Portal do Professor

Início do Conteúdo

O uso do trava-l?ngua na identifica??o de palavras

Autor e Co-autor(es)

Mariane ?llen da Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Orienta??es did?ticas para alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar manifesta??es do folclore brasileiro por meio do trava-l?ngua;

  • Desenvolver a consci?ncia fonol?gica, por meio da explora??o dos sons iniciais das palavras (alitera??es) ou finais (rimas);

  • Desenvolver habilidades de leitura, de escrita e de interpreta??o;

  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos;

  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA e no tablet, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? Cinco (5) atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

Informa??es ao professor

?

Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa forma??o docente.

O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informa??es acesse os s?tios:

S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jul. 2013.

S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa Dispon?vel em: < http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

?

A partir do trabalho sobre trava-l?ngua, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

  • Participar de intera??es orais em sala de aula;
  • Ler em voz alta, com flu?ncia, em diferentes situa??es;
  • Ler textos (poemas, can??es, tirinhas, textos de tradi??o oral, dentre outros), com autonomia;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Desenvolver a consci?ncia fonol?gica, por meio da explora??o dos sons iniciais das palavras (alitera??o) ou finais (rimas);
  • Usar diferentes tipos de letras em situa??es de escrita de palavras e textos;
  • Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
  • Reconhecer diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais;
  • Valorizar os textos de tradi??o oral, reconhecendo-os como manifesta??es culturais.

?

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 32-37.

?

Professor, a dimens?o ?valoriza??o dos textos de tradi??o oral? engloba a reflex?o sobre a import?ncia da oralidade nas diferentes inst?ncias de participa??o social e a valori?za??o de textos que fazem parte da cultura brasileira e que foram originados e difun?didos na modalidade oral, como muitas receitas culin?rias orais, lendas, parlendas, trava-l?ngua, can??es infantis e outras.

?

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: planejamento e organiza??o da rotina na alfabetiza??o. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

?

Diante disso, a leitura de textos curtos como poemas, parlendas, cantigas e trava-l?ngua s?o de suma import?ncia no processo de alfabetiza??o. A partir da leitura coletiva dos textos, pode-se realizar v?rias atividades, como: localiza??o de: palavras e frases, pares de palavras que rimam, palavras com s?labas iniciais semelhantes; compara??o de palavras quanto ? quantidade de letras e s?labas, dentre outras. A leitura de textos proporciona a aproxima??o das crian?as aos textos liter?rios e com isto pode-se explorar v?rias compet?ncias relativas n?o s? ? apropria??o do sistema de escrita, mas, tamb?m, habilidades de leitura.

?

Fonte

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversifica??o das atividades. Bras?lia: MEC, SEB, 2012.  p. 18.

?

 1? atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

SENSIBILIZA??O E APRESENTA??O

Professor, proponha um momento de motiva??o/sensibiliza??o dos alunos para iniciar o trabalho com trava-l?ngua.

?

TEMPESTADE DE IDEIAS

?

travando

Fonte: "S?tio: Aprendendo e ensinando. Atividades de folclore: trava-l?ngua". Dispon?vel em:

<http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/>.

Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

Apresente ? turma a seguinte imagem: (Disponibilize uma c?pia para cada aluno ou coloque-a em um projetor de imagem).

No mesmo instante entregue uma c?pia do trava-l?ngua, para todos os alunos e fa?a a leitura em voz alta.

?

Exemplo:  Tr?s pratos de trigo para tr?s tigres tristes.

                                                                                         (Dom?nio popular)

?

Em seguida, pe?a para os alunos tentarem ler devagar e depois para acelerarem a leitura. Os alunos ir?o perceber a dificuldade de oralizar rapidamente um trava-l?ngua. A partir desse momento dialogue com a turma sobre o trava-l?ngua e a imagem apresentada:

?

  • Algu?m sabe o que ? um trava-l?ngua?
  • Qual a sensa??o de dizer um trava-l?ngua?
  • Existe alguma palavra que se repete?
  • Qual a letra mais presente no trava-l?ngua?
  • A repeti??o ajuda ou complica a fala?
  • Se lermos devagar a dificuldades ser? a mesma?
  • O que significa travar a l?ngua?
  • Qual a rela??o entre a imagem e o trava-l?ngua?
  • O que mais chama a aten??o nessa imagem?
  • O n? na l?ngua nos faz pensar em qu??

?

Logo ap?s explique que os trava-l?nguas fazem parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentra??o de s?labas dif?ceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, s?o pronunciadas com rapidez.

?Trava-l?ngua ? uma esp?cie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentra??o de s?labas dif?ceis de pronunciar, ou de s?labas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente. Os trava-l?nguas s?o oriundos da cultura popular, s?o modalidades de parlendas (rimas infantis), podendo aparecer sob a forma de prosa, versos, ou frases. Os trava-l?nguas recebem essa denomina??o devido ? dificuldade que as pessoas enfrentam ao tentar pronunci?-los sem trope?os, ou, como o pr?prio nome diz, sem "travar a l?ngua". Al?m de aperfei?oarem a pron?ncia, servem para divertir e provocar disputa entre amigos?.

?

Fonte: "S?tio: S? portugu?s. Trava-l?nguas". Dispon?vel em: <http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

2? atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, bem sabemos que o trava-l?ngua ? uma brincadeira com as palavras. Para que os alunos possam identificar palavras, estabelecer rela??es fonol?gicas, em salas de alfabetiza??o deve-se trabalhar com brincadeiras que estimulem esses conceitos, cotidianamente. Nesse caso, sugerimos algumas brincadeiras com trava-l?ngua.

?

1? BRINCADEIRA: A CAIXA QUE TRAVA A L?NGUA

?

Professor, providencie uma caixa com diferentes trava-l?nguas e d? a ela um nome sugestivo, por exemplo:  ?A CAIXA QUE TRAVA A L?NGUA?.

?

caixa

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Convide a turma para participar de uma brincadeira desafiadora, indague:

?

  • Quem ser? capaz de desafiar a caixa?
  • Ser? que algu?m conseguir? ler sem enrolar a l?ngua?

Professor, cada crian?a dever? pegar um trava-l?ngua dentro da caixa e tentar ler sem ?travar a l?ngua?. Para o desafio ser divertido e bem aproveitado, lan?amos m?o de algumas atividades que voc? poder? propor:

?

  • Fa?a inicialmente uma leitura coletiva com todos os trava-l?nguas, para os alunos se apropriarem melhor e conhecerem os trava-l?nguas que ir?o compor a brincadeira;
  • Sorteie um trava-l?ngua, a cada um sorteado, leia v?rias vezes para a turma e pe?a para os alunos repetirem, primeiro devagar, depois, rapidamente;
  • Ap?s explorar bem cada trava-l?ngua, pe?a para os alunos tentarem falar sozinhos, sem a sua ajuda.

?

Ao final, analise com os alunos as facilidades e as dificuldades de pronunciar os trava-l?nguas e explore as caracter?sticas principais como a repeti??o e a rapidez da pron?ncia.

?

2? BRINCADEIRA: TELEFONE SEM FIO

Professor, disponibilize a imagem da tela abaixo em um projetor de imagens.

   

Os bisbilhoteiros, pintura de Normam Rockwell, feita em 1948.

 telefone

Fonte: "S?tio: scribd". Dispon?vel em:

<http://pt.scribd.com/doc/82787261/Scan-Doc0068>.

 Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

 A partir dela, converse com a turma:

?

?         Na primeira cena, uma mulher conta algo para a outra. O que acontece depois?

Prov?vel resposta: Uma pessoa vai contando ? outra o que ouviu.

?

?         No final, descobrimos sobre quem as pessoas estavam falando. De quem elas falavam?

Prov?vel resposta: Do senhor de chap?u cinza que aparece nas duas cenas finais.

?

?         A informa??o foi modificada ao longo das conversas. Que pistas a pintura d? quanto a isso?

Prov?vel resposta: A express?o das pessoas vai mudando.

?

Professor, explique que dependendo da situa??o, ao repassar uma informa??o as pessoas ?s vezes a modificam e existem algumas brincadeiras que isso pode acontecer, por?m, ressalte aos alunos que falar da vida dos outros n?o ? uma atitude correta. Organize a turma em rodinha para realizar a brincadeira do ?Telefone sem fio?.

? uma brincadeira coletiva que desenvolve a audi??o, a concentra??o, a oralidade e a mem?ria. O primeiro da rodinha cochicha no ouvido do amigo mais pr?ximo uma palavra ou frase. Este faz o mesmo com o seguinte, e assim por diante. O ?ltimo diz em voz alta o que entendeu, e a gra?a est? a?: geralmente ? bem diferente daquilo que o primeiro falou.

?

fioo

Fonte: S?tio: Uol. Canal Kids recreio - Diversas brincadeiras. Dispon?vel em:

<http://ne10.uol.com.br/canal/kids/recreio/noticia/2009/07/01/reuna-a-turma-e-curta-as-brincadeiras-192189.php>.

Acesso em: 16 de jul. de 2013

  

Professor, realize esse brincadeira com uma frase qualquer e veja o resultado. Na maioria das vezes h? alguma troca de palavras e desvio do sentido da frase. Sugerimos que adapte essa brincadeira. Ao inv?s de frases quaisquer, utilize trava-l?nguas, uma vez que ficar? mais dif?cil e consequentemente ir?o surgir outros trava-l?nguas, pois ? certo que haver? confus?o. A brincadeira poder? acontecer em uma grande roda com todos sentados no ch?o ou em pequenos grupos. Se optar por pequenos grupos fale um trava-l?ngua pequeno, ou seja, que contenha uma frase, para cada grupo.

?

Exemplos:

 ?        Pedro pregou um prego na porta preta.

 ?        Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.

 ?        A pia perto do pinto, o pinto perto da pia, tanto mais a pia pinga, mais o pio pinta.

 ?        O rato roeu a roupa do Rei da R?ssia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.

 ?        O pelo do peito do p? do Pedro ? preto.

?

Outra op??o ? preparar esses trava-l?nguas dividindo em partes de acordo com a quantidade de cada grupo. Veja um exemplo considerando um grupo de 6 alunos. O trava-l?ngua ser? dividido em seis partes. Observe:

A vaca / malhada / foi molhada / por outra vaca / molhada / e malhada.

Distribua uma parte para cada integrante do grupo. Indique quem est? com a primeira parte para come?ar, este aluno falar? a sua parte, no ouvido do colega ao lado, assim que entender o que foi dito, o segundo dever? falar para o pr?ximo o que ouviu mais a sua parte da frase. O terceiro colega dever? juntar a parte do primeiro colega, do segundo e a sua para falar ao quarto colega ao seu lado. Assim a brincadeira segue at? que o sexto aluno levante e fale a frase completa do grupo.

?

VARIA??O:

Se os grupos tiverem a mesma quantidade de alunos, por exemplo, grupos de seis, fa?a uma competi??o, o grupo que falar a frase corretamente marcar? um ponto.

?

3? BRINCADEIRA: DUELO DE TRAVA-L?NGUAS

?

Professor, organize a turma em dois grandes grupos. Se a sua turma for composta de 24 alunos, divida-a em dois grupos de 12. Providencie alguns trava-l?nguas diferentes para cada grupo, mas tente selecionar trava-l?nguas com a mesma dificuldade. Veja alguns exemplos:

?

N?vel f?cil:

O rato roeu a roupa do rei de Roma. A rainha com raiva resolveu remendar.

?

N?vel m?dio:

Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!

?

N?vel dif?cil:

Num ninho de mafagafos, tem 5 mafagafinhos. Quem os desmafagafiz?-los, bom desmafagafizador ser?.

?

Estipule um tempo para o grupo treinar. Ao t?rmino do tempo o desafio come?ar?. O primeiro grupo dever? ler coletivamente o trava-l?ngua para o outro grupo. Combine que a leitura dever? ser em voz alta e ter? que vencer as dificuldades da pron?ncia. Cada grupo ter? tr?s chances para pronunciar corretamente o trava-l?ngua. Vence o grupo que melhor recitar o trava-l?ngua.  

?

3? atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

Professor, propomos que a cada dia de aula seja apresentado aos alunos  cartazes com um trava-l?ngua escrito nos diferentes tipos de letras, possibilitando-lhes assim, a visualiza??o da escrita e a leitura. Nesta aula, solicite que os alunos acessem no laptop o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: (Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox), e assistam ao v?deo:

?

cocorico

Fonte: "S?tio: Youtube. Cocoric?: trava-l?nguas". Dispon?vel em:

 <http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw>.  Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

Se necess?rio, assistam ao v?deo mais de uma vez para que todos possam compreender os trava-l?nguas cantados.

A partir do v?deo, diga aos alunos que eles ir?o fazer uma apresenta??o de trava-l?nguas. Cada aluno dever? escolher um trava-l?ngua dentre todos j? trabalhados na sala de aula ou poder? pesquisar outro para apresentar. Abaixo, alguns livros onde os alunos poder?o encontrar trava-l?nguas interessantes:

?

ci??a

Fonte: CI?A. O livro do trava-l?ngua. Belo Horizonte, MG: Nova Fronteira, 1986.

  

antonio

Fonte: MOTA, Ant?nio. O livro dos trava-l?nguas 1. S?o Paulo: Gailivro, 2009

?

Deixe os alunos lerem e fazerem a memoriza??o por aproximadamente quinze minutos. Depois, inicie as apresenta??es dos alunos. Cada aluno dever? falar o seu trava-l?ngua. As apresenta??es devem ser filmadas e depois assistidas pela turma.

Professor, como registro e arquivo, os alunos poder?o fotografar as apresenta??es ou filmar, uma vez que, o laptop os acompanha em diferentes espa?os, por exemplo, em casa. ? uma forma de lembran?a e registro da viv?ncia realizada por eles. Para fotografar utilize a c?mera dos laptops (Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?m?quina de retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam, oriente os alunos a tirarem uma foto de cada vez.

Se preferir, registre em forma de v?deo(Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o ?bot?o vermelho?.

Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Professor, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a grava??o de sons. Nessa atividade, voc? poder? juntamente com os alunos gravar a pron?ncia do trava-l?ngua. Para acessar o programa, KRecord, siga as orienta??es: (Metasys > Aplicativos > Multim?dia > Editores > De ?udio > KRecord).

?

k record

Fonte: Imagem da pr?pria autora.

?

Para salvar o som, clique no menu Arquivo, escolha a op??o Salvar, escolha a Pasta Desejada e ent?o digite um Nome para o som. Em seguida, pressione OK.

  

4? atividade: Aproximadamente 60 minutos.

?

 Professor, no v?deo Cocoric?: trava-l?ngua, trabalhado na atividade anterior, identificamos o seguinte trava-l?ngua, que poder? ser explorado em diferentes atividades:

?

QUANDO DIGO DIGO

DIGO DIGO

N?O DIGO DIOGO

QUANDO DIGO DIOGO

DIGO DIOGO

N?O DIGO DIGO

?

Explore esse trava-l?ngua com os alunos, a fim de memoriz?-lo. Utilize de diversas estrat?gias:

?

Leiam:

?

?         Devagar;

?         Sussurrando;

?         Rapidamente;

?         Lentamente.

?

Ressaltem:

?

?         O verbo dizer (digo);

?         O nome Digo.

?

Outra estrat?gia para os alunos compreenderem a estrutura desse trava-l?ngua ? substituir os nomes ?Digo? que n?o s?o verbos por nomes dos colegas da turma. Veja o exemplo:

?

QUANDO DIGO MARIA

DIGO MARIA

N?O DIGO JO?O

QUANDO DIGO JO?O

DIGO JO?O

N?O DIGO MARIA

?

Outro trabalho que poder? ser realizado a partir desse trava-l?ngua ? abordar os ant?nimos/contr?rios. Veja o exemplo:

?

QUANDO DIGO PERTO

DIGO PERTO

N?O DIGO LONGE

QUANDO DIGO LONGE

DIGO LONGE

N?O DIGO PERTO

?

Exemplos de ant?nimos:

 contrarios

?

5? atividade: Aproximadamente 60 minutos.

Professor, podemos utilizar atividades do livro did?tico e articul?-las com outros textos e atividades que promovam a capacidade dos alunos de refletirem sobre as palavras como sequ?ncias sonoras. Diferentes atividades podem ajudar os alunos a pensarem na sequ?ncia de letras que ser?o utilizadas, como o uso de textos que permitam a reflex?o de uma determinada letra ou s?laba (trava-l?nguas, parlendas, cantigas), dentre outros.

?

Abaixo um exemplo de atividade articulando: Trava-l?ngua, parlenda e poema.

?

TRAVA-L?NGUA

?

tatu trafva

Fonte: "S?tio: A arte de ensinar e aprender". Dispon?vel em: <http://aartedeensinareaprender.blogspot.com.br/2010/08/quadrinhas-e-trava-linguas-ilustrados.html>.  Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

PARLENDA

?

QUEM COCHICHA,

O RABO ESPICHA.

QUEM CUTUCA,

O RABO ENCURTA.

VIVA EU,

VIVA TU,

VIVA O RABO

DO TATU.

                                                                           (Dom?nio popular)

?

No primeiro momento, pe?a para os alunos lerem o trava-l?ngua do TATU. Depois de travarem a l?ngua brincando, pergunte se algu?m sabe o que ? um TATU ou se j? viram. Em seguida, apresente em outro tipo de letra a parlenda do TATU e leia com a turma.

Sugerimos algumas interven??es:

?

?         Destaque no cartaz a palavra TATU e pergunte ? turma se algu?m sabe o que ?, se algu?m j? viu;

?         Indague se algu?m sabe onde est? escrito a palavra TATU;

?         Pergunte o que essas palavras t?m em comum: COCHICHA ? ESPICHA;

?         Espera-se que os alunos digam: O CHA de COCHICHA ? o mesmo de ESPICHA, vejam CO-CHI- CHA, ES-PI-CHA (fale a ultima s?laba mais alto);

?         Fa?a a mesma coisa com as palavras: CUTUCA ? ENCURTA / TU ? TATU;

?         Pergunte se h? outras palavras com esses sons finais que n?o estavam no texto.

?

cha

?

Para complementar, utilize o poema ?O Buraco do Tatu? do autor S?rgio Caparelli. Escreva cada estrofe do poema em cartolina e apresente aos alunos. Voc? poder? escrever em outro tipo de letra, diferente do trava-l?ngua e parlenda.

?

buraco

?

Antes de iniciar a leitura pergunte aos alunos se sabem o t?tulo do poema, se algu?m o conhece, em seguida fa?a a leitura em voz alta. Conclu?da a leitura, proponha uma atividade para os alunos tentarem localizar no poema: palavras que repetem como tatu e buraco; rimas; nome de cidades. Veja algumas sugest?es:

?

?         Atividades de reflex?o sobre a escrita, an?lise e compara??o de letras, s?labas inicial e final;

?         Identifica??o dos nomes das cidades com o l?pis de cor azul;

?         Identifica??o das rimas com o l?pis de cor vermelho.

?

Convide os alunos, um por vez, para localizar e circular no poema o nome de uma cidade, por exemplo, JAP?O. Fa?a interven??es que oriente o aluno a encontrar o nome.

?

?         Onde est? a palavra JAP?O?

?         Qual o som final da palavra JAP?O?

?         Onde est? escrito ?O?

?

Logo ap?s, pe?a para encontrar no texto, e sublinhar, a palavra que rima como JAP?O, no caso CH?O.

?

?         JAP?O rima com...?

?         Onde est? a palavra CH?O?

?         Qual ? o som final da palavra CH?O?

?         Como escrevo ?O?

?

Al?m de brincar com as palavras e encontrar rimas, os alunos t?m que localizar as palavras dentro do texto, com isso elas desenvolvem a consci?ncia das palavras por um lado e, por outro lado fazem correspond?ncias entre parte do escrito e parte do falado. Professor, para a realiza??o dessa atividade sua media??o ? fundamental, pois esse momento de elabora??o de hip?teses e de participa??o ativa da turma proporciona aos alunos a oportunidade para pensarem sobre as possibilidades de escrita dessas palavras, na medida em que permite que eles reflitam sobre a correspond?ncia entre sons e letras, o que ? extremamente importante no momento da apropria??o do sistema de escrita.

?

A seguir, proponha atividades de interpreta??o do poema.

?

1) Qual ? o t?tulo do texto?

2) Quem ? o autor?

3) Quantos versos possuem esse poema?

4) Quantas estrofes?

5) Quem ? o personagem principal do poema?

6) Quais s?o os nomes pr?prios que podemos encontrar nesse texto?

7) Crie tr?s estrofes e fa?a o tatu chegar em Uberl?ndia, Minas Gerais e at? mesmo no Brasil. (Observa??o: professor, adapte essa atividade para sua cidade e estado.).

?

Nesse poema os alunos encontrar?o as seguintes rimas entre as palavras:

?

LEBRE E ALEGRE

GANA E COPACABANA

MONTES E BELO HORIZONTE

DIA E BAHIA

TERRA E INGLATERRA

CH?O E JAP?O

FORTES E POLO NORTE

FUNDO E MUNDO

SUA E LUA

?

?         Organize cruzadinhas com palavras do poema associadas ?s figuras;

?         Prepare palavras com lacunas faltando as s?labas finais. O aluno dever? tentar preencher os espa?os em branco corretamente;

              ?         Ap?s a leitura, realize um ?CA?A-RIMAS?, com algumas palavras do poema, solicitando aos alunos que coloram da mesma cor as palavras com segmentos sonoros iguais.

?

As atividades complementares, sobre o mesmo assunto contribuem para a reflex?o sobre as palavras enquanto sequ?ncia sonora, o que facilita muito a compreens?o dos princ?pios do nosso Sistema de Escrita Alfab?tica.

Recursos Complementares

Sugest?es de links para professores:

Fonte: "S?tio: Leya mais. Sugest?o de sequ?ncia did?tica a partir do livro: " O livro dos trava-l?nguas". Dispon?vel em: <http://www.leyamais.com.br/?p=666>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

Sugest?es de links para alunos:

Fonte: "S?tio: Ens. Fundamental 1. Trava-l?nguas e atividades". Dispon?vel em:  <http://ensfundamental1.wordpress.com/trava-linguas13/>.  Acesso em: 06 de jul. 2013.

Avaliação

Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos um quadro de registro da aprendizagem para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ao reconhecimento e ao uso dos diferentes trava-l?nguas trabalhados nessa aula, bem como os avan?os no sistema de escrita alfab?tica. Por meio desse quadro ? poss?vel, tamb?m, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam.

?

O acompanhamento da aprendizagem dos alunos: sugest?o de instrumento de registro da aprendizagem.

Escola: ______________________________________________________________

Aluno: _______________________________________________________________

?

?

An?lise Lingu?stica: apropria??o do Sistema de Escrita Alfab?tica

FEV.

JUN.

AGO.

DEZ.

Escreve o pr?prio nome.

?

?

?

?

Reconhece e nomeia as letras do alfabeto.

?

?

?

?

Diferencia letras de n?meros e outros s?mbolos.

?

?

?

?

Conhece a ordem alfab?tica e seus usos em diferentes g?neros.

?

?

?

?

Reconhece diferentes tipos de letras em textos de diferentes g?neros e suportes textuais.

?

?

?

?

Compreende que palavras compartilham certas letras.

?

?

?

?

Percebe que palavras diferentes variam quanto ao n?mero, repert?rio e ordem de letras.

?

?

?

?

Segmenta oralmente as s?labas de palavras e compara as palavras quanto ao tamanho.

?

?

?

?

Identifica semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas.

?

?

?

?

Reconhece que as s?labas variam quanto ?s suas composi??es.

?

?

?

?

Percebe que as vogais est?o presentes em todas as s?labas.

?

?

?

?

L?, ajustando a pauta sonora ao escrito.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler palavras e textos.

?

?

?

?

Domina as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a escrever palavras e textos.

?

?

?

?

?

 Legenda: (S) Sim; (P) Parcialmente; (N) N?o

?

Fonte:

BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 38.