Portal do Professor

Início do Conteúdo

"Professores, vamos instigar a intera??o entre crian?as, atrav?s de um acantonamento na Institui??o?"

Autor e Co-autor(es)

Gilberto Lopes Lerina imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Giandr?a Reuss Strenzel

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Coordena??o
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Atividades r?tmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Correla??es entre meio ambiente e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Cuidados do corpo
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Rela??es sociais, acordos e limites
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Sensa??es
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Valoriza??o dos v?nculos afetivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com os seus pares;

- Reconhecer a linguagem corporal como meio de intera??o social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adapta??o para diferentes indiv?duos;

- Compartilhar os espa?os, as ideias e os planos com outras crian?as e outros adultos;

- Ampliar os seus universos cultural e vivencial.

Duração das atividades

A atividade ser? dividida em 04 etapas e, cada uma delas, durar? aproximadamente uma hora. A ?ltima etapa prev? o pernoitar dos grupos de crian?as na institui??o.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A proposta ? indicada para crian?as a partir de 04 anos de idade e com a interven??o de, no m?nimo, 02 professores por grupo. A proposta prev? que os professores habitualmente possibilitem conversas sobre acantonamento com as crian?as.

Essa aula poder? ser realizada ao final do ano letivo com os grupos de crian?as que saem da educa??o infantil para o os anos iniciais do ensino fundamental, com o objetivo de encerrar essa etapa vivenciada como um ritual de passagem.

O professor deve estar atento ao percurso do processo a partir das suas propostas.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Etapa: "Vamos dormir na nossa escola?".

?

Este primeiro momento ser? marcado pela iniciativa de um dos professores da Institui??o, que tomar? para si a postura de articulador do grupo. Ele dever? vislumbrar o momento oportuno para convidar os demais professores, podendo ser em uma reuni?o pedag?gica ou de planejamento coletivo. Talvez, como estrat?gia, ele poder? se aproximar e convidar os professores com que melhor se relaciona no ambiente de trabalho, antes mesmo de propor ao grande grupo de professores.

Uma vez com a equipe formada, os professores de diferentes grupos de crian?as (em torno de quatro grupos de idades aproximadas) dever?o se reunir para fazerem um planejamento estrat?gico da atividade, quanto ao que ir?o propor, ao espa?o onde ser?o transcorridas as atividades, qual o objetivo de cada proposta em si e o que as propostas juntas poder?o trazer para as crian?as etc., bem como auscultar as crian?as.

? importante que a proposta seja harm?nica, n?o exponha as crian?as ao perigo, seja instigante considerando-se a faixa de idade das crian?as e que possa possibilitar a intera??o entre todos os envolvidos.

Uma vez todos conectados na mesma atmosfera de parceria - pois uma atividade desta natureza exige que todos ?peguem juntos? -, dever? ser tra?ada uma organiza??o em que todos ter?o uma ou mais fun??es na atividade proposta, desde os professores ?s crian?as, guardadas as devidas propor??es.

Cada professor dos grupos envolvidos trar? a tem?tica da amizade, da import?ncia de conhecer melhor os colegas, semanas antes de propor esta atividade. Em meio a essas conversas, ele dever? propiciar um ambiente que desperte a curiosidade e a coragem das crian?as em passarem uma noite fora do ambiente familiar e junto aos amigos do grupo.

Sugerimos o registro fotogr?fico dos v?rios momentos de cada proposta. Ao final dela, o professor poder? montar um painel de fotos e organizar slides para apresenta??o posterior ?s fam?lias e aos visitantes. 

?

Dura??o: Em torno de uma hora.

?

Material: 01 M?quina fotogr?fica digital; um equipamento para reprodu??o de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similar), giz de cera, papel pardo, papel para as crian?as rascunharem seus planos, l?pis e canetas hidrocor.

  

Local: Sala de aula, p?tio da Institui??o ou local amplo onde se possa reproduzir som e imagem.

?

Proposta:

?

O professor reunir? o grupo em uma roda e iniciar? um alongamento, partindo da posi??o sentada. Solicitar? que as crian?as estendam as pernas ? frente, com os p?s unidos, e que tentem esticar os bra?os e tocar os dedos dos p?s com os dedos das m?os.

Na sequ?ncia, solicitar? que elas toquem com os dedos das m?os o p? esquerdo e depois, o direito, desta vez com as pernas bem afastadas e esticadas, em forma de ?V?.

Em seguida, pedir? que fechem as pernas, cruzando-as ? frente em forma de "M", e que enganchem a m?o esquerda no joelho direito e virem-se para tr?s, com o queixo acompanhando o ombro. Posteriormente, solicitar? que fa?am o mesmo movimento, mas para o outro lado.

Cessado esse momento de alongamento, ele solicitar? que as crian?as fa?am c?cegas umas nas outras, at? atingirem a todas (ou praticamente todas) do grupo.

Dando prosseguimento ? atividade, ele iniciar? uma conversa sobre a import?ncia da amizade entre homens, animais, crian?as etc., incitando que as crian?as se manifestem a respeito do assunto e, ? medida que elas v?o falando, ele dever? sutilmente trazer a import?ncia deste tema para a humanidade, para a paz mundial, para a preserva??o do meio ambiente e, assim por diante, mas sempre dando espa?o para ouvi-las acerca do que elas conhecem sobre o tema.

Terminada a conversa, o professor far? um convite ao grupo: ? Que tal fazermos uma ?Noite do Pijama? para que possamos dormir na nossa Institui??o?

Em seguida, ele explicar? o que significa o termo (noite do pijama) e, de forma empolgante, instigar? as crian?as a abra?arem esta proposta, imaginando e planejando com elas o que poder?o fazer naquele momento.

Feito isso, ent?o o professor indicar? ao grupo uma s?rie de materiais (pap?is, l?pis, borracha, giz de cera, caneta hidrocor etc.) para que elas fa?am os seus planejamentos, cada uma a seu modo, devendo o professor estar atento a este processo. Este material ser? avaliado e levado em considera??o para o momento seguinte, bem como guardados para registro posterior.  

?

?

?

Imagem convite para a noite do Pijama.

 http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao.php?idConteudo=17097&idOrg=359 

?

?

SEGUNDA ETAPA: ?Vamos armar os planos para esta Noite?".

?

Esta ? uma atividade conjunta e dever? ser organizada por todos os professores que estar?o envolvidos, a fim de designarem a fun??o de cada um.

? necess?rio, igualmente como nas rodas de conversas com as crian?as, que os professores tamb?m se organizem para uma roda de planejamento harm?nico, no que tange ?s diferentes ideias que possam aparecer e ? divis?o de responsabilidades.

?

Dura??o: Em torno de 90 minutos.

?

Material: M?quina fotogr?fica digital, papel, giz de cera, papel pardo, rascunhos, l?pis preto, canetas hidrocor. 

?

Local: Sala de aula ou p?tio da escola, ou local de reuni?es.

?

Proposta: Antes deste encontro de planejamento, os professores que estar?o envolvidos nesta atividade dever?o resgatar o que puderam perceber nas crian?as (as ideias, os medos, as sugest?es), a partir das conversas que podem ter acontecido em cada grupo. Dever?o, tamb?m, levar propostas para serem socializadas. O grupo de professores dever? estar atento para a constru??o deste momento, por isso ele dever? ser minuciosamente planejado para que todos saibam o que vai acontecer e o como proceder?o como uma equipe.

?

Deve se ter em mente um plano ?B? para o caso de uma noite de chuva, ou mesmo transferir a proposta para outro momento, quando as condi??es clim?ticas favorecerem.

?

As propostas planejadas dever?o ser estruturadas, discutidas e consideradas, no que diz respeito ? seguran?a das crian?as, ? especificidade da faixa et?ria dos participantes, aos locais por onde os grupos transitar?o etc., assim como preparar contato com todos os pais, caso uma das crian?as n?o consiga dormir na Institui??o.

Para o bom desenvolvimento da atividade, dever? ser montada uma equipe de apoio com funcion?rios da Institui??o (setor de limpeza, alimenta??o, enfermaria, seguran?a e secretaria). Para esta noite, ser? importante oficializar uma solicita??o ? Pol?cia Militar para que se realize, no m?nimo, uma ronda especial nos arredores da Institui??o.

?

TERCEIRA ETAPA: ?Preparem os pijamas que a noite vai come?ar!?.

?

Este momento deve ser executado com tranquilidade. O grau de ansiedade poder? estar elevado entre os envolvidos (pais, crian?as e professores). ? um momento diferente, em um turno diferente (? noite) e, portanto, um clima de serenidade dever? ser mantido e transmitido a todos.

Os professores, para a noite do pijama, dever?o considerar, entre outras estrat?gias, fazer um passo a passo do que ir? acontecer. E, a cada proposta, os organizadores dever?o se reunir rapidamente para visualizar e propor o momento seguinte.

?

Em uma atividade desta natureza ? importante que se tenha um adulto articulador, que tenha a fun??o de transitar pelos espa?os organizados no momento em que a atividade estiver acontecendo, com um olhar atento ? seguran?a e ?s sugest?es dos participantes, e talvez servir de apoio para algum professor.

?

? importante tamb?m que os professores relatem ao grupo como ser? cada um desses momentos, enfatizando que, para a seguran?a de todos, as crian?as dever?o estar atentas ao solicitado, cumprindo as regras dos combinados.

Combinar com o grupo ? imprescind?vel para dar aos pequenos a possibilidade de serem ouvidos. 

?

Sugerimos abaixo algumas atividades que poder?o ser desenvolvidas em um local dentro da Institui??o, dando prefer?ncia a espa?os abertos, ao ar livre e com ilumina??o adequada. Assim, para que as crian?as transitem de forma segura, especificamos os hor?rios para facilitar a visualiza??o.

?

? v?lido destacar que os momentos das atividades devem ser bem flex?veis para que as atividades possam ser curtidas por todos, sem estresse.

?

 Por volta das 19h:

-Chegada das crian?as ? Institui??o com os seus familiares;

-Organiza??o da sala, com a ajuda das fam?lias, onde as crian?as e os professores ir?o pernoitar; e

-Organiza??o dos demais espa?os com a participa??o de todos.

?

Por volta das 20h:

-Sa?da dos pais;

-Momento nos grupos para arruma??o e brincadeiras em sala.

?

Por volta das 20h30min:

*CA?A AO TESOURO

?

Por volta das 21h:

-Lanche leve e suco.

?

Por volta das 21h30min:

*DESFILE DE PIJAMA.

?

Por volta das 22h:

*SESS?O DE CINEMA.

?

 Por volta das 23h30min:

-Organiza??o para dormir, roda de m?sica e/ou de conta??o de est?ria.

?

Por volta das 6h30min:

-Organiza??o do caf? da manh?.

?

Por volta das 7h:

-Caf? da manh? com os familiares;

-Despedida das crian?as;

- Ida de cada um para a sua casa.

?

Observa??o- Sugere-se que no dia posterior a esta atividade, o grupo seja dispensado do dia letivo.

?

?

* CA?A AO TESOURO

?

Dura??o: Aproximadamente 30 minutos.

?

Local: Dentro da Institui??o com boa ilumina??o e seguran?a para o desenvolvimento da atividade.

?

Material:

- Mapa do tesouro: qualquer papel cortado, sem forma espec?fica, que pode ou n?o receber uma chama de fogo nas suas bordas, para dar um tom de envelhecido, ou ainda um tecido no qual possa ser feito um desenho;

?

-Pistas: peda?os de pap?is, com a mesma semelhan?a do mapa quanto a n?o especificidade, com pistas que est?o conciliadas umas ?s outras. Exemplo: a 1? pista remete ao lugar no qual estar? a 2? e assim por diante;

?

-Roupas e apetrechos para o Pirata: tapa olho, pano para colocar na cabe?a, uma m?o de gancho, dentre outros;

?

-Uma Ponte e dois blocos, podendo ser 02 tijolos (uma trave retangular para sobrepor a dois tijolos);

?

-Colchonetes;

?

-Confetes (peda?os de papel prateado picado);

?

-Um pacote grande de celofane;

?

-Colares pisca-pisca (custo de R$ 1.99) para ser distribu?dos, um para cada crian?a.

?

?

PropostaO professor dever? reunir todos os grupos em uma roda e pedir que todos silenciem, comentando que, quando estava chegando na Institui??o, viu um pirata esconder um tesouro para, nesta noite, as crian?as brincarem!

Neste in?cio de atividade, o professor deve fazer a proposta como se estivesse encenando uma pe?a teatral. Comenta que quando o pirata viu o professor, ele fugiu, deixando cair um mapa e uma pista. O professor se aproxima, encenando: pega o mapa e a 1? pista, e convida as crian?as de uma forma desafiadora e instigante para ?Ca?arem um Tesouro?.

Esta atividade tem o tom de um circuito, em que as pistas ser?o dirigidas para as ?reas da Institui??o onde ser? desenvolvida a ?Ca?a ao Tesouro?.

A cada novo local, as crian?as ser?o desafiadas pelo Pirata a executarem alguma tarefa. Ao cumprirem o desafio (equil?brio, express?o corporal, interatividade, entre outras possibilidades), elas avan?am para a pista seguinte at? acharem o Tesouro. 

As pistas dever?o estar escritas em letra de caixa alta e o momento da leitura deve ser feito junto com as crian?as, acompanhando a leitura e os conhecimentos delas sobre as letras e frases. 

Os espa?os escolhidos para os desafios devem ser pensados e organizados previamente. A escolha dos locais deve ser cuidadosa para eliminar qualquer ambiente que exponha as crian?as ao perigo. 

Em cada momento, as propostas poder?o ser dificultadas e/ou problematizadas, conforme as observa??es dos professores quanto ao interesse das crian?as. 

Seguem abaixo sugest?es de pistas e desafios:

?

A primeira pista estar? junto com o Mapa do Tesouro.

?

 "A Primeira Pista est? escondida no(a)__________. Por?m, para voc?s irem adiante, voc?s ter?o de passar por esta ponte perigosa. Depois as crian?as dever?o ir de m?os dadas." 

?

?

   equilibrio

Foto 1: Crian?as passando na ?Ponte Perigosa?.

Acervo Pessoal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

?

?

"Parab?ns, o tesouro est? pr?ximo! Por?m, para voc?s avan?arem, dever?o passar por estes desafios na Montanha: Rolar 1 a 1, Rolar 2 a 2 e imitar uma cobrinha se arrastando.

?

    crian??as rolando

Foto 2: Crian?as rolando na "Montanha".

Acervo pessoal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

?

?

A segunda pista estar? escondida perto de um lugar a que a primeira pista a remeteu.

?

?Estamos chegando ao nosso Tesouro, por?m, neste momento, o Pirata mandou as crian?as imitarem bichos: Borboletas, sapos, caranguejos, le?es e dar um susto nos professores.?

?

?

Crian??as imitando bichos

Foto 3: Crian?as e professores imitando bichos.

Acervo Pessoal.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=38795

?

?

?

A Terceira pista estar? escondida perto de um lugar a que a Segunda pista a remeteu.

?

Neste grande momento, as crian?as acham o tesouro, que poder? ser um pacote de celofane com colares Pisca-Pisca ligados. Os pacotes poder?o estar divididos por grupos e cada professor reunir? o seu para a distribui??o do ?Tesouro? a cada um dos participantes da atividade. Na sequ?ncia, o professor poder? conduzir o grupo a um local no escuro, para que as crian?as ?curtam? os seus colares.

?

?

crina??as brincando

?


Foto 1- Ca?a ao Tesouro na Noite do Pijama.

Acervo NDI

?

?

?

?

*Desfile de pijamas


Dura??o:Aproximadamente 20 Minutos.

?

Local:Na Institui??o onde as crian?as possam visualizar os amiguinhos e professores desfilarem de pijamas.

?

Material:Tapete, almofadas, CD com m?sicas de repert?rio infantil.


Proposta: O professor organizar? os grupos de crian?as de modo que todos possam ver os amigos e professores desfilarem. Ele dever? chamar os grupos para um local, reunindo-os e convidando cada um, pelo nome, para desfilar de pijama, a um som empolgante e que fa?a parte do repert?rio infantil.

?

?

*Sess?o de Cinema

?

Dura??o: Aproximadamente 15 minutos.

?

Local: Em um local aconchegante e ventilado onde as crian?as possam, sentadas e confort?veis, assistir a uma exibi??o cinematogr?fica.

?

Material: Tapete, almofadas, um equipamento para reprodu??o de imagens e de som (DVD e aparelho televisor, ou similar), pipoca, copo pl?stico, sal e DVDs (em torno de 03 op??es, para que se realize um sorteio de qual filme ser? assistido).

?

Proposta: O professor dever? reunir o grupo em um local aconchegante na Institui??o e propor que o grupo assista a uma sess?o de cinema ?regada? a uma pipoquinha n?o muito salgada. O filme que assistir?o poder? ser escolhido por sorteio.

Os professores devem estar atentos para o encaminhamento desta proposta e, caso julguem-na incab?vel, dever?o retir?-la.

?

Em outro dia, sugere-se que o professor organize com cada grupo uma exposi??o dos registros da atividade, em um local de grande fluxo de pais e visitantes. Esta exposi??o ficar? dispon?vel por aproximadamente 10 dias.

?

?

Recursos Complementares

Avaliação

No dia seguinte, cada professor com seu grupo, organizar? uma roda a fim de tecer e de ouvir coment?rios acerca dessa instigante aventura, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a import?ncia do tema sob a ?tica das crian?as.

Em seus apontamentos, os professores far?o uma reflex?o de como os grupos reagiram ?s propostas, como interagiram entre si e se seus objetivos tra?ados inicialmente foram atingidos. ? importante ter um olhar para as crian?as individualmente e para o grupo como um todo.

?

?

?

?

?