Portal do Professor

Início do Conteúdo

Hora da receita: cozinhar ? aprender!

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Desenvolver habilidades de leitura;
  • Desenvolver a oralidade em situa??es como apresenta??es;
  • Conhecer caracter?sticas do g?nero tirinhas em quadrinhos;
  • Compreender a estrutura e a fun??o do texto instrucional: receita;
  • Interpretar e elaborar receitas;
  • Analisar a diferen?a entre receita falada e receita escrita;
  • Conhecer e utilizar de forma adequada unidades de medida;
  • Construir um caderno de receitas da turma;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, de colabora??o e de  troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? cinco (5) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o das atividades propostas nesta aula ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o e tenha no??es de escrita, de leitura e de medidas.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal, os estados e os munic?pios que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

S?tio: Consed (Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o). Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul.2013.

S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.

S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".  Acesso em: 06 de jun. 2013.

?

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: portadores de texto e suas fun??es no cotidiano

Professor, tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar nesta aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica, dentre outras, ou mesmo trabalhar com apenas um conte?do.

Alfabetizar letrando implica em proporcionar ?s crian?as situa??es em que possam ler, escrever e pensar sobre o funcionamento do sistema de escrita. Por?m, mais do que ler e escrever, ? preciso que as crian?as compreendam a fun??o social dos diversos portadores de textos e sua import?ncia no cotidiano.

Nesse primeiro momento nossa sugest?o ? que leve para a rodinha uma caixa surpresa com diferentes portadores de textos (receitas, jornais, livros liter?rios, poemas, dentre outros), para explorar com seus alunos.

Instigue a curiosidade deles sobre o que pode estar dentro da caixa. Em seguida, oriente os alunos para retirarem de dentro da caixa um dos portadores de textos e tentarem explicar do que se trata. Nesse sentido, indague sobre:

  • O que ? isso que voc? tirou de dentro da caixa?
  • H? um texto escrito nele?
  • Para que voc? acha que serve esse texto?
  • Voc? j? viu um texto como esse?
  • Onde?

?

Neste momento, deixe que seus alunos falem suas opini?es e aproveite para trabalhar com eles o direito de aprendizagem que prop?e ?Participar de intera??es orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e respeitando os turnos de fala?. (BRASIL, 2012, p. 35.).

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012.

Para finalizar esse momento, explique para os alunos que existem v?rios portadores de textos e que cada um tem sua fun??o para nosso cotidiano, por exemplo:

?

  • Bula de rem?dio ? serve para nos mostrar do que ? feito o rem?dio, para que ele serve, e como devemos tom?-lo;

  • Jornal ? veicula informa??es, an?ncios e not?cias que acontecem diariamente em v?rios lugares do mundo;

  • Receita culin?ria ? serve para nos mostrar como fazer um determinado alimento/receita como carnes, bolos, salgados.

?

Posteriormente, divida sua turma em grupos de quatro elementos, e distribua para cada um deles uma cartolina. Eles dever?o colar os portadores de textos que cada elemento pegou dentro da caixa surpresa na cartolina e escrever ao lado de cada um do que ele trata, como por exemplo; colar a bula e do lado dela escrever ?Bula de rem?dio?.

Deixe que os alunos escrevam utilizando suas hip?teses, pois esse momento ser? muito rico para que voc? atue como mediador no grupo, auxiliando-os na escrita convencional das palavras.

Uma boa estrat?gia ? colar as cartolinas na lousa e realizar a corre??o coletiva da escrita com eles.

Fixe as cartolinas no ?Varal Liter?rio? da sala de aula.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o g?nero textual receita: tirinha ?O anivers?rio de Magali?

Professor, nesse momento utilize uma tirinha para introduzir o g?nero textual ?receita? com seus alunos. Para tanto, providencie uma c?pia da tirinha de Mauricio de Sousa e proponha ? turma que realize a leitura do texto. Veja a sugest?o:

tirinha magaliu

Fonte:  Arquivos Turma da M?nica. Dispon?vel em: <http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/05/tirinha-n-1-aniversario-da-magali.html>. Acesso em: 06 de jul.2013.

?

Ap?s a leitura e a aprecia??o da tirinha, proponha aos alunos que discutam quest?es referentes ao texto. Questione-os, por exemplo:

  • Quais s?o os personagens dessa hist?ria?
  • O que estava acontecendo com a Magali?
  • Quantos anos Magali estava fazendo?
  • Qual era o pedido que Cebolinha achou que Magali faria ao assoprar a velinha?
  • Em sua opini?o, por que ela fez esse pedido?
  • O que Magali queria na realidade?
  • O que costumamos comer em festas de anivers?rio?
  • Quem ser? que fez o bolo do anivers?rio da Magali?
  • De qual sabor voc? acha que ? o bolo da Magali?
  • O que precisamos para fazer um bolo como o da Magali?
  • O que tem em uma receita?
  • O que precisamos para fazer uma receita?

?

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa (Brasil. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: Avalia??o no Ciclo de Alfabetiza??o: Reflex?es e Sugest?es, Bras?lia: MEC, SEB, 2012), algumas capacidades de leitura s?o relevantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tais como:

  • Reconhecer a finalidade do texto;

  • Localizar informa??es;

  • Identificar o tema/sentido do texto;

  • Compreender o sentido e express?es/palavras do texto;

  • Elaborar infer?ncia;

  • Dentre outras. (BRASIL, 2012, p. 17.).

?

Nesse sentido, para concluir esse momento proponha uma atividade explorando as quest?es abordadas na tirinha.

?

Interpretando o Texto:

?

1. Esse texto narra uma hist?ria por meio de imagens e palavras, distribu?das em tirinhas. Como ? chamado esse g?nero textual? Assinale com um X a resposta correta.

( ) POESIA

( ) TEXTO JORNAL?STICO

( ) TIRINHA

?

2. Observe a ilustra??o da hist?ria e pinte com l?pis de cor vermelho o quadro que indica o evento que estava acontecendo na hist?ria:

?

?

BATIZADO

CASAMENTO

ANIVERS?RIO

?

 3. Observe a tirinha e fa?a o que se pede abaixo:

a) Localize e circule o nome da principal personagem dessa hist?ria.

b) Escreva abaixo o nome do personagem do sexo masculino que aparece na hist?ria.

?

4. Observe o quadrinho abaixo e responda:

tirinha 

Fonte: Arquivos Turma da M?nica . Dispon?vel em:  <http://arquivosturmadamonica.blogspot.com.br/2013/05/tirinha-n-1-aniversario-da-magali.html>. Acesso em: 06 de jul.2013.

?

?

a) Qual palavra est? escrita de forma n?o convencional na fala do Cebolinha?

b) Qual seria a escrita correta dessa palavra?

c) Qual letra o Cebolinha trocou em sua fala?

d) Quantos anos Magali est? completando?

  

Professor, ao concluir a atividade anterior, proponha aos alunos ?Colocarem a m?o na massa? e executarem uma receita, pois dessa maneira eles ir?o aprender na pr?tica, para que serve e como utilizar o texto instrucional ?receita?. Provoque-os convidando-os:

?

  • Que tal fazermos um bolo como o da Magali?
  • Para isso do que iremos precisar?
  • Como faremos para descobrir os ingredientes e o modo de preparo do bolo?
  • Qual ser? o sabor do nosso bolo?

?

Combine com seus alunos de fazerem uma pesquisa como atividade de casa com seus familiares, para a escolha do sabor do bolo que ir?o fazer. Veja uma sugest?o abaixo:

?

?

 menino tarefa

?

OBSERVE A TIRINHA ABAIXO E RESPONDA:

tira

Fonte: Blog do Arthur. Dispon?vel em: <http://blogdoarthur.tuningblog.com.br/image/1249674852-gif/>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

  1.  ESCREVA O NOME DOS PERSONAGENS DA HIST?RIA.

  2. QUEM ? A PERSONAGEM PRINCIPAL.

  3. COMO VOC? ACHA QUE MAGALI EST? SE SENTINDO NA PRIMEIRA TIRINHA?

  4. QUAL ? A REA??O DE MAGALI NA ?LTIMA TIRINHA?

  5. PORQUE VOC? ACHA QUE ELA FICOU TRISTE?

  6. PORQUE OS COLEGAS DE MAGALI LEVARAM UM BOLO PARA ELA?

  7. QUE FESTA ELES ESTAVAM COMEMORANDO?

  8. VOC? GOSTA DE BOLO?

?

?

menino pesquisa

VAMOS PESQUISAR?

AGORA PESQUISE COM SEUS FAMILIARES UMA RECEITA DE BOLO PREFERIDA DE SUA FAM?LIA. ESCREVA-A NO IMPRESSO ABAIXO E LEVE PARA A ESCOLA NA PR?XIMA AULA PARA COMPARTILHAR COM SEUS COLEGAS. PE?A PARA QUE SEUS FAMILIARES LHE EXPLIQUEM COMO SE FAZ ESSA RECEITA, E SE POSS?VEL REALIZE-A COM VOC?.

RECEITA:_______________________________________________

INGREDIENTES:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

MODO DE PREPARO:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

?

Professor, oriente seus alunos, que se eles quiserem poder?o levar juntamente com a receita escrita, o bolo que eles fizeram para seus colegas de sala saborearem.

Outra sugest?o ? que convidem a pessoa que lhes ensinou a fazer a receita, para realiz?-la na escola. Para isso, basta combinar com o professor um dia e hor?rio.

Professor, a atividade anterior ? relevante na medida em que possibilita al?m da aprendizagem concreta, a intera??o entre fam?lia e escola.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Apresenta??o das receitas pesquisadas

?

Professor, organize seus alunos na rodinha para que socializem a receita do bolo pesquisada com sua fam?lia. Deixe que falem e exponham suas opini?es sobre a receita de cada um. Caso eles tenham executado a receita em casa, questione-os sobre como foi esse momento, se eles gostaram, como fizeram para executar a receita, o que utilizaram. Se eles trouxeram a receita pronta, organize um momento de degusta??o para que experimentem as receitas uns dos outros.

Para finalizar esse momento, escolha com eles uma das receitas de bolo que trouxeram para ser executada por voc?s na sala de aula. A escolha poder? ser feita por sorteio, vota??o, decis?o da turma, ou utilizando outra estrat?gia.

Decidida a receita, combine com os alunos quem trar? determinado ingrediente, ou ent?o se preferir traga voc? mesma. Lembre-se que al?m dos ingredientes ? preciso providenciar alguns utens?lios como: colheres, x?caras, avental, toucas, dentre outros.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Colocando a m?o na massa: executando uma receita

?

Professor, providencie a receita do bolo escrita para seus alunos. Voc? poder? projet?-la utilizando o data show, ou ent?o reproduzi-la para cada um. Ou ainda, escrev?-la utilizando letra de imprensa mai?scula em papel Kraft e fixar na lousa para que todos possam visualiz?-la e se orientar.

Organize sua turma da maneira como achar mais adequada para o trabalho. Coloque os aventais e toucas nos alunos e em voc?.

Voc? tamb?m poder? executar a receita na cozinha de sua escola, caso seja poss?vel.

Trabalhe os aspectos mais gerais, necess?rios para a confec??o de qualquer receita, como: medidas, cuidados e higiene.

?

Trabalhando com medidas

  • Colheres:

-O que significa dizer uma colher de ch? de margarina, por exemplo?

-Quais tamanhos de colheres existem?

=> Leve colheres de: ch?, sopa e caf? para que os alunos possam visualizar e perceber as diferen?as e classific?-las como maior ou menor, definindo em qual cabe mais ou menos, dentre outros.

  • X?caras

Fa?a de forma semelhante a compara??o entre as x?caras de caf? e de ch?.

  • Outras medidas

Muitas receitas possuem a express?o ?A mesma medida?. O que significa isso? Fa?a a correla??o entre o item anterior e o que possui esta express?o para que os alunos entendam tamb?m esta forma de medida.

Al?m disso, ? comum aparecer express?es como meio ou metade, aproveite assim, para trabalhar um pouco as fra??es em nosso cotidiano, mesmo que de forma breve.

?

Cuidados

Converse com os alunos sobre alguns dos perigos para as crian?as, existentes em uma cozinha e os cuidados necess?rios ao se fazer receitas que exijam o uso do fog?o ou de facas, por exemplo.

?

Higiene

Considerando os h?bitos de higiene como necess?rios para a sa?de e para a confec??o de uma receita, trabalhe com os alunos a necessidade de lavar as m?os, prender os cabelos e n?o conversar, tossir ou espirrar sobre os alimentos.

?

Explorando a receita e os ingredientes

Como sugest?o, vamos explorar nessa atividade, uma receita de ?Bolo de Aipim?, lembrando que voc? dever? confeccionar a receita que sua turma escolheu.

?

?

NOME DA RECEITA: BOLO DE AIPIM

INGREDIENTES:

?

2 X?CARAS DE AIPIM RALADO;

2 X?CARAS DE A??CAR;

2 X?CARAS DE COCO RALADO;

2 COLHERES DE SOPA DE MANTEIGA;

1 COLHER DE SOPA DE FERMENTO EM P?;

4 OVOS.

?

MODO DE PREPARO:

?

BATA O A??CAR COM OS OVOS E A MANTEIGA. ACRESCENTE O AIPIM E O COCO RALADO. MISTURE BEM E COLOQUE EM UM TABULEIRO M?DIO. LEVE AO FORNO POR 20 MINUTOS.

?

 ILUSTRE A RECEITA:

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Explore a receita oralmente com seus alunos, perguntando-os:

?

  • Em quantas partes a receita ? dividida?
  • Quais s?o essas partes?
  • Qual parte da receita vem escrita em forma de lista?
  • Vamos falar os nomes dos ingredientes da receita e suas quantidades?
  • A receita ? um texto de g?nero instrucional, por que voc? acha que esse texto tem esse nome?
  • Na regi?o onde voc? mora como o aipim ? chamado? (Mandioca, macaxeira, dentre outros.).
  • O aipim pode ser consumido de v?rias maneiras: frito, cozido, assado. Como voc? prefere comer aipim?

?

Execute a receita com seus alunos e deixe que eles participem colocando e medindo os ingredientes.

Marque no rel?gio o tempo de preparo da receita e mostre aos seus alunos. Depois de pronta a receita, proponha a degusta??o do bolo.

Proponha algumas atividades a partir da receita do ?Bolo de Aipim?, explorando conte?dos de L?ngua Portuguesa, Matem?tica e Hist?ria. Veja abaixo algumas sugest?es:

?

?

atividade 1e

  

Fontes das imagens:

Fonte: Imagem farinha de trigo. Dispon?vel em: <http://turmadocoruja.blogspot.com.br/2009_09_23_archive.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem fermento em p?. Dispon?vel em:<http://www.portaldapropaganda.com/design/2008/09/0014>.  Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem margarina. Dispon?vel em: <http://noticiasfuradas.blogspot.com.br/2011/12/exclusivo-fabricante-da-margarina.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem a??car. Dispon?vel em: <http://limpamaiscampinas.com.br/?wpsc-product=acucar-uniao-1kg>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem coco ralado. Dispon?vel em: <http://www.calmonrepresentacoes.com.br/abreproduto.asp?id=362>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem mandioca/aipim/macaxeira. Dispon?vel em: <http://revistagosto.uol.com.br/portal/materia/mandioca/mandioca-materia-template.aspx>.  Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem milho. Dispon?vel em:<http://jornaldehoje.com.br/milho-verde-e-acerola-ficam-mais-caros-na-primeira-semana-de-junho/>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

?

at 2

?

Fonte: Imagem fermento em p?. Dispon?vel em:<http://www.portaldapropaganda.com/design/2008/09/0014>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem margarina. Dispon?vel em:<http://noticiasfuradas.blogspot.com.br/2011/12/exclusivo-fabricante-da-margarina.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem a??car. Dispon?vel em:<http://limpamaiscampinas.com.br/?wpsc-product=acucar-uniao-1kg>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem coco ralado. Dispon?vel em:<http://www.calmonrepresentacoes.com.br/abreproduto.asp?id=362>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem mandioca/aipim/macaxeira. Dispon?vel em: <http://revistagosto.uol.com.br/portal/materia/mandioca/mandioca-materia-template.aspx>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem ovo. Dispon?vel em: <http://www.ruadireita.com/alimentacao/info/coma-um-ovo-e-ganhe-musculos/>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

?

 atividade    

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

Fonte: Imagem farinha. Dispon?vel em:<http://turmadocoruja.blogspot.com.br/2009_09_23_archive.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem fermento em p?. Dispon?vel em:<http://www.portaldapropaganda.com/design/2008/09/0014>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem margarina. Dispon?vel em: <http://noticiasfuradas.blogspot.com.br/2011/12/exclusivo-fabricante-da-margarina.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem a??car. Dispon?vel em: <http://limpamaiscampinas.com.br/?wpsc-product=acucar-uniao-1kg>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem mandioca/aipim/macaxeira. Dispon?vel em: <http://revistagosto.uol.com.br/portal/materia/mandioca/mandioca-materia-template.aspx>.Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem colher. Dispon?vel em: <http://profissoes.colorir.com/cozinheiros/colher.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Fonte: Imagem x?cara. Dispon?vel em: <http://baudaweb.blogspot.com.br/2011/07/desenhos-de-bules-e-xicaras-para.html>. Acesso em: 07 de jul. 2013.

  

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: A LENDA DA MANDIOCA

 

Professor, voc? poder? propor uma atividade na qual os alunos possam pesquisar sobre a hist?ria da mandioca. Abaixo segue uma lenda ind?gena que voc? poder? abordar com seus alunos.

?

LENDA DA MANDIOCA

 

 

           CONTAM OS ?NDIOS QUE H? MUITO TEMPO, NUMA TRIBO, NASCEU UMA MENINA A QUEM CHAMARAM DE MANI. MANI ERA LINDA, MUITO BRANCA COMO A LUA, MAS FR?GIL E DOENTE. OS PAJ?S TENTARAM DEIX?-LA FORTE E SADIA. ENTRETANTO, AS REZAS E OS CH?S N?O CONSEGUIRAM SALV?-LA E MANI MORREU AINDA MUITO PEQUENA.

           NO LUGAR ONDE FOI ENTERRADA, NASCEU UMA RAIZ QUE SE TRANSFORMOU NUMA BONITA PLANTA. PARA OS ?NDIOS, A PLANTA ERA A OCA DE MANI E PASSARAM A CHAM?-LA DE MANI-OCA.

          ASSIM NASCEU A LENDA DA MANDIOCA. MAIS TARDE, OS ?NDIOS DESCOBRIRAM QUE A RAIZ ERA MUITO SABOROSA E QUE PODERIA SER UTILIZADA NA ALIMENTA??O.

?

Folclore brasileiro

 

?

Fonte: ALBUQUERQUE, Eliana Garcia Farias de. L?ngua Portuguesa: Projeto Descobrir. 1? ano. S?o Paulo: Saraiva, 2011.

?

Leia a lenda e fa?a o que ? solicitado:

 

  1. Circule no texto o nome da menina que nasceu na tribo.

  2. Escreva tr?s caracter?sticas da menina.

  3. Porque eles chamaram a planta que nasceu de Mani-oca?

  4. Voc? gostou dessa lenda? Por qu??

  5. Fa?a um desenho representando a lenda da mandioca.

?

menino tarefa 

As crian?as adoram brincar com massinha de modelar. Que tal enviar uma receita de massa de modelar caseira para que seus alunos executem em casa com seus familiares e brinquem no final de semana?

Para tanto, reproduza o texto da receita para eles e mande-a colada nos cadernos de ?Atividades de Casa?. Ensine a eles como se faz. Se poss?vel execute a receita na sala de aula antes de mandar para casa.

Outra sugest?o ? que ap?s os alunos fazerem a receita, brinquem com a massinha formando desenhos, eles poder?o fotografar e levar as fotos para compartilharem com voc? e os colegas de turma. Monte um painel com as fotos dos alunos.

?

?

RECEITA DE MASSINHA PARA BRINCAR (MASSA DE MODELAR)

 

INGREDIENTES:

1  X?CARA DE FARINHA

? X?CARA DE ?GUA

? X?CARA DE SAL

1 COLHER DE SOPA DE TINTA GUACHE (COR ? ESCOLHER)

 

MODO DE PREPARO:

?

MISTURAR OS INGREDIENTES EM UMA VASILHA. SE A MASSA N?O FICAR CONSISTENTE, ACRESCENTAR UM POUCO DE ?GUA. PARA CONSERVAR SUA MASSINHA, GUARD?-LA NA GELADEIRA EM UM RECIPIENTE COM TAMPA.

?

Fonte: Acervo da pr?pria autora.

?

?

5? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Construindo um "Livro de receitas da turma"

?

Professor para finalizar o trabalho com o g?nero textual ?Receita?, nossa sugest?o ? que voc? construa com seus alunos um ?Livro de receitas da turma?. Para tanto, eles poder?o pesquisar receitas com seus familiares, ou em livros, internet e revistas. Cada aluno dever? selecionar uma receita para copiar e ilustrar na folha impressa, que voc? entregar? para eles.

Confeccione uma capa para o livro com eles. Em seguida re?na as receitas e a capa e encaderne. Coloque as receitas de acordo com a ordem alfab?tica dos nomes dos alunos da turma, aproveitando esse momento para trabalhar essa quest?o com seus alunos.

Voc? tamb?m poder? organizar uma exposi??o do livro de receitas, para os familiares e comunidade escolar. Para isso, confeccione convites e cartazes, divulgando para a comunidade escolar e familiares, o evento da mostra do livro. Organize tamb?m uma tarde de aut?grafos. Eles ir?o adorar ter seu trabalho reconhecido.

Recursos Complementares

?

Livro de Literatura Infantil que aborda o tema ?receita? e os cinco sentidos do corpo humano: RAMOS, Pilar; ARAG?, Maria Rosa.  O bolo de chocolate. S?o Paulo: Editora do Brasil, 2008.

?

S?tio: Terra - culin?ria s? para crian?as. Dispon?vel em: <http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre: receitas; cuidados que devemos ter ao preparar um alimento e utens?lios utilizados no preparo de alimentos. Acesso em: 07 de jul. 2013.

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: desenvolveram habilidades de leitura e de escrita; utilizaram a oralidade em situa??es como apresenta??es; conheceram as caracter?sticas do g?nero tirinha em quadrinhos; compreenderam a estrutura e a fun??o do texto instrucional receita; interpretaram e elaboraram receitas; conheceram e utilizaram de forma adequada unidades de medida; participaram da  constru??o do caderno de receitas da turma desenvolvendo atitudes de intera??o,de  colabora??o e de troca de experi?ncias em grupos. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.