Portal do Professor

Início do Conteúdo

Festa Junina da Ro?a.

Autor e Co-autor(es)

P?mela Faria Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os lugares e suas paisagens
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de escrita
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Pr?ticas de leitura

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Trabalhar o significado da festa junina e sua rela??o com a cultura popular brasileira.
  • Realizar tentativas de escrita das palavras e acompanhar a leitura da m?sica: "Peixinhos".
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.  
  • Reconhecer a estrutura do g?nero textual: m?sica.  

Duração das atividades

04 aulas de uma hora cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios sobre a tem?tica 

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1?Conhecendo a hist?ria da festa junina.

1- Professor essa aula tem como objetivo trabalhar o significado da festa junina, desmistificando a rela??o com a religi?o e o culto aos santos e refletindo sobre os significados da mesma, no sentido de valorizar e desenvolver entre os alunos, o entendimento da comemora??o da data festiva como parte de nossa cultura popular, valorizando-a dentro do folclore brasileiro.

?

2- Para iniciar o trabalho com as crian?as ? interessante que o professor pesquise sobre como surgiu ? festa junina.

?Antigamente os fazendeiros, para a sua sobreviv?ncia, tinham que plantar os seus alimentos. Na ?poca certa faziam a colheita com fartura e para comemorar e agradecer aos santos a colheita farta se reunia com uma grande festa, com muita dan?a enfeites e muita comida. Como m?s de junho ? a ?poca da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados ?s festividades, s?o feitos deste alimento. Al?m das receitas com milho, tamb?m fazem parte do card?pio desta ?poca arroz doce, broa, cocada, amendoim, e muito mais. Assim surgiram as festas juninas para alegrar todos os povos?.

Fonte: A festa junina, a festa da colheita. Dispon?vel em: http://www.aper.org.br/ressuuberlandia/projeto_exibe.php?projeto_id=1. Acesso em 3 de julho de 2013.

festa junina

Fonte: Festa Junina - Colheita Feliz. Dispon?vel em:  http://www.colhendofeliz.com.br/2011/06/festa-junina-na-colheita-feliz.html . Acesso em 18 de julho de 2013.

3- Para contar essa hist?ria de uma forma l?dica, ? interessante que o professor monte uma pe?a de teatro com os professores para ser apresentado na escola. Para isso sugerimos o seguinte roteiro:

?

?

TEATRO: FESTA NA RO?A

?

PERSONAGENS:

PROFESSOR 1: SEBASTIANA

PROFESSOR 2: DONA FIL?

PROFESSOR 3: JOANA

PROFESSOR 4: MARIA

PROFESSOR 5: ROSINHA

PROFESSOR 6: JO?O

PROFESSOR 7: NARRADOR

PROFESSOR 8: MARGARIDA

PROFESSOR 9: PADRE

NARRADOR: Sentado em uma cadeira ouvindo a m?sica ?Meu mundo? (Grupo Emcantar), fazendo croch?, a senhora lembra-se dos velhos tempos de festa na ro?a.

A m?sica ?Meu mundo? est? dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.

NARRADOR: Nossa! Essa m?sica me lembra da festa que fizemos a muitoooo tempo atr?s l? na ro?a do Jo?o. Gente, mas foi ?t?o b?o?. Tinha m?sica, pamonha, pipoca, canjica, fogueira. Voc?s querem saber por que fizemos essa festa? Ent?o eu vou contar.

(A hist?ria ir? come?ar com as crian?as brincando de carni?a no quintal da fazenda).

JOANA: Oi meninas. De que voc?s est?o brincando?

ROSINHA: Oi Joana! N?s estamos brincando de carni?a. Vem brincar com a gente!

JOANA: Mas como que brinca disso?

MARIA: ? assim Joana.  (Explica a brincadeira mostrando para a crian?a, e come?am a brincar).

De repente Joana da um grito:

JOANA: HAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.

MARIA: Que isso menina?

JOANA: Tem um ?trem? mordendo meu p?.

ROSINHA: Mas ?trem? n?o morde!

JOANA: N?o! ? um bicho. Olha no meu p?, ? uma formiga.

MARIA: Deixa-me ver Joana essa formiga. A minha m?e disse que essa formiga chama: Lava P?.

ROSINHA E JOANA: Por qu??

MARIA: (Com voz de terror) Por que elas come?am a picar pelos p?s, depois elas sobem pelo seu corpo e pica ele todinho. Ai voc? come?a a ter um ataque, cai e morre. A picada dessa formiga ? muito dolorida, quando ela pica voc? sente muita dor.

JOANA: Haaaaaaaaaaaa, eu vou morrer!!!

ROSINHA: Vai n?o. A Maria ? muito exagerada.

(Come?a a tocar a m?sica ?Lava p?? (Grupo Emcantar). As crian?as saem de cena dan?ando. Entram as cozinheiras).

A m?sica ?Lava-p?? est? dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/lava-pe/2453343. Acesso em 3 de julho de 2013.

DONA FIL?: Ai Sebastiana, tem tanta comida pra fazer. Esse ano n?s colhemos muito milho. Vai dar pra fazer uma ?festan?a boa? e chamar o pessoal das outras ro?as.

SEBASTIANA: Vai ter cural, pamonha, bolo de milho, canjica, suco de milho. Tudo com o milho da nossa ro?a. Hum!!! Mas vai ser ?b?o heim!!!?.

DONA FIL?: E o melhor ? que vamos aproveitar a festa e casar o Jo?o com a Margarida.

SEBASTIANA: Isso mesmo. Vai ser uma festan?a muito boa. Vamos dan?ar e comer a noite toda.

DONA FIL?: ?Uai? Sebastiana, cad? as crian?as?

SEBASTIANA: Elas devem estar brincando no quintal. Vou cham?-las.

(Sebastiana chama as crian?as e elas entram em cena)

ROSINHA: O que foi? N?s estamos brincando.

MARIA: O que voc?s est?o fazendo?

DONA FIL?: N?s estamos preparando as comidas para a festa de hoje ? noite.

JOANA: ? mesmo, vai ter festa! E na festa vai ter casamento tamb?m. Tia fil? vai ter pipoca? Pamonha? Canjica?

DONA FIL?: Vai sim, Joana. Tudo feito com o milho da nossa ro?a. Vai dar pra fazer mais coisas ainda, pamonha, bolo de milho e suco de milho.

ROSINHA: Ai que legal! Eu adoro pamonha!

MARIA: E eu adoro festa! Vou arrumar meu vestido de babado e fazer tran?as no cabelo.

ROSINHA E JOANA: Eu tamb?m!

(As crian?as come?am a pular e compartilhar dos adere?os que ir?o utilizar na festa. Neste instante as cozinheiras olham umas para outras e come?am a sorrir).

SEBASTIANA E DONA FIL?: Essas crian?as...

(Come?a a tocar a m?sica: ?Da Ab?bora faz Mel?o? (Grupo Emcantar), os personagens saem de cena. A m?sica pode ficar tocando baixinho enquanto os personagens contracenam, fica a crit?rio do grupo).

A m?sica ?Da Ab?bora faz Mel?o? est? dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/da-abobora-faz-melao/2444506. Acesso em 3 de julho de 2013.

(Come?a a cena do pescador Jo?o em um rio pescando tranquilo).

JO?O: Ai, ai hoje ? meu casamento e eu vou casar com a Margarida. Vou pescar um peix?o pra ela. Nossa!!! Eu me lembrei de uma m?sica que fala de peixe, eu vou cantar pra margarida.

(Come?a a cantar a m?sica ?Peixinhos? (Grupo Emcantar) instigando as crian?as a cantar junto com ele).

A m?sica ?Peixinhos? est? dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339. Acesso em 3 de julho de 2013.

 JO?O: (Olha para o sol e fala) Parece que esse sol t? indo embora, t? ficando de noite e eu tenho que ir embora aprontar pro meu cas?rio. (Junta a tralha da pescaria e sai de cena com a m?sica ?Peixinhos? tocando).

HORA DA GRANDE FESTA: Todos participam, com exce??o da noiva.

Os personagens em um ambiente comum (na festa) se encontram e se cumprimentam. Ao fundo tocando a m?sica ?Pula a Fogueira? (Eliana). E come?a a festa. Neste momento todos comem e dan?am.

A m?sica ?Pula a Fogueira? est? dispon?vel em: http://letras.mus.br/eliana/473454/. Acesso em 3 de julho de 2013.

JO?O: (Grita) T? na hora do ?cas?rioooooo?. Cad? o padre?

CRIAN?AS: A noiva est? chegando!

Organizamo-nos para receber a noiva. E ela entra.

PADRE: Margarida voc? aceita receber Jo?o como seu marido? Jo?o voc? aceita Margarida como sua esposa?

Ao findar o casamento todos gritam: ?Viva? e v?o comemorar na festa. Iremos saindo devagar do cen?rio. E o narrador entra em cena finalizando o teatro.

NARRADOR: ? foi assim, o Jo?o casou com a Margarina. E que festa boa, muita ?comilan?a? e muita m?sica.

O teatro termina com todos cantando a m?sica: ?Meu Mundo?

A m?sica ?Meu mundo? est? dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/meu-mundo/2453340. Acesso em 03 de julho de 2013.

festa junina

Festa Junina. Fonte: http://semradar.com.br/2013/05/21/convites-para-festa-junina-2013-modelos/ . Acesso em 20 de julho de 2013.   

Atividade 2- Roda de Conversa.

?

1- Logo depois de assistir ao teatro converse com as crian?as sobre o surgimento da festa junina. Ou?a o que eles j? conhecem da festa. Para isso sugerimos algumas quest?es:

  • Todos gostam de ir a este tipo de festa, por qu??
  • Quais m?sicas s?o cantadas nas festas juninas que voc?s participam com a fam?lia?
  • O que acontece nessas festas?
  • O que dan?amos?
  • O que comemos?

2- Ap?s terminar a conversa pe?a que as crian?as fa?am um registro escrito sobre o que aprenderam at? aqui em rela??o ? Festa Junina.

Observa??es: Nessa conversa podem surgir quest?es da festa junina que s?o ligadas as quest?es religiosas, como as quest?es ligadas aos santos populares de celebra??o cat?lica. Para isso, ? importante conversar sobre a diversidade cultural de religi?es presentes na escola, visto que nossa escola ? laica e recebem crian?as de v?rios segmentos religiosos.

O professor pode trazer informa??es sobre a tradicional festa junina que pode ser encontrado no site:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina (acesso em 16 de julho de 2013). Por?m, deve-se discutir com os alunos o significado da festa como uma celebra??o de uma boa colheita que acontecia nas ro?as antigamente, assunto tratado na atividade 1, que deve ser retomado nesse momento.   

roda

Roda de Conversa ? Turma 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

3- Termine essa aula relembrando as m?sicas cantadas no teatro e sugira que os alunos elejam uma das m?sicas tocadas para ser o tema da dan?a da turma na festa junina.  Essa elei??o pode ser feita por votos ou por consenso de todos. 

Relembrando as M??sicas

Relembrando as m?sicas do teatro com as crian?as ? Turma 1? per?odo "B" - 2012 - ESEBA/UFU. Fonte: Imagem da pr?pria autora.

Atividade 3 ? Trabalhando a M?sica: ?Peixinhos?

  • No nosso caso, a turma da educa??o infantil ficou respons?vel por enfeitar a barraca de pescaria da nossa festa junina e, como a produ??o art?stica j? havia sendo feita nas aulas especializadas, as crian?as ficaram interessadas na m?sica: ?Peixinhos?, do grupo ?Emcantar?. A m?sica lembrava tanto os peixinhos que podemos encontrar nos lagos e rios das fazendas, quanto ? decora??o da nossa barraca da festa junina. A m?sica ?Peixinhos? est? dispon?vel em: http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/emcantar/peixinhos/2453339 (acesso em 3 de julho de 2013).

Ou?a com as crian?as a m?sica. Depois a disponibilize por escrito para que eles acompanhem a letra e se familiarizem com o g?nero textual: m?sica. Nesse momento trabalhe:

  • Onde esta o nome da m?sica?
  • Quem canta essa m?sica?
  • Quem escreveu essa m?sica?
  • Como a m?sica est? escrita, s?o frases grandes ou curtas?
  • Quantas frases possui essa m?sica?
  • Esta dividida por partes?
  • Como se chama essas partes?
  • Alguma palavra se repete?
  • Podemos encontrar rimas nessa m?sica?
  • O que ? rima?
  • Cante a m?sica com todos os alunos.
  • No segundo momento sugira que somente os meninos cantem.
  • No terceiro momento sugira que somente as meninas cantem.
  • E para finalizar que as meninas cantem a primeira estrofe e os meninos ? segunda estrofe.

Observa??es: Professor ao finalizar o canto, fa?a uma auto avalia??o da participa??o dos alunos nessa aula. Pergunte o que podem melhorar quando eles forem cantar novamente essa m?sica.

Atividade 4- Atividades de registro

1- Ap?s observar e explorar a m?sica proponha aos alunos que identifiquem e circulem na m?sica, palavras que se repetem como, por exemplo, o pr?prio t?tulo da m?sica ?peixinhos?. Veja um exemplo de como apresentar essa atividade para os alunos:

NOME:________________________________________________________________________________________________________________________________DATA____/_____/____

AP?S OUVIRMOS E CANTARMOS A M?SICA QUE IREMOS DAN?AR NA NOSSA FESTA JUNINA, PERCEBEMOS QUE ALGUMAS PALAVRAS SE REPETEM, VAMOS ENCONTRAR E CIRCULAR A PALAVRA: PEIXINHOS.

?

?

 PEIXINHOS

                         GRUPO EMCANTAR

?

QUEM ME ENSINOU A NADAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR
FOI, FOI MARINHEIRO
FOI OS PEIXINHOS DO MAR
FOI, FOI MARINHEIRO

FOI OS PEIXINHOS DO MAR

EI N?S, QUE VIEMOS
DE OUTRA TERRA
DE OUTRO MAR
TEMOS P?LVORA, CHUMBO E BALA
N?S QUEREMOS ? GUERREAR

?

PARANAU?, PARANAU? ? PARAN?

PARANAU?, PARANAU? ? PARAN? 

?

 NOME:________________________________________________________________________________________________________________________________________DATA____/_____/____

OBSERVAMOS QUE A PALAVRA PEIXINHOS REPETE TR?S VEZES NA M?SICA. AGORA VAMOS FAZER A TENTATIVA DE ESCRITA DESSA PALAVRA.

  

?

?

PEIXINHOS

                          GRUPOEMCANTAR

?

QUEM ME ENSINOU A NADAR
QUEM ME ENSINOU A NADAR
FOI, FOI MARINHEIRO
FOI OS PEIXINHOS DO MAR
FOI, FOI MARINHEIRO

FOI OS _______________________ DO MAR

EI N?S, QUE VIEMOS
DE OUTRA TERRA
DE OUTRO MAR
TEMOS P?LVORA, CHUMBO E BALA
N?S QUEREMOS ? GUERREAR

PARANAU?, PARANAU? - PARAN?
PARANAU?, PARANAU? - PARAN?

Observa??es:

  • O professor pode ao final da atividade explorar e identificar com os alunos outras palavras que se repetem. Pode tamb?m trabalhar e pesquisar com os alunos os significados dessas palavras.
  • Ao finalizar o trabalho de explora??o da festa junina como uma cultura e fazer a escolha da m?sica a ser trabalhada e apresentada no dia da festa, o professor deve montar junto com os alunos a dan?a a ser apresentada.  

Recursos Complementares

Links do Portal que podem ser consultados pelo professor no planejamento de sua aula:

?

TEIXEIRA, Priscila Gerv?sio. Festa Junina: Cada um pega o seu par! Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49757. Acesso em 07 de julho de 2013.

LIMA, Ruth Regina Melo de. Festa Junina. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24969. Acesso em 07 de julho de 2013.  

Avaliação

A avalia??o ser? feita ao longo de todo o processo tendo como norteador as observa??es feitas durante todas as atividades e a percep??o do envolvimento significativo dos alunos nas atividades desenvolvidas. As observa??es podem ser anotadas em uma prancheta dispon?vel com o professor no momento da realiza??o das atividades, com observa??es individuas de cada aluno e do grupo, tendo como norteadoras algumas perguntas: 

  • Trouxeram questionamentos, indaga??es e contribui??es para as rodas de conversa?
  • Identificou a palavra peixinhos na atividade de registro proposta?
  • Ampliaram o seu conhecimento sobre festa junina?  
  • Identificaram e ampliaram o conhecimento sobre o g?nero textual: m?sica?

Observa??o: Professor, a atividade de identifica??o da palavra peixinhos e da tentativa de escrita dessa palavra na m?sica, poder? ser utilizado como forma de avalia??o individual.