Ana Maria Ferola da Silva Nunes; Denize Donizete Campos Rizzotto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | Alfabetiza??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Papel da intera??o entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Processos de leitura |
Para a realiza??o desta atividade ? necess?rio que j? tenham sido desenvolvidas algumas estrat?gias de participa??o e de intera??o em sala de aula, pois ? importante que os alunos sejam capazes de exporem suas ideias e se relacionarem com os colegas.
?
Professor, por meio deste portal, pretendemos ir ao encontro do programa de forma??o do MEC: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa, na medida em que podemos trocar e compartilhar sobre as pr?ticas pedag?gicas que realizamos, contribuindo, significativamente, para a nossa forma??o docente.
O Pacto ? constitu?do por um conjunto integrado de a??es, materiais e refer?ncias curriculares e pedag?gicas disponibilizados pelo MEC, tendo como eixo principal a forma??o continuada de professores alfabetizadores, a fim de qualific?-los para assegurarem que todas as crian?as estejam alfabetizadas at? os oito anos de idade, ao final do 3? ano do Ensino Fundamental. Para obter mais informa??es acesse os s?tios abaixo:
S?tio: E. M. Walter Leite Caminha: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://wlcaminha.blogspot.com.br/>. Neste Blog voc? encontrar? informa??es sobre o Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Acesso em: 06 de jul. 2013.
S?tio: MEC: Destaques e Documentos Informativos: Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa. Dispon?vel em: <http://pacto.mec.gov.br/>. Acesso em: 06 de jul. 2013, e depois clique em "Cadernos de Forma??o".
?
A partir do trabalho sobre jornais, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos, como, por exemplo:
?
?
Fonte
BRASIL. Secretaria de Educa??o B?sica. Diretoria de Apoio ? Gest?o Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetiza??o na Idade Certa: curr?culo na alfabetiza??o: concep??es e princ?pios. Bras?lia: MEC, SEB, 2012. p. 32-37.
?
?
Professor, utilizando o espa?o da sala de aula fa?a uma roda de conversa e leve v?rios portadores de textos dentro de uma caixa.
Se preferir, apresente fotos desses portadores de textos em um projetor de imagens. A seguir, indague a turma:
?
?
Para responder tal pergunta, organize a turma em 6 grupos, um para cada portador, de acordo com o exemplo acima. Veja:
?
.
?
Pe?a para os alunos escreverem qual texto (informa??o ou assunto) podemos encontrar nesses portadores de textos. Permane?a um pouco em cada grupo, oriente, fa?a media??es, questione, problematize e depois pe?a para cada grupo se apresentar. Exemplos de poss?veis respostas.
?
?
Professor, ? um direito das crian?as conhecer e aprender a ler o jornal, principalmente, por se tratar de um portador de diversos tipos de textos presente no cotidiano. Portanto, nesse momento, pergunte aos alunos se conhecem alguma forma da popula??o ficar sabendo das not?cias, se tem o costume de ler jornais, se algu?m em casa tem o h?bito de ler e se sabem para que servem. Estimule os alunos a falarem e conduza um debate sobre a fun??o do jornal na sociedade. ? de suma import?ncia que os alunos entendam que o jornal ? um ve?culo de comunica??o e que ? um dos meios mais r?pidos de todas as pessoas ficarem informadas a respeito do que acontece no mundo, pois ele geralmente ? di?rio. Destine um tempo para os alunos apreciarem, conhecerem e lerem um jornal.
?
Fonte: S?tio: Revista Nova Escola. Como trabalhar a leitura de jornais em sala de aula. Dispon?vel em:
Acesso em: 15 de jul. de 2013.
?
Em seguida, pe?a aos alunos que utilizem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e acessem os s?tios abaixo para conhecerem um pouco sobre a hist?ria do jornal impresso. Mas, se a sua escola n?o faz parte do Projeto UCA, reserve um momento e leve-os ao Laborat?rio de Inform?tica.
?
S?tio: ?Hist?ria do Jornal Impresso?. Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=FIVOOmI_wWo&feature=related>.
?
S?tio: ?Hist?ria do jornal impresso: fotocomposi??o?. Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=3rc0nE5kpxs>.
Acessados em: 09 de jul. 2013.
?
Depois de assistirem aos v?deos, socialize o que cada aluno compreendeu sobre a hist?ria do jornal.
?
?
?
Professor, apresente como o jornal ? organizado por dentro, ensine os alunos a manipul?-lo, a dobr?-lo, a diferenciarem os cadernos e a verem as fotos, as legendas, as manchetes, os t?tulos e as colunas. Problematize com a turma a diferen?a que existe entre um texto jornal?stico e outros tipos de texto, como: bilhetes, receitas, dentre outros. Explique que jornal?sticos s?o textos que t?m como ve?culos jornais, peri?dicos e revistas, e que esses ve?culos agrupam v?rias estruturas textuais diferentes, por exemplo, num jornal, encontramos charges, not?cias, reportagens, entrevistas, classificados, dentre outros. Depois do di?logo, solicite um tempo de leitura para que cada aluno escolha um jornal e fa?a a leitura do mesmo, tentando identificar a sua constitui??o. Antes de come?arem, oriente os alunos para observarem o que aparece na primeira p?gina, que tipo de not?cia ou informa??o aparece no decorrer do jornal.
Indague-os sobre os diversos cadernos existentes, por exemplo: P?ginas dos classificados.
?
?
?
Fonte: "S?tio: Planeta educa??o. Imagem". Dispon?vel em:
<http://www.planetaeducacao.com.br/portal/imagens/artigos/diario/ler_jornais_01.jpg>.
Acesso em: 06 de jul. 2013.
?
Logo em seguida, pe?a para os alunos recortarem a parte que mais gostaram: not?cia, classificado, charge, dentre outros. Solicite que colem o que recortaram no caderno de L?ngua Portuguesa e escrevam o que entenderam, depois pe?a para procurarem palavras que n?o sabem o significado no dicion?rio e registrarem no caderno de L?ngua Portuguesa. Pe?a tamb?m para que justifiquem sua resposta, ou seja, escrevam porque escolheram o texto que colaram.
?
?
Para este momento, organize a turma em duplas e providencie uma reportagem para cada crian?a ou solicite que recortem do jornal. Procure fazer uma sele??o pr?via das reportagens, para evitar que vejam not?cias que n?o s?o adequadas para faixa et?ria. Para interpretar uma not?cia ? necess?rio que as pessoas pensem em algumas perguntas, por exemplo: Quem? O qu?? Quando? Onde? Como? Por qu??
Professor, apresentamos algumas estrat?gias para se trabalhar com REPORTAGEM.
?
?
Exemplo:
Professor: Era uma vez uma princesa que tinha um colar magn?fico.
?
Aluno 1
Em uma bela manh? que estava sozinha resolveu caminhar pelo castelo.
?
Aluno 2
A bruxa m? sabia que a princesa estava sozinha.
?
Aluno 3
E soltou seu drag?o para pegar o colar de diamantes da princesa.
?
Aluno 3
Ele foi em dire??o ao castelo para raptar a princesa e pegar o colar.
?
Aluno 4
A princesa viu um vulto grande e escutou um barulho.
?
Aluno 5
Saiu correndo desesperada, mas o drag?o conseguiu alcan??-la e pegou seu colar de diamantes?
?
A partir desta hist?ria formada, cada grupo elaborar? uma reportagem sobre a princesa que teve seu colar roubado. Oriente-os na escrita do texto e na estrutura da reportagem.
?
?
Quem? A princesa.
O qu?? Teve seu colar roubado.
Quando? Em uma bela manh?.
Onde? No castelo.
Como? O drag?o correu atr?s dela e conseguiu roubar o colar.
Por qu?? Porque a bruxa queria o colar da princesa.
?
Professor, apresentamos, tamb?m, algumas estrat?gias para se trabalhar com MANCHETE (Pode ser tanto o t?tulo principal, em letras grandes, no alto da primeira p?gina de um jornal, indicando o fato jornal?stico de maior import?ncia; como entre as not?cias contidas na edi??o, ou o t?tulo de maior destaque no alto de cada p?gina.).
Professor, o objetivo principal dessa atividade ? que o aluno perceba as v?rias formas de se abordar um fato. Divida a turma em dois grandes grupos (grupo A e grupo B) apresente uma manchete e pe?a para que os grupos a contem de formas diferentes. Os grupos competir?o entre si como se fosse uma brincadeira de ?batata quente?. Quem n?o conseguir mais formar frases, perde o jogo.
?
Veja o exemplo:
?
?
Grupo A
Ginasta Jade ? campe? outra vez.
?
Grupo B
Mais uma vez a medalha de ouro vai para a ginasta Jade.
?
Grupo A
Jade vence de novo o campeonato de gin?stica.
?
Grupo B
Ginasta Jade vai outra vez para o primeiro lugar no p?dio.
?
Grupo A
Ginasta Jade est? novamente com a medalha de ouro no peito.
?
Grupo B
N?o consegue mais formar frases e perde a brincadeira.
?
Ap?s a realiza??o da atividade, a turma poder? organizar um jornal falado, apresentando a not?cia para outras turmas da escola. Essa din?mica incentiva a leitura de informa??o pr?via, o jornal impresso, al?m de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.
Professor, construa com a turma uma ?bancada? de telejornal com duas carteiras e cadeiras para a acomoda??o dos alunos, que a partir daquele momento seriam os apresentadores do jornal televisivo. O espa?o do quadro, que fica atr?s dos apresentadores, pode ser aproveitado para a produ??o de um cen?rio.
?
?
Professor, pretendemos nesse momento, identificar algumas possibilidades para a continua??o do trabalho com jornais.
Uma alternativa bastante interessante seria construir com a turma o pr?prio jornal durante todo o ano, desta forma a realiza??o poderia ser mensal fazendo-se um rod?zio entre os participantes a cada m?s. Ao produzir um jornal em sala de aula, procure n?o valorizar demais o produto final, pois dificilmente ele ser? parecido com os modelos conhecidos. D? mais import?ncia ao processo de produ??o.
Professor, sugerimos que a turma registre todos os passos percorridos durante a constru??o do jornal, bem como todo o trabalho realizado com o jornal em um Blog. Voc? pode sugerir a constru??o de um Blog com a turma, com o intuito de divulgar e at? registrar as principais atividades, selecionadas pelos alunos, a toda comunidade escolar e tamb?m para outras pessoas que se interessarem pelo tema. Desta forma, o conhecimento cumpre seu papel de socializa??o e os alunos poder?o interagir com outros pesquisadores que tamb?m est?o envolvidos com o estudo da tem?tica sobre o jornal.
?
Sendo assim, convide a turma para criar um Blog, utilizando para isso, algumas aulas do Portal do Professor que aborda essa cria??o.
?
Fonte: S?tio: Portal do professor. Aula do Portal - Vamos criar um Blog da turma? Dispon?vel em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>.
?
Fonte: S?tio: Portal do professor. Aula do Portal ? Criando um Blog. Dispon?vel em:
<http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278>.
?
S?tios acessados em: 09 de jul. 2013.
?
Professor, voc? tamb?m poder? utilizar os s?tios abaixo para criar um Blog. Selecione aquele/s que corresponder/em ao n?vel dos seus alunos.
?
Fonte: S?tio: Youtube. V?deo: Cursos de Blogs ? Aula 1. Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?v=YDRQQxbOSD8&feature=related>.
?
Fonte: S?tio: Youtube. V?deo: Cursos de Blogs ? Aula 2. Dispon?vel em:
<http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=K3KjRtFoaaY>.
?
S?tios acessados em: 09 de jul. 2013.
?
Os alunos ter?o oportunidade de realizar passo a passo uma sequ?ncia de atividades que ser?o registradas em um Blog. O mais importante ? que eles percebam a fun??o do Blog e a sua relev?ncia para o registro e a divulga??o do conhecimento. ? importante tamb?m ressaltar, que a turma dever? acompanhar as postagens no Blog de poss?veis usu?rios, bem como responder e interagir com outras pessoas, com todo o acompanhamento e observa??o que voc? professor necessita desempenhar.
?
Por exemplo:
Para a elabora??o do jornal da turma, fa?a uma enquete para saber quais cadernos/se??es ir?o constitu?-lo para o m?s de julho. Voc? juntamente com a turma posta a enquete no Blog da turma e durante alguns dias a turma e outras pessoas que tiverem acesso ao Blog votam nas se??es que querem ver no jornal.
?
Ajude-nos a escolher as se??es da pr?xima edi??o do ?Jornal da Turma?. ? s? clicar em uma das op??es abaixo!
?
?
Ap?s esse momento e antes da constru??o/elabora??o do jornal, estimule a identifica??o das caracter?sticas dos poss?veis leitores de cada jornal, facilitando a percep??o do aluno com rela??o ? constitui??o de um texto na hora da escrita. Explique que ? preciso ter muita clareza na hora de escrever, pois ?s vezes escrevemos uma frase e somos mal interpretados, ou seja, uma pessoa entende de maneira equivocada o que pretend?amos inform?-la.
Para tanto, o portal do professor, disponibiliza em seus conte?dos multim?dias o epis?dio do programa ?Sua L?ngua? da TV Escola, no qual, apresenta as ambiguidades presentes em textos jornal?sticos que provocam a incompreens?o dos alunos; mostra tamb?m a sua respectiva adequa??o para o melhor entendimento, mostrando a maneira mais clara e objetiva de escrever o enunciado das frases jornal?sticas. Para saber mais sobre esse recurso acesse o s?tio: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18838>. Acesso em: 15 de jul. 2013.
Professor, para ajudar os alunos na elabora??o das manchetes, not?cias, frases, textos e reportagens, crie semanalmente a IMPRENSA ESCOLAR para aprendizagem de: ortografia, an?lise das palavras, coes?o, coer?ncia, percep??o cr?tica e est?tica do trabalho.
Professor, ap?s terem assistido ao v?deo e com o resultado da enquete organize a turma em duplas ou grupos, de acordo com a quantidade de se??es abordadas. Abaixo, segue um exemplo de como construir um jornal. Acesse, no portal do professor, a aula Aprendendo a estrutura jornal?stica para construir o jornal da turma, de minha autoria, por meio do link: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20921>. Acesso em: 09 de jul. 2013.
Defina com a turma como ser? o jornal: impresso e distribu?do ou afixado no mural da sala de aula e ou da escola.
?
Algumas possibilidades:
?
JORNAL VARAL (MURAL)
Os textos escritos e ilustra??es s?o elaborados pelos alunos e afixados em barbantes esticados em cantos das salas de aulas e corredores da escola, ou pontos estrat?gicos. O Jornal Varal possibilita afixar as not?cias em constantes atualiza??es.
?
JORNAL CIRCULANTE (IMPRESSO)
Este tipo de jornal ? manuscrito, portanto, para a socializa??o ? preciso fazer reprografias. ? necess?rio que os alunos que forem escrever as not?cias tenham letra leg?vel e de bom tamanho. Este tipo de jornal tem um alcance maior do que o Jornal Mural, porque s?o v?rios exemplares que s?o lidos na sala de aula, na escola e fora dela.
?
Professor, ? medida que o trabalho for desenvolvendo, crie alternativas para verificar como os alunos est?o interagindo com o jornal. Uma op??o seria, por meio do Blog, criar uma esp?cie de PESQUISA - IBOPE, para eleger, por exemplo:
?
Professor, acreditamos que a escolha pedag?gica de levar o jornal para a escola significa aproximar a realidade da sala de aula e permitir que os alunos tomem ci?ncia dos fatos, falem sobre eles, opinem e at? desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem. Aproveite esse recurso!
Sugest?es para professores:
?
FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. 13. ed. S?o Paulo: Contexto, 2007.
?
Fonte: "S?tio: Mundo jovem. Projetos pedag?gicos?. Dispon?vel em:
<http://www.mundojovem.com.br/projetos-pedagogicos/projeto-como-criar-um-jornal-escolar>. Acesso em: 09 de jul. 2013.
Professor, a avalia??o dever? acontecer ao longo do ano letivo e, com base nela e nas atividades desenvolvidas diariamente, sugerimos que fa?a registros di?rios para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avan?os de cada um, com rela??o ao reconhecimento e ao uso do jornal trabalhado nessa aula, bem como os avan?os no sistema de escrita alfab?tica. Dessa forma, ? poss?vel, analisar o rendimento dos alunos de modo a pensar nas solu??es para que efetivamente eles aprendam. Avalie se os alunos conseguiram construir conhecimentos sobre a fun??o do jornal, os tipos de textos que integram o jornal, bem como as dificuldades e ?xitos apresentados durante a realiza??o das atividades sugeridas. Observe sempre as hip?teses dos alunos, verifique se as atividades feitas por eles expressam avan?os ou dificuldades, pois estas ajudar?o no processo de forma??o do aluno.