Eliana Dias e Lazu?ta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Aspectos morfol?gicos, sint?ticos e fonol?gicos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Estrangeira | Organiza??o textual |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia comunicativa: componentes lingu?sticos, sociolingu?sticos e pragm?ticos |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compet?ncia pluricultural: l?ngua como meio de acesso ?s manifesta??es culturais |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Compreens?o leitora |
Ensino M?dio | L?ngua Estrangeira | Produ??o escrita |
N?o s?o necess?rios conhecimentos pr?vios por parte do aluno. Por?m, o tema desta aula poder? ser mais bem aproveitado se o aluno tiver acesso aos conte?dos trabalhados nas seguintes aulas deste Portal:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49770 (acesso em 17.07.2013);
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 17.07.2013);
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49131 (acesso em 17.07.2013);
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49121 (acesso em 17.07.2013).
?
ATIVIDADE 1: Professor, no laborat?rio de inform?tica ou com a ajuda de um datashow, projete as seguintes imagens (ou quaisquer outras que contenham o tema a ser trabalhado no texto).
SUGEST?ES:
a) Quem s?o as pessoas que aparecem nas imagens?
b) Onde elas est?o?
c) O que essas pessoas est?o fazendo?
d) Qual ? o per?odo do dia: manh?, tarde ou noite?
e) Que tipo de atividade as pessoas est?o fazendo ou do que est?o participando?
f) O que elas carregam? O que est? escrito nos cartazes, faixas, imagens?
ATIVIDADE 2: Depois da descri??o das imagens e da discuss?o das perguntas propostas, pe?a para que os alunos elaborem suas pr?prias hip?teses sobre o texto (transcrito abaixo) a ser trabalhado na aula,.
ATIVIDADE 3: Em seguida, pe?a para que os alunos, em grupos ou pares, elaborem uma lista de palavras (em portugu?s ou em ingl?s, dependendo do n?vel de profici?ncia de cada turma) que poder?o ser encontradas no texto, baseando-se na descri??o das imagens da atividade 1 e nas hip?teses levantadas por eles na atividade 2.
ATIVIDADE 4: A fim de que haja uma maior intera??o entre os alunos, pe?a para que troquem de grupos e compartilhem sua lista de palavras. Desse maneira, o n?mero de palavras poder? ser maior, uma vez que os grupos poder?o levantar palavras diferentes uns dos outros, o que enriquece o vocabul?rio a ser trabalhado na aula.
ATIVIDADE 2: Distribua para cada aluno uma c?pia xercada com o texto completo. O mesmo dever? ser projetado no datashow, facilitando a exposi??o do conte?do a ser trabalhado na aula e o acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas pelo professor. Inicialmente, conduza os alunos para a observa??o da imagem contida no texto e questione:
Observe se cada aluno contribui com a discuss?o, criando um clima de intera??o entre os estudantes e de participa??o de todos.
ATIVIDADE 3: Dispense um tempo de 10 minutos aproximadamente, para a leitura silenciosa do texto. Instrua os alunos a n?o interromperem a leitura ao encontrarem uma palavra desconhecida.
Tens of thousands of workers across Brazil joined a day of strikes called by trade unions that ended in clashes between police and protesters.
Ports and motorways were blocked, banks and schools stayed closed, and crowds marched through Rio de Janeiro, where riot police deployed tear gas.
The unions want improved working conditions and better public services.
The crowds were smaller than in last month's protests, which brought more than a million people onto the streets.
The June demonstrations were sparked by transport fare rises, but quickly encompassed other issues including the cost of staging the World Cup and corruption.
Those demonstrations often ended in fighting between police and protesters.
Thursday's so-called "National Day of Struggles" was largely peaceful.
Riot police moved in to quell the protests in Rio
However, several thousand protesters clashed with police in Rio and police fired tear gas to disperse the crowds.
The BBC's Julia Carneiro in Rio says Thursday's day of action was much more traditional than the earlier demonstrations, with trade unions and political banners prominent in the crowds.
The protesters' demands included the reduction of working hours, more investment in health and education, and free public transport.
ATIVIDADE 4: Ap?s o tempo determinado para a leitura, pe?a para que alguns alunos leiam em voz alta e os demais acompanhem. Para alguns alunos, o texto poder? oferecer um grau razo?vel de dificuldade e, portanto, a leitura precisa ser mediada pelo professor. Fique atento ?s dificuldades dos alunos, no que se refere ao vocabul?rio e ? compreens?o do texto. Para isso, pe?a que reflitam sobre o assunto do texto, identificando a opini?o do escritor sobre os protestos, assim como os aspectos positivos e negativos levantados pelo autor do texto e as demais informa??es contidas na reportagem.
ATIVIDADE 5: Pe?a aos aluno que leiam o texto outras vezes, sublinhando as palavras cognatas e circulando as repetidas. Em duplas, os alunos devem socializar o sentido de palavras e express?es conhecidas. Troque as duplas, de modo a favorecer a intera??o e a difus?o do vocabul?rio introduzido no texto.
ATIVIDADE 1: Nesse momento da aula, os alunos dever?o ler novamente o texto e elaborar perguntas sobre ele para os colegas responderem. O professor dever? ajudar com as respostas, que dever?o, durante a corre??o, ser escritas no quadro, esclarecendo poss?veis d?vidas. Esse ? o momento de o professor retomar alguns pontos estruturais da l?ngua inglesa, tal como trabalhados na aula publicada neste portal: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49474 (acesso em 17.07.2013)
ATIVIDADE 2: Em duplas, os alunos dever?o circular as palavras desconhecidas. Com a ajuda de um dicion?rio, dever?o procurar pelo seu significado. Sugest?es de dicion?rios online:
https://docs.google.com/presentation/d/1l0V0SqEgo-lfhabBwexfS_7bcBbMkMJXP1j5fQ2lxxc/present?pli=1&ueb=true#slide=id.p56 (acesso em 17.07. 2013)
http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Documentos/BibliPed/EnsFundMedio/CicloII/LerEscrever/CadernoOrientacaoDidatica_Ingles.pdf (acesso em 17.07.2013)
http://www.slideshare.net/libraryyard/reading-strategies-544700?from_search=3 (acesso em 17.07.2013)
http://www.breakingnewsenglish.com/1307/130713-fried_eggs.html (acesso em 17.07.2013)