Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Respeito m?tuo |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
?
?
Professor, para a realiza??o das atividades aqui propostas ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o, e tenha desenvolvido no??es b?sicas de leitura e de escrita.
Professor, esta aula tem como objetivo orientar pr?ticas docentes contemplando as a??es e refer?ncias do Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. O Pacto trata-se de um compromisso firmado pelo governo federal, com o Distrito Federal,os estados e os munic?pios, que visa assegurar o direito de todas as crian?as se alfabetizarem at? os oito anos de idade. As a??es do Pacto se constituem em um conjunto integrado de materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuem para a alfabetiza??o e o letramento, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores.
Para obter mais informa??es sobre o Pacto, voc? poder? acessar os s?tios abaixo:
S?tio: "Consed (Conselho Nacional de Secret?rios de Educa??o)". Dispon?vel em: <www.consed.org.br/index.php/artios/474-pacto-nacional-pela-alfabetiza??o-na-idade-certa>. Neste s?tio voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 01 de jul. 2013.
S?tio: "E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jun. 2013.
S?tio: "MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa". Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jun. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
Tendo em vista que esta ? uma proposta interdisciplinar, em uma aula poderemos dialogar com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, ?tica dentre outras.
Professor, os alunos adoram recitar can??es e textos f?ceis de serem memorizados, e demonstram muito interesse por rimas. Nesse sentido o trabalho com cantigas de roda ? pertinente por fazer parte do interesse das crian?as, bem como, por proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos no processo de alfabetiza??o e letramento. Nesse sentido, propomos o trabalho com cantigas populares para explorar as rimas e possibilitar a abordagem de alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
?
?
Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012, p. 32-37.
Para motivar os alunos, nossa sugest?o ? que providencie anteriormente uma caixa surpresa e coloque dentro dela, fichas com palavras/imagens contidas em cantigas populares que fazem parte do universo infantil, como por exemplo: sapo, barata, canoa, anel, pirulito, boi, dentre outras. Veja abaixo uma sugest?o de como podem ser feitas as fichas:
?
|
? SAPO? |
Fonte da imagem do sapo. Dispon?vel em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2011/07/desenhos-de-sapinhos-para-decoupage.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
?
|
? CANOA? |
Fonte da imagem da canoa. Dispon?vel em: <http://professoradanielafreitas.blogspot.com.br/2012/01/canoa.html>. Acesso em: 06 de jul. 2013.
?
Leve a caixa surpresa com as fichas dentro, para a sala de aula. Organize seus alunos em roda de conversa, e apresente a caixa questionando-os:
?
?
Depois que levantarem v?rias hip?teses, revele que dentro da caixa h? algumas palavras que voc? ir? mostrar. Retire uma palavra de cada vez, e solicite que eles tentem fazer a leitura da mesma. Em seguida, pergunte se eles se lembram de alguma cantiga que tem essa palavra.
Cante com eles. Caso seus alunos n?o se lembrem, voc? poder? dar pistas, cantando o in?cio da cantiga.
Ap?s explorar todas as palavras, converse com eles na rodinha questionando-os sobre:
?
?
Para finalizar esse momento, aproveite as fichas que voc? construiu e transforme em um jogo da mem?ria relacionando palavra/imagem, para que explore com seus alunos. Para tanto, basta recortar as fichas separando a imagem da palavra. Divida seus alunos em grupos de 4 elementos, separe 7 fichas para cada grupo e ensine-os a brincar.
Regras do jogo: sorteia-se quem ir? come?ar a jogar, cada jogador vira duas cartas por vez; caso a palavra seja correspondente ? imagem ele pontua e joga novamente; se errar passa a vez de jogar para o pr?ximo colega; ganha quem fizer mais pares (palavra/imagem).
Observa??o: Professor no s?tio dispon?vel em: <http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/> (Acesso em: 06 de jul. 2013.), voc? encontra o conceito de ?Cantiga de Roda?. Caso ache pertinente, explore-o com seus alunos. Uma sugest?o de atividade para esse momento ? copiar o conceito no caderno de L?ngua Portuguesa e em seguida represent?-lo por meio de desenhos.
?
Pesquisa com familiares:
Proponha aos alunos que realizem uma pesquisa com seus familiares sobre o tema ?Cantigas de Roda?. Essa atividade al?m de possibilitar a intera??o das crian?as e seus familiares, tamb?m permitir? que o adulto entrevistado resgate aspectos de sua inf?ncia por meio da recorda??o de cantigas que faziam parte de sua inf?ncia.
Veja uma sugest?o de roteiro para a pesquisa:
?
?
|
PESQUISA COM FAMILIARESESCOLHA UMA PESSOA DE SUA FAM?LIA E REALIZE UMA PESQUISA SOBRE A TEM?TICA CANTIGAS DE RODA. PARA TANTO SIGA O ROTEIRO ABAIXO:NOME DO ENTREVISTADOS:________________________________________GRAU DE PARENTESCO COM O ENTREVISTADOR:_____________?PERGUNTAS:1) O QUE S?O CANTIGAS DE RODA?2) VOC? CONHECE ALGUMA CANTIGA?3) ESCOLHA UMA CANTIGA DE RODA QUE VOC? CANTAVA QUANDO ERA CRIAN?A E ESCREVA-A ABAIXO:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4) VOC? PODE ME ENSINAR ESSA CANTIGA PARA QUE EU CANTE COM MEUS COLEGAS NA PR?XIMA AULA?5) FA?A UM DESENHO REPRESENTANDO A CANTIGA QUE VOC? ME ENSINOU?6) O QUE VOC? ACHOU DESSE MOMENTO?? ? |
?
?
Fonte: Imagem da pr?pria autora ? Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba- 2013.
?
?
Professor, reserve uma aula para os alunos apresentarem os resultados da pesquisa realizada com seus familiares. Eles poder?o levar os registros para a rodinha e socializ?-los com seus colegas. Em seguida, solicite que eles cantem a cantiga escolhida pelo familiar.
Monte um varal de cantigas em sua sala de aula, com as cantigas escritas e os desenhos feitos pelos familiares representando-as.
?
?
Professor, selecione algumas cantigas para trabalhar com seus alunos. Por meio delas voc? poder? abordar diversos direitos de aprendizagem necess?rios para o processo de alfabetiza??o e letramento.
O grupo Palavra Cantada, tem um ?lbum somente com Cantigas de Roda, voc? poder? encontrar essas can??es disponibilizadas no s?tio dispon?vel em: <http://www.radio.uol.com.br/#/album/palavra-cantada/cantigas-de-roda/3859>. Acesso em: 06 de jul. 2013. ?lbum Palavra Cantada - Cantigas de Roda.
No s?tio do You Tube, voc? tamb?m poder? encontrar dispon?vel diversos v?deos de cantigas de roda. As crian?as ir?o adorar.
Veja abaixo algumas sugest?es de atividades a partir de cantigas de roda que selecionamos:
?
A BARATA DIZ QUE TEM (CANTIGAS POPULARES)
A BARATA DIZ QUE TEM SETE SAIAS DE FIL?
|
Em seguida proponha algumas atividades a partir da letra da cantiga. Essas atividades possibilitar?o o trabalho com rimas, tamb?m a interpreta??o de texto.
?
2. A barata retratada na cantiga era:
?
( ) honesta ( ) brava ( ) mentirosa
?
3. Escreva uma palavra que rima com cada palavra da m?sica no quadro a seguir. Veja o exemplo:
?
PALAVRA |
RIMA |
FIL? |
S? |
VELUDO |
|
MARFIM |
|
FORMATURA |
|
CACHEADO |
? |
?
Inicie esta atividade abordando o v?deo sobre a cantiga ?Peixe Vivo ? Palavra Cantada?. No s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=9SOm6tQo9v4>. Acesso em: 06 de jul. 2013. Neste s?tio voc? encontra o v?deo com a cantiga. Cante e dance com seus alunos. Ap?s eles terem memorizado a cantiga, proponha uma atividade na qual eles poder?o perceber que o que ? falado pode ser representado por meio da escrita. Nossa sugest?o ? trabalhar a letra da cantiga de forma lacunada, para que eles preencham com as palavras que est?o faltando. Nessa atividade, os alunos poder?o exercer suas hip?teses de escrita, ap?s esse momento realize o papel de mediador para auxili?-los na escrita convencional.
Veja um exemplo:
?
PEIXE VIVO - PALAVRA CANTADA
COMO PODE UM _______ VIVO
|
Em seguida, fa?a um desenho representando o animal retratado na cantiga.
?
?
Professor, ap?s o trabalho com o texto lacunando, voc? tamb?m poder? aproveitar essa cantiga, para trabalhar quest?es sobre o modo de vida dos peixes. Para tanto, converse com seus alunos sobre:
?
?
Explore com seus alunos a cantiga popular ?Alecrim Dourado?. Voc? encontra um v?deo sobre a mesma no s?tio dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=_s51K8mfIrM>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.). Reproduza a cantiga para seus alunos, cante e dance com eles. Veja a letra da cantiga abaixo:
?
Alecrim Dourado - Cantigas Populares
ALECRIM, ALECRIM DOURADO
|
?
Em seguida proponha uma atividade na qual os alunos poder?o exercer estrat?gias de leitura ao tentarem ordenar trechos da m?sica corretamente. Veja um exemplo:
Reescreva o trecho da cantiga abaixo na ordem correta:
?
?
?
?
?
Professor, escreva algumas cantigas em papel Kraft e fixe na lousa de sua sala de aula. Cante-as com seus alunos, explore oralmente palavras que rimam, aspectos desse tipo de texto.
Posteriormente, solicite que eles se agrupem em grupos de quatro alunos, escolham uma das cantigas coladas na lousa para recriar uma cantiga a partir da melodia da cantiga escolhida, ou seja, eles ir?o construir uma par?dia.
Oriente-os nesse processo, intervindo e mediando quando for necess?rio. Lembre-se que o papel do mediador ? fundamental para o desenvolvimento do aluno em processo de alfabetiza??o, j? que o professor deve estar questionando o aluno sobre suas hip?teses de escrita, possibilitando o conflito cognitivo do mesmo, em escritas de palavras de maneira n?o convencional.
Veja um exemplo de par?dia criada a partir da cantiga "Ciranda, cirandinha" pela professora La?s:
?
?
Voc? poder? abordar v?rias cantigas com seus alunos, e explorar diversos conte?dos por meio delas. No s?tio dispon?vel em: <http://www.alzirazulmira.com/cantigas.htm>. (Acesso em: 06 de jul. 2013) voc? encontra muitas cantigas para trabalhar com seus alunos.
? importante que voc? disponibilize todas as letras das cantigas trabalhadas com seus alunos para que eles colem em seus cadernos e em seguida resolvam atividades. Pois, dessa maneira, eles registrar?o todas as cantigas abordadas em sala de aula, ampliando seu repert?rio.
?
?
Ap?s o trabalho com diversas cantigas, voc? poder? fazer uma vota??o com os alunos, para decidir qual ? a cantiga preferida pela turma. Para tanto, monte uma tabela na lousa e registre as cantigas sugeridas por seus alunos. Anote na frente de cada cantiga a quantidade de votos que ela recebeu.
Em seguida, fa?a um gr?fico representando o resultado da vota??o. Voc? poder? entregar para seus alunos uma folha de papel quadriculada para que eles coloram de acordo com o resultado da vota??o. Veja o exemplo de uma tabela com os dados coletados com os alunos do 2? ano da Escola de Educa??o B?sica da UFU- Eseba:
?
Cantigas |
Quantidade de votos recebidos |
1- A barata diz que tem |
6 |
2 ? Alecrim |
9 |
3 ? Peixe vivo |
3 |
4 ? Pirulito que bate bate |
3 |
5 ? Sapo Jururu |
1 |
Professor, para fazer o gr?fico, distribua uma folha de papel quadriculada para cada aluno. Fa?a na lousa a tabela e colora as colunas de acordo com a quantidade de votos que cada cantiga recebeu. Utilize cores diferentes para cada coluna. O gr?fico possibilita criar diferentes situa??es problema. Como por exemplo:
a) Qual ? a cantiga preferida de nossa turma?
b) Quantos votos ela recebeu?
c) Qual foi a cantiga menos votada?
d) Quantos votos ela recebeu?
e) Quais cantigas receberam a mesma quantidade de votos?
f) Em qual cantiga voc? votou? Por qu??
?
Professor, proponha estas atividades por escrito, no caderno de Matem?tica, para que os alunos fa?am suas descobertas buscando a solu??o das situa??es problema da forma que conseguirem, depois, fa?a corre??o coletiva.
?
Outra sugest?o ? confeccionar um livro de cantigas de roda da turma. Para tanto, cada aluno dever? escolher uma cantiga, escrev?-la em uma folha de papel e ilustr?-la utilizando diferentes recursos tais como: pintura com tinta, colagem, recortes, desenhos, dentre outros.
Depois de pronta, re?na as cantigas registradas pelos alunos e encaderne. Monte com os alunos uma capa coletiva.
Voc?s poder?o organizar uma mostra para os familiares, na qual eles poder?o cantar e dramatizar as cantigas do livro.
Outra hip?tese ? organizar uma tarde de aut?grafos nas quais eles ser?o os artistas e assinar?o o livro confeccionado.
?
S?tio: "Qdivertido". Nesse sitio voc? encontra diversas cantigas populares que fazem parte do folclore brasileiro. Dispon?vel em: <http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php>. (Acesso em: 06 de jul. 2013.).
?
Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. O Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa nos aponta para a necessidade de uma avalia??o formativa que leve em considera??o todo o processo de constru??o do conhecimento pelos alunos. Fonte: BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios: ano 1: unidade 1, Bras?lia: MEC, SEB, 2012. Observe a participa??o e o envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se eles: ampliaram seu repert?rio de cantigas de roda; compreenderam a estrutura desse tipo de texto; produziram tentativas de escrita de textos e palavras aproximando-se da escrita convencional; resolveram situa??es problema; cantaram e interagiram na abordagem das diversas cantigas exploradas; souberam organizar dados em gr?ficos; e desenvolveram habilidades de leitura. Registre suas observa??es para orientar seu planejamento.