Portal do Professor

Início do Conteúdo

Resgatando cantigas e desenvolvendo a escrita

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Concep??o de texto
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial ?tica Respeito m?tuo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Interpretar informa??es;
  • Reconhecer a estrutura do g?nero textual cantiga;
  • Cantar e representar cantigas de roda;
  • Produzir uma par?dia;
  • Elaborar gr?fico;
  • Resolver situa??es problema;
  • Desenvolver habilidades de escuta e respeito ? fala de colegas;
  • Desenvolver atitudes de intera??o, colabora??o e troca de experi?ncias em grupos.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? cinco (5) aulas de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Professor, para a realiza??o das atividades aqui propostas ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o, e tenha desenvolvido no??es b?sicas de leitura e de escrita.

Estratégias e recursos da aula

 alunos

Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal,os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.

Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:

S?tio: "Consed (Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o)". Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.

S?tio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013. 

S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o". 

  

1? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Introduzindo o tema: Caixa surpresa

Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica dentre outras.

Professor, os alunos adoram recitar can??es e textos f?ceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com cantigas de roda ? pertinente por fazer parte do interesse das crian?as, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetiza??o e letramento. Nesse sentido, propomos o trabalho com cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:

?

  •  Participar de intera??es orais em sala de aula;
  •  Identificar semelhan?as sonoras em s?labas e em rimas;
  •  Localizar informa??es expl?citas em textos de diferentes g?neros, lidos pelo professor;
  •  Perceber que as vogais est?o em todas as s?labas;
  •  Dominar as correspond?ncias entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro, de modo a ler e escrever palavras e textos.

?

Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.

Para motivar os alunos, nossa sugest?o ? que providencie anteriormente uma caixa surpresa e coloque dentro dela, fichas com palavras/imagens contidas em cantigas populares que fazem parte do universo infantil, como por exemplo: sapo, barata, canoa, anel, pirulito, boi, dentre outras. Veja abaixo uma sugest?o de como podem ser feitas as fichas:

?

sapo

?

SAPO

?

Fonte da imagem do sapo. Dispon?vel em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/desenhos-de-sapinhos-para-decoupage.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

canoa

?

CANOA

?

Fonte da imagem da canoa. Dispon?vel em: <http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2012/01/canoa.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.

?

 Leve a caixa surpresa com as fichas dentro, para a sala de aula. Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:

?

  • O que voc?s acham que tem dentro dessa caixa?
  • Passem a caixa uns para os outros e usem seus sentidos para tentar adivinhar (como tato, audi??o e olfato).

?

Depois que levantarem v?rias hip?teses, revele que dentro da caixa h? algumas palavras que voc? ir? mostrar. Retire uma palavra de cada vez, e solicite que eles tentem fazer a leitura da mesma. Em seguida, pergunte se eles se lembram de alguma cantiga que tem essa palavra.

Cante com eles. Caso seus alunos n?o se lembrem, voc? poder? dar pistas, cantando o in?cio da cantiga.

Ap?s explorar todas as palavras, converse com eles na rodinha questionando-os sobre:

?

  • Qual tipo de m?sicas s?o essas que cantamos?
  • Porque elas s?o chamadas de cantigas de roda?
  • Voc?s gostam desse tipo de can??o?
  • Qual ? a sua cantiga preferida?
  • Voc? conhece alguma cantiga que n?o cantamos? Cante-a para a turma.

?

Para finalizar esse momento, aproveite as fichas que voc? construiu e transforme em um jogo da mem?ria relacionando palavra/imagem, para que explore com seus alunos. Para tanto, basta recortar as fichas separando a imagem da palavra. Divida seus alunos em grupos de 4 elementos, separe 7 fichas para cada grupo e ensine-os a brincar.

Regras do jogo: sorteia-se quem ir? come?ar a jogar, cada jogador vira duas cartas por vez; caso a palavra seja correspondente ? imagem ele pontua e joga novamente; se errar passa a vez de jogar para o pr?ximo colega; ganha quem fizer mais pares (palavra/imagem).

Observa??o: Professor no s?tio dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/> (Acesso em: 06 de jul. 2013.), voc? encontra o conceito de ?Cantiga de Roda?. Caso ache pertinente, explore-o com seus alunos. Uma sugest?o de atividade para esse momento ? copiar o conceito no caderno de L?ngua Portuguesa e em seguida represent?-lo por meio de desenhos.

?

menino pesquisa 

Pesquisa com familiares:

Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema ?Cantigas de Roda?. Essa atividade al?m de possibilitar a intera??o das crian?as e seus familiares, tamb?m permitir? que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua inf?ncia por meio da recorda??o de cantigas que faziam parte de sua inf?ncia.

Veja uma sugest?o de roteiro para a pesquisa:

?

?

  menino pesquisa

PESQUISA COM FAMILIARES

ESCOLHA UMA PESSOA DE SUA FAM?LIA E REALIZE UMA PESQUISA SOBRE A TEM?TICA CANTIGAS DE RODA. PARA TANTO SIGA O ROTEIRO ABAIXO:

NOME DO ENTREVISTADOS:________________________________________

GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR:_____________

?

PERGUNTAS:

1) O QUE S?O CANTIGAS DE RODA?

2) VOC? CONHECE ALGUMA CANTIGA?

3) ESCOLHA UMA CANTIGA DE RODA QUE VOC? CANTAVA QUANDO ERA CRIAN?A E ESCREVA-A ABAIXO:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

4) VOC? PODE ME ENSINAR ESSA CANTIGA PARA QUE EU CANTE COM MEUS COLEGAS NA PR?XIMA AULA?

5) FA?A UM DESENHO REPRESENTANDO A CANTIGA QUE VOC? ME ENSINOU?

6) O QUE VOC? ACHOU DESSE MOMENTO?

?

?

?

?

Fonte: Imagem da pr?pria autora ? Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba- 2013.

?

2? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Socializa??o da entrevista: confec??o do varal de cantigas

?

Professor, reserve uma aula para os alunos apresentarem os resultados da pesquisa realizada com seus familiares. Eles poder?o levar os registros para a rodinha e socializ?-los com seus colegas. Em seguida, solicite que eles cantem a cantiga escolhida pelo familiar.

Monte um varal de cantigas em sua sala de aula, com as cantigas escritas e os desenhos feitos pelos familiares representando-as.

?

3? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Explorando cantigas... desvendando a escrita

?

Professor, selecione algumas cantigas para trabalhar com seus alunos. Por meio delas voc? poder? abordar diversos direitos de aprendizagem necess?rios para o processo de alfabetiza??o e letramento.

O grupo Palavra Cantada, tem um ?lbum somente com Cantigas de Roda, voc? poder? encontrar essas can??es disponibilizadas no s?tio dispon?vel em: <http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859    >. Acesso em: 06 de jul. 2013. ?lbum Palavra Cantada - Cantigas de Roda.

No s?tio do You Tube, voc? tamb?m poder? encontrar dispon?vel diversos v?deos de cantigas de roda. As crian?as ir?o adorar.

Veja abaixo algumas sugest?es de atividades a partir de cantigas de roda que selecionamos:

?

Interpreta??o de cantiga de roda:

Inicie explorando com seus alunos a cantiga ?A barata diz que tem? no s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=l7VsurR48Ew>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Neste s?tio voc? encontra o v?deo ?A Baratinha? - DVD Galinha Pintadinha. Reproduza o v?deo para seus alunos utilizando um data show.

Veja abaixo a letra da cantiga:

?

A BARATA DIZ QUE TEM (CANTIGAS POPULARES)

A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FIL?
? MENTIRA DA BARATA, ELA TEM ? UMA S?
AH RA RA, I? RO R?, ELA TEM ? UMA S?!

A BARATA DIZ QUE TEM UM SAPATO DE VELUDO
? MENTIRA DA BARATA, O P? DELA ? PELUDO
AH RA RA, IU RU RU, O P? DELA ? PELUDO!

A BARATA DIZ QUE TEM UMA CAMA DE MARFIM
? MENTIRA DA BARATA, ELA TEM ? DE CAPIM
AH RA RA, RIM RIMRIM, ELA TEM ? DE CAPIM

A BARATA DIZ QUE TEM UM ANEL DE FORMATURA
? MENTIRA DA BARATA, ELA TEM ? CASCA DURA
AH RA RA , IU RU RU, ELA TEM ? CASCA DURA

A BARATA DIZ QUE TEM O CABELO CACHEADO
? MENTIRA DA BARATA, ELA TEM COCO RASPADO
AH RA RA, IA RO R?, ELA TEM COCO RASPADO

Fonte: http://letras.mus.br/cantigas-populares/983976/ - (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

?

Em seguida proponha algumas atividades a partir da letra da cantiga. Essas atividades possibilitar?o o trabalho com rimas, tamb?m a interpreta??o de texto.

  1. Sobre qual animal a cantiga falava?

?

       2. A barata retratada na cantiga era:

?

(    ) honesta                     (     ) brava                (     ) mentirosa

?

      3. Escreva uma palavra que rima com cada palavra da m?sica no quadro a seguir. Veja o exemplo:

?

PALAVRA

RIMA

FIL?

S?

VELUDO

 

MARFIM

 

FORMATURA

 

CACHEADO

?

?

Texto lacunado:

Inicie esta atividade abordando o v?deo sobre a cantiga ?Peixe Vivo ? Palavra Cantada?. No s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=9SOm6tQo9v4>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Neste s?tio voc? encontra o v?deo com a cantiga. Cante e dance com seus alunos. Ap?s eles terem memorizado a cantiga, proponha uma atividade na qual eles poder?o perceber que o que ? falado pode ser representado por meio da escrita. Nossa sugest?o ? trabalhar a letra da cantiga de forma lacunada, para que eles preencham com as palavras que est?o faltando. Nessa atividade, os alunos poder?o exercer suas hip?teses de escrita, ap?s esse momento realize o papel de mediador para auxili?-los na escrita convencional.

Veja um exemplo:

?

PEIXE VIVO - PALAVRA CANTADA

 

COMO PODE UM _______ VIVO
VIVER _______ DA AGUA FRIA
COMO PODEREI VIVER
COMO PODEREI _______
SEM A TUA, SEM A TUA,
SEM A ______COMPANHIA

OS PASTORES DESSA _______
FAZEM PRECE NOITE E DIA
COMO ______ VIVER
COMO PODEREI VIVER

SEM A TUA, SEM A TUA,
SEM A ______COMPANHIA

 

Fonte: Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/palavra-cantada/978934/>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

?

Em seguida, fa?a um desenho representando o animal retratado na cantiga.

?

 Trabalhando de forma interdisciplinar:

?

Professor, ap?s o trabalho com o texto lacunando, voc? tamb?m poder? aproveitar essa cantiga, para trabalhar quest?es sobre o modo de vida dos peixes. Para tanto, converse com seus alunos sobre:

?

  • Onde esse animal vive?
  • Porque ele n?o pode viver fora da ?gua?
  • Como voc?s acham que o peixe respira?
  • Que tal convidarmos um professor de Ci?ncias para dar uma palestra para nossa turma e falar sobre esse animal?

?

Cantiga fatiada:

Explore com seus alunos a cantiga popular ?Alecrim Dourado?. Voc? encontra um v?deo sobre a mesma no s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=_s51K8mfIrM>.  (Acesso em: 06 de jul. 2013.). Reproduza a cantiga para seus alunos, cante e dance com eles. Veja a letra da cantiga abaixo:

?

Alecrim Dourado - Cantigas Populares

ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO

FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO ? O ALECRIM

ALECRIM, ALECRIM MI?DO
QUE NASCEU NO CAMPO
PERFUMANDO TUDO

FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO ? O ALECRIM

ALECRIM, ALECRIM AOS MOLHOS
POR CAUSA DE TI
CHORAM OS MEUS OLHOS

FOI MEU AMOR
QUE ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO ? O ALECRIM

Fonte: Dispon?vel em: <http://letras.mus.br/cantigas-populares/1428335/>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

?

Em seguida proponha uma atividade na qual os alunos poder?o exercer estrat?gias de leitura ao tentarem ordenar trechos da m?sica corretamente. Veja um exemplo:

Reescreva o trecho da cantiga abaixo na ordem correta:

SEM SER SEMEADO

?

ALECRIM, ALECRIM DOURADO

?

QUE NASCEU NO CAMPO


QUE ME DISSE ASSIM


FOI MEU AMOR


QUE A FLOR DO CAMPO ? O ALECRIM

?

?

Vamos parodiar com cantigas:

?

Professor, escreva algumas cantigas em papel Kraft e fixe na lousa de sua sala de aula. Cante-as com seus alunos, explore oralmente palavras que rimam, aspectos desse tipo de texto.

Posteriormente, solicite que eles se agrupem em grupos de quatro alunos, escolham uma das cantigas coladas na lousa para recriar uma cantiga a partir da melodia da cantiga escolhida, ou seja, eles ir?o construir uma par?dia.

Oriente-os nesse processo, intervindo e mediando quando for necess?rio. Lembre-se que o papel do mediador ? fundamental para o desenvolvimento do aluno em processo de alfabetiza??o, j? que o professor deve estar questionando o aluno sobre suas hip?teses de escrita, possibilitando o conflito cognitivo do mesmo, em escritas de palavras de maneira n?o convencional.

Veja um exemplo de par?dia criada a partir da cantiga "Ciranda, cirandinha" pela professora La?s:

?

Crian?as, criancinhas

Vamos todos estudar,

Vamos ser todos amigos

E uns aos outros ajudar!

A escola ? um lugar de conviv?ncia e uni?o

O professor ? um amigo que nos tem no cora??o!

?

Voc? poder? abordar v?rias cantigas com seus alunos, e explorar diversos conte?dos por meio delas. No s?tio dispon?vel em: <http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm>. (Acesso em: 06 de jul. 2013) voc? encontra muitas cantigas para trabalhar com seus alunos.

? importante que voc? disponibilize todas as letras das cantigas trabalhadas com seus alunos para que eles colem em seus cadernos e em seguida resolvam atividades. Pois, dessa maneira, eles registrar?o todas as cantigas abordadas em sala de aula, ampliando seu repert?rio.

?

4? atividade ? aproximadamente 60 minutos.

Cantigas preferidas da turma: confeccionando gr?ficos e tabelas

?

Ap?s o trabalho com diversas cantigas, voc? poder? fazer uma vota??o com os alunos, para decidir qual ? a cantiga preferida pela turma.  Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre as cantigas sugeridas por seus alunos. Anote na frente de cada cantiga a quantidade de votos que ela recebeu.

Em seguida, fa?a um gr?fico representando o resultado da vota??o. Voc? poder? entregar para seus alunos uma folha de papel quadriculada para que eles coloram de acordo com o resultado da vota??o. Veja o exemplo de uma tabela com os dados coletados com os alunos do 2? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba:

?

Cantigas

Quantidade de votos recebidos

            1- A barata diz que tem

6

2 ? Alecrim

9

3 ? Peixe vivo

3

4 ? Pirulito que bate bate

3

5 ? Sapo Jururu

1

 Professor, para fazer o gr?fico, distribua uma folha de papel quadriculada para cada aluno. Fa?a na lousa a tabela e colora as colunas de acordo com a quantidade de votos que cada cantiga recebeu. Utilize cores diferentes para cada coluna.  O gr?fico  possibilita  criar diferentes  situa??es problema. Como por exemplo:

a) Qual ? a cantiga preferida de nossa turma?

b) Quantos votos ela recebeu?

c) Qual foi a cantiga menos votada?

d) Quantos votos ela recebeu?

e) Quais cantigas receberam a mesma quantidade de votos?

f) Em qual cantiga voc? votou? Por qu??

?

Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matem?tica, para que os alunos fa?am suas descobertas buscando a solu??o das situa??es problema da forma que conseguirem, depois, fa?a corre??o coletiva.

?

Confeccionando um livro de cantigas da turma...

Outra sugest?o ? confeccionar um livro de cantigas de roda da turma. Para tanto, cada aluno dever? escolher uma cantiga, escrev?-la em uma folha de papel e ilustr?-la utilizando diferentes recursos tais como: pintura com tinta, colagem, recortes, desenhos, dentre outros.

Depois de pronta, re?na as cantigas registradas pelos alunos e encaderne. Monte com os alunos uma capa coletiva.

Voc?s poder?o organizar uma mostra para os familiares, na qual eles poder?o cantar e dramatizar as cantigas do livro.

Outra hip?tese ? organizar uma tarde de aut?grafos nas quais eles ser?o os artistas e assinar?o o livro confeccionado.

Recursos Complementares

?

S?tio: "Qdivertido". Nesse sitio voc? encontra diversas cantigas populares que fazem parte do folclore brasileiro. Dispon?vel em: <http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php>.  (Acesso em: 06 de jul. 2013.).

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: ampliaram seu repert?rio de cantigas de roda; compreenderam a estrutura desse tipo de texto; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situa??es problema; cantaram e interagiram na abordagem das diversas cantigas exploradas; souberam organizar dados em gr?ficos; e desenvolveram habilidades de leitura. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.