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Somos Diferentes e Semelhantes: aprendendo com as diferen?as

Autor e Co-autor(es)

Vaneide Corr?a Dornellas imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Espa?o e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organiza??o pol?tica e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??es e lutas de grupos sociais e ?tnicos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e direitos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Valorizar a import?ncia da conviv?ncia entre as pessoas;
  • Desenvolver o respeito pelas diferen?as f?sicas e emocionais;
  • Estimular a conviv?ncia harmoniosa entre os alunos e seus grupos;
  • Reconhecer que cada pessoa tem seu pr?prio modo de ser;
  • Interpretar gr?fico e tabela por meio de uma pesquisa sobre as prefer?ncias e jeito de ser dos colegas da turma;
  • Definir o conceito de homon?mia e reconhecer palavras hom?grafas;
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Formular hip?teses sobre o tema da aula;
  • Desenvolver a leitura e a escrita por meio da cria??o de versos e de estrofes de um poema;
  • Desenvolver habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que esta aula seja realizada ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com os alunos, atividades que envolvam o di?logo e a troca de ideias e que eles sejam capazes de expor o que pensam. Al?m disso, ? preciso que tenham habilidades de leitura e de escrita e saibam fazer c?lculos b?sicos. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMA??ES AO PROFESSOR

As primeiras manifesta??es de escrita de uma crian?a quase sempre est?o ligadas ? escrita de seu pr?prio nome. As crian?as que se encontram em fase de alfabetiza??o aprendem muitas coisas a partir do trabalho com seus nomes e dos nomes dos colegas de turma. Esses tiposde atividades geralmente promovem a socializa??o das crian?as. Com base na escrita de seu nome a crian?a pensa na escrita de outras palavras e isso tamb?m, acontece quando seu universo de palavras se amplia ao conhecer a escrita dos nomes dos colegas. As atividades dessa aula se destinam a crian?as em fase alfab?tica que t?m compreens?o, que as palavras podem ser separadas por s?labas. Para a sistematiza??o do conceito de separa??o de s?labas dever?o ser usadas atividades com os nomes dos colegas que o professor ir? construir a partir dos modelos propostos nessa aula.

 Contemplando a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa

Professor, esta aula objetiva contemplar a??es do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Este ? um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos munic?pios de assegurar que todas as crian?as sejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental.

De acordo com os documentos do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa aos oito anos de idade, as crian?as j? precisam ter o entendimento e a compreens?o do funcionamento do sistema de escrita e o dom?nio das correspond?ncias grafof?nicas, mesmo que n?o dominem todas as conven??es ortogr?ficas irregulares. Elas tamb?m precisam ter a flu?ncia de leitura e o dom?nio de estrat?gias de compreens?o e de produ??o de textos escritos.

Dentro da vis?o de alfabetiza??o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa o professor alfabetizador tem a fun??o de auxiliar na forma??o para o bom exerc?cio da cidadania. Para isso, precisa entender a alfabetiza??o para al?m de uma vis?o tradicional em que considera a aprendizagem da leitura e a produ??o de texto como uma aprendizagem de habilidades individuais e de simples codifica??o e decodifica??o. Para tanto, alfabetiza??o precisa abarcar os conceitos do letramento que t?m como objeto de aprendizagem os aspectos sociais da l?ngua escrita. Dessa forma, se faz necess?rio que o professor proponha a seus alunos leitura e produ??o textual de temas ligados ao seu cotidiano, para que compreendam a import?ncia social da leitura e da escrita. E que ainda, valorize e acolha a bagagem cultural diversificada que seus alunos possuem, independente da escola, pois eles j? s?o participantes de atividades nos grupos sociais a que pertencem.

O aluno precisa entender a fun??o da leitura e da escrita para a sua vida e de sua comunidade. Portanto, o professor precisa trabalhar temas que sejam significativos para eles, pois, dessa forma, haver? maior possibilidade do aluno se interessar pelos conte?dos propostos. Ao realizarem atividades com os nomes dos colegas da turma, as crian?as t?m oportunidade de terem acesso a um trabalho significativo.

A proposta dessa aula se justifica dentro da vis?o do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa porque leva em considera??o alguns dos direitos gerais da aprendizagem do ensino de Matem?tica e de L?ngua Portuguesa.

No que se refere ao Ensino da Matem?tica, Brasil (a), (2012, p. 27) afirma que em rela??o aos conte?dos de n?meros e opera??es os alunos devem saber ?identificar os n?meros em diferentes contextos e fun??es; utilizar diferentes estrat?gias para quantificar, comparar e comunicar quantidades de elementos de uma cole??o, nas brincadeiras e em situa??es nas quais as crian?as reconhe?am sua necessidade; elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estrat?gias pr?prias como desenhos, decomposi??es num?ricas e palavras?.  Ainda aborda a import?ncia do aluno ?ler, interpretar e transpor informa??es em diversas situa??es e diferentes configura??es (do tipo: an?ncios, gr?ficos, tabelas, propagandas), utilizando-as na compreens?o de fen?menos sociais e na comunica??o, agindo de forma efetiva na realidade em que vive; formular quest?es; coletar, organizar, classificar e construir representa??es pr?prias para a comunica??o de dados coletados?. (BRASIL (a), 2012, p. 27.).

A pesquisa que ser? realizada nessa aula se justifica dentro do contexto de observ?ncia do direito de aprendizagem do conte?do de Matem?tica que define a import?ncia do aluno saber ?produzir textos escritos, a partir da interpreta??o de gr?ficos e de tabelas e resolver e elaborar problemas a partir das informa??es de um gr?fico?. (BRASIL (a), 2012, p. 31.).

No que se refere ao Ensino da L?ngua Portuguesa, essa aula se justifica por levar o aluno ao primeiro e segundo direitos de aprendizagem, que s?o, de acordo com Brasil (b) (2012, p. 32.) 1. ?compreender e produzir textos orais e escritos de diferentes g?neros, veiculados em suportes textuais diversos, e para atender a diferentes prop?sitos comunicativos, considerando as condi??es em que os discursos s?o criados e recebidos?. E 2. ?Apreciar e compreender textos do universo liter?rio (contos, f?bulas, cr?nicas, poemas, dentre outros), levando-se em conta os fen?menos de frui??o est?tica, de imagina??o e de lirismo, assim como os m?ltiplos sentidos que o leitor pode produzir durante a leitura?.

BRASIL (a).Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: ludicidade na sala de aula. Ano 1 : unidade 4. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

BRASIL (b).Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Curr?culo na Alfabetiza??o: conceitos e princ?pios. Ano 1 : unidade 1. Minist?rio da Educa??o, Secretaria de Educa??o B?sica, Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional.  Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

? importante que o professor, conhe?a os direitos de aprendizagem dos alunos que est?o contemplados em sua pr?tica na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja concretizado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de aprendizagem. Eles est?o disponibilizados no s?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

  

1? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

Professor, essa atividade tem como objetivo trabalhar a constru??o da identidade da pr?pria crian?a: caracter?sticas f?sicas, personalidade, gostos, h?bitos e condutas.

Em roda de conversa comente que todas as pessoas possuem uma hist?ria individual e que, muitas vezes as crian?as se sentem diferentes dos colegas da turma, mas isso ? ?normal?, porque somos mesmo diferentes uns dos outros tanto nos aspectos f?sicos quanto nos aspectos emocionais, e que tamb?m gostamos de coisas diferentes e ? justamente isso que nos fazem ser indiv?duos ?nicos e cheios de valor para os outros.

O di?logo e a roda de conversa ? um espa?o privilegiado de troca de ideias, e deve sempre, ser utilizado pelo professor, lembrando que ? fundamental oferecer a oportunidade de participa??o para todos os alunos e valorizar as suas falas.

Pe?a aos alunos que olhem para todos os colegas que est?o na roda e percebam as diferen?as de suas caracter?sticas f?sicas. D? um tempo de 60 segundos para eles pensarem sobre isso. Depois pe?a a eles que pensem no jeito de ser dos colegas e reflitam sobre as diferen?as de alguns.

Logo em seguida pe?a a eles que nomeiem essas diferen?as, mas voc? deve conduzir a conversa de modo que n?o haja ofensas ou que algum colega se sinta diminu?do.

Nessa primeira atividade devem ser trabalhadas as diferen?as f?sicas.

Tire uma foto de algumas crian?as de sua turma que possuam caracter?sticas f?sicas bem diferentes para servir como exemplo e projete para os alunos. Se voc? n?o tiver condi??es de fazer isso, leve esses alunos ? frente e pe?a que os colegas comentem sobre essas diferen?as. Explique que o objetivo ? apontar as diferen?as, e n?o, criticar as caracter?sticas f?sicas de cada um.

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Fonte: Acervo da pr?pria autora. Alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

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Fale para eles olharem para esses colegas e repararem: olhos, cabelo, boca, nariz, sobrancelha,  cor da pele, tamanho, entre outros aspectos. Pe?a para perceberem suas fei??es. Voc? pode, se quiser, registrar essa atividade junto com eles.

Professor, a m?sica ? um recurso muito rico para trabalharmos diversos temas, al?m de possibilitar um trabalho interdisciplinar, ela possui uma linguagem l?dica que motiva as crian?as, despertando o interesse pelo tema trabalhado. A sugest?o de m?sica para essa aula ? ?Voc? Vai Gostar de Mim? de Xuxa Meneghel. Ela pode ser usada como sensibiliza??o para trabalhar com as diferen?as f?sicas. ? importante apresentar uma c?pia da m?sica para que os alunos possam acompanhar e cantar junto.

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o s?tio: <http://www.youtube.com/watch?v=kSqs_CAs4zs>, acesso em: 01 de jul. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola n?o possua os laptops, projete a imagem na sala de aula com projetor, data show ou TV, para que possam assistir e observar as diferen?as f?sicas entre as crian?as apresentadas no v?deo.

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Voc? Vai Gostar de Mim

Xuxa

Tem gente que ? loirinha pra valer
Tem gente com o cabelo de cachinho
Tem gente que parece que s? faz crescer...
Tem gente que ? chamada de baixinho.

Eu sou diferente de voc?
Voc? ? diferente de mim
Eu sou diferente de voc?
E mesmo assim,
Voc? vai gostar de mim...

Tem gente que n?o pode ver voc?
Tem gente que tem olho puxadinho
Tem gente que usa as m?os pra se mover
E tem quem mova mundo por mim...

Eu sou diferente de voc?
Voc? ? diferente de mim
Eu sou diferente de voc?
E mesmo assim,
Voc? vai gostar de mim...

Tem gente t?o fina que nem se v?
Tem sempre um que ? o mais gordinho
Tem gente com degraus pra vencer
E s? depende de um empurr?ozinho...

Tem gente que vai e surpreender
Parece que a alegria n?o tem fim
Tem gente com encanto pra viver
? gente com o p? de pilim-pim-pim...

Eu sou diferente de voc?
Voc? ? diferente de mim
Eu sou diferente de voc?
E mesmo assim,
Voc? vai gostar de mim...

C?pia da m?sica dispon?vel em: <http://letras.mus.br/xuxa/1746127/>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

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Fonte: Imagem criada pela autora a partir do s?tio: <http://www.youtube.com/watch?v=kSqs_CAs4zs>.  Acesso em: 01 de jul. 2013.

Professor, aproveite esse momento para dizer aos alunos que as caracter?sticas f?sicas das crian?as dependem muito das caracter?sticas f?sicas de seus pais e familiares. E a? voc? pode perguntar com quem, da fam?lia, eles acham que se parecem mais.

A hist?ria tamb?m ? um recurso muito importante e pode ser constantemente utilizado nas aulas, para essa faixa et?ria. Ouvir hist?rias ? um acontecimento t?o prazeroso que desperta o interesse em qualquer assunto e conte?do, j? que a capacidade da crian?a de imaginar ? muito intensa. Na idade de alfabetiza??o as hist?rias s?o fundamentais para que a crian?a estabele?a a sua identidade, compreenda melhor as rela??es entre as pessoas. A partir de hist?rias simples, a crian?a come?a a reconhecer e interpretar sua experi?ncia da vida real.  Diante dessa perspectiva, ? sugerido que voc? conte a hist?ria ?O Pote Rachado? com o objetivo de desenvolver o respeito pelas suas diferen?as e as diferen?as dos colegas, principalmente f?sicas.

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Fonte: Imagem produzida pela pr?pria autora.

Fonte do texto dispon?vel em: <http://wp.clicrbs.com.br/psicologiadovestibular/2010/10/04/o-pote-rachado-texto-para-reflexao/>.  Acesso em: 01 de jul. 2013.

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Professor, converse com os alunos e diga que cada um de n?s tem os seus "defeitos", como as rachaduras do pote. Por?m, o que achamos que ? defeito em n?s ou nos outros pode n?o ser um defeito e sim uma virtude. Nesse sentido, mostre o valor das pessoas e como ? importante respeitarmos as diferen?as dos colegas.

Para finalizar essa atividade pe?a aos alunos para escolherem um colega e desenh?-lo abordando suas caracter?sticas f?sicas. Monte um mural com os desenhos.

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Fonte: Imagem da pr?pria autora. Mural produzido pelos alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

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2? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

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Professor, essa atividade aborda as diferen?as emocionais e de gosto entre as crian?as.

Prepare um question?rio com perguntas simples que diagnostiquem o gosto das crian?as em diferentes situa??es. Escreva quatro poss?veis respostas para cada pergunta. Use perguntas de situa??es vividas no cotidiano dos alunos, como por exemplo:  

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  Fonte: Acervo da pr?pria autora.

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 Caso queira elaborar seu pr?prio question?rio, escolha perguntas que mais se ad?quam ? realidade cultural e social de seus alunos.

Professor, comece a aula em roda de conversa e explique aos alunos que as caracter?sticas f?sicas como cor do cabelo, cor dos olhos e tamanho podem ser uma forma de nos identificar, mas n?o mostra tudo o que somos, pois o que somos est? tamb?m relacionado com o nosso modo de viver, ver e compreender o mundo a nossa volta. O jeito de ser de cada pessoa est? relacionado com as experi?ncias pessoais e as rela??es vivenciadas com as outras pessoas. Explique que cada pessoa tem suas pr?prias ideias, opini?es, cren?as religiosas, gostos e prefer?ncias.

Mostre aos alunos que ? importante saber respeitar as diferen?as, quando, por exemplo, um colega torce por um time de futebol diferente do que o outro torce ou quando gosta de m?sicas diferentes das que o outro gosta, ou ainda, quando se mostra diferente no seu modo de pensar sobre determinado assunto.

Pergunte aos alunos qual ? o seu esporte preferido. Certamente os alunos ir?o apontar esportes diferentes. Fa?a outras perguntas do conv?vio de voc?s que demonstram diferen?as no gosto das crian?as. Aborde que as crian?as devem respeitar o gosto do outro.

A seguir explique que voc? ir? aplicar um question?rio abordando as prefer?ncias dos alunos. Entregue o question?rio em folha de papel individual e pe?a a eles que respondam as perguntas.

Professor, ap?s aplicar o question?rio, tabule os dados juntamente com os alunos, aproveite para explorar conceitos matem?ticos e as opera??es que estiver trabalhando (adi??o, subtra??o, multiplica??o e divis?o).

Veja a seguir o exemplo da atividade desenvolvida com os alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

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Tabulando os dados

Professor, fa?a a tabula??o dos dados na lousa, se quiser poder? solicitar que os alunos fa?am o registro no caderno. Utilize uma tabela e ? medida que for lendo o resultado, v? registrando para depois montar o gr?fico. 

 6 e meio  

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

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3? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

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Essa atividade se destina a constru??o do gr?fico do question?rio aplicado e tabulado na aula anterior.

Para fazer o gr?fico, distribua para cada aluno uma folha de papel quadriculada, assim fica mais f?cil a sua constru??o. Caso seus alunos n?o conhe?am gr?ficos, leve para sala de aula alguns exemplos. Pesquise em jornais ou revistas de economia que encontrar? diversos modelos de gr?ficos. Ou se preferir fa?a uma busca na internet e projete para os alunos verem.

Observe os exemplos de duas quest?es do question?rio aplicado aos alunos do 2? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013. Professora Vaneide.

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Gr?fico das prefer?ncias e jeito de ser dos alunos do 2? Ano

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  1. Cor preferida  

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         2.   Animal que mais tem medo 

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Construa um gr?fico para cada quest?o. O question?rio pode ter apenas 5 quest?es ou quantas voc? quiser, mas ? importante que tenha um gr?fico para cada quest?o. Fa?a as duas primeiras quest?es juntamente com os alunos, orientando-os como fazer. Depois deixe que eles concluam sozinhos. Avalie a aprendizagem dos alunos, e ajude os que n?o conseguirem, inicialmente, fazerem sozinhos.

A partir desta atividade explore as diversas possibilidades. Crie situa??es problema a partir dos dados do gr?fico, veja um exemplo:

  • Quantos alunos preferem a cor amarela?
  • Se juntarmos a quantidade de alunos que preferem a cor amarela com os alunos que preferem a cor azul, quantos alunos teremos?

  • Se temos 25 alunos na sala de aula e apenas 21 alunos responderam, quantos alunos n?o participaram da pesquisa?

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Socializando

Depois de realizadas todas as etapas da pesquisa, socialize o resultado por meio de uma exposi??o no mural da sala de aula ou no corredor da escola. Outra op??o seria convidar os pais para presenciarem um relato de todas as etapas desenvolvidas. Planeje com os alunos esta atividade; defina tarefas e organize o evento coletivamente.

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4? Atividade - Aproximadamente 60 minutos.

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A proposta dessa atividade ? explorar o livro: GUEDES, Hardy. Iguais, mas Diferentes. S?o Paulo: TerraSul, 2012, que, apesar do t?tulo pressupor um trabalho com o respeito ? diversidade e a toler?ncia ?s diferen?as ou educa??o inclusiva, seu conte?do diz respeito ao estudo da L?ngua Portuguesa.

Essa obra faz parte do acervo das obras complementares que o Minist?rio da Educa??o distribuiu para as escolas p?blicas pelo Programa Nacional do Livro Did?tico - PNLD no ano de 2013, com o objetivo de ?ampliar o universo de refer?ncias culturais dos alunos nas diferentes ?reas do conhecimento e melhorar as pr?ticas de letramento no ?mbito da escola?. Fonte: Dispon?vel em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15166:acervos-complementares&catid=318:pnld&Itemid=1130>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

O livro enfoca o fen?meno da homon?mia, apresentando v?rios exemplos de palavras hom?grafas que, segundo o autor, ?mesmo se escritas iguais, na frase, s?o diferentes, e n?o se parecem mais?. O texto do livro apresenta diferentes significados para uma mesma palavra. 

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GUEDES, Harry. Iguais mais diferentes. S?o Paulo, Terra Sul, 2012.

Projete as p?ginas do livro, ou o busque na biblioteca da sua escola, pois ele foi distribu?do para as escolas p?blicas de todo o pa?s no m?s de junho/2013 para que seu aluno possa l?-lo.

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Fonte: Imagens produzidas pela autora, a partir do pr?prio livro.

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Fonte: Imagens produzidas pela autora a partir do pr?prio livro.

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Fonte: Imagens produzidas pela autora a partir do pr?prio livro.

Reserve um tempo para os alunos fazerem a leitura do texto. Explore as imagens. Formule quest?es que auxiliem os alunos a compreenderem o seu conte?do.

Em seguida realize as seguintes atividades:

  •  Escreva as palavras, trabalhadas no livro, na lousa e comente sobre o significado de cada uma;
  •  Pe?a aos alunos, que escrevam em seu caderno de L?ngua Portuguesa, palavras que conhecem e que t?m significados diferentes;
  •  Retome o tema desta aula, dizendo que coisas, pessoas e palavras parecem ser iguais, mas, na verdade, s?o diferentes;
  •  Escreva as palavras que os alunos encontraram na lousa e juntamente com os mesmos crie versos e estrofes que rimem com as palavras encontradas;
  •  Pe?a aos alunos, que registrem os pequenos poemas no caderno de L?ngua Portuguesa.

Recursos Complementares

Se a sua escola faz parte do Projeto UCA, solicite que os alunos utilizem seus laptops para acessarem o s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=aSwdAWkLGmM>, acesso em 01 de jul. 2013, por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).  Caso sua escola n?o possua os laptops, projete as imagens ou leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica para que conhe?am as imagens e o texto do livro: RAMOS, Rossana. Na Minha Escola Todo Mundo ? Igual. Ilustra??es de Priscila Sanson. S?o Paulo: Cortez..

Esse livro trabalha com as diferen?as e defici?ncias em seus aspectos f?sicos e motores, jeito de ser, diferen?as raciais, idade e valores, entre outros. D? exemplos de como crian?as com S?ndrome de Down, surdas ou cegas t?m seu valor e podem conviver harmoniosamente na escola com outras crian?as.

Avaliação

A avalia??o acontece de forma cont?nua e processual. Ela come?a quando o professor conversa com os alunos a respeito das diferen?as f?sicas, emocionais e jeito de ser das crian?as. ? um procedimento investigativo do trabalho pedag?gico, portanto, a todo o momento voc? precisa analisar o que o aluno j? sabe e o que ainda precisa aprender sobre a quest?o trabalhada.

Ao ser ministrado esse conte?do voc? deve estar preparado para intervir e mediar as atividades e conduzir os alunos a avan?os na sua aprendizagem. ? imprescind?vel fazer observa??es e anota??es pessoais para sistematizar os dados e informa??es e recolher elementos importantes sobre como os alunos est?o compreendendo e construindo os conceitos e relacionando as informa??es novas com seus conhecimentos anteriores.

Durante o processo todos os avan?os devem ser considerados. Observe se os alunos: formulam hip?teses sobre o tema; conseguem desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos; desenvolveram habilidades relativas ? fala por meio de intera??o e de sua participa??o nas diversas atividades propostas de leitura e de escrita. Procure observar se os alunos conseguem perceber a import?ncia da conviv?ncia harmoniosa entre seus pares com diferentes pontos de vista do seu e diferentes de si em seus aspectos f?sicos; bem como desenvolver o respeito por essas diferen?as.

Observe ainda se conseguem interpretar e construir os gr?ficos e tabelas feitas a partir da constata??o das prefer?ncias e do modo de ser de seus colegas. E se compreenderam o conceito de homon?mia e foram capazes construir versos que rimam com as palavras trabalhadas.