Ana Maria Ferola da Silva Nunes ; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
?
Professor, para a realiza??o das atividades propostas nesta aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvidas as capacidades b?sicas de: leitura, escrita, contagem e nota??o num?rica, e demonstrem interesse por trava-l?nguas e atividades que lhes exijam intera??o e uso da oralidade.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais, refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar:
S?tio: Consed (Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o). Dispon?vel em:<www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontra informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01de jul. 2013.
S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/->. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.
S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.
Professor, os trava-l?nguas constituem-se como manifesta??es orais da cultura popular, e devem ser inseridos no contexto da sala de aula, principalmente com crian?as em processo de alfabetiza??o, pois se caracterizam como uma estrat?gia l?dica com a qual as crian?as podem brincar com as palavras e letras, percebendo por sua vez, a rela??o fonema-grafema. Al?m disso, ao exigir a rapidez de repeti??es de palavras com sons semelhantes, estimulam a aten??o, a concentra??o e o avan?o na oralidade.
Para introduzir essa tem?tica com os alunos, nossa sugest?o ? que trabalhe o livro ?Travadinhas? da autora Eva Furnari, da Editora Moderna. Esse ? um livro que aborda de maneira l?dica e ilustrativa diversos trava-l?nguas. Al?m de desafiador, ? muito engra?ado e prazeroso para as crian?as, na medida em que prop?e a recita??o de trava-l?nguas de maneira r?pida, o que por sua vez, possibilitar? que as crian?as compreendam de maneira concreta o motivo do nome trava-l?ngua, ao enrolarem a l?ngua na tentativa de oralizar os mesmos.
Professor, verifique se a sua escola possui este livro, pois ?Um dos destaques do PNBE ? a distribui??o dos livros de literatura, que englobam textos em prosa (novelas, contos, cr?nicas, mem??rias, biografias e teatro), em verso (poemas, cantigas, parlendas, adivinhas), livros de imagens e livros de hist?ria em quadrinhos. Esses livros s?o destinados ?s bibliotecas das escolas.? (BRASIL, 2012, p. 40).
Fonte: LEAL, Telma Ferraz; LIMA, Juliana de Melo. Materiais did?ticos no ciclo de alfabetiza??o. In: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Planejamento escolar: alfabetiza??o e ensino da L?ngua Portuguesa. Bras?lia: MEC, SEB, ano 1, unidade 2, p. 36-44, 2012. Dispon?vel em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_1_Unidade_2_MIOLO.pdf>. Acesso em: 01 de jul. 2013.
?
Fonte da imagem: Dispon?vel em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013.
FURNARI, Eva. Travadinhas. S?o Paulo: Moderna, 2011. (Cole??o Hora da Fantasia).
?
Ressaltamos que, o incentivo a leitura ? muito importante para o avan?o dos alunos no processo de alfabetiza??o, bem como para o desenvolvimento do gosto e prazer pela leitura. Nesse sentido, o trabalho com a hist?ria ainda possibilitar? aos alunos o desenvolvimento de alguns direitos de aprendizagem tais como:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Organize seus alunos na rodinha e leia o livro com eles propondo a participa??o dos mesmos, verbalize um trava-l?ngua de cada vez, em seguida pe?a para eles repetirem em voz alta e cada vez mais r?pido.
Ap?s esse momento, ainda em rodinha, converse com seus alunos sobre o que eles entendem sobre trava-l?nguas. Questione-os sobre:
?
?
Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para aprofundar com eles o direito de aprendizagem que prop?e: ?Planejar interven??es orais em situa??es p?blicas: exposi??o oral, debate, conta??o de hist?ria?. (BRASIL, 2012, p. 35.).
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.
Explique aos seus alunos o que s?o trava-l?nguas. Utilize o s?tio: Sua pesquisa. Dispon?vel em: <http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/trava_linguas.htm>. Neste s?tio voc? encontra o conceito e tamb?m diversas sugest?es de trava-l?nguas para trabalhar com seus alunos. Acesso em 05 de jul. 2013.
Para finalizar esse momento, divida sua turma em grupos de quatro alunos. Disponibilize o livro para os grupos e pe?a que cada um escolha um trava-l?ngua para copiar no caderno de L?ngua Portuguesa e em seguida ilustrar.
Se preferir, leve antecipadamente os trava-l?nguas contidos no livro, digitados em uma folha de papel com espa?o para ilustra??o e entregue aos seus alunos. Veja abaixo um exemplo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL?NDIA ESCOLA DE EDUCA??O B?SICA 1? ANO ?_____? ? ALUNO: ______________________________________________________ DATA: _________/_________/__________ |
Fonte da imagem: Dispon?vel em: <http://ninjaocidental.blogspot.com.br/p/estou-lendo.html>. Acesso em 01 de jul. 2013. FURNARI, Eva. Travadinhas. S?o Paulo: Moderna, 2011. (Cole??o Hora da Fantasia). ? LEIA O TRAVA-L?NGUA ABAIXO, RETIRADO DO LIVRO ?TRAVADINHAS? DA AUTORA EVA FURNARI, EDITORA MODERNA.
O CHICO TRAVESSOTOMA CHUVA DE GALOCHAE GUARDA- CHUVA? ILUSTRE O TRAVA-L?NGUA NO ESPA?O ABAIXO: ? ? ? ? ? ? |
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.
?
Entrevista com familiares:
?
Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema trava-l?nguas. Essa atividade al?m de possibilitar a intera??o das crian?as e seus familiares, tamb?m permitir? que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua inf?ncia por meio da recorda??o de trava-l?nguas com os quais ele brincava.
Professor, voc? tamb?m poder? organizar um momento em que o familiar entrevistado, v? com o aluno at? a escola para recitar o trava-l?ngua que ele elencou na pesquisa. Esse momento poder? ser na rodinha, no inicio da aula seguinte.
?
Veja uma sugest?o de entrevista:
|
Fonte: Imagem da pr?pria autora. Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.
?
?
Nesse momento, os familiares entrevistados ir?o recitar os trava-l?nguas que elencaram na pesquisa realizada. Ser? um momento muito rico de intera??o entre, aluno, fam?lia e escola.
Para essa socializa??o, organize sua sala de aula da forma como achar mais adequada. Nossa sugest?o ? em c?rculo, o que possibilitar? a visualiza??o a todos. Proponha aos alunos e familiares, inicialmente que conversem sobre o tema trava-l?ngua e depois que cada um recite de uma vez o trava-l?ngua que elencou. Eles poder?o fazer isso em parceria (entrevistador/entrevistado).
Fotografe esse momento, e monte um painel em sua sala de aula.
Monte tamb?m um varal na sala de aula com as entrevistas realizadas.
?
Que tal iniciar sua aula de forma bem divertida! Sabemos que cantar e dan?ar faz parte do universo infantil, ? pr?prio das crian?as expressarem sentimentos, ideias e emo??es por meio do corpo, bem como utilizarem-se da express?o corporal no processo de aprendizagem. Nesse sentido, nossa sugest?o ? que inicie essa aula explorando a m?sica ?Trava-l?ngua? da dupla Patati e Patata. Para tanto, acesse o s?tio: Letras.mus.br. Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Neste s?tio voc? poder? explorar a letra e o v?deo da m?sica com seus alunos. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Fonte: S?tio Terra. Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/patati-patata/1526683/>. Acesso em: 05 de jul. 2013.
?
Cante e dance com seus alunos eles ir?o adorar!
Voc? tamb?m poder? reproduzir a m?sica para seus alunos utilizando o CD e o aparelho de som.
Veja abaixo a letra da m?sica. Voc? poder? reproduzi-la e entregar para que seus alunos:
?
Trava-L?nguaPatati e Patata |
|
Ooooooooooooooooooooooooo Trava-l?nguas ? uma brincadeira, Divertida e f?cil de brincar, ? s? enrolar a l?ngua fazendo Ela dan?ar. hey!! (2x) O rato roeu a roupa do rei de roma Em roma a roupa do rei o rato roeu. Aranha arranha a rata, a rata arranha A aranha, a aranha e a rata arranha a ratazana Um prato de trigo para um tigre Dois pratos de trigo para dois tigres Tr?s pratos de trigo para tr?s tigres Trava l?nguas ? uma brincadeira, Divertida e f?cil de brincar, ? s? enrolar a l?ngua fazendo Ela dan?ar. Um ninho de mafagafos com Sete mafagafinhos, quem Desmafaguifar um ninho De mafagafos, bom Desmafaguifador Ser? O tempo perguntou pro tempo Quanto tempo o tempo tem O tempo respondeu pro tempo Tenho o tempo que o tempo tem. O pelo no peito do p? de pedro |
? preto. Trava-l?nguas ? uma brincadeira, Divertida e f?cil de brincar, ? s? enrolar a l?ngua fazendo Ela dan?ar. Ooooooooooooooooooooooooooo Olha o sapo dentro do saco O saco com o sapo dentro O sapo batendo papo E papo soltando vento Por que pia pardal pardo Porque pio e piarei Porque sou o pardal pardo Por que pio para o rei Tem pena a pata do pato Do patati A pata do pato do patati tem pena Tem pena a pata do pato do patata A pata do pato patata tem pena Trava-l?nguas ? uma brincadeira, Divertida e f?cil de brincar, ? s? enrolar a l?ngua fazendo Ela dan?ar. hei (2x) Ooooooooooooooooooooooooo ? |
?
Posteriormente, oriente seus alunos a colarem a letra da m?sica no caderno de L?ngua Portuguesa.
Veja algumas sugest?es de atividades:
?
Divida sua turma em grupo de 3 a 4 alunos. Entregue para cada grupo um trava-l?ngua que aparece na can??o, dividido em frases. Os alunos dever?o recortar e em seguida montar o trava-l?ngua de acordo com a ordem correta. Com essa atividade, voc? poder? trabalhar estrat?gias de leitura com seus alunos.
Veja um exemplo abaixo:
?
O TEMPO PERGUNTOU PRO TEMPO |
QUANTO TEMPO O TEMPO TEM |
O TEMPO RESPONDEU PRO TEMPO |
TENHO O TEMPO QUE O TEMPO TEM. |
?
Depois de colocar em ordem, entregue para eles um peda?o de cartolina para colarem as frases em ordem e em seguida ilustrem o trava-l?ngua.
?
Coloque em uma caixa algumas letras do alfabeto. Passe a caixa na sala de aula e solicite que cada aluno pegue uma letra do alfabeto dentro da caixa. Escolha um trava-l?ngua contido na can??o e escreva na lousa. Em seguida, cada aluno dever? recitar o trava-l?ngua trocando a letra em destaque pela letra que ele pegou dentro da caixa. Essa atividade possibilitar? abordar a leitura e tamb?m as letras do alfabeto. Veja um exemplo:
?
?
? O RATO ROEU A ROUPA DO REI DE ROMAEM ROMA A ROUPA DO REI O RATO ROEU.? |
?
Se o aluno tiver pegado a letra ?P? por exemplo, ela ir? trocar a letra ?R? no trava-l?ngua pela letra ?P? e recit?-lo, da seguinte maneira:
?
? O PATO POEU A POUPA DO PEI DE POMAEM POMA A POUPA DO PEI O PATO POEU. |
Entregue para seus alunos fichas com algumas palavras contidas na letra da m?sica. Pe?a para que leiam. Veja o exemplo:
FICHAS:
?
RATO |
?
?
ARANHA |
?
?
MAFAGAFOS |
?
?
P? |
?
Em seguida, entregue para eles o quadro a seguir e solicite que colem em seus cadernos:
?
PALAVRA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM S?LABAS |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Posteriormente, oriente-os a preencherem o quadro abordando cada palavra das fichas que foram entregues, de acordo com o que ? solicitado. Veja um exemplo:
?
PALAVRA |
QUANTIDADE DE LETRAS |
QUANTIDADE DE VOGAIS |
QUANTIDADE DE CONSOANTES |
SEPARE EM S?LABAS |
RATO |
4 |
2 |
2 |
RA - TO |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
Com essa atividade voc? poder? abordar contagem, letras, consoantes, vogais, separa??o de s?labas e leitura.
Outra op??o ? orientar os alunos a classificarem as palavras de acordo com a quantidade de s?labas: monoss?labas; diss?labas; triss?labas ou poliss?labas.
?
?
Gr?ficos: nossos trava-l?nguas preferidos
Retome com seus alunos alguns trava-l?nguas que foram trabalhados com a turma. Em seguida, fa?a uma lista com seus alunos elencando os trava-l?nguas que eles mais gostaram de conhecer e recitar.
Em seguida fa?a uma vota??o com eles para eleger o trava-l?ngua preferido da turma.
Voc? poder? fazer um gr?fico com eles e propor situa??es problema, a partir do que foi elencado na vota??o.
Veja um exemplo:
?
TRAVA-L?NGUAS |
N?MERO DE VOTOS RECEBIDOS |
1 ?O RATO ROEU A ROUPA DO REI |
2 |
2-NINHO DE MAFAGAFOS |
8 |
3 ?O TATU TA?? |
5 |
4 ? SAPO DENTRO DO SACO |
4 |
5 ? ARANHA ARRANHA A JARRA |
3 |
?
Para fazer um gr?fico com seus alunos, entregue a eles uma folha de papel quadriculada para que eles possam preencher, colorindo de acordo com os dados obtidos na tabela acima.
?
Fonte: Gr?fico da pr?pria autora ? Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.
?
Outra possibilidade ? criar situa??es problema a partir do gr?fico. Como por exemplo:
?
a) Qual foi o trava-l?ngua mais votado por nossa turma?
b) Quantos votos ele recebeu?
c) Qual foi o trava-l?ngua menos votado?
d) Quantos votos ele recebeu?
e) Quantos alunos participaram da vota??o? Como voc? descobriu isso?
?
?
?
Explore com seus alunos o v?deo ?Trava L?nguas? do Cocoric?. Para tanto, acesse o s?tio YouTube, dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>. Acesso em: 05 de jul. 2013.
Reproduza o v?deo para seus alunos utilizando data show.
Fonte: You Tube. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQr> - Acesso em: 05 de jul. 2013.
?
Ap?s assistirem ao v?deo, dialogue com seus alunos sobre os trava-l?nguas que foram abordados e veja se eles perceberam que alguns deles foram modificados e inventados pelos personagens do v?deo Cocoric?.
Em seguida, lance um desafio!
Divida sua turma em grupos de 4 alunos, e oriente-os a constru?rem um trava-l?ngua. Auxilie-os nesse processo de cria??o. Solicite que eles escrevam o trava-l?ngua inventado em uma folha de papel A4 e ilustrem.
Veja um exemplo:
?
Fonte: Acervo da pr?pria autora - Trava-l?ngua criado pela professora La?s com seus alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU - Eseba - 2013.
?
Voc? poder? organizar um momento de socializa??o, para cada grupo apresentar seu trava-l?ngua para a turma.
S?tio: Qdivertido.com.br. Dispon?vel em: <http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22 >. Acesso em: 05 de jul. 2013.
?
CORREIA, Almir. Trava-l?ngua quebra-queixo rema-rema remelexo. Ilustra??es Cla?dia Ramos. S?o Paulo: Cortez, 2008.
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: recitaram e se interessaram pelos trava-l?nguas; desenvolveram sua oralidade e habilidades de escuta e de respeito ? fala de colegas; constru?ram seu trava-l?ngua de forma aut?noma e criativa; organizaram dados em gr?ficos e resolveram situa??es problema a partir do mesmo e participaram das atividades de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos de forma respeitosa. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.