ser?o avaliados quantitativamente por meio da produ??o do texto informativo e pela Mostra cient?fica. Durante a Mostra cient?fica poder?o ser avaliados por meio dos seguintes crit?rios: criatividade na produ??o dos cartazes e capacidade de argumenta??o.