Portal do Professor

Início do Conteúdo

Trava-l?ngua: desvendando a escrita e descobrindo palavras

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes ; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Ouvir hist?rias;
  • Desenvolver oralidade;
  • Desenvolver habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Produzir textos;
  • Recitar trava-l?nguas;
  • Resolver situa??es problema;
  • Realizar contagem e nota??o num?rica de forma convencional;
  • Organizar dados em gr?ficos;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos - cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para a realiza??o das atividades propostas nesta aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvidas as capacidades b?sicas de: leitura, escrita, contagem e nota??o num?rica, e demonstrem interesse por trava-l?nguas e atividades que lhes exijam intera??o e uso da oralidade.

Estratégias e recursos da aula

alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar:

S?tio: Consed (Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o).  Dispon?vel em:<www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontra informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01de jul. 2013.

S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.

S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

?

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: travadinhas...

Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Professor, os trava-l?nguas constituem-se como manifesta??es orais da cultura popular, e devem ser inseridos no contexto da sala de aula, principalmente com crian?as em processo de alfabetiza??o, pois se caracterizam como uma estrat?gia l?dica com a qual as crian?as podem brincar com as palavras e letras, percebendo por sua vez, a rela??o fonema-grafema. Al?m disso, ao exigir a rapidez de repeti??es de palavras com sons semelhantes, estimulam a aten??o, a concentra??o e o avan?o na oralidade.

Para introduzir essa tem?tica com os alunos, nossa sugest?o ? que trabalhe o livro ?Travadinhas? da autora Eva Furnari, da Editora Moderna. Esse ? um livro que aborda de maneira l?dica e ilustrativa diversos trava-l?nguas. Al?m de desafiador, ? muito engra?ado e prazeroso para as crian?as, na medida em que prop?e a recita??o de trava-l?nguas de maneira r?pida, o que por sua vez, possibilitar? que as crian?as compreendam de maneira concreta o motivo do nome trava-l?ngua, ao enrolarem a l?ngua na tentativa de oralizar os mesmos.

Professor, verifique se a sua escola possui este livro, pois ?Um dos destaques do PNBE ? a distribui??o dos livros de literatura, que englobam textos em prosa (novelas, contos, cr?nicas, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).

Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2013.

?

travadinhass

Fonte da imagem: Dispon?vel em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013.

FURNARI, Eva. Travadinhas. S?o Paulo: Moderna, 2011. (Cole??o Hora da Fantasia).

?

Ressaltamos que, o incentivo a leitura ? muito importante para o avan?o dos alunos no processo de alfabetiza??o, bem como para o desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura. Nesse sentido, o trabalho com a hist?ria ainda possibilitar? aos alunos o desenvolvimento de alguns direitos de aprendizagem tais como:

?

  • Reconhecer a finalidade do texto;
  • Localizar informa??es;
  • Identificar o tema/sentido do texto;
  • Compreender o sentido e express?es/palavras do texto;
  • Elaborar infer?ncia;
  • Dentre outras.

?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Organize seus alunos na rodinha e leia o livro com eles propondo a participa??o dos mesmos, verbalize um trava-l?ngua de cada vez, em seguida pe?a para eles repetirem em voz alta e cada vez mais r?pido.

Ap?s esse momento, ainda em rodinha, converse com seus alunos sobre o que eles entendem sobre trava-l?nguas. Questione-os sobre:

?

  • O que voc?s acharam desse livro?
  • Que tipo de texto ele abordava?
  • O que voc?s perceberam ao tentar oralizar os textos contidos no livro?
  • Porque ser? que nossa l?ngua se enrola ao falar?
  • Voc?s sabem o que s?o trava-l?nguas?
  • Quais trava-l?nguas voc?s conhecem?
  • Vamos recit?-los!

?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que prop?e: ?Planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria?. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Explique aos seus alunos o que s?o trava-l?nguas. Utilize o s?tio: Sua pesquisa. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm>Neste s?tio voc? encontra o conceito e tamb?m diversas sugest?es de trava-l?nguas para trabalhar com seus alunos. Acesso em 05 de jul. 2013.

Para finalizar esse momento, divida sua turma em grupos de quatro alunos. Disponibilize o livro para os grupos e pe?a que cada um escolha um trava-l?ngua para copiar no caderno de L?ngua Portuguesa e em seguida ilustrar.

Se preferir, leve antecipadamente os trava-l?nguas contidos no livro, digitados em uma folha de papel com espa?o para ilustra??o e entregue aos seus alunos. Veja abaixo um exemplo:

  

                        UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL?NDIA                 

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA

  1? ANO ?_____?

?

ALUNO: ______________________________________________________

DATA: _________/_________/__________

travadinhass

Fonte da imagem: Dispon?vel em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013.

FURNARI, Eva. Travadinhas. S?o Paulo: Moderna, 2011. (Cole??o Hora da Fantasia).

?

LEIA O TRAVA-L?NGUA ABAIXO, RETIRADO DO LIVRO ?TRAVADINHAS? DA AUTORA EVA FURNARI, EDITORA MODERNA.

  

O CHICO TRAVESSO

TOMA CHUVA DE GALOCHA

E GUARDA- CHUVA

?

ILUSTRE O TRAVA-L?NGUA NO ESPA?O ABAIXO:

?

?

?

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.

?

menino tarefa 

Entrevista com familiares:

?

Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema trava-l?nguas. Essa atividade al?m de possibilitar a intera??o das crian?as e seus familiares, tamb?m permitir? que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua inf?ncia por meio da recorda??o de trava-l?nguas com os quais ele brincava.

Professor, voc? tamb?m poder? organizar um momento em que o familiar entrevistado, v? com o aluno at? a escola para recitar o trava-l?ngua que ele elencou na pesquisa. Esse momento poder? ser na rodinha, no inicio da aula seguinte.

?

Veja uma sugest?o de entrevista:

                             UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL?NDIA                    

ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA

1? ANO ?_____?

?

ALUNO: ______________________________________________________

DATA: _________/_________/__________

?

PAPAI, MAM?E E/OU OUTRO RESPONS?VEL;

        ESTAMOS ABORDANDO O TEMA TRAVA-L?NGUA EM NOSSA SALA DE AULA. PARA TANTO, GOSTAR?AMOS QUE VOC?S PARTICIPASSEM CONTRIBUINDO COM NOSSOS ESTUDOS.

        ASSIM CONVIDAMOS UM DE VOC?S PARA PARTICIPAR DE NOSSA ENTREVISTA.

?

ROTEIRO DE ENTREVISTA:

?

NOME DO ENTREVISTADO: ________________________________________

IDADE: _______

GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR: ___________________

?

AGORA RESPONDA:

?

1. VOC? SABE O QUE ? TRAVA-L?NGUA?

???

2. VOC? J? BRINCOU DE TRAVA-L?NGUA? QUANDO?

3. RECITE UM TRAVA-L?NGUA. EM SEGUIDA, ESCREVA-O ABAIXO E FA?A UM DESENHO PARA REPRESENT?-LO.

?

?

?

?

?

VOC? ACEITA IR AT? NOSSA ESCOLA, NA PR?XIMA AULA, PARA RECITAR O TRAVA-L?NGUA QUE VOC? RECITOU? FICAREMOS MUITO FELIZES COM SUA PARTICIPA??O!

(   ) SIM      (   ) N?O

ASSINATURA:______________________________________

Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Socializando:

?

Nesse momento, os familiares entrevistados ir?o recitar os trava-l?nguas que elencaram na pesquisa realizada. Ser? um momento muito rico de intera??o entre, aluno, fam?lia e escola.

Para essa socializa??o, organize sua sala de aula da forma como achar mais adequada. Nossa sugest?o ? em c?rculo, o que possibilitar? a visualiza??o a todos. Proponha aos alunos e familiares, inicialmente que conversem sobre o tema trava-l?ngua e depois que cada um recite de uma vez o trava-l?ngua que elencou. Eles poder?o fazer isso em parceria (entrevistador/entrevistado).

Fotografe esse momento, e monte um painel em sua sala de aula.

Monte tamb?m um varal na sala de aula com as entrevistas realizadas.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando trava-l?nguas...

Que tal iniciar sua aula de forma bem divertida! Sabemos que cantar e dan?ar faz parte do universo infantil, ? pr?prio das crian?as expressarem sentimentos, ideias e emo??es por meio do corpo, bem como utilizarem-se da express?o corporal no processo de aprendizagem. Nesse sentido, nossa sugest?o ? que inicie essa aula explorando a m?sica ?Trava-l?ngua? da dupla Patati e Patata. Para tanto, acesse o s?tio: Letras.mus.br. Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Neste s?tio voc? poder? explorar a letra e o v?deo da m?sica com seus alunos. Acesso em: 05 de jul. 2013.

patati

Fonte: S?tio Terra. Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

?

Cante e dance com seus alunos eles ir?o adorar!

Voc? tamb?m poder? reproduzir a m?sica para seus alunos utilizando o CD e o aparelho de som.

Veja abaixo a letra da m?sica. Voc? poder? reproduzi-la e entregar para que seus alunos:

?

Trava-L?ngua

Patati e Patata 

Ooooooooooooooooooooooooo

Trava-l?nguas ? uma brincadeira,

Divertida e f?cil de brincar,

? s? enrolar a l?ngua fazendo

Ela dan?ar. hey!! (2x)

O rato roeu a roupa do rei de roma

Em roma a roupa do rei o rato roeu.

Aranha arranha a rata, a rata arranha

A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana

Um prato de trigo para um tigre

Dois pratos de trigo para dois tigres

Tr?s pratos de trigo para tr?s tigres

Trava l?nguas ? uma brincadeira,

Divertida e f?cil de brincar,

? s? enrolar a l?ngua fazendo Ela dan?ar.

Um ninho de mafagafos com

Sete mafagafinhos, quem

Desmafaguifar um ninho

De mafagafos, bom

Desmafaguifador Ser?

O tempo perguntou pro tempo

Quanto tempo o tempo tem

O tempo respondeu pro tempo

Tenho o tempo que o tempo tem.

O pelo no peito do p? de pedro

? preto.

Trava-l?nguas ? uma brincadeira,

Divertida e f?cil de brincar,

? s? enrolar a l?ngua fazendo

Ela dan?ar.

Ooooooooooooooooooooooooooo

Olha o sapo dentro do saco

O saco com o sapo dentro

O sapo batendo papo

E papo soltando vento

Por que pia pardal pardo

Porque pio e piarei

Porque sou o pardal pardo

Por que pio para o rei

Tem pena a pata do pato

Do patati

A pata do pato do patati tem pena

Tem pena a pata do pato do patata

A pata do pato patata tem pena

Trava-l?nguas ? uma brincadeira,

Divertida e f?cil de brincar,

? s? enrolar a l?ngua fazendo

Ela dan?ar. hei (2x)

Ooooooooooooooooooooooooo

?

?

Posteriormente, oriente seus alunos a colarem a letra da m?sica no caderno de L?ngua Portuguesa.

Veja algumas sugest?es de atividades:

?

TRAVA-L?NGUA FATIADO:

Divida sua turma em grupo de 3 a 4 alunos. Entregue para cada grupo um trava-l?ngua que aparece na can??o, dividido em frases. Os alunos dever?o recortar e em seguida montar o trava-l?ngua de acordo com a ordem correta. Com essa atividade, voc? poder? trabalhar estrat?gias de leitura com seus alunos.

Veja um exemplo abaixo:

?

O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO

QUANTO TEMPO O TEMPO TEM

O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO

TENHO O TEMPO QUE O TEMPO TEM.

?

Depois de colocar em ordem, entregue para eles um peda?o de cartolina para  colarem as frases em ordem e em seguida ilustrem o trava-l?ngua.

?

TROCANDO LETRAS:

Coloque em uma caixa algumas letras do alfabeto. Passe a caixa na sala de aula e solicite que cada aluno pegue uma letra do alfabeto dentro da caixa. Escolha um trava-l?ngua contido na can??o e escreva na lousa. Em seguida, cada aluno dever? recitar o trava-l?ngua trocando a letra em destaque pela letra que ele pegou dentro da caixa. Essa atividade possibilitar? abordar a leitura e tamb?m as letras do alfabeto. Veja um exemplo:

?

?

?

O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMA

EM ROMA A ROUPA DO REI O RATO ROEU.

?

?

Se o aluno tiver pegado a letra ?P? por exemplo, ela ir? trocar a letra ?R? no trava-l?ngua pela letra ?P? e recit?-lo, da seguinte maneira:

?

?

O PATO POEU A POUPA DO PEI DE POMA

EM POMA A POUPA DO PEI O PATO POEU.

 

?

EXPLORANDO PALAVRAS DO TRAVA-L?NGUA:

Entregue para seus alunos fichas com algumas palavras contidas na letra da m?sica. Pe?a para que leiam. Veja o exemplo:

FICHAS:

?

RATO

?

?

ARANHA

?

?

MAFAGAFOS

?

?

P?

?

Em seguida, entregue para eles o quadro a seguir e solicite que colem em seus cadernos:

?

PALAVRA

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM S?LABAS

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Posteriormente, oriente-os a preencherem o quadro abordando cada palavra das fichas que foram entregues, de acordo com o que ? solicitado. Veja um exemplo:

?

PALAVRA

QUANTIDADE DE LETRAS

QUANTIDADE DE VOGAIS

QUANTIDADE DE CONSOANTES

SEPARE EM S?LABAS

RATO

4

2

2

RA - TO

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Com essa atividade voc? poder? abordar contagem, letras, consoantes, vogais, separa??o de s?labas e leitura.

Outra op??o ? orientar os alunos a classificarem as palavras de acordo com a quantidade de s?labas: monoss?labas; diss?labas; triss?labas ou poliss?labas.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Trabalhando a matem?tica

?

Gr?ficos: nossos trava-l?nguas preferidos

Retome com seus alunos alguns trava-l?nguas que foram trabalhados com a turma. Em seguida, fa?a uma lista com seus alunos elencando os trava-l?nguas que eles mais gostaram de conhecer e recitar.

Em seguida fa?a uma vota??o com eles para eleger o trava-l?ngua preferido da turma.

Voc? poder? fazer um gr?fico com eles e propor situa??es problema, a partir do que foi elencado na vota??o.

Veja um exemplo:

?

TRAVA-L?NGUAS

N?MERO DE VOTOS RECEBIDOS

1 ?O RATO ROEU A ROUPA DO REI

2

2-NINHO DE MAFAGAFOS

8

3 ?O TATU TA??

5

4 ? SAPO DENTRO DO SACO

4

5 ? ARANHA ARRANHA A JARRA

3

?

Para fazer um gr?fico com seus alunos, entregue a eles uma folha de papel quadriculada para que eles possam preencher, colorindo de acordo com os dados obtidos na tabela acima.

?

 GR

  

Fonte: Gr?fico da pr?pria autora ? Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.

?

Outra possibilidade ? criar situa??es problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:

?

a) Qual foi o trava-l?ngua mais votado por nossa turma?

b) Quantos votos ele recebeu?

c) Qual foi o trava-l?ngua menos votado?

d) Quantos votos ele recebeu?

e) Quantos alunos participaram da vota??o? Como voc? descobriu isso?

?

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Construindo um trava-l?ngua

?

Explore com seus alunos o v?deo ?Trava L?nguas? do Cocoric?. Para tanto, acesse o s?tio YouTube, dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>. Acesso em: 05 de jul. 2013.

Reproduza o v?deo para seus alunos utilizando data show.

cocorico

Fonte: You Tube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQr>  - Acesso em: 05 de jul. 2013.

?

Ap?s assistirem ao v?deo, dialogue com seus alunos sobre os trava-l?nguas que foram abordados e veja se eles perceberam que alguns deles foram modificados e inventados pelos personagens do v?deo Cocoric?.

Em seguida, lance um desafio!

Divida sua turma em grupos de 4 alunos, e oriente-os a constru?rem um trava-l?ngua. Auxilie-os nesse processo de cria??o. Solicite que eles escrevam o trava-l?ngua inventado em uma folha de papel A4 e ilustrem.

Veja um exemplo:

QUANDO ANDO COM A MARIANA

N?O ANDO COM A ANA

QUANDO ANDO COM A ANA

N?O ANDO COM A MARIANA

A MARIANA E A ANDA EST?O COMENDO BANANA

?

Fonte: Acervo da pr?pria autora - Trava-l?ngua criado pela professora La?s com seus alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.

?

Voc? poder? organizar um momento de socializa??o, para cada grupo apresentar seu trava-l?ngua para a turma.

Recursos Complementares

S?tio com sugest?es de trava-l?nguas para serem abordados com os alunos:

S?tio: Qdivertido.com.br. Dispon?vel em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22 >. Acesso em: 05 de jul. 2013.

?

Livro literatura infanto/juvenil:

CORREIA, Almir. Trava-l?ngua quebra-queixo rema-rema remelexo. Ilustra??es Cla?dia Ramos. S?o Paulo: Cortez, 2008.

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: recitaram e se interessaram pelos trava-l?nguas; desenvolveram sua oralidade e habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas; constru?ram seu trava-l?ngua de forma aut?noma e criativa; organizaram dados em gr?ficos e resolveram situa??es problema a partir do mesmo e participaram das atividades de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos de forma respeitosa. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.