Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aplica??o do princ?pio multiplicativo de contagem: simulando possibilidades de escolha em situa??es diversas - Parte 2

Autor e Co-autor(es)

Silene Rodolfo Cajuella imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Mariana Martins Pereira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A fim de desenvolver as compet?ncias da ?rea 1 da matriz do ENEM, que ? o de construir  significados para os n?meros naturais, inteiros, racionais e reais e identificar padr?es num?ricos ou princ?pios de contagem (H2), s?o propostos para essa aula os seguintes objetivos:

  • Compreender o princ?pio multiplicativo de contagem e sua utilidade em situa??es cotidianas;
  • Identificar as v?rias possibilidades de uma combina??o de fatores.

Duração das atividades

3 horas/aula (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Multiplica??o envolvendo n?meros naturais

Estratégias e recursos da aula

  • Caderno para registros
  • Fotoc?pias contendo os problemas propostos
  • Laborat?rio de Inform?tica com acesso ? internet
  • Lousa simples ou digital

?

Professor(a), antes de prosseguir acesse a aula ?Aplica??o do princ?pio multiplicativo de contagem: simulando possibilidades de escolha em situa??es diversas - Parte 1?.

Essa ? a parte 2 da aula e ser? dividida em 3 momentos distribu?dos na sala de aula e no laborat?rio de inform?tica.

A aula trata do princ?pio multiplicativo de contagem. A sugest?o para trabalhar esse conte?do ? a de se  utilizar uma sequ?ncia de problemas que envolvam situa??es cotidianas, onde os alunos poder?o  identificar as v?rias possibilidades de uma combina??o de fatores.

Momento 1:

Professor (a), espera-se que os alunos j? saibam fazer combina??es envolvendo dois objetos. Pergunte a eles se  o princ?pio multiplicativo de contagem pode ser aplicado quanto tiver mais de dois objetos para serem combinados.

Distribua para cada aluno uma fotoc?pia contendo o problema 1. Deixe que os alunos criem estrat?gias para resolver o problema 1 e oriente-os a registrarem a resolu??o no caderno e a construir a ?rvore de possibilidades. A figura 1 apresenta as pe?as novas que est?o dispon?veis  no guarda-roupas do Jo?o para que sejam feitas combina??es. Deixe que os alunos apresentem as diferentes estrat?gias de resolu??o para o restante do grupo. Utilize como recurso para apresenta??o a lousa simples ou a digital. Veja se algum grupo aplicou o princ?pio multiplicativo de contagem para resolver o problema, al?m de fazer a ?rvore de possibilidades e cont?-las.

Problema 1:  Jo?o tem dispon?vel no seu guarda-roupas 4 sapatos novos, 3 cal?as novas e 3 camisas novas. De quantas maneiras diferentes ele pode montar um look, escolhendo 1 sapato novo, 1 camisa nova e 1 cal?a nova?

Figura 1: Imagem contendo cal?ados, cal?as e camisas

Figura 1: Imagem contendo cal??ados, cal??as e camisas

Fonte: Dispon?vel em http://www.fotosdesapatos.com/fotos-de-sapatos-masculinos/sapatos-moda-masculinos/ Acesso em 15 de julho de 2013.

Dispon?vel em http://www.muccashop.com.br/camisa-masculina/ Acesso em 15 de julho de 2013.

Dispon?vel em http://www.muccashop.com.br/cal%C3%A7a-social-masculina-preta/ Acesso em 15 de julho de 2013.

Momento 2:

Distribua para cada aluno uma fotoc?pia contendo o problema 4. Deixe que os alunos criem estrat?gias para resolver o problema 4 e oriente-os a registrarem a resolu??o no caderno, a construir a ?rvore de possibilidades e a aplicar o princ?pio multiplicativo de contagem.

A figura 2 apresenta um card?pio contendo 3 tipos de sandu?ches, 3 tipos de suco e 3 tipos de frutas para que sejam feitas combina??es de quantas maneiras diferentes poderiam ser feitas escolhas de 1 lanche, 1 suco e 1 fruta. Deixe que os alunos apresentem as diferentes estrat?gias de resolu??o para o restante do grupo. Utilize como recurso para apresenta??o a lousa simples ou a digital. Veja se algum grupo aplicou o princ?pio multiplicativo de contagem para resolver o problema, al?m de fazer a ?rvore de possibilidades e cont?-las.

Problema 2:

Observe na figura 2 as op??es de lanche que s?o oferecidas em uma cantina.

Figura 2: Imagem do Card?pio da cantina

Imagem do Card??pio da cantina

Fonte: Card?pio elaborado a partir de imagens dispon?veis em

http://www.chinchilapet.net.br/guloseimas-petiscos-frutas-chinchila.php

http://frigocentral.wordpress.com/2012/11/06/a-origem-do-cachorro-quente/

http://www.slcalimentos.com.br/paponacozinha/sanduiche-natural-especial-com-frango

http://muitomaispaulista.blogspot.com.br/2012/03/tomar-refrigerante-prejudica-saude.html

http://www.suareceita.net/receita-de-suco-de-laranja/

Acesso em 10 de julho de 2013

 Se um cliente costuma comer um lanche acompanhado de uma bebida e uma fruta, quantos dias esse mesmo cliente pode lanchar na cantina sem repetir o card?pio? Construa uma ?rvore de possibilidades para resolver o problema.

Figura 3: Exemplo de registros de uma ?rvore de possibilidades para resolu??o do problema 2

Figura 3: Exemplo de registros de uma ??rvore de possibilidades para resolu????o do problema 2

Fonte: Imagem das pr?prias autoras

Momento 3:

Para finalizar, no laborat?rio de inform?tica, com acesso ? internet, oriente os alunos a acessarem o objeto virtual de aprendizagem que est? dispon?vel em http://condigital.unicsulvirtual.com.br/conteudos/CombinacoesCotidianas/CombinacoesCotidianas.html . Neste objeto o aluno visita uma lanchonete virtual e confere as diferentes op??es de lanches utilizando o principio fundamental de contagem, conforme ilustra a figura 4.

Figura 4: Objeto Combina??es cotidianas

Figura 4: Objeto Combina????es cotidianas

Fonte: Dispon?vel em http://condigital.unicsulvirtual.com.br/conteudos/CombinacoesCotidianas/CombinacoesCotidianas.html . Acesso em 10 de julho de 2013.

Recursos Complementares

Professor(a) sugiro que voc? acesse os links a seguir:

Campo Multiplicativo

Fonte: dispon?vel em http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/ . Acesso em 10 de julho de 2013.

Combina??es Cotidianas - Princ?pio Fundamental da Contagem

Fonte: dispon?vel em http://condigital.unicsulvirtual.com.br/conteudos/CombinacoesCotidianas/links.html. Acesso em 10 de julho de 2013.

Guia do professor

Fonte: dispon?vel em http://condigital.unicsulvirtual.com.br/conteudos/PrincipioMultiplicativo/guiadoProfessor.pdf Acesso em 10 de julho de 2013.

Problemas de contagem no ensino fundamental: ?novas? indaga??es did?ticas.

Fonte: dispon?vel em http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/02/mc16599632491.pdf Acesso em 10 de julho de 2013.

?

Professor(a) sugiro que voc? leia o livro a seguir:

DINIZ, Maria Ignez. Resolu??o de problemas e Comunica??o. In: DINIZ, Maria I, SMOLE, K?tia S (orgs).  Ler, escrever e resolver problemas: habilidades b?sicas para aprender matem?tica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Avaliação

Professor (a), sugere-se avaliar as respostas apresentadas pelos alunos a partir da apresenta??o das estrat?gias para resolu??es dos problemas 1 e 2 e da atividade realizada no laborat?rio de inform?tica com acesso ? internet. Os registros dos grupos ou dos pr?prios alunos s?o instrumentos important?ssimos para avalia??o, pois apresentam ind?cios da participa??o, do comprometimento e tamb?m se houve aprendizagem significativa a respeito do tema proposto.