Portal do Professor

Início do Conteúdo

Extra! Extra! Not?cia fresquinha: aprendendo com jornais e reportagens

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Explorar o portador de texto: jornal;
  • Compreender a hist?ria do jornal impresso;
  • Reconhecer a estrutura de g?neros textuais como reportagem;
  • Reconhecer a estrutura de uma reportagem;
  • Produzir textos;
  • Resolver situa??es problema envolvendo adi??o e subtra??o;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala dos colegas. 

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para a realiza??o das atividades propostas nessa aula ? necess?rio que os alunos estejam inseridos no processo de alfabetiza??o e j? tenham desenvolvido habilidades de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

S?tio: "Consed (Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o)". Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.

S?tio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". Acesso em: 06 de jun. 2013

?

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: explorando um jornal

?

Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Professor o desafio de alfabetizar letrando, implica aos docentes, a necessidade de proporcionar ?s crian?as situa??es em que possam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita, bem como, compreender a fun??o social da escrita e da leitura em nosso cotidiano. Nesse sentido, ? relevante explorar com os alunos diferentes portadores e g?neros textuais e suas fun??es em nosso dia-a-dia.

Nesse primeiro momento nossa sugest?o ? que leve para a rodinha v?rios jornais, e explore com seus alunos, para instigar a curiosidade dos mesmos sobre o tema ?reportagem?.

? importante que selecione jornais que contenham reportagens voltadas para o p?blico infantil, que possam mobilizar o interesse dos alunos nesse momento, por exemplo: o suplemento infantil, p?gina de esporte, reportagem sobre uma festa, uma novela infantil que eles gostam, dentre outros.

Organize sua turma em roda e converse com os alunos antes de mostrar o jornal. Questione-os sobre:

?

  • Voc?s leem jornal?
  • Por qu??
  • Voc?s conhecem algu?m que l? jornal?
  • Voc?s j? viram um jornal para crian?as?
  • O que geralmente tem no jornal?
  • Para que serve um jornal na opini?o de voc?s?
  • Quem faz o jornal?
  • Quais s?o as partes de um jornal?
  • Vamos conhecer melhor um jornal?

?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Em seguida, mostre o jornal para os alunos e explore com eles mostrando o t?tulo do jornal, como ele ? dividido, que tipo de textos veiculam nesse portador, os tipos de letra, as ilustra??es, dentre outros aspectos.

Se achar necess?rio, projete as imagens de jornais para eles perceberem o formato e a estrutura dos textos. Utilize um projetor multim?dia. Veja abaixo algumas imagens de jornais:

jor 

Fonte da imagem: S?tio: "Leandro Palazzo Blog". Dispon?vel em: <http://leandropalazzo.blogspot.com.br/2008/09/excluso-escolar.html>.  Acesso em: 08 de jul. 2013.

j2

Fonte da imagem: S?tio: "Sistema Batista". Dispon?vel em: <http://www.sistemabatista.com.br/sala_imprensa/>. Acesso em: 08 de jul. 2013.

?

j3

Fonte da imagem: S?tio: "Alegria est? no ar Blog". Dispon?vel em: <http://www.alegriaestanoar.com.br/lembrancinhas/lembrancinhas-de-aniversario/convite-noticia-de-jornal-18x13.html>. Acesso em: 08 de jul. 2013.

?

Deixe que eles explorem o jornal e fa?am as suas observa??es.

Explique a eles que o jornal serve para informar, anunciar, comunicar, denunciar situa??es, dentre outras. Mostre que o jornal ? dividido em v?rias sess?es, como por exemplo: Economia, Pol?tica, Cultura, Esporte, Turismo, Classificados, Coluna Social, Entretenimento, dentre outras.

Para finalizar esse momento, oriente que cada aluno selecione do jornal algum fato que chamou mais sua aten??o. Poder? ser uma reportagem, not?cia, an?ncio, tirinha, dentre outros. Em seguida, cada um dever? ler e compartilhar o que selecionou e os motivos. Esse momento poder? ser denominado de ?A Roda do Jornal?.

Professor, antes de distribuir os jornais, d? uma olhada para evitar que os alunos tenham acesso a reportagens que n?o s?o pr?prias para a faixa et?ria.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando um v?deo: a hist?ria do jornal

?

Professor, para aprofundar conhecimentos com seus alunos sobre o jornal, sugerimos que trabalhe um v?deo com eles que aborda a hist?ria do jornal impresso.

Para tanto, voc? poder? lev?-los ao Laborat?rio de Inform?tica de sua escola e solicitar que acessem o v?deo ?Jornal impresso ? a hist?ria? no s?tio: "You Tube", dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=10fe8_FL2Uc>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

Se sua escola participa do Projeto UCA, solicite que seus alunos acessam o v?deo utilizando seus laptops. Para tanto, eles dever?o acessar o v?deo por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet).

Ap?s assistir ao v?deo com seus alunos problematize algumas quest?es que foram abordadas no v?deo, como por exemplo:

?

  • Onde surgiu o jornal?
  • Como o jornal era produzido pelos chineses?
  • Quem inventou a m?quina de impress?o dos jornais?
  • Dentre outras quest?es.

?

Vamos fazer um Quiz!!!

Professor, outra sugest?o ? propor a realiza??o de um ?Quiz? com seus alunos, sobre informa??es contempladas no v?deo. O ?Quiz? ? uma estrat?gia did?tica que estimula diversas habilidades dos alunos como linguagem, racioc?nio r?pido, mem?ria, dentre outras. O ?Quiz? funciona como um jogo de perguntas e respostas.

Voc? poder? fazer o ?Quiz? individualmente (lan?ando perguntas sobre o v?deo para os alunos responderem) ou ent?o em grupos (um grupo disputa com o outro). No caso do grupo, os alunos de cada grupo poder?o assistir ao v?deo e elaborar perguntas desafiando o grupo contr?rio.

?

Como criar um Quiz:

Professor, nos s?tios abaixo voc? encontra explica??es de como montar um ?Quiz?.

Fonte: S?tio: "Zooming". Neste s?tio voc? encontra um texto explicando o que ? um ?Quiz? e instru??es de como criar um. Dispon?vel em: <http://www.zooming.com.br/fazer-site/crie-um-quiz-para-o-seu-site/>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

Fonte: S?tio: "You Tube". Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=AajapREMPV8>. Nesse s?tio h? um v?deo de como fazer um Quiz/jogo com o Power Point.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

Fonte: "Blog quero ensinar". Dispon?vel em: <http://queroensinar.blogspot.com.br/2011/09/como-criar-um-quiz-joguinho-legal.html>. Blog que explica como criar um QUIZ - joguinho legal. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

VEJA UM EXEMPLO DE ?QUIZ?:

quiz 

?

Fonte: S?tio: "Smartkids". Dispon?vel em: <http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/quiz-combate-a-poluicao.html>. S?tio  infantil que disponibiliza jogos de Quiz.. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

menino tarefa

Professor, proponha aos seus alunos que realizem uma pesquisa em casa com seus familiares selecionando reportagens. Eles poder?o trazer reportagens de jornais, revistas ou internet. Se poss?vel solicite que eles selecionem prioritariamente, reportagens voltadas para o p?blico infantil. Eles dever?o recortar a reportagem e trazer para a escola para socializar com os colegas da turma.

? interessante que envie uma ficha para que eles preencham com os dados da reportagem. Veja uma sugest?o:

?

  

Aluno: ____________________________________________________________

Data:?????_______/________/______________

Pesquisa com familiares:

Pesquise com seus familiares em revistas, jornais e internet, reportagens voltadas para o p?blico infantil. Selecione uma reportagem e traga para a escola para socializar com seus colegas. Leia a reportagem e fa?a o que se pede:

  1. Responda as quest?es abaixo:

  2. De onde voc? retirou a reportagem?

  3. Qual a data em que ela foi publicada?

  4. Qual ? o tema da reportagem?

  5. Quando ela aconteceu?

  6. Onde?

  7. Porque ela aconteceu?

  8. Quem realizou a reportagem?

  9. Ilustre a reportagem

 

?

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando uma reportagem

?

Professor nessa aula voc? ir? propor a socializa??o das reportagens pesquisadas pelos alunos. Para tanto, organize-os em roda de conversa e pe?a para que eles levem a reportagem juntamente, com a ficha contendo os dados que eles preencheram sobre a reportagem selecionada.

Eles dever?o mostrar a reportagem e apresentar aos colegas dados principais da mesma, por exemplo: do que se trata, quando aconteceu, onde aconteceu, quem retratou o fato, de onde foi retirada a reportagem.

Nesse momento, aproveite para trabalhar com eles o conceito de reportagem, e dados que servem para estrutur?-la.

Veja abaixo uma sugest?o:

No s?tio ?Brasil Escola?, dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm>.  Acesso em: 09 de jul. 2013, voc? encontra a defini??o do que ? uma reportagem, qual ? o seu objetivo, qual ? a diferen?a entre not?cia e reportagem, e como ela ? dividida (Manchete, Lead e Corpo). ? importante que explore esses conceitos com seus alunos por meio das reportagens que eles trouxeram de casa.

A reportagem ? um texto de g?nero jornal?stico que transmite uma informa??o por meio da televis?o, r?dio, revista e jornal. O objetivo da reportagem ? levar fatos ao leitor ou telespectador. A reportagem ? mais aprofundada do que a not?cia, na medida em que, al?m de trazer informa??es, faz investiga??es, tece coment?rios, levanta quest?es, discute e argumenta fatos. Ao ler uma reportagem ? necess?rio que o leitor reconhe?a e responda algumas perguntas que s?o estruturantes da mesma: O qu??, Como?, Quando?, Onde?, Porqu??, Quem?.A reportagem ? composta por tr?s partes: Manchete (t?tulo da reportagem que tem como objetivo resumir o que ser? dito e despertar o interesse do leitor), Lead (pequeno resumo que aparece depois do t?tulo a fim de chamar mais ainda a aten??o do leitor) e Corpo (desenvolvimento do assunto abordado com linguagem direcionada ao p?blico alvo.).

Fonte: S?tio: ?Brasil Escola?. Dispon?vel em: <http://www.brasilescola.com/redacao/a-reportagem.htm>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

Depois de discutir com seus alunos, realize uma atividade na qual, eles dever?o colar a reportagem que trouxeram no caderno de L?ngua Portuguesa e explore algumas atividades abordando as quest?es conceituais da reportagem.

Veja algumas sugest?es de atividades:

  1. Circule na reportagem o nome da ?Manchete?.
  2. Grife com l?pis de cor azul o ?Lead? da reportagem.
  3. Leia novamente a reportagem e tente responder as quest?es abaixo:

?

  • O qu??
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por qu??
  • Quem?

       4. Circule na reportagem as palavras que voc? n?o conhece. Em seguida escreva-as abaixo em ordem alfab?tica e procure o seu significado utilizando o dicion?rio.

?

Outra sugest?o ? trabalhar a partir da reportagem conhecimentos l?gico-matem?ticos a partir da reportagem. Veja uma sugest?o:

jornal

Fonte: S?tio "Associa??o Fluminense de Taekwondo Ivan Varela".  Dispon?vel em: <http://aftiv.blogspot.com/2010/09/reportagem-do-jornal-o-globo-e-extra.html>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

Exemplos de situa??es problema:

?

  • Se Qu?zia Quetlin Maciel come?ou a lutar aos 7 anos, e atualmente ela tem 14 anos de idade, h? quantos anos ela luta? (Subtra??o)

Resolvendo

?

?

  • Nessa reportagem do ano de 2010, Qu?zia estava com 14 anos. Se ela luta h? 7 anos, em que ano ela come?ou a lutar? (Subtra??o)

Resolvendo

?

?

  • Qu?zia treina 3 horas diariamente. Se a semana tem 7 dias, quantas horas ela treina por semana? (Adi??o)

Resolvendo

?

?

  • Qu?zia j? possui 16 medalhas. Se ela ganhar mais 3 medalhas de ouro com quantas medalhas ela ir? ficar ao todo? (Adi??o)

Resolvendo

  

Corrija as atividades individualmente com os alunos e analise se eles conseguiram identificar na reportagem as caracter?sticas abordadas por voc? em sala de aula.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Construindo uma reportagem

Professor, proponha aos alunos a constru??o de uma reportagem. Lembre-se que em sua escrita eles dever?o responder as quest?es b?sicas que estruturam uma reportagem: O qu??, Como?, Quando?, Onde?, Por qu??, Quem?

Para esse momento, nossa sugest?o ? que divida sua turma em grupos de quatro alunos e distribua uma imagem para cada um. Em seguida eles dever?o criar uma reportagem, a partir da imagem disponibilizada. Para tanto, eles poder?o eleger um escriba no grupo.

Uma sugest?o interessante ? levar como imagem fotos dos alunos em eventos ou momentos escolares, dessa maneira facilitar? a escrita dos mesmos na medida em que dever?o relatar fatos que vivenciaram.

Caso sua escola fa?a parte do Projeto UCA, eles poder?o utilizar seus laptops para produzir as reportagens, utilizando o programa KWord e acessando o caminho: (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Textos).

Realize as corre??es das reportagens. Uma dica legal ? projetar a reportagem dos alunos utilizando um data show e realizar a leitura e a corre??o coletiva.

Veja algumas sugest?es de imagens:

?

foto  

Fonte: Acervo da pr?pria autora - atividade realizada com alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Eseba/UFU em 20 de dez.. 2012.

 

fot   

Fonte: S?tio: "It?polis". Dispon?vel em: <http://www.itapolis.sp.gov.br/portal3/index.php?option=com_content&view=article&id=3001:emei-loide-portolani-realiza-festa-junina&catid=132:educacao&Itemid=124>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

fo

?

Fonte: S?tio: "G1 Amazonas". Dispon?vel em: <http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2013/05/motorista-de-55-anos-e-200-criancas-vao-ao-cinema-pela-1-vez-em-manaus.html>.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

?

menino tarefa 

Jornal Falado

Para complementar este momento, questione os alunos se existe somente a reportagem escrita no jornal. Questione se eles e suas fam?lias t?m acesso a reportagens jornal?sticas por meio de outras fontes, se eles assistem jornal em sua casa. Provavelmente o jornal falado ser? pontuado pelos alunos.

Por isso, como ?Atividade de Casa?, solicite que assistam a um jornal falado em suas casas e observem as reportagens que eles trar?o e as suas caracter?sticas.

Para auxili?-los a sugest?o ? a montagem de um roteiro de observa??o, somado a uma atividade de interpreta??o.

VEJA UM EXEMPLO:

?

 menino tarefa

VAMOS ASSISTIR A UM TELEJORNAL?

EM SUA CASA, ASSISTA UM JORNAL FALADO (TELEJORNAL) E OBSERVE NAS REPORTAGENS ALGUMAS CARACTER?STICAS COMO:

- ELE MUDA O JEITO DE FALAR CONFORME O TIPO DE REPORTAGEM?

- COMO ELE INICIA E TERMINA O JORNAL?

- QUAL FOI O ASSUNTO QUE MAIS APARECEU NO JORNAL?

- PARA APRESENTAR UMA REPORTAGEM, O APRESENTADOR PRECISA LEMBRAR-SE DE TODAS ELAS OU ELE POSSUI ALGO QUE O AJUDE?

- QUAL FOI O ASSUNTO MAIS ABORDADO NAS REPORTAGENS DO JORNAL QUE VOC? ASSISTIU? MARQUE NAS ALTERNATIVAS ABAIXO:

(  ) VIOL?NCIA

(  ) ESPORTES

(  ) SA?DE

(  ) EDUCA??O

(  ) ACIDENTES DE TR?NSITO

(  ) OUTROS _____________________________________________

AGORA, PENSE EM UMA DAS REPORTAGENS QUE VOC? ASSISTIU, REFLITA A RESPEITO DELA E D? SUA OPINI?O SOBRE O ASSUNTO ABORDADO:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Apresenta??o do jornal em sala

Reserve um momento nessa aula para que os alunos socializem a ?Atividade de Casa?. Deixe que eles exponham as suas opini?es sobre as tem?ticas abordadas: o que acharam, quais as diferen?as de um jornal falado para o jornal impresso, dentre outras quest?es.

Em seguida, proponha uma brincadeira com os alunos. Que tal brincar de rep?rter? Solicite que eles apresentem a reportagem que constru?ram na aula anterior brincando de rep?rter.

Para exemplificar esse momento, voc? poder? trabalhar um v?deo com eles, que demonstra uma crian?a realizando uma reportagem com sua m?e, no ?Rep?rter Mirim? quadro de um jornal mineiro. Para tanto, acesse o v?deo no s?tio da ?Globo TV?. Dispon?vel em: <http://globotv.globo.com/tv-integracao-triangulo-mineiro/mgtv-1-tv-integracao/v/reporter-mirim-de-divinopolis-mg-mostra-o-dia-a-dia-de-uma-professora/2182434/>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Depois de mostrar o v?deo, oriente-os a retomarem as reportagens(da aula anterior) constru?das nos grupos e selecionarem as falas do rep?rter e do jornalista (apresentador) que dever?o escrever em cartazes, para que o contrarregra v? mostrando para eles lerem durante a reportagem.

Para esse momento, explique para o grupo que eles dever?o se dividir para que cada uma exer?a uma fun??o no jornal, por exemplo:

  • Um rep?rter;
  • Uma c?mera;
  • Um jornalista principal;
  • Um contrarregra (que projeta as falas do rep?rter e do jornalista para eles lerem durante as reportagens.).

?

Veja abaixo um modelo de televis?o constru?da com materiais recicl?veis:

tvvv

?

Fonte: S?tio: "Blog Ensinar com alegria". Dispon?vel em: <http://educacaocolorida.blogspot.com.br/2011_04_01_archive.html>.  Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

Eles poder?o construir uma televis?o utilizando materiais recicl?veis como: jornal, papel?o, tampinhas de garrafa dentre outros. Os s?tios abaixo demonstram como construir o objeto desejado:

Fonte: S?tio: ?You Tube?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=a_91oauUjL0>. V?deo ensinando como construir uma televis?o de caixa de papel?o. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Fonte: S?tio:?You Tube?. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=4mSD52sBbF4>. V?deo ensinando como construir uma televis?o de caixa de papel?o. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

? importante que eles deixem um buraco embaixo da televis?o para que  possam entrar com a cabe?a dentro dela e apresentarem a reportagem.

Eles poder?o gravar a brincadeira utilizando a WxCam de seus laptops localizada na ?rea de trabalho do computador, ou acess?-la pelo caminho (Metasys > Aplicativos > Multim?dia > WxCam). Solicite que gravem o arquivo em um pendrive, para a exibi??o.

Eles poder?o levar os pendrives para casa para mostrar a atividade para suas fam?lias.

?

No link do portal do professor do MEC. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37439>, voc? encontra uma aula com sugest?es para se trabalhar com o jornal falado. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: PESQUISA DE CAMPO

Professor, caso em sua cidade tenha um ?Jornal? proponha aos alunos que realizem uma pesquisa de campo na qual eles possam visitar o jornal e pesquisar aspectos como: a produ??o e a impress?o do jornal, a reda??o, dentre outros aspectos.

Caso haja em sua cidade a sede de algum canal de TV que produza telejornal local, voc? tamb?m poder? propor uma pesquisa de campo para que eles visitem a rede de televis?o e o jornal falado. Dessa maneira al?m de pesquisar aspectos relacionados a esse tipo de jornal e reportagem, eles ainda poder?o fazer um comparativo dos dois jornais (impresso e falado).

?

6? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Jornal online: construindo um Blog

Que tal criar um jornal da turma? Proponha para seus alunos que produzam um jornal no qual eles possam publicar reportagens retratando assuntos referentes ao cotidiano escolar (aulas que tiveram na semana, acontecimentos legais, acontecimentos ruins, den?ncias, curiosidades, desafios dentre outros.).

Para isso, selecione com a turma quais ser?o as sess?es do jornal (esporte, educa??o, entretenimento, dentre outras), divida a turma em grupos e decida com eles qual grupo ficar? respons?vel por cada sess?o do jornal.

O jornal poder? ser produzido pela turma semanalmente ou mensalmente. E poder? ser impresso e tamb?m online.

Para a constru??o do jornal online, voc? poder? construir um Blog com seus alunos no qual eles poder?o veicular o jornal com as reportagens abordadas.

Para tanto, seguem sugest?es de alguns s?tios que trabalham a constru??o de Blog:

?

1. Entre nos Recursos do Portal do Professor e acesse o s?tio dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84>. Acesso em: 10 de jul. 2013.

?

2. Fonte: S?tio: ?You Tube?. Como criar um Blog. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A>. Acesso em: 09 de jul. 2013.

?

3. Fonte: S?tio: ?Como criar ? como fazer e criar na internet?. Dispon?vel em: <http://www.comocriar.net.br/como-criar-um-blog/>.  Neste s?tio voc? encontra instru??es de como criar um blog. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Recursos Complementares

?

Fonte: Portal do professor MEC. Dispon?vel em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25110      >. Aula de uma professora abordando o que ? reportagem e a diferen?a existente entre reportagem e not?cia. Acesso em: 09 de jul. 2013.      

?

Fonte: Portal do professor MEC. Dispon?vel em:<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36179>. Aula de minha autoria abordando como desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico com os alunos por meio de textos jornal?sticos. Acesso em: 09 de jul. 2013.

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de leitura e de escrita; exploraram o portador de texto jornal; compreenderam a hist?ria do jornal impresso; reconheceram a estrutura de g?neros textuais como reportagem; produziram textos; resolveram situa??es problema envolvendo adi??o e subtra??o; e se desenvolveram habilidades de escuta e respeito ? fala dos colegas. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.